Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Aspectos práticos: Questões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20 ... 24 ... 30  Seguinte
AutorMensagem
Matias



Masculino
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/07/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptySáb Jul 17, 2010 1:48 pm

Nunda e demais salvaguardarmo-nos com documentos.

Não sabemos o dia de amanhã.
Ir para o topo Ir para baixo
plantunes
.
.
plantunes

Masculino
Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 16/08/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Uma dúvida entre inúmeras... Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyTer Ago 17, 2010 5:43 am

Boas a todos.
Estou em fase pré-divórcio há mais de 1 ano.
Em breve, postarei a minha história, pois preciso de conselhos...muitos conselhos.
Mas antes de mais, queria perguntar uma coisa. Estando desempregado, 2 filhos a meu cargo, um outro com a mãe do meu primeiro casamento...e inúmeras despesas, num 1 ano não consegui ter 225€ para suportar a minha metade das custas que a conservatória cobra para a realização do divórcio na hora + partilhas.
Alguém sabe dizer-me se existe alguma forma menos onerosa, ou se há alguma forma do estado apoiar quem está na situação em que eu estou, e que é de uma gravidade financeira enorme?
Ir para o topo Ir para baixo
praia
.
.
praia

Feminino
Número de Mensagens : 827
Data de inscrição : 22/07/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyTer Ago 17, 2010 6:45 am

Olá..

Julgo que a seg social tem um apoio / subsídio para situações como a do teu caso... Já foste ao site ou a algum posto da segurança social?
Ir para o topo Ir para baixo
plantunes
.
.
plantunes

Masculino
Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 16/08/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyTer Ago 17, 2010 6:54 am

Não....ainda não recorri a ninguém e, aproveitando ter tomado conhecimento deste fórum, saber se alguém saberia que opções existem...se é que existem.
Ir para o topo Ir para baixo
Travassos
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 71
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: divórcio litigioso tribunal/indemnização/tempo entre audiências Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyTer Ago 31, 2010 7:24 am

Olá pessoal,

De vez em qd venho chatear-vos.... há anos que ando nisto! O meu divórcio é litigioso e tenho audiência preliminar marcada para Outubro. Terei de contestar um pedido de indemnização por agravamneto de estado de saúde mental do outro senhor! ... alguém passou por isto?
Alguém conhece casos semelhantes? Eu já espero o pior da parte dele mas mesmo assim, viver na ansiedade sem saber que probabilidades tenho de o Tribunal achar aquele pedido uma fantochada e terminar de vez com este arrasto de situação, deixa-me muito incomodada e assustada.
Alguém sabe qual o tempo que decorre entre a audiência preliminar e a audiência final? .. . a minha advogada diz-me que são 15 dias, mas não sei se são 15 dias até a marcação da audiência final ou até á própria audiência.
São meses de espera entre cada acção ou pedido que o Tribunal nos faz!!
Falem-me de exemplos que conhecem por favor. Como tenho poucas oportunidades de vir ao fórum, se acharem que tem matéria que me pode ajudar mesmo, por favor usem a mensagem particular.
Obrigada, até já.
E força ... o divórcio não é o fim do mundo, apenas o principio de um novo! :-)
Ir para o topo Ir para baixo
jrmc
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 01/07/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Dvorcio e Fiscalidade Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyQui Set 02, 2010 8:23 pm

Já ando nisto faz algum tempo e à medida que s coisas avançam tenho-me centrado bastante na minha filha e esquecido tudo o resto. A verdade é que à medida que vamos cortando o laço emocional com a nossa companheira começamos a entrar num mundo mais real. E aí, pensamos também no nosso futuro. Hoje em dia a vida não está fácil, o processo de regulação das responsabilidades parentais não tem sido pacifico e começa a chegar a altura de decisões finais.
Queria pedir vossa ajuda, como pessoas que já passarm por este processo e que o vivem diariamente. A verdade é que a minha ex-companheira ficará com a guarda exclusiva da nossa filha, eu pagarei uma pensão de alimentos de 150 euros, mais metade das despesas e ainda ficarei com ela cerca de 4% dos dias do mês. Recebo 800 euros por mês e a nossa filha irá para uma Escola onde pagará 290,0 mensais. Assim, passarei a ter uma despesa de 290,00/ mensais. Questões:
- Sendo a guarda exclusiva da minha ex, como justifico em termos de IRS a pensão de 150 euros? Poderei declarar?
- Como justifico metade das despesas de saúde e educação ? A filha estará à guarda da mãe, por isso enrará como sua dependente? Então e a metade das minhas despesas?
- Subo de escalão de IRS e perco direito ao abono de familia, mesmo ela estado comigo 40% do tempo. Sendo que esses beneficios passarão todos para a mãe e com majoração.

Alguém me consegue esclarecer estas questões? E lembram-se de mais algum pormenor?

Pela minha filha, faço tudo, mas a verdade é que com estas condições, dificilmente consegurei refazer uma vida autonoma e em que não seja obrigado a viver em casa dos Pais para toda a vida. Claro que posso arranjar outro trabalho, até porque estou em risco da minha empresa fechar daqui a 3 meses. Mas também será complicado complementar o meu emprego com outro, considerando que estarei com a a nossa filha aos fins de semana e 4 dias de semana (de 15 em 15 dias).

Por outro lado e agora mais pessoalmente, irrita-me profundamente quando me sinto como um Banco para a minha ex. Sai de casa, mas ainda pago 50% do valor da casa. Pago pensão de alimentos e diz-me que não tem de me dar nada (se quiser produtos de higiene, nos dias que a nossa filha vem a minha casa, tenho de os comprar). Liga-me e diz-me para lhe ligar de olta porque não tem dinheiro, etc... Ainda se diz que a separação não é benéfica para qualquer dos Pais. A minha ex, conseguiu melhor que ganhar a lotaria.

Possa, vou passar a viver com €500,00/ mês, obrigado a viver em casa dos Pais (sem possibilidade de arrendar uma casa para mim e para a nossa flha) e suportando todas as despesas de alimentação nos dias que está comigo. Claro que aceitei esta situação, pois a chantagem de ficar sem ver a nossa filha ou vê-la ao fim de semana de 15 em 15 dias, resultou.

Alguem me pode explicar como isto funciona em termos fiscais?
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptySex Set 03, 2010 2:01 am

Ola,

Tens aqui um bom resumo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

De qualquer forma as finanças têm um nº verde que e permitem esclarecer todas as tuas dúvidas.

Lembra-te que cada caso é um caso porque está tudo muito ligado ao acordo de divórcio.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando 1
.
.
Fernando 1

Masculino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 14/10/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyQui Nov 25, 2010 4:09 am

Bom dia, cada vez estou mais confuso. Ontem entreguei toda a documentação para o divórcio à minha ainda mulher para que ela lesse e aprovasse, qual não é a minha surpresa quando ela me diz que não concorda com nada porque não pode pagar o que lhe é solicitado, que é:
150 euros metade da prestação de um empréstimo que fizemos juntos mais 100 euros de pensão de alimentos para a filha, conforme tinha sido acordado verbalmente entre nós.
Diz não ter dinheiro que chegue para tudo isso porque não tem ordenado fixo, quando eu sei que pelo menos no mês de Setembro ela recebeu 1400 euros e as únicas despesas fixas são 200 euros de renda de casa já com os consumos de água, gás e electricidade incluídos.
Já estamos separados há 2 meses e diz-me agora que não entende qual é a minha pressa para realizar o divórcio.
Se ela mantiver esta postura o que fazer, alguém passou por uma situação semelhante?
Ir para o topo Ir para baixo
praia
.
.
praia

Feminino
Número de Mensagens : 827
Data de inscrição : 22/07/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyQui Nov 25, 2010 5:31 am

Bom dia Fernando

Eu estou numa situação similar - mas a nível inverso. O meu ex tb n tem ordenado fixo (mas enche a boca para dizer que consegue uma remuneração média mensal de mil e muitos), tb me disse que, a pagar alguma coisa, poderia ser cerca de 100€/mês para ajuda das despesas com os 2 filhos, e também "não entende" a pressa em realizar o divórcio.

A solução encontrada? Colocar o pedido (de divórcio + regulação do poder paternal) no tribunal...
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando 1
.
.
Fernando 1

Masculino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 14/10/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyQui Nov 25, 2010 6:12 am

Boa tarde Praia, eu já lhe disse isso mas existe um problema que é:
Ela não só não tem ordenado fixo como não declara o que recebe por exº No mês de Setembro recebeu os tais 1400 mas tem um recibo de cento e poucos para declarar às finanças. Eu não lhe queria fazer mal mas pelos vistos antes de ir para tribunal vou ter que passar pelas finanças e denunciar esta situação e aí vou "entalar" o patrão e a ela, não queria mas não vejo outra maneira.
Durante os dois meses de separação apenas contribuiu com 100 euros e eu aguentei mas acho que é uma questão de principios ela tem responsabilidades para com a filha que está numa idade dificil (15 anos).
Tinha-mos acordado verbalmente tudo isto e agora depois de ela ter consultado um advogado que lhe disse que tudo estava correcto não quer assinar, dá para entender?
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyQui Nov 25, 2010 8:31 am

Ele ha maes...... :S
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando 1
.
.
Fernando 1

Masculino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 14/10/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyQui Nov 25, 2010 9:10 am

fsonecas escreveu:
Ele ha maes...... :S
Podes crer..........
e ainda diz que gosta muito dos filhos, que quer ser minha amiga, etc.
Não é pelo dinheiro, é mais pelo despropósito e pela falta de coerência, já lhe pedi uma contra proposta... ao que ela me sugere que lhe dê 30.000 euros para assinar os documentos.
O pai dela já me propôs emprestar-me os 17.000 euros para saldar a divida ao banco (que é dos dois )e eu depois pago sem juros porque sabe que ela não vai pagar. Se eu aceitar fico a ganhar mas por uma questão de princípios penso que não a devo libertar da divida, não sei como reagir.
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyQui Nov 25, 2010 9:13 am

Faz o negocio com ele... Empresta os 17000, tu pagas a tua metade e a outra metade "paga a filha".....
Ir para o topo Ir para baixo
ana1965



Feminino
Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Formalidades Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptySáb Dez 04, 2010 1:17 pm

Boa noite

ontem dei entrada dos documentos para o meu divórcio de mutuo consentimento.
A funcionária da conservatória que me atendeu disse que o procedimento de envio dos documentos para o Ministério Público (há 3 menores envolvidos) é eito por via digital: digitalizam os papeis assinados por nós e depois os destróiem. (!!!!)
Diz que o suporte de papel já deixou de existir.

Disse-me, ainda, que esperava que as conservatórias onde os meus filhos estão registados, bem como a conservatoria onde me casei lhe enviassem as certidões para completar o processo.

Da vossa experiência, é mesmo assim? Os papeis são destruídos?
Demora muito as conservatórias enviarem as certidões?
São mesmo as 4 semanas até ter o divórcio decretado?

Aguardo as vossas informações, pois esta noite nem dormi com a ansiedade.

Obrigada
Ana
Ir para o topo Ir para baixo
aninhas
.
.
aninhas

Feminino
Número de Mensagens : 838
Data de inscrição : 02/11/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptySáb Dez 04, 2010 1:25 pm

Olá Ana, quanto aos papeis serem destruidos, não te sei responder!! Quando dei entrada no meu processo ainda tinha que entregar em papel, não em suporte digital!!

Mas demorou cerca de 3 semana a 4 para o divorcio ser decretado, pois foi tudo de mutuo consentimento!!

Espero que tudo corra bem... aaa1
Ir para o topo Ir para baixo
Dete
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 316
Data de inscrição : 03/12/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptySáb Dez 04, 2010 2:52 pm

Olá Ana
Também não me disseram nada quanto à destruição dos papeis, mas no meu caso foi bem mais de um mês até obter parecer...depois ainda houve correcções a fazer no acordo parental e passados 4 meses ainda não está concluido. (e nota que foi mutuo consentimento...) Espero que te corra tudo bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando 1
.
.
Fernando 1

Masculino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 14/10/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptySáb Dez 04, 2010 4:21 pm

fsonecas escreveu:
Faz o negocio com ele... Empresta os 17000, tu pagas a tua metade e a outra metade "paga a filha".....
Até essa hipótese parece estar parada, e o que ele pretende é que seja só eu pagar mas sem juros o que me vai reduzir as mensalidades.

E até agora da parte dela ainda não apareceu dinheiro nem vontade de conversar sobre isso.
A minha situação financeira é esta e com os 2 filhos a cargo
Ordenado 1250


Casa 320
Divida 300
Água 46
Gás 50
Electricidade 54
Alimentação 200
Gasolina 80
Seguro Carro 17
Condominio 15
Seguro Casa 7
Esgotos 6
C. autárquica 25
Internete * 25
Total Gasto 1145
Resta 105

* a internete é dela que comprou em nome do filho (computador do programa Eescola) por isso tenho eu que pagar.

Alguém consegue viver assim? onde posso eu poupar? na gasolina? como vou trabalhar? Na alimentação e o que dou aos filhos? Como pode uma mãe reagir assim?

Tantas perguntas que gostaria de saber responder.
Ir para o topo Ir para baixo
praia
.
.
praia

Feminino
Número de Mensagens : 827
Data de inscrição : 22/07/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptySáb Dez 04, 2010 4:31 pm

Fernando 1 escreveu:
fsonecas escreveu:
Faz o negocio com ele... Empresta os 17000, tu pagas a tua metade e a outra metade "paga a filha".....
Até essa hipótese parece estar parada, e o que ele pretende é que seja só eu pagar mas sem juros o que me vai reduzir as mensalidades.

E até agora da parte dela ainda não apareceu dinheiro nem vontade de conversar sobre isso.
A minha situação financeira é esta e com os 2 filhos a cargo
Ordenado 1250


Casa 320
Divida 300
Água 46
Gás 50
Electricidade 54
Alimentação 200
Gasolina 80
Seguro Carro 17
Condominio 15
Seguro Casa 7
Esgotos 6
C. autárquica 25
Internete * 25
Total Gasto 1145
Resta 105

* a internete é dela que comprou em nome do filho (computador do programa Eescola) por isso tenho eu que pagar.

Alguém consegue viver assim? onde posso eu poupar? na gasolina? como vou trabalhar? Na alimentação e o que dou aos filhos? Como pode uma mãe reagir assim?

Tantas perguntas que gostaria de saber responder.

ai, como te compreendo.... Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando 1
.
.
Fernando 1

Masculino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 14/10/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptySáb Dez 04, 2010 4:54 pm

Há pessoas que sabem viver.......... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Sersan
.
.
Sersan

Masculino
Número de Mensagens : 4005
Data de inscrição : 16/04/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyDom Dez 05, 2010 7:08 am

iiiiiiiiiii Fernando como te entendo..... Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando 1
.
.
Fernando 1

Masculino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 14/10/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyDom Dez 05, 2010 7:11 am

O pior de tudo é que não posso recorrer à justiça porque para todos os efeitos ela não declara ordenado, estou através de emails a tentar que ela diga que recebe nem que seja 700 euros para ver se isso serve de base para eu me poder defender.
Ir para o topo Ir para baixo
Sersan
.
.
Sersan

Masculino
Número de Mensagens : 4005
Data de inscrição : 16/04/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyDom Dez 05, 2010 7:48 am

nessa parte pode entrar judicialmente na mesma, há um subsidio qualquer(já nao me lembro do nome) que é atribuido porque o outro progenitor nao pode pagar, claro que quando ela começar a declarar o ordenado eles vao retirar do dela mas isso nao precisas de lhe dizer
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando 1
.
.
Fernando 1

Masculino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 14/10/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyDom Dez 05, 2010 8:04 am

Mas ela não declara nem pretende declarar, antes pelo contrário até diz que se a chatear muito pede pensão de alimentos para ela e que nunca vai voltar para casa nem assinar o divórcio. no cabeleireiro onde trabalha tem todo o apoio que necessita, quase todas as colegas têm experiência no assunto,por isso ela sabe r que não deve responder aos meus emails.
Já fui ás finanças informar-me sobre uma possivel denúncia e responderam-me que não só posso como devo mas que depois vai ser difícil de provar.
Se não posso provar não vale a pena e também não é isso que eu queria fazer, apesar de tudo não lhe quero fazer mal.
Ir para o topo Ir para baixo
aninhas
.
.
aninhas

Feminino
Número de Mensagens : 838
Data de inscrição : 02/11/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyDom Dez 05, 2010 8:21 am

Situação muito complicada Fernando1!! Sei muito bem aquilo pelo qual estás a passar, pois o meu ex ganha muito mais do que declara, mas não o declara...enfim!!

Espero que consigas resolver a situação....
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 EmptyDom Dez 05, 2010 8:28 am

Pois...quem fica com os filhos tem que fazer milagres todos os meses...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Aspectos práticos: Questões - Página 19 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 19 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aspectos práticos: Questões
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 19 de 30Ir à página : Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20 ... 24 ... 30  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Aspectos práticos/questões
» Aspetos Práticos/Questões

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: O Processo de Divórcio-
Ir para: