Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Educação...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyQui Jul 29, 2010 2:37 pm

" ... Os estudantes e as suas famílias serão directamente "responsabilizados pelos danos causados ao património da escola e dos membros da comunidade educativa." Esta é uma das novidades da nova versão do Estatuto do Aluno do Ensino Básico e Secundário …

"É importante que os nossos alunos tenham a noção de que o que é público é de todos nós" … "Quando uma escola mostra sinais de degradação, alguma coisa está mal" … "Nessa altura, deve exigir-se ao Ministério da Educação que requalifique, mas também a quem estraga que pague." …

"Claramente há um problema sério de protecção da autoridade do professor na escola. E para o combater temos de ter uma disciplina mais rápida." …

A redução dos processos disciplinares, "de uma duração média de três a quatro semanas para seis dias úteis "é um dos exemplos. Tal como a possibilidade, dada ao director, de suspender preventivamente o aluno por um dia em circunstâncias mais graves. Além da obrigatoriedade de comunicar ao Ministério Público e às comissões de protecção de jovens em risco as situações passíveis de ser crime.

… "É preciso tomar medidas a montante, tais como dotar as escolas de recursos humanos em número e com formação adequada para evitar os problemas."

( in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyQui Jul 29, 2010 2:38 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



“ … A seguir à relação com os pais, é a relação com os irmãos que mais determina aquilo que somos …



«Se abres a boca, levas!» «Cala-te, estúpido!» Quem tem mais do que um filho está mais do que habituado a ouvir estes e outros mimos verbais todos os dias, a toda a hora. Quem cresceu entre irmãos não estranha. É assim mesmo. Dividir território, atenção e outros tesouros vitais não é fácil para nenhuma espécie animal e o homem, que ainda por cima nasce mais dependente do que qualquer outra criatura, não é excepção. Por outro lado, ser destronado de um lugar privilegiado no pódio da família não é um processo pacífico.

A seguir à relação com os pais, é a relação com os irmãos que mais determina aquilo que somos. Por isso, muitos investigadores têm estudado essa relação.

Através dos papéis assumidos no seu seio, a família desenvolve e promove diferenças entre irmãos. É isso mesmo que explica Otília Monteiro Fernandes, professora de Psicologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e autora do livro «Semelhanças e Diferenças entre Irmãos» (Climepsi Editores), escrito com base na sua tese de doutoramento: «Os irmãos podem ter muitas semelhanças físicas, mas em termos de personalidade um irmão mais velho terá muito mais em comum com um irmão mais velho de outra família do que com os seus irmãos.» …

As diferenças começam a ser cultivadas ainda antes do nascimento, pois ganham raízes nas expectativas que os pais têm em relação aos filhos. Em diferentes culturas e sociedades há expectativas comuns em relação aos filhos mais velhos e em relação aos rapazes e raparigas. …

Para além dessas heranças culturais - que determinam, por exemplo, que o mais velho seja o guardião das tradições familiares, o filho que até há pouco tempo herdava a casa paterna, o que em certas famílias herdava o nome próprio do pai e o que tinha obrigação de dar continuidade ao nome de família - há outros factores que contribuem para a criação de expectativas. Se o desejo de os pais terem um rapaz ou uma rapariga nunca é satisfeito, esse facto vai condicionar o que os pais esperam dos filhos. Normalmente é na última criança que nasce, ou seja na sua última oportunidade de satisfazer esse desejo, que tentam criar características do sexo oposto. «Muitas vezes, contrariam a identidade sexual da terceira ou quarta filha, depois de se conformarem com o facto de nunca virem a ter um rapaz», confirma Otília Monteiro Fernandes.

Nestas expectativas dos pais e na forma como se relacionam com os filhos é de considerar também a posição que eles próprios ocuparam entre os seus irmãos. «Um pai que é irmão mais velho e tem um rapaz que é o filho do meio tenderá a educá-lo conferindo-lhe o estatuto de mais velho, pois foi essa a experiência que teve», exemplifica Otília Monteiro Fernandes.

Mas para além das expectativas dos pais, o lugar que ocupamos entre os irmãos vai fazer de nós muito daquilo que somos. Conheça as características dos primogénitos, dos irmãos do meio e dos caçulas. As teorias sobre a ordem do nascimento podem dar pistas aos pais sobre o desenvolvimento e personalidade de cada filho. Mas devem, claro, tentar perceber cada um na sua individualidade e ir ao encontro do que sentem, deixando de lado ideiais de justiça salomónica. É esse o conselho que deixa Otíia Monteiro Fernandes: «Tentar ser igual para todos pode bem ser uma forma de injustiça, pois todos têm necessidades diferentes. O importante é tentar dar a cada um, em cada momento, aquilo que cada um necessita.

(in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyQui Jul 29, 2010 2:39 pm

“ … A maioria dos pais com bebés recém-nascidos consegue dormir menos de quatro horas ininterruptas por noite por causa do choro da criança. Com isso, eles sofrem de um deficit de sono enorme, que pode levar a mudança de humor, depressão, brigas e até ao término do relacionamento. …

A maioria dos adultos precisa de pelo menos cinco horas ininterruptas de sono a cada 24 horas para conseguir cumprir todas as suas tarefas. Outros precisam de até oito horas. Mas 64% dos pais com crianças com menos de dois anos conseguem dormir apenas três horas, de acordo com o estudo. Isso representa 75% do mínimo recomendado para as noites de sono.Alguns pais sem sorte — 12% dos entrevistados — dormem menos de duas horas e meia por noite nos dois primeiros anos da criança, mesmo contando o período de pequenas cochiladas. Isso significa que, no total, a maioria das mães e pais perde cerca de seis meses de sono nesse período. …”

( in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyQui Jul 29, 2010 2:40 pm

“A propósito do triplo homicídio com contornos psicopáticos, como o que se verificou em Torres Vedras … … explicar a proliferação de fantasias agressivas, sem cair na tentação de exibir a aberração e o escândalo gratuitamente e a todo o tempo”

“ … Em 1928, Alexander e Staub observaram que, "na maior parte dos casos, as tendências inconscientes não entram na consciência senão sob a forma de impulsos obsessivos isolados". Mas advertiram que "as pulsões inconscientes persuadem o eu consciente na sua totalidade e emprestam às acções um carácter fatal".

São estes perigosos mecanismos de corrupção do eu – demoníacos, como diria Freud – que aproximam mas ao mesmo tempo separam o neurótico do criminoso. O neurótico sofre sem saber porquê e autoflagela-se. O criminoso, a partir de um idêntico mecanismo de dissolução do ‘eu social’, racionaliza e age.

Sabemos tudo isto e muito mais, mas o diagnóstico nada adianta em relação à cura. É certo, apenas, que há deficiências de socialização e processos que desencadeiam a prática de crimes. Por outro lado, nos casos que designamos como psicopatias, os factores sociais de inibição não podem reduzir-se ao ‘medo da justiça’.

O medo da justiça pode evitar alguns furtos, mas não os homicídios. A raridade do canibalismo ou do parricídio radica numa inibição ancestral construída pelas sociedades humanas. E a inibição do homicídio, em geral, também foi construída, como revela a diminuição estatística desse crime nas sociedades ocidentais. Porém, os sintomas de falta de inibição profunda que de vez em quando vêm à tona alertam-nos para a necessidade de estudar a pessoa delinquente. É necessário analisar em pormenor as causas e as fontes colectivas de enfraquecimento da inibição das pulsões mais violentas do inconsciente. É preciso, por exemplo, explicar a proliferação de fantasias agressivas, sem cair na tentação de exibir a aberração e o escândalo gratuitamente e a todo o tempo. A par disso, impõe-se o reconhecimento de que as próprias penas devem incluir uma componente de tratamento psicológico ou psiquiátrico.

( Fernanda Palma, in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyQui Jul 29, 2010 2:42 pm

<object width="640" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/Ep9MFiWXR8M&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/Ep9MFiWXR8M&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="385"></embed></object>
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptySáb Jul 31, 2010 3:37 pm

“ … A ministra da educação dá hoje uma interessante entrevista ao Expresso onde volta a defender uma ideia antiga e muito popular no mundo do eduquês: o fim das reprovações. Argumentos a favor: os alunos que repetem de ano não aprendem mais, as reprovações afastam os alunos da escola e tiram-lhes a vontade de estudar.

É claro que todos estes argumentos carecem de prova. E prova é coisa que não há. O verdadeiro motivo é económico: reprovar sai caro ao país. E há um motivo político: criar portugueses alfas e portugueses gamas.

Os portugueses alfas são os que vivem encostados ao partido do Governo e ao aparelho de estado. Os gamas são os que vivem das prestações sociais do Estado: rendimento social de inserção, subsídios de desemprego e pensões de velhice.

Em Portugal há, por enquanto, mais alfas do que gamas mas em breve os gamas ultrapassarão os alfas em número.

O objectivo da escola socialista é produzir mais gamas do que alfas e levar à extinção os portugueses betas.

Os portugueses betas são os que não precisam do Estado para viver: trabalham no sector privado e são donos de pequenas e médias empresas. À medida que as políticas socialistas de aumento da despesa pública e dos impostos vão conduzindo as empresas privadas à falência, cumpre-se o objectivo: extinguir os betas, essa perigosa casta de portugueses que é capaz de viver sem ser à custa do Estado, que desconfia dos partidos que nos têm governado e que quer acima de tudo que os políticos e os burocratas os deixem em paz.

Confesso que sou um alfa: sou funcionário do estado e ganho 9 vezes o salário mínimo. E, no entanto, quando vou à minha médica de família pago a mesma taxa moderadora (5 euros) que a filha da minha vizinha, licenciada em gestão de empresas, que ganha 480 euros por mês a fazer 8 horas por dia numa caixa de supermercado.

Quando as reprovações forem completamente eliminadas do sistema de ensino estarão criadas as condições para assegurar uma "verdadeira" igualdade de oportunidades, ninguém ousará destacar-se pelo mérito e todos serão finalmente iguais na ignorância. Todos serão gamas com excepção dos alfas.

Os filhos dos betas regredirão para gamas e os filhos dos alfas manter-se-ão alfas graças à capacidade que os alfas têm de escolherem as melhores escolas para os filhos …”

(in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )



“Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) considerou hoje que o fim dos chumbos em Portugal será a maior revolução na educação desde o 25 de abril, dando o seu apoio à ideia da ministra da tutela.

“Isto é a maior reforma que pode ser anunciada em educação no nosso país, porque implica um outro conceito de escola. Uma escola que dá condições de trabalho aos professores e aos alunos para que as retenções sejam eliminadas. Sem muito trabalho não é possível chegar lá” …

A Confap mostra-se agradada com a ideia, lembrando que para a concretizar é necessário “dar mais autonomia às escolas” para trabalhar os currículos e adaptá-los aos alunos …

“Para isso deverão poder dividir as suas turmas, quando seja necessário trabalhar dificuldades de aprendizagem”, defende Albino Almeida, dando o exemplo do sistema educativo da Finlândia.

O representante dos pais considera que a medida “nada tem de facilitismo e tem tudo de eficiência”, reconhecendo que é uma reforma que vai trazer “grandes desafios ao Ministério da Educação” …”

(in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptySáb Jul 31, 2010 3:38 pm

“ … A partir de setembro, a Viarco lança uma gama de produtos com identificação das cores para daltónicos. A inovação é feita através do código universal ColorAdd, em que as cores são representadas em formas gráficas

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Reduzir os constrangimentos e a exclusão dos daltónicos é um dos objetivos da aplicação do ColorAdd ao lápis Viarco. Outra meta é dar aos daltónicos a possibilidade de distinguirem corretamente as cores e para isso a Viarco está a produzir numa primeira fase, uma coleção de lápis de cor e cera, para crianças e jovens.

Criado por um designer português, Miguel Neiva, o código ColorAdd “não permite ver as cores, mas permite autonomia na aplicação de uma ferramenta” … “A prática do desenho e da expressão plástica fazem parte do desenvolvimento pedagógico do indivíduo”. E como tal, não conseguir distinguir as cores pode ser castrador do desenvolvimento. …

Como o desenvolvimento deste projeto começou há pouco tempo, os lápis não estarão pronto a tempo de serem distribuídos em massa para o regresso às aulas. Contudo, estarão à venda na loja online da Viarco e serão distribuídos pelos circuitos usuais.

(in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyDom Ago 01, 2010 3:31 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptySeg Ago 02, 2010 2:59 pm

“ … A ideia de acabar com os chumbos não é da ministra Isabel Alçada, é de algum eduquês desconhecido que anda pelo Ministério pelo menos desde o tempo de Roberto Carneiro.

E que há-de ser um grande vendedor de ideias pois a generalidade dos ministros aparece com a original ideia de acabar com os chumbos menos de um ano depois de ter tomado posse.

Só os argumentos vão variando. Desta vez é fazer como "na Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca" onde, "em vez de chumbar, os alunos com mais dificuldade têm apoio extra".

É certo que, na Noruega (12 alunos por professor no Básico e 8,2 no Secundário, contra 28 a 30 em Portugal), 40% das escolas básicas "são tão pequenas que crianças de diferentes idades têm aulas juntas" e que, na Suécia, cerca de 60% das escolas do 1.º Ciclo funcionam com menos de 50 alunos.

Por cá, a ministra que quer apoio personalizado para os"alunos com dificuldades" é a mesma que fecha as pequenas escolas de proximidade e manda as crianças de camioneta para mega-escolas anónimas e indiferenciadas nos grandes centros. Mas por algum sítio temos de começar para sermos suecos, não é?”

(Manuel António Pina, in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )

Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptySeg Ago 02, 2010 3:36 pm

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/dRibiZg_y1s&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/dRibiZg_y1s&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptySeg Ago 02, 2010 5:20 pm

6 medidas para melhorar a qualidade de ensino e acabar com os chumbos

1. Encurtar e reduzir a dificuldade dos programas (feito)
2. Reduzir a dificuldade dos exames (feito)
3. Permitir que os alunos passem com 7 negativas (feito)
4. Criar vias alternativas de ensino mais fáceis, e.g. CEFs e ensino profissional (feito)
5. Criar as Novas Oportunidades (feito)
6. Encher o horário com disciplinas a que não se reprova, e.g. Área Projecto, Estudo Acompanhado, Formação Cívica (feito)

JoaoMiranda in Blasfésmias

Ir para o topo Ir para baixo
Mario
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2265
Data de inscrição : 03/08/2009

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptySeg Ago 02, 2010 5:28 pm

E assim ficam muito mais preparados para enfrentar a realidade da vida... muitissimo mais!!!

Dramaticamente ridiculo!!!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Leunam
.
.
Leunam

Masculino
Número de Mensagens : 550
Data de inscrição : 05/07/2010

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyTer Ago 03, 2010 8:52 am

O nosso país continua atrasado… Um dos problemas é a falta de literacia!

A ideia na Finlândia é óptima, pois o civismo é diferente, trabalha-se mais, há mais respeito, os índices de aprendizagem são superiores, a educação é superior… tudo aquilo que não somos!

Quanto menor o grau de exigência, menor o profissionalismo!

O país é feito de pessoas. Pessoas incultas tornam o país inculto.

Continuamos a formar para um número e não para preparar o futuro de uma forma sustentada e objectiva ao desenvolvimento!

Quanto mais incultos, mais corrupção. Mais corrupção, aumenta os índices de criminalidade. Por sua vez desce a economia e aumenta a despesa. Resultado? Somos cada vez mais pobres!
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyTer Ago 03, 2010 4:00 pm

“ … Professor do Ensino Secundário há duas décadas, um amigo contou-me esta história: a paranóia com a estatística fez com que, em pleno Verão e depois de três reuniões inconclusivas sobre a necessidade de não reprovar um aluno, uma equipa de inspectores de uma direcção regional de Educação se deslocasse à escola para dirimir o diferendo. Conclusão: os inspectores incentivaram a passagem administrativa do aluno, apesar dos péssimos resultados alcançados no ano lectivo. Isto é: a direcção regional de Educação institucionalizou a vergonha.

Nem de propósito, dois dias depois desta conversa, a ministra da Educação fez saber que vê com bons olhos a possibilidade de acabar de vez com os chumbos nas escolas. A ideia não é propriamente nova: todos nos lembramos de que, por motivos mais ou menos prosaicos, antecessores de Isabel Alçada avançaram com idênticas propostas.

Mais do que isso: olhando para o que se tem feito ao longo dos úlitmos anos, percebe-se com facilidade que já foram dados muitos passos rumo a este objectivo. Exemplos? Há-os aos pontapés: os programas são cada vez mais curtos e fáceis; uma colecção de negativas não chega para ficar retido, como agora se diz; os exames não obrigam os meninos a grandes esforços; foram criadas coisas com nomes bonitos, como Área de Projecto ou Formação Cívica, que não contam e cumulativamente não servem para nada.

Aqui reside o problema político desta recorrente trapalhada educativa: os sinais de facilitismo são tão grandes e tão contínuos, tão díspares e inconsistentes, que, em boa verdade, é difícil vislumbrar uma estratégia cujo objectivo final seja, efectivamente, recuperar os alunos com mais dificuldades, de modo a mais tarde os integrar no mercado de trabalho com um mínimo de preparação.

Quero dizer: sem avaliar aqui a bondade da medida (sobre a qual tenho imensas dúvidas), mete-me muita impressão que se queira começar a casa pelo telhado. Os finlandeses, que a ministra tanto gosta de citar como bom exemplo, não andam a dar tiros no escuro, como nós andamos há muitos e penosos anos. Lá, por exemplo, as turmas são muito mais pequenas, os alunos muito mais acompanhados, os professores muito mais valorizados. E, no meio deste ecossistema limpo e claro, o rigor e a exigência são a pedra-de-toque da política educativa. É possível conciliar tudo isto sem loucuras e cedências à estatística. A ministra sabe-o. Mas nada disto será exequível enquanto inspectores se deslocarem a escolas para impor passagens administrativas.

(Paulo Ferreira, in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyQui Ago 05, 2010 3:35 pm

… comportamento absolutamente irreversível e incurável, disse o psiquiatra.

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/U5NsCkSXBkc&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/U5NsCkSXBkc&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptySex Ago 06, 2010 4:11 pm

Confirmado! Os corruptos não são exorcizáveis.

<object width="640" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/hK7V7WPL95s&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/hK7V7WPL95s&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/rd-pfmxXDyU&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/rd-pfmxXDyU&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyDom Ago 08, 2010 12:40 pm

… estes também não são exorcizáveis:

“...Um dos finalistas do Campeonato Mundial de Sauna na Finlândia morreu, e o outro foi internado no hospital no sábado à noite, depois de estarem cerca de seis minutos a suportar temperaturas acima dos 100 graus, informou a organização.

A competição, que existe desde 1999, … depois de seis minutos na cabina de sauna a uma temperatura de 110 graus, o finalista russo teve um colapso e morreu no local. O seu rival, um finlandês pentacampeão mundial da modalidade, teve de ser levado de urgência para o hospital … O responsável do concurso garante que "todas as regras foram cumpridas" e lembra que todos os concorrentes têm de apresentar um atestado médico para entrarem na prova. … Neste mundial, a sauna foi aquecida até 110 graus. O vencedor é o concorrente que aguentar o calor durante mais tempo ..."

(in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/il9BIHLaD0E&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/il9BIHLaD0E&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyDom Ago 08, 2010 12:41 pm

… e estes também não são exorcizáveis:

“ … Artigo 1.º

Alteração ao Código de Processo Civil

Os artigos 143.º e 144.º do Código do Processo Civil

aprovado pelo Decreto -Lei n.º 44 129, de 28 de Dezembro

de 1961, alterado pelo Decreto -Lei n.º 47 690,

de 11 de Maio de 1967, pela Lei n.º 2140, de 14 de

Março de 1969, pelo Decreto -Lei n.º 323/70, de 11 de

Julho, pela Portaria n.º 439/74, de 10 de Julho, pelos

Decretos -Leis n.os 261/75, de 27 de Maio, 165/76, de 1

de Março, 201/76, de 19 de Março, 366/76, de 15 de

Maio, 605/76, de 24 de Julho, 738/76, de 16 de Outubro,

368/77, de 3 de Setembro, e 533/77, de 30 de Dezembro,

pela Lei n.º 21/78, de 3 de Maio, pelos Decretos -Leis

n.os 513 -X/79, de 27 de Dezembro, 207/80, de 1 de Julho,

457/80, de 10 de Outubro, 224/82, de 8 de Junho,

e 400/82, de 23 de Setembro, pela Lei n.º 3/83, de 26

de Fevereiro, pelos Decretos -Leis n.os 128/83, de 12

de Março, 242/85, de 9 de Julho, 381 -A/85, de 28 de

Setembro, e 177/86, de 2 de Julho, pela Lei n.º 31/86,

de 29 de Agosto, pelos Decretos -Leis n.os 92/88, de 17

de Março, 321 -B/90, de 15 de Outubro, 211/91, de 14

de Junho, 132/93, de 23 de Abril, 227/94, de 8 de Setembro,

39/95, de 15 de Fevereiro, 329 -A/95, de 12 de

Dezembro, pela Lei n.º 6/96, de 29 de Fevereiro, pelos

Decretos -Leis n.os 180/96, de 25 de Setembro, 125/98,

de 12 de Maio, 269/98, de 1 de Setembro, e 315/98,

de 20 de Outubro, pela Lei n.º 3/99, de 13 de Janeiro,

pelos Decretos -Leis n.os 375 -A/99, de 20 de Setembro,

e 183/2000, de 10 de Agosto, pela Lei n.º 30 -D/2000,

de 20 de Dezembro, pelos Decretos -Leis n.os 272/2001,

de 13 de Outubro, e 323/2001, de 17 de Dezembro, pela

Lei n.º 13/2002, de 19 de Fevereiro, e pelos Decretos-

-Leis n.os 38/2003, de 8 de Março, 199/2003, de 10 de

Setembro, 324/2003, de 27 de Dezembro, e 53/2004, de

18 de Março, pela Leis n.º 6/2006, de 27 de Fevereiro,

pelo Decreto -Lei n.º 76 -A/2006, de 29 de Março, pelas

Leis n.º 14/2006, de 26 de Abril e 53 -A/2006, de 29

de Dezembro, pelos Decretos -Leis n.os 8/2007, de 17

de Janeiro, 303/2007, de 24 de Agosto, 34/2008, de

26 de Fevereiro, 116/2008, de 4 de Julho, pelas Leis

n.os 52/2008, de 28 de Agosto, e 61/2008, de 31 de Outubro,

pelo Decreto -Lei n.º 226/2008, de 20 de Novembro,

e pela Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho, passam a ter a

seguinte redacção:

(in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyDom Ago 08, 2010 12:41 pm

“ … O rendimento mínimo chegou à escola. Agora querem que os nossos meninos tenham um rendimento mínimo de desempenho escolar: não chumbarem. No mínimo passam e no máximo também.

Se uma das grandes questões doutrinais dos dias de hoje é "trabalhar para quê se vamos ali abaixo à Segurança Social e metemos os papéis para o rendimento mínimo?", a segunda questão doutrinal do século XXI português será "estudar para quê se chegamos ali à escola e passamos sempre?".

Eu percebo a lógica: na dúvida premeiam-se os cábulas e os calões. Dá muito menos trabalho a toda a gente, não se exclui nem se chateia ninguém e é fixe, pá. Mas agora expliquem-me como se eu tivesse seis anos: como é que se explica uma coisa destas a uma criança de seis, oito, dez, 12, 14 anos?

Sei que a crença que está por detrás desta tese do final dos chumbos é que a retenção prejudica a maioria dos alunos. Faz-lhes mal chumbar, dizem. Mas estudos, estatísticas, trabalhinhos de casa que é bom e dá trabalho, não há. Há uma crença; não há uma lógica.

Ora nós, os pais, que estamos habituados a explicar tudo muito bem aos nossos meninos - se não comes, ficas doente; se não domes, ficas cansado; se não lês, ficas iletrado - não saberíamos como descalçar esta bota: se não estudas... nada. Não se passa nada. É indiferente.

Mas o pior é para os que estudam, que também passam. Porque o mérito, neste sistema, é não dar em cábula logo no pré-escolar, já que o aproveitamento estará sempre, no mínimo, garantido."

(Inês Teotónio Pereira, in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyDom Ago 08, 2010 12:42 pm

O valor de uma família.



“ … Quanto mais se descobre como a nossa saúde e inteligência dependem de características biológicas hereditárias, mais difícil se torna perceber porque é que os pais investem tantas horas e euros na educação das crianças. Se está tudo determinado à nascença, para quê tantas dores de cabeça a tentar ensinar aos meninos o valor do trabalho e dos sacrifícios?

Uma pergunta muito parecida: como seleccionar famílias para adoptar crianças? Estando as características genéticas destas crianças já determinadas, e desde que se evite pô-las nas mãos de criminosos que as maltratem, sobra alguma característica da família de acolhimento que tenha influência no sucesso futuro das crianças?

Um dos estudos mais influentes nesta área, do economista Bruce Sacerdote, acompanhou o desempenho de meninos coreanos adoptados por famílias americanas. Desde 1955, são mais de 100 mil as adopções de coreanos nos EUA. Sacerdote obteve dados de quase 1200 crianças adoptadas entre 1964 e 1985 e fez um inquérito aos pais em 2004-2005 para descobrir o que tinha acontecido aos meninos. Todas estas crianças foram colocadas pela mesma agência, que só aceitava famílias com rendimentos 125% acima da linha de pobreza, em que os pais adoptivos estivessem casados há mais de três anos, tivessem entre 25 e 45 anos e menos de quatro filhos.

Satisfeitos estes requisitos, as crianças eram colocadas nas famílias pela ordem de entrada do processo. Este pormenor é muito importante: se, por exemplo, a agência colocasse as crianças que julgasse serem mais promissoras em famílias mais ricas, isto poderia levar a que os dados mostrassem que os meninos se davam melhor em famílias mais ricas. No entanto, isto não mostraria nada acerca do impacto da riqueza da família no sucesso dos meninos. O processo quase aleatório da ordem de chegada evita este problema.

Um primeiro conjunto de resultados mostra que as características das famílias não têm quase nenhum efeito no peso dos adoptados quando adultos, nem na sua inteligência medida por testes de QI. Confirma-se por isso a pouca influência dos pais nestas características com forte componente genética. Em contrapartida, as crianças colocadas em famílias melhores são mais saudáveis, têm mais anos de educação e maiores rendimentos. Estes efeitos são grandes: por exemplo, uma família melhor aumenta 16% a hipótese de a criança ter um curso superior.

Talvez o mais interessante seja descobrir quais são as melhores famílias. No estudo de Sacerdote, as duas características mais importantes são mais anos de educação dos pais e menos crianças no lar. Ambas podem ser vistas como indicadores (imperfeitos) da qualidade e da quantidade de tempo que os pais investem nos filhos. Apesar da tirania dos genes, as noites em claro e os ralhetes talvez compensem.

(Ricardo Reis, in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyDom Ago 08, 2010 12:44 pm

… desenvolver empatia e adquirir consciência.



“… situações que requerem disciplina são oportunidades para ensinar à criança a compreender e a preocupar-se com os outros.

Com a disciplina e a autodisciplina … a criança aprende a controlar e a gerir as suas emoções e, o que é tão importante como isso, aprende a reconhecer emoções nos outros e a lidar com elas, o que implica desenvolver a capacidade de compreender e respeitar os sentimentos dos outros. Assim desenvolve empatia para com os outros e adquire consciência social.

A disciplina passa também por a criança perceber que deve obedecer a regras porque são justas e boas e não porque os pais têm poder sobre elas. Quando a criança percebe que as regras têm em conta as necessidades de outras pessoas (pais, irmãos ou amigos) e não apenas as suas próprias necessidades, desenvolve um sentimento genuíno de altruísmo, ou seja, de preocupação com os outros e a fazer o bem por si mesmo e não apenas para não ser castigada.

Além da disciplina, um dos nossos propósitos deve ser que os nossos filhos sejam competentes, capazes de lidar com as situações com que se deparam no dia-a-dia de forma eficaz. Queremos que confiem nas suas capacidades. O que conseguirão sempre que demonstrarem a sua competência em situações concretas da sua vida. E queremos que tenham o sentimento de pertencer a algo maior que eles próprios e consigam estabelecer laços com a família, os amigos, a escola e a comunidade. Isto dar-lhes-á uma sensação de segurança e diminuirá a necessidade de procurarem formas alternativas (e por vezes destrutivas) de conseguir amor e atenção.”

(Paulo Oom, in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptySeg Ago 09, 2010 3:58 pm

“ … São só miúdos irrequietos ou serão hiperactivos? São só muito distraídos ou têm um défice de atenção? Resolve-se com paciência e tempo ou é preciso também a ajuda de um químico? Há cada vez mais crianças com o diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) e, por isso, cada vez mais crianças são medicadas com psicoestimulantes, como a conhecida Ritalina. …

"Dizem-se muitas asneiras sobre isto tudo", avisa o neuropediatra Nuno Lobo Antunes. O especialista, que dirige o Cadin (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, em Cascais), considera que ainda estamos perante um subdiagnóstico do problema. Sem que exista um estudo nacional, as estimativas apontam para uma percentagem de crianças afectadas, entre os seis e os 12 anos, situada entre um e sete por cento. Ou seja, podem chegar aos 100 mil casos. Mas, mais importante ainda, o médico explica que o diagnóstico de uma PHDA é comportamental - não existe um marcador biológico. Ou seja, não é nada que possa ser detectado numa análise ao sangue ou, por exemplo, numa TAC (Tomografia Axial Computadorizada). É, resume, um "defeito invisível".

O diagnóstico é conseguido após análises e testes feitos por especialistas de várias áreas e, como sempre na medicina, a avaliação acontece caso a caso. Nuno Lobo Antunes nota que é preciso perceber, por exemplo, se a criança tem dificuldade de concentração em matérias que exigem esforço mental (não se deve ter em conta um programa de televisão preferido ou um jogo de consola) e se não existem outros factores que possam justificar este resultado. Por outro lado, o neuropediatra explica que, apesar de a hiperactividade e a impulsividade associada ser o factor mais incomodativo, há muitas crianças medicadas com metilfenidato para o défice de atenção que nem sequer revelam sinais de hiperactividade. Pensa-se mesmo que o quadro sem a perturbante impulsividade afecta mais as raparigas, que são diagnosticadas quatro anos mais tarde do que eles. Até lá passam por meninas sonhadoras, com a cabeça na lua.

Depois do diagnóstico, vem o tratamento. Normalmente, apoiado no metilfenidato, um químico que actua num receptor cerebral aumentando a capacidade de concentração e que só deve ser prescrito quando necessário, sublinha o especialista. A verdade é que o comportamento destas crianças irrequietas leva a que possam ser rotulados de miúdos mal-educados e até burros, culpando-se os pais pelas falhas. Muitas vezes, notam os especialistas, encurralados nestes mitos e na vergonha, os pais correm o risco de hipotecar o futuro dos filhos que não conseguem ter sucesso na escola. Não à hipermedicação. Mas há também quem veja aqui o perigo do facilitismo. "A hipermedicação é um facto, condenável, com base muitas vezes em diagnósticos apressados e não em verdadeiros exames neuropsicológicos, que muitos pais e profissionais incentivam para dizer que fizeram alguma coisa. Como se fosse o comprimidinho mágico que cura tudo", reage o pediatra Mário Cordeiro. E deixa o alerta: "Se o uso é correcto, o abuso é condenável. O diagnóstico não pode ser feito "em vãos de escada" nem com base num "parece-me que"."
E não é, assegura Miguel Palha, especialista do Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil, que considera que as vendas deste fármaco "deviam aumentar muito mais". "A desatenção é a causa isolada mais frequente do insucesso escolar", sublinha, defendendo o recurso ao tal "comprimido" sempre que há um perturbação do desenvolvimento e aprendizagem associado a um insucesso escolar ou perturbações significativas nas dinâmicas da sala de aula ou na dinâmica familiar (ou seja, traduz, "pais à beira de um ataque de nervos").
Sabe-se que existe uma contribuição genética para este problema. Os pais hiperactivos têm 50 por cento de probabilidade de terem um filho hiperactivo, nota Nuno Lobo Antunes, que aproveita ainda para, apoiado em estudos internacionais, apontar: a probabilidade de os hiperactivos terem um acidente de bicicleta aumenta 50 por cento; de irem parar às urgências aumenta 33 por cento; de os pais com filhos hiperactivos se divorciarem aumenta três a cinco vezes; de se tornarem consumidores de drogas aumenta duas vezes.”


(in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyQua Ago 11, 2010 4:00 pm

“ … Criar "megassociações de pais" é a proposta que algumas direcções dos novos agrupamentos escolares estão a sugerir aos encarregados de educação … Uma só associação para representar todos os ciclos de ensino é insuficiente para zelar pelos interesses de alunos que frequentam do primeiro até ao 12.o ano … A grande vantagem das associações, tal como existem actualmente, é a proximidade que têm com as realidades locais … Como vai ser possível a uma só associação gerir interesses, conflitos ou necessidades de um agrupamento que no limite pode ter 3 mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário? …

A legislação sobre esta matéria não está definida e os directores foram de férias sem conseguir responder a essa dúvida … Por enquanto estamos às cegas, não sabemos se teremos de criar uma única associação para os três estabelecimentos de ensino ou se vai ser possível a cada uma das escolas ter a sua própria associação de pais…

(in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyQua Ago 11, 2010 4:00 pm

“ … Este ano lectivo, 169 alunos foram transferidos de escola por mau comportamento … a medida é a sanção mais grave tanto do Estatuto do Aluno ainda em vigor como do revisto, que aguarda promulgação do Presidente da República. Foram mais 59 transferências do que há dois anos. O número de processos disciplinares também aumentou - de 13955, em 2008, para 17629, este ano. …

Este ano as escolas decretaram 16933 sanções disciplinares (mais 3574 do que em 2008) e 13103 alunos receberam suspensões até 10 dias (mais 2319 que há dois anos) …”

(in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 EmptyQua Ago 11, 2010 4:03 pm

… papai e mamãe estavam pelados … e papai gritava igual a menina …

… mais preocupante do que parece.

<object width="560" height="340"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/7fPO49olPMo&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/7fPO49olPMo&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Educação... - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Educação... Educação... - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Educação...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 4 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Famílias Reconstituídas
» Família monoparental: que papel na educação infantil?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: