Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Ajuda do ponto de vista juridico!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 8 ... 14  Seguinte
AutorMensagem
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQua Mar 18, 2009 3:20 pm

Deves começar por ler a nova Lei do divórcio …

…aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



…e repara:

- já não há divórcios litigiosos;

- a guarda do menor é, à partida, conjunta; deixou de se pensar em “poder paternal” para se pensar em “responsabilidades parentais”;

- o dinheiro que deverás dar deve ser a tua contribuição … necessária para que o teu filho mantenha o mesmo nível de vida … porque ele não tem culpa das vossas atitudes;

- é inviável uma mãe com fome a alimentar um filho com abundância, isto é, o nível de vida do filho está (ou deveria) estar interligado ao nível de vida da mãe;

- se ganhas cinco vezes mais que a mãe, é justo que contribuas cinco vezes mais;

- apesar de não conhecer a situação, à partida, parece-me que devias dar, no mínimo, 250 euros mensais … para juntar aos 50 euros da mãe … e totalizar 300 euros para o vosso filho … o que acrescido do abono de família e de algumas prendas de terceiros … até dava para juntar no Banco uma pequena poupança para o miúdo.
Ir para o topo Ir para baixo
Mariazinha
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 36
Data de inscrição : 07/11/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQua Mar 18, 2009 4:23 pm

olá Voltampere

Força e calma para o que tens pela frente!
deves estar muito magoado com ela ou com a situaçao...só assim posso entender as tuas "decisões".
Esqueces que as despesas de um filho não se resumem a leite e fraldas.,, infantário, roupa, calçado, medicamentos, consultas, uma casa quentinha, gás, agua, electricidade, qualquer dia sopinhas, carne e peixe do melhor, fruta, etc sabes os preços destas coisas? ... Fico muito magoada quando ouço pais reduzirem tudo a 100 ou 200€!!! Então e o tempo e o trabalho que a mãe terá que investir no filho para o resto da vida? A falta de tempo para investir numa carreira, para sair mais tarde do trabalho? O tempo e liberdade de movimentos que ela deixa de ter? Não tem preço? A tua liberdade quanto vale? Se ela tem poucos recursos como vai sustentar uma casa digna do teu filho? Porque não ficas tu com o teu filho já que lhe consegues proporcionar melhor qualidade de vida ? Já não terias que a sustentar e ela podia viver num T0....Provavelmente é a última coisa que te passa pela cabeça, como infelizmente à maioria dos homens que quer apenas uns fins de semana com os filhos e a liberdade por 100 ou 200€...fácil, não é??
Peço desculpa pelo desabafo, a minha intenção não é atingir ninguém, mas vejo demasiados casos do genero! Já todos nós começamos a conhecer casos de pobreza de mães divorciadas.
Ir para o topo Ir para baixo
sandra
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1005
Data de inscrição : 23/07/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQua Mar 18, 2009 4:23 pm

Para além da alimentação temos: roupa, medicamentos e água, gás, luz, etc., etc. que serão suportados por quem está permanentemente com a criança se for esse o caso... E dpois a escola... etc, etc... Não se resume a fazer as contas ao leite e fraldas... digo eu... Há muito mais que isso... essa é uma visão um pouco redutora...
E acho que 100 euros para quem ganha 2.500 dificilmente será aceite... acho... é apenas uma opinião!
Ir para o topo Ir para baixo
voltampere
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/03/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQua Mar 18, 2009 4:24 pm

Obrigado pelo post...

Pois ganho mais, mas digo-lhe que fiz por isso, e me mato a trabalhar, ou será que devo trabalhar menos...

Ler leis é duro de roer... Eu entendo esses conceitos que me apresenta, no entanto o bebe nao dá 300 euros de despesas, nem pouco mais ou menos. Pelas minhas contas ( e sou eu que as pago praticamente todas), em alimentacao, leite e fraldas deve dar uns 150!

Além de que dentro em breve deixa de usar leite de lata (40 euros) e fraldas (40). são logo uns 80 euros que podem ser canalizados para outras despesas, roupas p.ex.

Esse valor vai é permitir pagar TODAS as despesas do bebe em PLENO e ainda vai sobrar, e tal como me diz, permitir uma conta poupança para o futuro dele...

Ou seja, APENAS o pai sustenta! Nao acho justo de forma alguma e nao vou concordar com esse tipo de valor! O valor que eu concordo anda nos 150 euros e ja é a considerar que ganho mais que a mae... A mãe também tem que suportar despesas não sou só eu!

MAS SE FOR essa a renda...

Posso exigir que o dinheiro seja colocado na conta do bebe, conta essa que já existe e já lá tem algum dinheiro???

Ou explicar ao juiz que as despesas REGULARES sao de 150 e o excedente deve ser metido na conta poupança, para precaver o futuro e fazer face a despesas menos regulares???

Ou poupar para quando for para a faculdade p.ex. (se for)!

Ja tou a imaginar pagar tudo isto, e depois um dia mais tarde também ter que pagar a faculdade porque a mae de precavida tem pouco. Se tiver 100 gasta 99,99 e nao faz o exercicio de tentar poupar algo para o mês seguinte.

Se assim for com a poupança dele, acredito que quando ele fizer 18 anos tem uma pequena fortuna na conta, e nao sei se isso será bom! Os miudos têm que aprender que para ter é preciso trabalhar senao depois nao dao valor! Um pouco á semelhança da mae...

Se der 250 agora vou ter que dar esses 250 toda a vida?
E se eu mudar de actividade e amanha ganhar menos?
Ou se ficar desempregado?
Depois como é? Ja tenho a mulher mal habituada e depois fica o filho também!
Quem vai assumir isso depois? Vou ter que roubar?

Julgo que é mais saudavél tabelar por baixo...


Última edição por voltampere em Qua Mar 18, 2009 4:31 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
sandra
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1005
Data de inscrição : 23/07/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQua Mar 18, 2009 4:30 pm

Se tiveres um azar de ficar desempregado o valor é reavaliado... não é por aí...

Eu tenho uma menina com 3 anos... separei-me do pai dela qdo ela tinha 8 meses... francamente essas tuas contas ... não vejo muito bem como as estas a fazer... e olha que não tenho muito pano (leia-se dinheiro) para dar azo a grandes devaneios e luxos.... So o infantário... ou não estas a contar com isso? E qdo crescer... não se resume a leite e sopas... e queremos sempre dar o melhor possível às nossas crias...

O melhor é chegar a um acordo senão penso que o tribunal define de acordo com o vencimento...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQua Mar 18, 2009 4:42 pm

uma criança dá muito trabalho e nós mulheres é que sabemos bem
Ir para o topo Ir para baixo
voltampere
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/03/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQua Mar 18, 2009 6:12 pm

Eu sei que dá... Admito que nao tenha tanto trabalho como a mae, no entanto sou daqueles pais que cuida dos filhos. Trabalho por turnos e as minhas folgas durante a semana sao a cuidar dele para dar algum descanso á mae que ainda está em casa de licenca sem vencimento... enfim não queria desviar-me da questão juridica e legal que é a que me suscita preocupacoes... no entanto posso discutir este tipo de assunto noutro local! De qualquer forma agradeço o contacto fornecido acima! Toda a informacao que conseguir reunir será util!
Ir para o topo Ir para baixo
Rita2
.
.
Rita2

Feminino
Número de Mensagens : 345
Data de inscrição : 31/08/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 5:28 am

Voltasempre,

Hoje é o dia do pai, será que nem isso te faz chamar à razão?

Já vi pais com o salário minimo a terem de pagar 100€ de pensão de alimentos que é o minimo que muitos tribunais acham razoável para as despesas duma criança. Muito mais para quem ganha 5 x mais do que a mãe. Não achas justo que o teu filho- q deves, concerteza, amar- tenha o mesmo nível de vida que o pai?
Não tem nada a ver com a mãe, se ela gasta muito ou pouco, tem a ver com o teu filho. Apenas e só a vida que queres dar ao teu filho. A pensão de alimentos só é obrigatória até os filhos atingirem a maioridade. Após o que, se não começar a trabalhar, vai ter que intentar uma acção em Tribunal, contra o pai, a pedir alimentos.
É só um desabafo mas acho lamentável que ainda existam homens como tu! Assuntos mal resolvidos, só pode ser!
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Fernandes
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/03/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 6:11 am

Olá Voltampere,
Perdoe a minha frontalidade,não tente explicar a um júiz(e olhe que eu sei porque sou filha de um)que aufere de 2500€ mensais e pelas suas contas 150€ é mais que suficiente para o seu filho.Está enganado quanto diz que agora o bébé dá menos despesas,a minha experiencia de mãe(tenho 3 rapazes)diz que as suas despesas ainda não começaram!!!
Não se esqueça Voltampere,foi você que escolheu a mãe para o seu bébé ñ foi ele...quanto ao salário da sua ex.casou á 2 anos!!antes do bébé nascer já sabia quanto ela ganhava...
Quando me divorciei e o meu ex. me apresentou a sua proposta de mensalidade eu desatei a rir e disse-lhe que ñ era necessário.Criei os meus filhos até hoje,dei cursos superiores aos 2 mais velhos e perdoem-me os pais mas ele quando "dá á costa é para chatear"
Bjs
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 6:31 am

Bom dia,
hoje é dia do pai! Pai e não marido ou companheiro. Eu embora sendo pai ganho menos que a minha ex e combinamos a guarda partilhada dos filhos, i. é, cada um arca com metade das despesas da educação, alimentação, saúde, roupa, escola etc. Se acho isso injusto (já que ela ganha mais do que eu e eu vou ter mais dificuldades do que ela?) talvez, mas sei que o dinheiro é para eles e portanto está bem entregue. Pq não faz isso? De qq. modo 500$ hoje em dia é mto pouco mesmo para um adulto só qt mais para quem tem um filho a cargo. Essas questões das despesas q desaparecem (fraldas etc) tb não é assim, pois se essas desaparecem há outras que aparecem (ama, ou infantário etc.).
Minhas senhoras, tal como eu não meto todas as mulhres no mesmo saco tb. não metam todos os homens no mesmo saco e voltampere coloque a mão na consciência e pense que um filho é para o resto da vida e os ventos que se semeiam hoje serão as tempestades de amanhã.
Ir para o topo Ir para baixo
voltampere
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/03/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 8:40 am

Todo este assunto é muito pessoal e muitas pessoas reveêm-se nas situacoes! Cada caso é um caso, e mesmo que semelhante o meu caso nao é o de mais ninguem! A mae durante muito tempo achou que nao precisava fazer restricoes porque o pai ganha bem e pode pagar! Durante muito tempo tentei chamar á razao, mas a mae ignorou e ate gozou! Se existem pessoas que tem estilo de vida muito superior do que aquilo que podem, ou faço o inverso, levo bem abaixo, isto para poupar e preparar o futuro, quer dos filhos quer da familia. Portanto nao dá para comparar e eu sei
Ir para o topo Ir para baixo
Mariazinha
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 36
Data de inscrição : 07/11/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 8:57 am

Tb é bem verdade o que dizes, mas apesar disso penso que o valor que te propões é muito baixo e dificilmente será aceite num tribunal de menores. Informa-te com um advogado......
Conheço um caso, que não é o meu, em que o Pai estava a receber o subsidio máximo de desemprego (+- 1250€) recorreu e continuou a ter que dar 175€ por cada filho e ainda foi envergonhado pelo juiz quando quis regatear despesas dos filhos....
Ir para o topo Ir para baixo
voltampere
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/03/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 9:20 am

Mas 150 ou 160 ou maximo 180 eu aceito, mas a mae fala de 250 para cima, 300, 350, 400, enfim é conforme o dia! Ela neste momento quer dinheiro, sugar ao maximo e ainda me diz que MAIS tarde se ela precisar de mais, que eu tenho que lhe dar! Estou a ser ameacado eu sei que estou! Ela que diga o que quiser...
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 880
Data de inscrição : 13/06/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 10:25 am

Joana_silva,

Não é permitido afixar e-mails ou serviços neste espaço. Favor consultar as "Regras Gerais do Fórum". Obrigada.
Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
voltampere
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/03/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 10:32 am

Joana levou uma reprimenda por minha culpa... por me tentar ajudar! Lamento o sucedido mas este espaço deveria servir para ajudar! Além do mais alerto para o facto de que o envio de mensagens privadas NAO esta activo!
Ir para o topo Ir para baixo
Mariazinha
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 36
Data de inscrição : 07/11/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 11:10 am

Pois é Voltamper, isto de divórcios não é fácil e quando se tem filhos as situações de conflito entre ex conjuges vão ser tb para toda a vida. Costum dizer que é mais fácil ficar viuva...ao menos só se guardam as boas recordações. É claro que há mães e mulheres que tb se aproveitam dos filhos para pedir e exigir sem medida. Tens que ter paciência e "negociar" com ela com ou sem ajuda de um advogado. Mas não te esqueças que o teu filho não tem culpa e vai precisar muito muito de ti, da tua presença e tu vais ser o primeiro a querer dar-lhe conforto e isso não pode ser só nos dias em que ele esteja contigo.... devia ser todos os dias. Podes propor uma mensalidade de xxx e depois todas as despesas extras comparticipares quando elas realmente existirem. Tipo, foi ao pediatra, foram 60€ dás 30€, vai para a natação, são 30€, dás 15€, sei lá. Se não confias nela, propoe uma base e os extras à parte, entendes?
No meu caso, o meu ex dá um montante fixo e eu pago tudo, mas ele confia em mim e sabe que tiro de mim para as minhas filhas se for necessário. E não foi nada forreta Wink... mas nem tudo são rosas, tb temos as nossas divergências...
Ir para o topo Ir para baixo
Rita2
.
.
Rita2

Feminino
Número de Mensagens : 345
Data de inscrição : 31/08/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 11:35 am

art. 2016º e 2016º-A do Código Civil = ainda pode sair o tiro pela colatra

Unfung:

Eu não generalizei. Eu sei q existem homens q querem ser pais e agem como tal. Felizmente! Mas qdo leio coisas destas fico irritada. Deve ser por isso q ainda n arranjei pai para os meus filhos. Se me saisse 1 assim....
Ir para o topo Ir para baixo
voltampere
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/03/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 2:04 pm

Pois é Rita algumas pessoas que acham que estão mal, têm que aprender por sua propria conta que se calhar nao era bem assim!
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 880
Data de inscrição : 13/06/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptySex Mar 20, 2009 6:29 am

Voltampere,

O objectivo deste fórum é, justamente, ajudar. A razão de não ser permitido divulgar aqui e-mails ou serviços prende-se com o facto deste espaço não ter fins lucrativos. Não obstante, através do perfil de cada membro, existe um espaço para a colocação de contactos pessoais, para os usuários que pretendam comunicar entre si.


Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
caramelo
.
.
caramelo

Masculino
Número de Mensagens : 304
Data de inscrição : 24/09/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptySex Mar 20, 2009 9:01 am

Eu por um lado compreendo o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]...andou a lutar toda uma vida por algo melhor...por uma qualidade de vida....a mulher...acomodou-se....porque é que ele no futuro terá que pagar por isso?

Eu no teu caso e no panorama actual da lei do divorcio seria uma partilha conjunta....1 semana em cada casa...e os custos assim ja estavam partilhados....excepto os demais das actividades, etc.

Mas tambem falo sem expriencia nesse campo visto que quando me divorciei nao tinha filhos.

O melhor para todos
Ir para o topo Ir para baixo
Rita2
.
.
Rita2

Feminino
Número de Mensagens : 345
Data de inscrição : 31/08/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptySex Mar 20, 2009 9:28 am

Voltasempre,

existem muitas razões para terminar uma relação e a parte económica não deveria ser equacionada, nem uma razão para se continuar num casamento em que não se é feliz. Dinheiro não é tudo. Ajuda mas não é tudo. O meu marido tb ganha mais do que eu, sempre ganhou, e desde q eu pedi o divórcio q a atitude dele face ao €€ mudou. Tudo agora se resume ao €€. E não deveria ser assim. Nunca. Devias perceber isso, voltasempre. É mesquinho discutir pensão de alimentos de filhos q se amam. Não tem nada a ver com a tua ex-mulher, percebe isso. Se ela quer terminar a relação, só tens q aceitar e não retaliar. Pois ela n vai mudar de ideia só porque vai ficar a perder financeiramente.
Ir para o topo Ir para baixo
voltampere
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/03/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptySex Mar 20, 2009 10:54 am

Rita2...

o meu problema nao é terminar a relacao, tenho pena que nao tenha dado certo, e sem esquecer que tenho defeitos, tenho muitas qualidades... tenho pena sobretudo pelo meu filho que vai ter pai num lado e mae no outro... ele tem ano e meio e penso que nao seja tão critico como se por exemplo tivesse 7 ou 8 ou 9!

a mae p.ex. nunca pagou uma vacina (que era 70 euros cada), mas gasta esses mesmo 70 euros em cabeleireira!

A mae quando comprou carro eu disse-lhe que podia manter o velhinho por mais uns tempos, juntar uns trocos e comprar depois... Acabou por comprar um carro mais caro do que seria necessario, e que consome muito mais gasolina... mas eu na altura avisei, porque eu sabia... Agora queixa-se que chega ao fim do mes e quase nao tem dinheiro para gasolina...

ENTENDES... mesquinho?! Nao sou mesquinho tenho é cabeça, e sou precavido! Ao passo que a maioria dos portugueses levam estilo de vida muito superior ao que podem, (e por isso agora está tudo como esta) eu faço o contrario e de financas estou muito bem, belissimente, excelentemente, fabulosamente... mas sabes porque? porque nao faço como a mae! Eu comprei uma máquina e corto o cabelo em casa, e nao tenho necessidade nenhuma disso! Em vez de pagar jardineiro eu corto a relva! Entendes as diferenças! Se calhar nao queres ou ate nao dá jeito entender! Mas eu compreendo... Ela vai ter que fazer sacrificios, o que ela ganha dá... não dá é para tudo o que ela quer, mas paciencia, nao tenho nada com isso... o meu filho para nao faltar nada esta cá o pai! Para despesas regulares dele os 150 da minha pensao, mais 50 euros da parte dela, mais o abono que ela vai passar a receber sao mais de 200 euros mensais! Eu sei que dá perfeitamente... Consultas de pediatra, cadeira auto, novo mobiliario, infantario (despesas nao regulares) eu assumo-as se for preciso na totalidade! Ja entendes melhor aqui o mesquinho!
Ir para o topo Ir para baixo
Prof. Edu
Admin
Admin
Prof. Edu

Masculino
Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/12/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptySex Mar 20, 2009 12:15 pm

Voltampere, parece haver acordo relativamente à guarda da criança. As dúvidas prendem-se apenas com o valor da pensão de alimentos, não é verdade?

Deverás tentar chegar a um consenso com a mãe do menino no que respeita ao valor da pensão de alimentos, não esquecendo que as depesas com educação e saúde são sempre pagas à parte. Caso o acordo não seja possível, será o juíz a decidir uma quantia e nesse caso é muito provável que ele tenha em consideração os valores dos rendimentos de ambas as partes. Se assim for, é muito provável que o teu contributo tenha que ser um pouco mais elevado.

Mesmo com muitas contenções, 650 euros para uma mulher com um filho entre comida, água, luz, gás, colégio, renda de casa, etc. é uma miséria! Sou da apinião que, em casos como este, deveria ser sempre o juíz a decidir quem teria melhores condições para ficar com a criança. Óbvio que não contam apenas as condiçõers económicas, mas serão das que têm maior peso.

Parece estar bem patente a tua intenção de não querer que falte nada ao teu filho. Já ponderaste a hipótese de ficar com a guarda do menino?
Ir para o topo Ir para baixo
Rita2
.
.
Rita2

Feminino
Número de Mensagens : 345
Data de inscrição : 31/08/2008

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptySex Mar 20, 2009 12:53 pm

Sim, eu entendo. Sei muito bem que há pessoas que vivem acima das suas possibilidades. Mas tb não se esqueça que quando duas pessoas casam o dinheiro passa a ser dos dois.
Só não entendo é porque faz disso "um bicho de sete cabeças", se como disse não se importa de pagar todas as despesas de educação, saúde e roupa à parte? Esqueça a parte dela, os 50€. O Tribunal nunca vai concordar com € 150 o que significa que vai haver julgamento, com 99,99% de certeza de que a sentença vai proceder a favor do pedido feito pela mãe, e que deve ser pelo menos uns € 500. Porque não lhe propõe € 200 e todas as despesas à parte mediante factura?
De vez em quando sabe bem ir ao cabeleireiro! :DAté para ficarmos bonitas e reatar a chama, quem sabe! Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
voltampere
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/03/2009

Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 EmptySex Mar 20, 2009 2:11 pm

prof edu

bem... 500 é pouco mas muita gente vive com esse valor, vive mal certamente, nao tem carro, e nao podem fazer algumas coisas que ela esta habituada a fazer.

Neste caso ela vai morar para uma casa vazia de uma familiar, muito proximo da casa da mae, o que lhe dá muito mais manobra em termos financeiros!

Não vai pagar renda e só tem as despesas agua luz e gás...

Sinceramente se a mãe ainda tivesse que pagar renda, eu admitia "forçar" a questão da guarda justamente com essa base de argumentacao apesar de achar mal a mae ficar sem o filho á força. Só forçava em caso extremo!

Como nao paga renda tem os 500 e poucos euros totalmente disponiveis... Ela paga 100 euros de prestacao de carro MAS SE HOUVER PROBLEMA COM ISSO EU ABATO-LHE O QUE FALTA DESSA DIVIDA! Eu ja lhe disse isso!

Agora eu sei as despesas que tenho feito! Desde o fim da gravidez que a mae esta em casa, e se durante algum tempo esteve em licencas com remuneracao (onde pouco colaborou nas despesas), há largos meses que esta ao abrigo de uma licença que nao tem remuneracao... sou eu que pago as contas todas, e para a nossa conta das compras, depois da bebe ter nascido passei a meter mais 80 euros. Ainda assim, existem algumas "pequenas despesas" feitas pela mae a partir desta conta que me permite afirmar com toda certeza que para a bebe nao seria necessario todos os 80, mas vá considero 80 por causa de agua luz e gas!

Para o nascimento suportei todas as despesas necessarias, mobiliario, carrinhos, cadeirinhas, cadeiras auto, biberons, chupetas, intercomunicadores, TUDO á excepacao de algumas roupas compradas pela mae.

Depois disso tenho gasto de 6 em 6 meses, cerca de 500 euros com fraldas, pomadas, leites de lata, e outros artigos deste genero.

Também nestes mesmo 6 em 6 meses, (posso dizer gastamos), gastamos cerca de 300 euros em vestuario. Claro que aproveitamos promocoes e saldos para o conseguir fazer!

Portanto tenho contabilizado 800/6=133 de media mensal para estas despesas!

Mais os 80 (dos produtos frescos do dia a dia) dá 213!

É verdade que crescem e surgem outras despesas, mas também deixam de usar fraldas e deixam de beber o leite da lata... e portanto estas despesas que desaparecem, o valor que deixa de ser gasto nelas permite suprimir as que surjam!

Num outro forum informaram-me que a media estatistica com despesas mensais com crinaças é de 160 euros! E que 80 é o minimo que cada progenitor deve pagar! Portanto 213 é 33% mais do que a média estatisctica!

Se me for imposto um valor de renda de 250 euros (pq ja deixaram-me transparecer que funciona na base dos 10%), eu garanto que estou a pagar TODAS AS DESPESAS e mais algumas, garanto que a mae nao precisa meter um tostao, e garanto que 250 permite conseguir poupar algum para a criança!

Depois é preciso ver que ela passa a receber abono de familia (só tem que tratar dos papeis...) ja para nao falar de ofertas mas nem conto com isso!

Se me for imposto esse valor, o que vai acontecer é que enquanto puder nao dou nem um tostao... Só que nós queremos o bem deles e mais tarde querem estudar e claro vou ajuda-lo nisso, mas no entretanto a mãe vive ás custas da pensao, isso nao posso deixar acontecer! Nao aceito...

Entendem!

Agora vamos falar nos 213!

70% sao 150 euros
30% sao 63 euros

80% sao 170 euros
20% sao 43 euros -> neste cenario tb parece injusto... a mae suportar apenas 43 euros

Portanto se ela nao concordar com uma pensao que no máximo seja em torno dos 150, vai haver discussao e depois logo se vê!

Paralelamente a isto, despesas de saude, pago 100% do que NAO for reembolsado pelo ADSE dela!

Despesas de educacao (futuras despesas) nao sei como fazer para ser justo!

-Quando andar no infantario como devemos fazer?
É que se tiver eu que pagar 100% do infantario entendo que a pensao de alimentos deve ser diminuida!
-Se ele sair para a faculdade deixa de dar despesa em casa! Dá outras concerteza! MAS COMO fazer para ser justo! Deve esta pensao passar a ser dirigida a 100% para ele a partir dos 18 caso se torne independente ou sai para estudar numa faculdade?

É complicado...

Depois as despesas nao regulares! P.EX. uma cadeira auto que ela precise comprar! Daqui a uns anos quando sair do berço, uma cama nova!

O que será justo... é que por nao serem regulares, e serem desta natureza, ate posso pagar 100% destas ou ate mesmo fornece-las o que eu preferia pois posso pesquisar preços e tentar comprar onde for mais barato!

No que toca á guarda dele... a mae teve a possibilidade de ficar este tempo todo em casa, e seria drastico retira-lo! Em abono da verdade é responsavel no cuidado dele! Eu iria necessitar de auxilio para cuidar dele, teria que arranjar uma ama, ou pedir aos meus pais que moram mais longe, ao passo que esta casa para onde ela vai morar é mesmo ao lado dos avós maternos do bebe, e a menos de 1 km de outros familiares dela!

POderia ela argumentar o facto de por nao ter que pagar ama, e por eu nao ter tanto trabalho, isso representa um determinado valor!

Quanto a isso acho que um filho não é um renda ok! e ainda a esse proposito eu tenho mais disponibilidade que a maioria das pessoas!

Acontece que trabalho por turnos e tenho muitos dias disponiveis para poder estar com ele, no entanto trabalho noites ... e nao posso ficar com ele!

Eu pretendo a guarda conjunta e nesse cenario entendo que 150 euros, mais tudo o resto que referi é suficiente para ele continuar a ter os mesmos cuidados que tem agora! E continuar a te-los...

Cada caso é um caso parece-me é que nao vou ter forma de em tribunal apresentar todos este factos e isso aborrece-me profundamente!

Como é que se decide a pensao de alimentos? Se nao houver acordo tenho que me auxiliar com advogado, como é que se processa esta fase da discussao com os advogados? É que só depois é que posso divorciar...

Ainda assim parece que no codigo do registo civil existe um artigo qualquer que me pode obrigar ainda a pagar pensao de alimentos a ela! Era só o que me faltava!

Ja so falta pedirem indemenizacoes por terem conhecido os maridos! hehehe (esta é em tom de brincadeira para desanuviar um pouco)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Ajuda do ponto de vista juridico! Ajuda do ponto de vista juridico! - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda do ponto de vista juridico!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 14Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 8 ... 14  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» O porquê das coisas (ponto de vista masculino)
» Aspectos práticos/questões
» Quando o progenitor provoca o outro
» Aspectos práticos: Questões
» AJUDA - regulação das responsabilidades parentais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: