Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 VIAGENS COM OS FILHOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Filomena Gomes
.
.
Filomena Gomes

Feminino
Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/08/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Levar filha VIAGENS COM OS FILHOS EmptySex Nov 21, 2008 6:54 am

Olá!Gostaria de saber se posso sair do país com a minha filha tendo a custódia dela ou se mesmo assim tenho de pedir autorização ao pai.
Ir para o topo Ir para baixo
DH
.
.
DH

Feminino
Número de Mensagens : 1016
Data de inscrição : 15/10/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySex Nov 21, 2008 6:57 am

O pai dos meus filhos leva sempre autorização minha (pede-me sempre), mesmo quando vai à Madeira (não saindo por isso do território nacional).

Acho que é preciso sim no caso dela ser menor. flower
Ir para o topo Ir para baixo
Karina
.
.
Karina

Feminino
Número de Mensagens : 739
Data de inscrição : 08/10/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySex Nov 21, 2008 7:14 am

ola olha por aquilo que sei é o seguinte:

levas o poder paternal, certificado pelo tribunal;
e precisas de uma autorizaçao autenticada e caso seja para um pais estrangeiros, uma traduçao tambem autenticada.

espero ter ajudado
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySex Nov 21, 2008 7:23 am

Eu tenho a guarda do meu filho e está registada na certidão de nascimento dele, assim nas ferias pedi declaração ao pai, por uma questão de bom senso... como sempre lhe passo para ele saber onde o filho estaria.

Ele por birra não ma passou, eu levei a certidão de nascimento e o BI dele e não tive problemas, no aeroporto chegou.... mas pediram-ma e tem de estar
actualizada.

Espero ter ajudado
Ir para o topo Ir para baixo
browneyed girl
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1660
Data de inscrição : 28/10/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySex Nov 21, 2008 7:24 am

Como gostavas que o pai da menina fizesse, caso fosse ele a ter de sair com a menina?

Faz igual, linda!
Só pode correr bem! Para todos!

Bjo
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySex Nov 21, 2008 9:04 am

ups...

Eu escrevi a pensar no aspecto legal.... se for de avião.....

Se for de carro não é necessario nada.

Mas claro tb concordo que por bom senso se informe.

Para se saber onde está, mas nunca com o intuito de controlar....

Pois há que dar espaço
Ir para o topo Ir para baixo
Lipa
.
.
Lipa

Feminino
Número de Mensagens : 428
Data de inscrição : 23/09/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySáb Nov 22, 2008 4:01 am

O que me informaram é que tem de se ter uma autorização autenticada, caso seja para fora do espaço Shengen, mas concordo com as opiniões acima referidas, por uma questão de bom senso é bom informar, para que o progenitor que fica saiba para onde a filha vai, nem que seja só para a "terra".
É como diz a BG, façamos ao outro o que gostaríamos que o outro nos fizesse a nós para que tudo corra pelo melhor, quer para os pais quer para a filha.
Ir para o topo Ir para baixo
MaryS
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySex Jan 30, 2009 5:40 am

Andei a ler uns post antigos... e acerca deste vou partilhar uma historia.
Eu e o pai do meu filho não temos na regulamentado em tribunal, quando digo nada é mesmo nada! O principe nasceu, fomos regista-lo e sempre nos entendemos... como somos os 2 comodistas Very Happy e também nunca houve chatices, ao fim de 3 anos e meio continuamos assim...
Da primeira vez que levei o principe a andar de avião, pedi a declaração ao pai... chegados ao aeroporto, não me pediram nada (mostrei o BI dele)!
Ano seguinte, novamente no aeroporto com declaração... como era uma viagem inter continental, já precisavamos de passaporte, ao fazer o check in, o Sr perguntou se eu tinha o meu BI cmg, mostrei-lhe e ... boa viagem!

Às tantas tive curisidade de perceber porque é que nunca me pediam declaração nenhuma. E depois descobri porquê. Porque sou solteira!!!
Então segundo me informaram do SEF, na ausencia de RPP e sendo eu solteira por omissão o poder paternal é meu, logo não necessitava da autorização do pai...

Entretanto voltamos a viajar de avião e já nem levo a declaração do pai... mas obviamente, que o pai sabe sempre para onde vamos, onde estamos, quando voltamos, etc. inclusivamente da ultima vez foi ele que nos foi buscar ao aeroporto.
Portanto não podia concordar mais: devemos sempre fazer aquilo que gostamos que nos façam a nós. Smile Smile Smile
Ir para o topo Ir para baixo
sonia oliveira



Feminino
Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/07/2009

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Emigrar com filha de pais divorciados VIAGENS COM OS FILHOS EmptyQua Jul 01, 2009 5:59 am

Bom dia a todos,

estou divorciada já lá vão 3 anos e meio e tenho uma filha com 4 anos e meio. Como muitos testemunhos que aqui li, a razão do meu divórcio, foi o facto do meu ex-marido não ter aceite a minha filha, apesar da minha gravidez ter sido planeada por ambos. No 1.º ano de divorcio, as visitas do pai eram visitas de 10 mn (1 vez por semana) em casa dos meus pais (a minha filha ficou com os meus pais até aos 2 anos e meio em vez de ir para a creche), quando ele tinha a possibilidade de a ir visitar e levar as vezes que ele quisesse. Agora que a minha filha é mais independente, ele vem buscá-la em média domingos por mês e isso só durante 4 horitas. Entretanto e já lá vão 3 anos, conheci um homem, que hoje é meu companheiro e que trata da minha filha como se fosse dele. Ele teve uma proposta excelente de trabalho na Alemanha e já lá está desde Janeiro. Eu agora quero muito ir viver e estar junto dele com a minha filha. O meu receio é se o meu ex-marido pode "desautorizar" a minha ida fora do país com a minha filha. Estou desesperada pois, finalmente encontrei a pessoa certa para mim e para a minha família, e manter uma relação à distância é praticamente impossível nem seria bom para a minha estabilidade emocional nem para o da minha filha. Será que o meu ex-marido pode impedir-me de emigrar? Agradecia imenso que me ajudassem. Obrigada a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 880
Data de inscrição : 13/06/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptyQua Jul 01, 2009 8:42 am

Olá Sónia,

Para que uma criança viaje com um dos pais divorciados é necessária uma autorização do outro. Logo, para permanecer noutro país, o pai terá também que dar a sua autorização. Ele pode perfeitamente recusar-se a dar essa autorização e aí terás problemas, mas se fosse a ti não sofria por antecipação. Tenta informar-te, junto de uma embaixada ou de um advogado qual o tipo de autorização necessária e depois, calmamente, falas com ele. Verás que tudo se há-de resolver pelo melhor!

Já agora, quando souberes algo concreto, não te esqueça de vir aqui informar-nos, já que esse esclarecimento pode ser útil para outras pessoas na mesma situação.

Boa sorte! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
cordeirinha
.
.
cordeirinha

Feminino
Número de Mensagens : 64
Data de inscrição : 07/12/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySáb Ago 08, 2009 3:37 pm

Boa noite,
Alguém me sabe dizer se para viajar com as minhas filhas necessito da autorização do Pai delas?
Tenho a guarda total delas.

Obrigado,

Cordeirinha
Ir para o topo Ir para baixo
Mar
.
.
Mar

Feminino
Número de Mensagens : 1687
Data de inscrição : 27/06/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySáb Ago 08, 2009 3:48 pm

Se viajar para o exterior do país e já que tem o poder paternal, acho que convém viajar com um documento que comprove tal facto. O tribunal pode fornecer esse documento. Não precisa de autorização do pai. Mas convém informá-lo. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySáb Ago 08, 2009 3:50 pm

Olá
Se tiveres a guarda, precisas apenas de uma certidão de nascimento de cada uma com menos de 6 meses.
Não é necessario qualquer declaração do pai.
Acho contudo que o pai deve saber que vão estar fora do país.
O pai precisa de uma declaração passada pela mãe com assinatura reconhecida num notario ou advogado.

Espero ter ajudado... qq coisa mais é só perguntares.

Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
cordeirinha
.
.
cordeirinha

Feminino
Número de Mensagens : 64
Data de inscrição : 07/12/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySáb Ago 08, 2009 3:57 pm

Obrigado pela vossa ajuda,
Nós não vamos para fora do pais, vamos para os Açores e hoje quando fui levantar os bilhetes o fulano da agência disse-me que precisava da autorização do pai. Eu achei estranho, tenho amigas divorciadas que viajam todos os anos para o Brasil, Cuba etc, e nunca precisaram de nada.

Tenho a certidão do tribunal desde que me separei e vou fazer uma cópia para levar comigo. O pai também já sabe que vamos para os Açores, pois elas contaram logo.

Assim está tudo ok certo?

Obrigado e bjinhos.

Cordeirinha
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySáb Ago 08, 2009 4:04 pm

A mim este ano quando fui a paris e o ano passado para tenerife, com a certidão de nascimnto...onde está averbado a questão da guarda chegou.... mas tem de ter sempre menos de 6 meses...
Ir para o topo Ir para baixo
Gemini36
.
.
Gemini36

Feminino
Número de Mensagens : 21
Data de inscrição : 31/07/2009

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySáb Ago 08, 2009 6:22 pm

Quem tem o poder paternal necessita apenas da certidão do tribunal onde consta a identificação de quem o detem. Nesse caso não é necessária a autorização do outro a não ser que existe uma clausula que especifique que o menor só poderá saír do país com autorização do outro progenitor. Para viagens em território nacional não é preciso.
Bom fim de semana Smile
Ir para o topo Ir para baixo
mariasemsaida
.
.
mariasemsaida

Feminino
Número de Mensagens : 2670
Data de inscrição : 11/11/2009

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptyDom Dez 20, 2009 1:39 pm

Este post já me deu umas luzes, mas gostaria de saber mais informações, se alguem me puder ajudar.
O caso é um pouco diferente.
Os pais nunca estiveram casados nem viveram em união de facto. São ambos solteiros e vivem em moradas diferentes. No registo da criança só foi perguntado ao progenitor se as moradas eram diferentes de facto.
A progenitora quer viajar para um país da Europa e pediu uma autorização ao progenitor, autenticada.

Se não tiver essa autorização, vai ser impedida de viajar?
Ir para o topo Ir para baixo
Topázio
.
.
Topázio

Feminino
Número de Mensagens : 818
Data de inscrição : 20/11/2009

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptyDom Dez 20, 2009 1:44 pm

Se não houver doc do tribunal em como a progenitora tem o poder paternal então sim, precisa mesmo dessa autorização realizada ou autenticada num notário. Se não tiver um destes documentos não poderá viajar.
Ir para o topo Ir para baixo
mariasemsaida
.
.
mariasemsaida

Feminino
Número de Mensagens : 2670
Data de inscrição : 11/11/2009

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptyDom Dez 20, 2009 1:55 pm

Topázio, obrigada pela pronta resposta.
Lá atrás outra forista falava no caso dela, solteira, que viaja sem autorização... porque tem a RP atribuída por omissão.

No caso que coloquei, a RP nunca foi regulada e não temos indicação que venha a ser pedida em breve.

Mas se dizes que é preciso, lá terá que ser.
Mais uma vez obrigada.
Ir para o topo Ir para baixo
Topázio
.
.
Topázio

Feminino
Número de Mensagens : 818
Data de inscrição : 20/11/2009

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptyDom Dez 20, 2009 2:09 pm

Eu tive a minha sobrinha exactamente nessa situação... sem o poder paternal regulado e para viajar com o pai teve de ser mesmo com essa autorização..

sempre ao dispor... no que poder ajudar

bjkas
Ir para o topo Ir para baixo
mariasemsaida
.
.
mariasemsaida

Feminino
Número de Mensagens : 2670
Data de inscrição : 11/11/2009

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptyDom Dez 20, 2009 2:16 pm

Ah Topazio, deixa-me só notar uma pequena diferença... no caso da tua sobrinha, era o pai que queria viajar com ela...
No caso que exponho, é a progenitora que vai viajar com a criança e o progenitor não foi nem nunca pretendeu ser consultado... a progenitora é que exigiu a autorização.
Talvez haja aqui algum preceito diferente. Estou farta de consultar ficheiros e não chego a conclusão nenhuma...

Obrigada ainda assim
Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Topázio
.
.
Topázio

Feminino
Número de Mensagens : 818
Data de inscrição : 20/11/2009

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptyDom Dez 20, 2009 2:49 pm

não faz diferença ser o progenitor ou progenitora... as regras são as mesmas... e não tem nada a ver se há oposição ou não do outro progenitor.. é simplesmente a lei.

QQ dos progenitores que queira levar o filho menor para fora do país tem de ter essa autorização ou o papel do tribunal a atestar que tem a guarda paternal.

bjkas
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptySeg Dez 21, 2009 3:22 pm


“Mesmo nos casos em que o poder parental é atribuído, excepcionalmente, a um progenitor, o outro tem sempre o poder, que é um dever, de vigiar a educação e as condições de vida do filho, assistindo-lhe o direito de ser informado sobre o modo de exercício das responsabilidades parentais designadamente sobre a educação e as condições de vida dos filhos” (artº 1906º do Código Civil).


Não existe uma norma legal específica que imponha a obrigação de informar o outro progenitor do local onde o menor vai passar as férias. No entanto, a norma do artº 1906º, que contempla o direito à informação, é suficientemente ampla para dela resultar essa obrigação de indicar onde o menor irá passar as férias.

O legislador não pode especificar tudo. Muitas vezes enuncia regras gerais, que têm de ser interpretadas e aplicadas para as diversas situações.


Por outro lado, tem de haver bom senso por parte dos pais, não se guerreando por questões marginais, sem estarem à espera de saber qual a lei aplicável.


Saber onde o menor vai estar durante um período relativamente prolongado é de todo o interesse para o progenitor que não estará com a criança nesse período."


in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
RSILVA
.
.
RSILVA

Feminino
Número de Mensagens : 1664
Data de inscrição : 03/04/2009

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptyTer Dez 22, 2009 4:05 am

viajei este ano com a minha filha menor e ninguém me pediu nada ... embora eu tivesse o documento do tribunal onde consta que eu exerço o poder paternal em exclusivo ,tb ninguém me pediu nada no aeroporto ... nem em lado nenhum ... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
mariasemsaida
.
.
mariasemsaida

Feminino
Número de Mensagens : 2670
Data de inscrição : 11/11/2009

VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS EmptyTer Dez 22, 2009 4:09 pm

Obrigada Tounessa e RSilva.
Teremos de consultar um advogado para afastar as duvidas (e lá vão mais 60 euros sem contar com montante que terá de dispender-se para fazer a tal autorização certificada)
Bem hajam.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




VIAGENS COM OS FILHOS Vide
MensagemAssunto: Re: VIAGENS COM OS FILHOS VIAGENS COM OS FILHOS Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
VIAGENS COM OS FILHOS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Tudo sobre viagens!
» filhos e a sexualidade
» Filhos! A coisa mais importante do mundo...
» Os filhos e a adolescência
» Actividades com os filhos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: