Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Ajuda do ponto de vista juridico!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14  Seguinte
AutorMensagem
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptySeg Jan 18, 2010 2:39 pm

cristpa escreveu:
O meu ex tb me muda a bilha.... de gás, e comigo em casa LOL [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E muda lâmpadas, pinta tectos, leva o lixo...

Pois ai a situação é diferente para mim
Levar Lixo WTF [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se ele faz isso tudo ai em casacé porque ainda, podes ter a esperança de que + dia -dia tudo se resolve para teu bem.

Ela quase é que me mandou embora entre "" não queria estar assim.

Quer estar sozinha sem mim e ainda se dá ao desplante de pedir.

E o Burro sou eu.... Rssssss mas é por pouco tempo não tem gás os miudos que venham cá a casa tomar banho e comer.
A Ex sabe mudar a bilha lol não pode é ir compra-la é pesada e não conduz, etc... e mais.....


cya
JC
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptySeg Jan 18, 2010 2:42 pm

Acho que o meu ex ainda não se convenceu que já cá não mora, apesar de ter sido ele que saiu e com uma pressa!

Como a mim me dá jeito...
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptySeg Jan 18, 2010 3:02 pm

Queiroz,

Penso que guarda partilhada ou conjunta significa isso - uma semana, 15 dias ou até dia sim dia não em casa de um ou outro. Pelo menos foi o que nos disseram na conservatória. Não me parece viável no caso de um bebé, e mesmo com crianças maiores só será possivel se os pais viverem perto e tiverem horários compatíveis.

Tens a certeza que é mesmo guarda partilhada, ou são as responsabilidades parentais que são partilhadas? As decisões relativas à vida das crianças são sempre tomadas em conjunto, mas o menor fica a residir com um ou outro progenitor. Tb não sei se é possível começar assim e mais tarde, quando a criança for maior, mudar para guarda conjunta.

Talvez alguém com + experiência te possa elucidar.
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptySeg Jan 18, 2010 3:19 pm

cristpa escreveu:


Tb não sei se é possível começar assim e mais tarde, quando a criança for maior, mudar para guarda conjunta.

Talvez alguém com + experiência te possa elucidar.

Não sei como é agora com estas "modernices" e ainda bem

Lembro-me como se fosse hoje há 24 Anos Atrás

Sala no Tribunal de Menores De Lisboa ao cimo do Parque Eduardo VII

O Juis Manda sair os meus Pais e advogados e...

Jose Carlos quero que me diga com quem quer ficar Com a Mãe ou com o Pai? Até aos 18 anos anos em que vai ser maior de Idade... bla bla bla

Cairam-me ao Chão foi mas foi muito Complicado Por favor não ponham os vossos filhos nessa situação é o que desejo nem sei se é possivel agora isso.


Cya
Ir para o topo Ir para baixo
Queiroz
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 15/09/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 4:09 am

Olá cristpa

Este é um excerto do que ficou escrito, pelo que aqui está escrito, acho que a responsabilidade é que é partilhada...mas pensava que era a mesma coisa..espero que apareça alguem que me esclareça sobre este asunto..mas aobrigada por responderes!

"1. Exercício das responsabilidades parentais

a. Declaramos de comum acordo que pretendemos exercer conjuntamente as responsabilidades parentais relativas às questões de particular importância para a vida do menor ....................., nomeadamente escola a frequentar, locais e datas de férias, médicos a consultar, entre outras.

b. O exercício das responsabilidades parentais, no dia-a-dia, relativas aos actos da vida corrente do menor ........................................., caberá à mãe.

2. Progenitor com quem o menor reside habitualmente
O menor fica à guarda, confiança e aos cuidados da mãe. Quer a mãe quer o pai assumem a qualidade de encarregados de educação.

b. O menor residirá habitualmente com a mãe na morada que esta tiver."

Obrigada também mapigirl, vou ver se a Associação me responde a esta questão.

Beijinhos a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 4:16 am

É isso mesmo - as responsabilidades parentais (decisões relativas à criança) é que são partilhadas, mas a guarda fica a cargo da mãe, ou seja, a criança fica a residir com a mãe. Se fosse guarda conjunta (acho que o termo agora é outro) ficava estipulado isso.

Independentemente do que ficar escrito, e caso tu e o teu ex se entendam, podem sempre estipular as visitas e estadias em casa do pai como entenderem.

De qq forma e caso ainda tenhas dúvidas, é capaz de ser útil contactar a associação.

Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
Queiroz
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 15/09/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 4:36 am

Obrigada cristpa!

É o que temos feito, não tenho ligado muito ao papel e até agora sempre que o pai quer, e desde que não altere nada que já tenha combinado, tem estado com o filho!

Joquinhas
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 4:44 am

É assim que tem que ser - o bem estar do menino em primeiro lugar!

Já se me parte o coração quando a pequenita acorda de noite a chamar pelo pai (era sempre ele que se levantava de noite), só faltava agora impedi-la de estar com ele sempre que ele quisesse e pudesse!
Ir para o topo Ir para baixo
Queiroz
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 15/09/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 4:50 am

Ele só tem 9 meses espero que nunca aconteça nada que não nos permita continuar assim...
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 4:52 am

Ó Deus... tão pequenino!!! É uma chatice.
O meu tinha 1 ano e meio quando nos separamos. Desde esse dia até agora o pai está com ele sempre que quer, mas a guarda é minha.
Ir para o topo Ir para baixo
Queiroz
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 15/09/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 7:58 am

Oh Xela...

É mesmo muito pequenino e o pai dele quando saiu de casa ele só tinha 6 meses...custa-me muito que "ele" tenha colocado o nosso filho nesta situação...mas o que está feito feito está...por isso é ver se no meio disto tudo o meu filho consegue ser o mais feliz possível!!! que é o que queremos para os nossos filhos, não é Xela? O teu também não era muito grande!!!Não sei quanto tempo passou?! Mas sentes que o teu é feliz assim?!
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 8:03 am

Passou 1 ano.
O meu filho tem neste momento 2 anos e meio.
Não lhe falta nada, digo eu. Tem uns avós que o adoram e fazem tudo por ele, e uma mãe que ainda o adora mais.

Mantém contacto quase diário com o pai, e sei que fica muito feliz quando está com ele.

Não percebe ainda que não vivemos juntos... ainda é muito pequenino.
Ir para o topo Ir para baixo
Queiroz
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 15/09/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 8:11 am

Pois a situação é idêntica!

Também tenho a sorte de ter uns avós babados de ambos os lados que o adoram e que me ajudam muito!!!

Pode ser que nunca venha a perceber muito..temos que ser nós as "fortes" para que eles não dêm muito por isso!...

Obrigada por deixares a tua opinião!
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 8:15 am

No meu caso não há avós babados de ambos os lados... os avós paternos nunca me perguntaram pela criança desde o dia da separação, mas também só faz falta quem está!

Ah... nunca choro em frente ao meu filho! Agora consigo controlar-me...
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 8:31 am

Tb nunca choro em frente a eles - ou melhor, choro por variadas razões mas nunca por causa do pai deles. Quando andava na fase mais negra era um sufoco - controlava-me desde que saía de casa até me deitar, quando finalmente podia soltar as lágrimas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quem fica com os filhos a seu cargo nem isso se pode permitir - dar vazão às lágrimas e aos sentimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
Queiroz
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 15/09/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 9:50 am

Às vezes dava por mim... com as lágrimas a correrem-me na cara mas com um sorriso enorme para o meu filho...não conseguia evitar pois era quando olhava para ele que me dava para chorar..então disfarçava assim..ele era muito pequenino acho que não sabia o que estava a acontecer..agora controlo-me mais e já consigo não chorar à frente dele..
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 9:51 am

cristpa escreveu:
Madrasta, compreendo o teu ponto de vista mas em caso de separação as despesas alteram-se não só para o pai, também para a mãe. Ambos têm que suportar sozinhos uma série de despesas que antes eram suportadas a dois.

E independentemente do montante que o progenitor que não vive com as crianças der para ajudar ao sustento, a maior parte da despesa fica a cargo de quem vive com os filhos - falo por mim, se há um extra é sempre a mim que pedem, seja a mais velha que quer ir sair, uma visita de estudo, um presente para uma festa de aniversário etc. Enquanto puder dou, se algum dia não puder peço ajuda ao pai e sei que ele não se recusa, com os filhos tem sido impecável mas muitas vezes não é o caso.

Estamos de Acordo Smile
O problema acho eu é nos casos em que o pai não quer participar nas despesas extra, ou em que a mãe usa e abusa desses extras. Há tempos a mãe dos meus enteados pediu dinheiro ao meu marido para poder levar os meninos ao cinema, queria verba para bilhetes, pipocas e bebidas... e eu pergunto: quando o pai leva os meninos ao cinema a mãe também deve participar nas despesas?
Haja limites .)
Ir para o topo Ir para baixo
Mario
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2265
Data de inscrição : 03/08/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 12:13 pm

Madrasta escreveu:
Há tempos a mãe dos meus enteados pediu dinheiro ao meu marido para poder levar os meninos ao cinema, queria verba para bilhetes, pipocas e bebidas...

Verba para pipocas é lindo!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ficaria fantastico em qualquer acordo de reg. pod. paternal.

E em caso de incumprimento nada como criar um subsidio para as pipocas...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyTer Jan 19, 2010 2:52 pm

Brinca brinca... sabes o que é bilhetes de cinema, pipocas, Cocao-Cola e McDonald's x 2 (ou 3 se o filme agradar à mais velha)?

Esperta a ex do teu marido Madrasta [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agorasem brincadeira, há mulheres que realmente abusam, e se os ex lhes apararem os golpes...
Ir para o topo Ir para baixo
its43v3r
.
.
its43v3r

Masculino
Número de Mensagens : 1093
Data de inscrição : 02/11/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptySáb Jan 23, 2010 3:31 am

Bom dia,
A minha dúvida:

Já de alguns anos até ao ano de 2008, fiz o IRS juntamente com a mãe do meu filho, estivemos em união de facto.
Tenho um carro em meu nome, tenho que partilhar este bem após a separação?
Ou seja o IRS feito em conjunto implica este tipo de divisão de bens?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
teresa carneiro
.
.
teresa carneiro

Feminino
Número de Mensagens : 1268
Data de inscrição : 19/10/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptySáb Jan 23, 2010 2:55 pm

Eu acho que tens de partilhar o bem
Se o compras te enquanto vivias com ela. Pertence aos 2
Portanto teras de o dividir
Ir para o topo Ir para baixo
Topázio
.
.
Topázio

Feminino
Número de Mensagens : 818
Data de inscrição : 20/11/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptySáb Jan 23, 2010 3:10 pm

Boa noite.. pelo pouco que sei... uma união de facto tem o mesmo valor juridico de um casamento..

Hoje em dia o normal dos casamentos é terem comunhão de adquiridos.. logo tb a união de facto é com comunhão de adquiridos.

Isso significa que se o carro foi adquirido após a união de facto terão de o dividir.. caso tenha sido adquirido antes então não.
Ir para o topo Ir para baixo
its43v3r
.
.
its43v3r

Masculino
Número de Mensagens : 1093
Data de inscrição : 02/11/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptyDom Jan 24, 2010 4:24 am

Ok,
Obrigado a ambas pelo esclarecimento Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Travassos
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 71
Data de inscrição : 12/01/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptySeg Jan 25, 2010 6:18 am

oLÁ..... parece que esta última pergunta não obteve resposta...
Já agora eu também gostaria de saber, quais as formas como resolveram as vossa situações relativamente à casa. No meu caso a casa foi comprada antes do casamenteo. pelo que já percebi, não vai ser decidio no divórcio, pelo Tribunal, essa situação. O problema é que ele está por um valor para venda da casa que ninguém lhe pega. Está à evnda há 2 anos e não há possibilidades de venda enquanto ele não baixar o preço. Sendo assim... qd o tribunal estipular o divórcio... como vai ser com a casa??...quais são os vossos casos?
Já agora... é legal subalugar a casa, estando ainda a pagar o empréstimo?
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 EmptySeg Jan 25, 2010 9:04 am

As partilhas são independentes do divórcio - se tudo correr bem amanhã por esta hora já estou divorciada e fazemos as partilhas posteriormente - fico com a casa, assumo o empréstimo e ele não quer tornas. Na prática não sei bem como vai ser, mas há um tópico sobre o assunto - Depois do divórcio as partilhas - acho que está no Pós-Divórcio, tenho que reler para tirar ideias.

Penso que é perfeitamente legal subalugar a casa com empréstimo - uma colega minha foi viver com o namorado e alugou a casa dela que tem hipoteca.

E mais não sei...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 13 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda do ponto de vista juridico!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 13 de 14Ir à página : Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» O porquê das coisas (ponto de vista masculino)
» Aspectos práticos/questões
» Quando o progenitor provoca o outro
» Aspectos práticos: Questões
» AJUDA - regulação das responsabilidades parentais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: