Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Famílias Reconstituídas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 9, 10, 11  Seguinte
AutorMensagem
Topázio
.
.
Topázio

Feminino
Número de Mensagens : 818
Data de inscrição : 20/11/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 11, 2010 11:59 am

mariasemsaida escreveu:
E isso do tempo relativizar as coisas verifica-se ao fim de quantos anos???
É que eu não sei se m´aguento...

Para isso não há timings... cada caso é um caso... há pessoas que levam 4 anos.. outras 4 meses...

Acima de tudo é mentalizar-se de forma positiva... não há cá "eu não aguento".. claro que aguentamos!! Claro que aguentas... pensamento positivo é meio caminho andado Smile
Ir para o topo Ir para baixo
mariasemsaida
.
.
mariasemsaida

Feminino
Número de Mensagens : 2670
Data de inscrição : 11/11/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 11, 2010 1:52 pm

Então, eram seis pacotes, de quilo, de pensamento positivo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mario
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2265
Data de inscrição : 03/08/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptySex Mar 12, 2010 4:13 am

Mariasemsaida,

Todos passamos por situações de divorcio e estamos cá... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Força!!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptySex Mar 12, 2010 4:40 am

Topázio escreveu:
Para isso não há timings... cada caso é um caso... há pessoas que levam 4 anos.. outras 4 meses...


Eu penso que devia haver um chá para esquecer e eliminar o que nos é penoso ou simplesmente um botão que pudessemos por OFF

Era tudo tão + simplessssss
Ir para o topo Ir para baixo
MaryS
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2008

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptySex Mar 12, 2010 5:02 am

LOL

Pois quanto tempo demora não sei... sei que comigo, acho que demorou quase 1 ano até conseguir acordar e o meu primeiro pensamento não ser: "O-gajo-é-imbecil-mas-eu-preferia-que-continuasse-a-ser-o-MEU-imbecil"! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

pcbl, ando há anos e anos a ver se descubro esse botãozito... dava tanto jêto... e nem era só para usar com homens [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptySex Mar 12, 2010 5:38 am

mariasemsaida escreveu:
Então, eram seis pacotes, de quilo, de pensamento positivo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Isso parece o Anuncio das Farmácias na Radio Comercial no Programa da manhã do Pedro Ribeiro.

Animo Mulher de Armas.

Cya
JC
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQua Mar 24, 2010 12:09 pm

Claro que o pai que ve o filho de 15 em 15 dias, por imposiçao de um qualquer tribunal, e se calhar até é pai interessado, ve-se privado de poder dar a sua educação de forma mais activa sendo ultrapassado nisso por um padrasto..... Mas la esta, cada caso e um caso....
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 4:10 am

Concordo Fsonecas, cada caso é um caso.

Contudo, custa-me ver que o pai divorciado é normalmente apelidado de pai ausente porque não vive com o filho, independentemente de ser um pai presente e interessado. É uma questão de semântica... ou não...
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 4:12 am

Pois Madrasta... cada caso será um caso.
Mas de facto aqueles que sao presentes dentro do que lhe deixam, interessado no que pode e mesmo assim sofre a injustiça de ser apelidado de ausente quando não teve escolha possivel, é complicado.
Quem diz pai diz mãe, claro.
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 4:35 am

Madrasta escreveu:
Concordo Fsonecas, cada caso é um caso.

Contudo, custa-me ver que o pai divorciado é normalmente apelidado de pai ausente porque não vive com o filho, independentemente de ser um pai presente e interessado. É uma questão de semântica... ou não...


Ora ai Está o Busílis da Questão.

Seja o Pai ou a Mãe a verem só os filhos de 15 em 15 dias pois é a norma nas decisões dos casais que se separam.
E se não houver diálogo entre eles por causa dos Filhos ou seja, se viverem de costas voltadas em relação á situação do Filho, o Progenitor que tem o poder paternal vai sempre dizer que a outra parte não se interessa pelos Filhos.
Afinal dá-lhe jeito dizer isso.

É mesmo uma questão de semântica.

Cya
JC
Ir para o topo Ir para baixo
dulia
.
.
dulia

Feminino
Número de Mensagens : 1446
Data de inscrição : 17/11/2008

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 5:01 am

O tribunal ate pode decidir as regras. Mas o pai e mae no dia a dia e na realidade é k fazem as regras.

Agora, se calhar á mts pais k se acomodam ás regras estipuladas em tribunal e deixam-se ficar...

Tanto o pai como a mae tem direito de lutar pelo k acham correcto. Mas acima de tudo não matem o bom- senso.
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 5:39 am

Dúlia, haverá pais que se acomodam sim, mas outros há que lutam de todas as formas para terem um papel activo na vida dos filhos. Mas a barreira (em muitos casos a própria mãe) é muito forte e poderosa. Em 2 dias não se consegue desfazer o que foi feito/dito/inventado em 15...
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 5:43 am

Exactamente....
E depois a maior parte acaba, intencionalmente ou nao, por nao educar mas sim "afundar" o filho em presentes e outros que tais....
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 5:51 am

Fsonecas, a parte dos presentes não é tão linear assim... Qualquer pai que afunda o filho em presentes sem razão ou argumento está a escolher um caminho muito perigoso. Contudo, é natural que o pai que sai de casa e está a construir um novo lar, do zero, precise, aos poucos, de ir preenchendo o quarto do filhos com alguns brinquedos, jogos, bonecos, etc. Às vezes são coisas de baixo valor, apenas para compôr o espaço, ou porque se lembrou do filho quando estava no corredor das bolachas do supermercado [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Outras vezes é a PS2 ou PS3, porque as novas tecnologias estão aí, têm vantagens e desvantagens, mas com peso e medida têm mais vantagens que desvantagens.

Após um divórcio, se a mãe compra um brinquedo para o filho, é aplaudida porque apesar do período difícil que passa ainda encontra forças para umas comprinhas. Se for o pai a oferecer algo, está a comprar o filho com bens materiais...
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 5:54 am

Eu sei disso... Mas acho que percebeste os casos que falei....

Eu não vejo nenhum mal em operecer presentes. Agora quando há outras intençoes.... é, como tu dizes, um caminho muito perigoso...
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 8:04 am

Vi, na altura, um caminho perigoso, quando o meu companheiro, todos os fins-de-semana e feriados (os dias que ficava com o filho) era sempre dia de presente. Valor simbólico:um ovo Kinder ou um carro dos chineses ou LIDL por 1 ou 2 euros ou até 5 euros.

Noutras ocasiões, quando um priminho/a fazia anos, e o miudo ficava com ciumes, o pai tb comprava qualquer coisa mais cara, como um jogo PS2.


O alegado perigo: A ilusão de que o pai é que é "fixe", porque é quem compra o que o menino quer. É também a falta de noção ou não saber dar valor a pequenas (ou grandes coisas, dependendo da perspectiva) porque a criança não sabe o que é não ter casa ou não ter um quarto.

Enquanto a mãe deu um tecto e um quartinho fofo e a caminha dele e etc. ao filho, ganhou com o empréstimo bancário para pagar, e sem dinheiro para muitas superficialidades. O menino não compreende o esforço da mãe.
O pai que voltou para casa dos pais e ficou sem encargos financeiros e com mais dinheiro para gastar em insignificâncias para compensar o filho. Sabem onde o menino (7 anos) dormia? No quarto do pai, na cama com o pai.
E o pai é adorado.


Neste caso, não creio q fosse para "comprar" o filho, mas uma forma de compensação de ausência, e dar ao filho o que o pai não teve na sua infância.

beijos
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 8:23 am

Mesmo por isso fiz questao de alugar casa. Ele ter o seu espaço quando la esta....

Quanto aos presentes... Na questao de uma sobremesa ou o que seja, é normal que se tiver 2 dias, coma os dois dias... Agora... Os dois dias foi escolha do pai??? Ou imposiçao???
Seja como for, se em vez dos 2, tivesse 5 ou 7 ou 15, ouviria mais vezes não....
Ir para o topo Ir para baixo
RSILVA
.
.
RSILVA

Feminino
Número de Mensagens : 1664
Data de inscrição : 03/04/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 8:29 am

este tipo de questão só existe mesmo conquanto as crianças são pequenas ...
quando crescem vão ter uma perspectiva diferente da vida e vão dar valor soa esforço da mãe do pai e ate do padrasto ou madrasta conforme o que é mais importante na sua educação ..
eles vão ver quem fez mais esforço para que tivesse mais carinho e amor ...
os bens ,materiais só são importantes nas pessoas vazias de sentimentos ... isso é que é importante transmitir aos filhos ... os valores e esses eles vão agradecer num tempo mais a frente ...
hoje vamos semear para colher amanha ... agora é tempo de sementeira (enquanto são pequenos ) a colheita farta vai ver para quem semear a excelente semente ...
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 8:36 am

RSilva
Nem Mais

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cya
JC
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 2:50 pm

RSilva

Nem mais. Demorei muito a ver que eu preocupo-me demais com os bens materiais. E que as coisas são apenas uma compensação ou um resultado tangível do meu esforço.

Mas custa-me ainda ceder no ponto que "os bens materiais não interessam" totalmente. Os bens essenciais (ou necessidades primárias) são amor, segurança, educação (não são bens materiais mas psicólogicos), alimentação, vestuário e.... habitação.

Hoje em dia, não acontece tanto como no tempo dos nossos pais, que viviam 7 ou 8 pessoas na mesma casa e nestes 7 ou 8 incluiam sogros e cunhados e sobrinhos. E alguém ficava no sofá, outro dormiria num divã (ou colchão), enquanto outros alguém ficavam nos quartos.

Na actual época, já ninguém tem mais que 2 ou 3 filhos. E todos fazemos um esforço para que o(s) nosso(s) filho(s) não seja(m) prejudicados. Quer em relação, dar a todos os filhos as mesmas possibilidades e não só ao filho mais velho, quer seja dar (só a um ou a dois filhos) o que hoje podemos dar q não era possivel na nossa infância: festas de aniversário, visitas de estudo, e... até um quarto, e sujeito a alterações. Motivo: idade e interesses da criança/adolescente.

Ahhh [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] adoro o quartinho que fiz para o meu filho. Vi, na época, os meus pais mudarem, de tempos em tempos, a cor da pintura do quarto (da minha irmã) e sempre quis escolher uma cor mais fresca.
E vou dar ao meu baby o espaço dele. E o direito a opinião. Esses bens ~são resultado de tanta dedicação e esforço para que um dia, não faltasse a um filho meu.

Não é só dos bens materiais, que eu falo, é de sentir que temos o nosso cantinho no mundo, onde sentimos que somos alguém, mesmo que o mundo esteja contra nós. Diz bem o ditado: "A casa de um homem, é o seu castelo." Para uma criança, também deve ser, e o "castelo" deve ser o quarto das crianças ou parte dele. O amor também contribui para que o "castelo" seja um palácio e não uma masmorra.

Mas e se, um irmão tem direito e usufruto e o outro, porque é mais novo, não tem direitos, coisa nenhuma, como se sentirá essa criança?
Porque não pode tb ter um cantinho no quarto? Será que foi filho indesejado? Será que não é bom filho? Tem amor dos pais, mas.... será que tem ?
Porque parece que não merece o mesmo que o irmão mais velho?

E eu batalhei para que meu filho não se sinta assim.

sorry, desabafei...
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyQui Mar 25, 2010 3:43 pm

Dividida

Gostei de ver o teu testemunho

e Aqui estamos mesmo é para desabafar e não pedir desculpas por isso.

Cya
Jc
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptySex Mar 26, 2010 8:53 am

obrigada microchip

Acho q queria ilustrar o Porquê de eu dar tanto apego aos materiais. Como se os bens fossem um prolongamento dos sentimentos.

São n situações q criam diferenças entre os irmãos,e que façam com quem ficou prejucicado queira ter "coisas" e dinheiro, para que tais situações não voltem a acontecer na sua vida, (afinal, se precisar, é melhor não contar com os pais) ou na vida dos seus futuros filhos.

É o medo e a ansiedade disfarçadas de egoísmo e materialismo. Que falte algo importante aos filhos,


e isto não tem nada a ve com o tópico.


beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptySex Mar 26, 2010 1:11 pm

De resto concordo com a Postal e a Madrasta e RSilva: o modelo de educação/definição do papel do padrasto será definido pela mãe e pelo pai, por acordo de ambos ou se for outro caso, do modelo escolhido pela mãe. Pois, na maioria, infelizmente, os ex-conjuges discordem até nesse ponto.

Como compamheiro da mãe da criança, a mãe deve apoiar a relação de amizade/respeito do Caramelo com o menino(bebé). A tua presença e convívio constante na vida da criança, será ela própria, influência na aquisição de modelo paternal/fraternal e na formação da sus personalidade e dos seus valores.

O pai, será sempre "o pai", presente ou não, esse vínculo e como será trabalhado é da responsabilidade do pai.

beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptySex maio 28, 2010 3:49 pm

Bem, a minha filha vai com o pai de 15 em 15 dias, mas está com ele todos os dias à hora do almoço. Porque? Porque eu acho importante para ela a presença diária do pai.
No entanto, ele é pouco interessado e preocupado com a filha. A grande preocupação é ela estar crescida, linda e bem vestida. Tudo o resto nem se lembra.

Eu decido tudo. Tudo mesmo. Vejam lá que nos fins de semana em que ela está com o pai me liga quando tem dúvidas nos tpc's! Porque o pai não está para a ajudar...

No entanto dá-lhe muito mimo...e só por isso o desculpo um pouco...apesar de ver que a minha filha sofre imenso com o desinteresse do pai Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Erva-doce
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/06/2010

Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Quando a ex e a filha dele são um impedimento à nossa felicidade... Famílias Reconstituídas - Página 4 EmptyTer Jun 29, 2010 12:19 pm

Boa tarde a todos,
Durante 12 anos, fui casada. O casamento "esgotou-se" e acabou num divórcio amigável. Não tivemos filhos.
Fiquei algum tempo sózinha a fazer o meu luto e a aproveitar uma liberdade, que para mim era nova
Mais tarde conheci um homem carinhoso, em processo de divórcio, com uma filha de 3 anos que acabou por ficar com a mãe.
Depois do divórcio dele, resolvemos aprofundar a nossa relação e começámos a viver juntos na minha casa.
De 15 em 15 dias, passávamos o fds em casa dele (a 40 Km da minha) com a garota (por sinal muito mal educada) mas que eu tentava conquistar.
A mãe da míuda é do piorio. Muda de emprego, como quem muda de camisa (alguns deles bem duvidosos) e como foge ao fisco e a outras dividas, em 10 anos mudou de residência mais de 30 vezes).
Ela deixou montes de dívidas, que o ex, com a minha ajuda, acabou por pagar.
O tempo foi passando (7 anos)e a minha aproximação à garota não tinha sucesso, tendo chegado ao ponto de cada vez que eu a repreendia por qualquer coisa, o pai repreender-me à frente dela. Falei com ele, mas sem sucesso. Desisti de ir passar os fds com eles, pq para mim era uma autêntica tortura, assistir aquelas faltas de educação e ter de ficar calada para não arranjar problemas.
Ele nunca me escondeu que o sonho dele era obter a custódia da filha, situação que mãe nunca aceitará, pq ficará em causa a pensão de alimentos que recebe actualmeente.
Para grande felicidade dele, a ex foi morar na mesma rua em que ele mora. E como a precupação da mãe é ter liberdade, ele pode estar com a fillha sempre que quer.
Recentemente, ele fez-me uma proposta de, mais ou menos, novamente uma família a 3.
Não pude aceitar. A míuda já tem 12 anos, com as iniciais crises da adolescência. Eles, quando juntos, vivem num mundo só deles e se as coisas não funcionaram até ela ter dez anos (altura em que "desisti" dela) não iriam funcionar agora.
Depois de dez anos de uma vida em comum, em que as coisas entre nós funcionavam bem. Ele deixou ontem a minha casa.
Estou destroçada.... e profundamente magoada.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Famílias Reconstituídas - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias Reconstituídas Famílias Reconstituídas - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Famílias Reconstituídas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 4 de 11Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 9, 10, 11  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Famílias Reconstituídas?
» Às familias monoparentais
» Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso!
» Dos filhos. Das novas famílias. Da cumplicidade. Do amor. Da vontade.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: