Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Como explicar aos filhos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
browneyed girl
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1660
Data de inscrição : 28/10/2008

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyQua Abr 06, 2011 6:22 am

Dói horrores vê-los de coração partido.
Mas a morte faz parte da vida ... mais ou menos pintada de cores suaves consoante a idade, como convém, penso eu de que ...

Força Nocas!
BG
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro_1975
.
.
Pedro_1975

Masculino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2010

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyQua Abr 06, 2011 7:45 am

"Para onde foi?
Foi para o teu coração, para o meu, para o coração de todos que o amaram. Depois de eles cá entrarem, fazem o ninho e vivem para sempre"
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyQua Abr 06, 2011 8:11 am

Citação :
que não se deve substituir a pessoa/animal desparecido por um objecto ou elemento ou sequer dar a ideia de que está de alguma forma presente, pq segundo os entendidos, criam-se expectativas

Há uma foto que faz parte da minha vida... eu e o meu avô... faleceu quando eu tinha 10 anos... era a pessoa que mais amei até hoje nesta vida.

O meu filho vê e pergunta... agora sabe que é o Avô... que estava velhinho, e foi para o céu, e é uma estrela que nos guarda...
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyQua Abr 06, 2011 8:45 am

xela escreveu:
Citação :
que não se deve substituir a pessoa/animal desparecido por um objecto ou elemento ou sequer dar a ideia de que está de alguma forma presente, pq segundo os entendidos, criam-se expectativas

Há uma foto que faz parte da minha vida... eu e o meu avô... faleceu quando eu tinha 10 anos... era a pessoa que mais amei até hoje nesta vida.

O meu filho vê e pergunta... agora sabe que é o Avô... que estava velhinho, e foi para o céu, e é uma estrela que nos guarda...

Na tua situação Xela, era o teu avô, ou seja o bisavô dele que não conheceu e com quem não interagiu. È, para ele, uma figura abstracta embora consiga perceber que a mãe gostava muito dessa pessoa.

Conheço um caso, infelizmente demasiado chegado, em que "o pai se tornou numa das estrelinhas do céu", para esta criança é uma profunda tristeza quando olha para o céu estrelado e : nem vê o pai, nem o pai "desce" para estar com ela... quando ela tem saudades dele e quer estar com ele.
Acho que é isto que se pretende evitar e era isto que eu não queria.

Gostei Pedro, e é uma hipótese, mas conhecendo o meu filho como conheço, é rapazinho para me dizer que não o quer no coração mas sim no jardim a brincar...

Obrigada pelas vossas respostas.
Bjs&Abr
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro_1975
.
.
Pedro_1975

Masculino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2010

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyQua Abr 06, 2011 8:53 am

então aproveitas e dás uma lição 2 em um!

Não se pode ter tudo o que se quer! Temos de saber aproveitar e usufruir do que se tem...

E neste caso, doces lembranças do amigo com quem brincou desde que nasceu!
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyQua Abr 06, 2011 9:01 am

Pedro_1975 escreveu:
então aproveitas e dás uma lição 2 em um!

Não se pode ter tudo o que se quer! Temos de saber aproveitar e usufruir do que se tem...

E neste caso, doces lembranças do amigo com quem brincou desde que nasceu!

Nem mais!

Por isso escrevi o ultimo parágrafo, e embora doa, dá-nos(lhes) uma lição de/da vida.

Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyQua Abr 06, 2011 9:14 am

Tens razão Nocas... e que situação triste deve ser... coitadinhos... enquanto não entendem o porquê das coisas às vezes vemo-nos a braços com perguntas difíceis.
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyQua Abr 06, 2011 3:03 pm

[quote="xela"]
Citação :
O meu filho vê e pergunta... agora sabe que é o Avô... que estava velhinho, e foi para o céu, e é uma estrela que nos guarda...

A minha filha não se lembra do avô paterno, faleceu quando ela tinha 18 meses... quando viu as fotos e perguntou (4 anos), expliquei que estava muito doente e que morreu e por isso agora é uma estrelinha no céu... confesso que não sabia bem o que dizer mas, aparentemente, a explicação foi suficiente. Um dia destes se calhar pergunta mais qualquer coisa e aí terei que explicar algo mais.

Ir para o topo Ir para baixo
its43v3r
.
.
its43v3r

Masculino
Número de Mensagens : 1093
Data de inscrição : 02/11/2009

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyQui Abr 07, 2011 3:37 am

Como explicar ao filho que a mãe está no hospital por se ter encharcado de comprimidos?
Ir para o topo Ir para baixo
Sofiaa
.
.
Sofiaa

Feminino
Número de Mensagens : 1063
Data de inscrição : 13/02/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyQui Abr 07, 2011 3:42 am

Uma sugestão? Que a mãe está doente e que os médicos estão a tratar dela e que um beijinho dele vai ajudá-la a ficar boa...

Se calhar é demasiado simplório, mas no hospital alguem poderá aconselhar melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Sofiaa
.
.
Sofiaa

Feminino
Número de Mensagens : 1063
Data de inscrição : 13/02/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptySáb Abr 16, 2011 1:36 am

Por mais que o meu EX diga que adora o filho, ultimamente tem-se "cortado" a alguns tempos que deveria ficar com ele, normalmente aos fins de semana, diz que tem que trabalhar mas é quando o miudo gosta de estar mais com ele que jogam uma série de jogos que ele gosta.... Pelo que o conheço, quando ele começa a deixar o filho de lado é porque há "peixe novo na rede". Por incrivel que pareça é algo que prefiro nem saber, nem nesta altura me desperta lágrimas, mas começo a ficar aflita a ver a expressão na cara do meu filho quando lhe digo "o pai hoje não vai poder ficar contigo".

É um muido extremamente inteligente e sabe muito bem como o pai é, mas gosta dele e das brincadeiras de rapaz e claro, gosta de se sentir amado. Quando lhe digo isto no início ele começou a reclamar, depois começou a não dizer nada e comecei a ver-lhe os olhos baixos e um olhar de desilusão....

E não quero que ele passe pela desilusão que o pai costuma dar às pessoas: há alguem novo, deixa os filhos "para depois", que foi o que fez com os do anterior casamento, tenho medo do que vai fazer com o meu se a nova namorada não estiver para aturar um miudo com o caracter dele.

O que lhe digo? Não adianta dizer que o pai tem que trabalhar porque o miudo percebe que não é exactamente assim e fica triste.... como se compensa isso, como lhe tiro aquele ar de tristeza e desilusão da cara, sobretudo se piorar?

Ver a cara dele quando digo que o pai não pode parte-me o coração...
Ir para o topo Ir para baixo
Liawolf
.
.
Liawolf

Feminino
Número de Mensagens : 598
Data de inscrição : 12/03/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptySáb Abr 16, 2011 3:41 am

Sofiaa escreveu:
Uma sugestão? Que a mãe está doente e que os médicos estão a tratar dela e que um beijinho dele vai ajudá-la a ficar boa...

Cuidado com a parte de "um beijinho dele vai ajudá-la a ficar boa". Se acontece alguma coisa à mãe ele pode ficar a pensar que a culpa é dele. Eu acho que é melhor realmente dizer-lhe a verdade de forma simples, tal como o resto da frase: "Que a mãe está doente e que os médicos estão a tratar dela".
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptySáb Abr 16, 2011 6:43 am

Sofiaa escreveu:


O que lhe digo?

Não dizes, que seja o pai a dizer. A ti custa o mesmo, vê-lo triste, mas se a decisão não foi tua, deixa que seja ele a inventar a mentira.
Ir para o topo Ir para baixo
Sofiaa
.
.
Sofiaa

Feminino
Número de Mensagens : 1063
Data de inscrição : 13/02/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyDom Abr 17, 2011 2:53 am

Arisca escreveu:
Sofiaa escreveu:


O que lhe digo?

Não dizes, que seja o pai a dizer. A ti custa o mesmo, vê-lo triste, mas se a decisão não foi tua, deixa que seja ele a inventar a mentira.

Olha... não é que não me ocorreu? Acho que tenho sempre que explicar tudo.... mas na verdade isso é da responsaboilidade dele mesmo. Acho que vou começar a usar o "" Oh filho, n sei, tens que perguntar ao pai" e ele que explique....
Tks. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
andreia rafaela
.
.
andreia rafaela

Feminino
Número de Mensagens : 80
Data de inscrição : 28/02/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyDom Abr 24, 2011 4:49 pm

Como explicar à minha filha com 19 anos o que lhe aconteceu hoje?
Passo a explicar:
Fui com ela a casa dos avós paternos buscar os irmãos e o tio insistiu que ela entrasse,pois desde a nossa saída de casa nunca mais entrou lá,ela acedeu ao pedido do tio e foi muito bem recebida por toda a família...estava a cumprimentar toda a gente e reparou que o pai havia abandonado o local para não ter que a cumprimentar...entrou no carro e desatou a chorar...
Será que a minha filha cometeu um erro tão grave? Mesmo que tivesse cometido um filho é sempre um filho e a única coisa que fez foi apoiar a mãe no momento que ela precisou...
Ainda bem que ela tem uma mãe que a apoia em tudo porque pai,ela não tem e eu não cnsigo encontrar uma explicação para esta situação...
Um grande bem haja aos meus companheiros do forum que tratam os filhos como eles merecem...
Ir para o topo Ir para baixo
mariana andrade
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 112
Data de inscrição : 04/01/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyDom Abr 24, 2011 5:55 pm

Quando me separei fui eu que transmiti à minha filha mais velha que o pai tinha saído de casa para ficar sozinho... O pai dela disse-me cruamente: " Diz-lhe tu qual é a dificuldade?" A minha filha adorava-o e quando se disse ele chorou imenso e quis dormir na cama com a almofada do pai. Meus Deus custou-me imenso ver o sofrimento dela. O meu ex magoou-me imenso, de facto foi um ser egoísta e reles!! Existem formas de comunicar, mesmo que de forma inesperada, que não queremos continuar a viver com outra pessoa. Ficaria magoada quaisquer que fossem as palavras!! mas não ele fez questão de me pisar, dizer horrores, foi muito muito mau!! À minha filha só consegui arranjar forças para lhe dizer que apesar da separação o pai gostava muito dela!! E sempre pensei que ele colocasse as filhas sempre acima de tudo pese embora me dissesse cruamente que estava farto de pensar em mim e nas filhas e que tinha ainda idade de ser feliz com outra pessoa!
Lamentavelmente e quando se diz que as crianças são quem mais sofre tem de facto alguma veracidade!! para mim é muito triste ver que o pai não as coloca acima de tudo pois em primeiro lugar está ele, depois a namorada e se houver tempo as filhas!! Não tenta compreender a mais velha e em vez disso exige, exige. Exige que ele atenda sempre os seus telefonemas ( caso contrário não deixa a deixa falar com a mãe no fim-de-semana seguinte) exige que ela seja simpática com a namorada ( porque tem de ser) esquecendo que a miúda nota o quanto ele mentiu e continua a mentir esquecendo que a criança tem nove anos e apercebeu-se de tudo o que ele fez e continua a fazer. Enfim culpa-me de tudo porque eu aparentemente deveria continuar igual apesar da separação!! E não se apercebe que foi ele que não soube tratar as situações em tempo oportuno!! Evito falar do pai em casa porque a mais nova nem se apercebe e a mais velha não quer ouvir falar dele. Expliquei-lhe inúmeras vezes que o pai tal como a mãe e tal como toda a gente tem defeitos e também tem coisas muito boas pelo que devemos gostar das pessoas com os defeitos que têm e com as virtudes também.
Creio que é uma fase e que vai passar!!
Ir para o topo Ir para baixo
Rocana
.
.
Rocana

Feminino
Número de Mensagens : 465
Data de inscrição : 10/02/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptySeg Abr 25, 2011 5:14 am

Andreia rafaela,

felizmente a tua filha tem em ti uma amiga e um exemplo de mulher com M grande.
Ir para o topo Ir para baixo
basco
.
.
basco

Masculino
Número de Mensagens : 94
Data de inscrição : 28/03/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptySeg Abr 25, 2011 4:46 pm

Adrea Rafaela, Foi uma situação muito complicada para a tua filha, a explicação que poderia haver era a vergonha do pai perante a filha. Pois tu es uma grande mulher e a tua filha uma boa filha.
Ir para o topo Ir para baixo
andreia rafaela
.
.
andreia rafaela

Feminino
Número de Mensagens : 80
Data de inscrição : 28/02/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptySeg Abr 25, 2011 4:57 pm

Obrigado pelas tuas palavras Basco!!!!
Vergonha? Talvez mas para ela foi como se o mundo lhe caisse em cima...
Ir para o topo Ir para baixo
andreia rafaela
.
.
andreia rafaela

Feminino
Número de Mensagens : 80
Data de inscrição : 28/02/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptySeg Abr 25, 2011 5:02 pm

Rocana:
Sei que sou a melhor amiga dela e por isso mesmo não queria vê-la a sofrer!!!
Espero que ela siga em frente e não deixe que esta situação abale com a auto estima....
Adoro os meus filhos e não me importo de fazer o papel de pai e de mãe Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Sofiaa
.
.
Sofiaa

Feminino
Número de Mensagens : 1063
Data de inscrição : 13/02/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyTer Abr 26, 2011 1:22 am

Andreia... provavelmente ele um dia arrepender-se-á bastante disso, para já tu tens que a apoiar, acredito que te custe, a tua filha está numa idade crítica e certas coisas que os pais fazem deixam-nos de rastos.

A propósito disso lembro-me de uma de muitas que o meu pai me fez: tinha eu uns 17 anitos e o meu pai trabalhava como "apanha copos" num bailarico onde eu costumava ir.

E alcoólico como era, fazia a tristeza de beber os restos dos copos que apanhava com qualquer coisa alcoolica, o que eu tentava ignorar e divertir-me.

Entretanto acabei por conhecer lá o meu primeiro namorado, de uma gentileza sem par, que um dia me diz: olha, aquele Sr. é engraçado, vai apanhando os copos e bebendo os restos deles....

Claro que eu olho para o lado e vejo o meu pai... e apenas digo: "bom, ficas já a conhecer o meu pai"...

Eu fiquei branca, o meu namoradio ficou vermelho, e tive que viver toda a adolescência com as vergonhas que o meu pai nos fazia passar, em privado e publicamente.

Hoje rio-me imenso desse episódio, mas naquela altura, quando um dos pais nos faz mais mal que bem, acabamos por o por de lado para não sofrer e um dia a vida faz-nos aceitar as coisas, afinal nenhuma família é perfeita, separada ou não.

Hoje não lhe tenho ódio ou rancor, apenas não criei qualquer laço afectivo com ele, tenho pena dele, mas não lhe dou grande confiança, é como um estranho, mas devo-lhe ao menos alguns genes, a minha referência paterna foi o meu avô, um Sr. exemplar na conduta e na vida, e foi o que me valeu, porque acho que a falta de amor de um dos progenitores nos cria défices que um dia vão prejudicar-nos, por isso é importante sentir amor de ambos.
Ir para o topo Ir para baixo
Isabel GM
.
.
Isabel GM

Feminino
Número de Mensagens : 73
Data de inscrição : 23/04/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyTer Abr 26, 2011 3:36 am

Vou ver se ganho coragem e se consigo ler (e ler até ao fim...) os testemunhos sobre como contar aos filhos a separação dos pais. Até agora, tenho tido muita dificuldade...

Neste próximo fim-de-semana, vamos contar às nossas filhas... Apesar de ser Dia da Mãe, como explicar às pequeninas que o pai não estará presente?...

É curioso... a minha mãe nunca me disse que se tinha separado do meu pai... Dizia que ele tinha ido viajar... E ele dizia o mesmo! Deviam pensar que eu era burra... pfff...
Ir para o topo Ir para baixo
mariasemsaida
.
.
mariasemsaida

Feminino
Número de Mensagens : 2670
Data de inscrição : 11/11/2009

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyTer Abr 26, 2011 4:05 am

Isabel, se tiveste uma experiencia em criança, tenta lembrar-te o que funcionou e o que devia ter sido evitado ou contornado... talvez seja um bom contributo para fazeres às tuas filhas bem melhor do que fizeram contigo...
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyTer Abr 26, 2011 5:54 am

Acho que a minha historia de como contei aos filhos está aí algures (fez agora 2 anos), mas resumindo:
Sentamo-nos os 4 e eu e a ex contamo-lhes o que iria acontecer, que apesar de sermos amigos ja nao eramos "namorados" e que nos iriamos separar, cada um iria viver na sua casa.
Que ambos os pais naturalmente continuavam a gostar deles (muuuito) e que continuavamos a ser pai e mae deles. Que iriam viver uma semana com o pai, uma semana com a mae etc.
Posso dizer que para mim foi dificilimo, que houve algum choro, mas passou. Eles na altura tinham 6 e 8 anos. Algum tempo depois ocorreu a separação e eles foram alegremente uma semana para a casa da mãe. Quando essa semana passou vieram alegremente para a minha.
Entretanto passaram 2 anos nisto. Posso dizer que eu nao noto qualquer alteração nos meus filhos, na escola continuam os mesmos alunos alegres e felizes e com o mesmo aproveitamento.
Tenho um relacionamento cordial com a ex, vemo-nos algumas vezes (nas actividades dos filhos, qd eles mudam de casa etc) e até passamos o natal e fim de ano (passado) juntos, o que eu ja considero demais, lol. Acho isso importante para eles essa relaçao, mas reforço sempre que nao ha volta e que, provavelmente, mais tarde ou mais cedo eu ou a mãe teriamos outra vez um@ namorad@. Mas geralmente nao abordam esse tema. Qd nao estou com eles falo sempre uma vez á noite pelo telefone e a mae faz o mesmo.
Portanto está aqui um testemunho de como as coisas podem correr bem tambem.

Ir para o topo Ir para baixo
Isabel GM
.
.
Isabel GM

Feminino
Número de Mensagens : 73
Data de inscrição : 23/04/2011

Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 EmptyTer Abr 26, 2011 12:32 pm

Obrigada pelo testemunho, Unfug.
E quando os pais estão bem... os filhos também!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Como explicar aos filhos? - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: Como explicar aos filhos? Como explicar aos filhos? - Página 5 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como explicar aos filhos?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 5 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Filhos! A coisa mais importante do mundo...
» Famílias Reconstituídas
» Os filhos e a adolescência
» VIAGENS COM OS FILHOS
» Actividades com os filhos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: