Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Cálculo de pensão de alimentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 10:13 am

Pcbl, alguns advogados aconselham (erradamente) o pai a não pagar pensão no mês de férias, pois os meninos passam um mês com ele. Pelo que sei esta informação é errada, a pensão deve ser paga 12 vezes no ano, uma em cada mês. Antes de partir para a queixa, será sensato questionar o pai sobre o pagamento. Entretanto hoje ainda é dia 2... ainda não está em atraso certo?
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 10:21 am

Está em falta porque há dia estipulado pelo tribunal mas também já não é a primeira x que atrasa pagamento PA, 1/2 emprestimo casa, enfim uma forma de exercer pressão psicologica não sei porque o faz nem com que intenção já desisti de encontrar explicações para tanta falta de respeito.

O que me faz falta é o bom censo que tanto se fala por aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] para estas e tantas outras situações... ... há filhos e no meu entender à que haver o minimo de respeito para pelo menos se tratar dos assuntos relacionados com
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 10:23 am

In Público

Citação :
Família
PENSÃO DE ALIMENTOS É DEVIDA NAS FÉRIAS?

É obrigatório pagar pensão de alimentos durante as férias?
No meu caso particular, o meu filho está com o pai todos os fins de semana, e quando termina a escola, ou seja, em qualquer período de férias escolares, acontece o inverso, ele só passa comigo o fim de semana.
Assim, tem o pai obrigação de pagar a pensão todos os meses ou, eventualmente, paga apenas o período em que está comigo?
Flora Catela (Nelas)


Numa primeira reflexão, parecia lógico que a pensão de alimentos apenas fosse paga pelo período correspondente àquele em que o menor está com o progenitor a quem foi confiado.

Deste modo, se o menor passasse o mês de Agosto com o outro progenitor, este não pagaria a pensão de alimentos, por ter nesse mês o encargo de sustentar o menor, no período de férias.

Porém, a pensão de alimentos deve ser paga todos os meses, mesmo que o menor não esteja com o progenitor.

Tal como o obrigado a pagar a pensão não tem de pagar mais se receber o subsídio de férias ou de Natal, também não fica desobrigado se estiver a sustentar o menor durante algum período de tempo ou se o menor estiver com terceiros, como sejam os avós.

“Os alimentos devem ser fixados em prestações pecuniárias mensais, salvo se houver acordo ou disposição legal em contrário, ou se ocorrerem motivos que justifiquem medidas de excepção” (artº 2005º,nº1, do Código Civil)


Publico

Família
Citação :
PENSÃO DE ALIMENTOS:12 MESES?

O meu filho ficou com o pai nas férias e o mesmo não me pagou a pensão de alimentos. Ele paga todos os meses em dias diferentes, não é possível obrigá-lo a pagar em dias certos?
No mês de Dezembro não paga o 13º mês, isso é correcto?
Albina Mateus (Vila do Conde)


A pensão de alimentos é mensal, o que significa que é paga ao longo de cada mês do ano.

Se a criança não estiver com o progenitor com quem vive habitualmente, a pensão não deixa de ser devida, pois é um valor fixo.

No mês de Dezembro, não há lugar a 13º mês, ao contrário do que sucede com as remunerações dos trabalhadores.

Pode, no entanto, ser fixado um regime diferente, seja por acordo das partes seja por decisão do tribunal.

Mas se não for fixado esse regime diferente, a regra é essa: pensão mensal, doze prestações ao longo do ano.

Se no regime fixado nada estiver escrito sobre a data de vencimento da pensão, entende-se que pode ser paga até ao último dia do mês a que diz respeito. É frequente colocar como data de vencimento o dia 8 de cada mês.


Última edição por Just em Qui Jul 01, 2010 10:30 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 10:29 am

Just, muito esclarecedor.

Pcbl, o dia fixo é o dia 1 de cada mês no vosso caso?
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 10:36 am

Das minutas da regulação:


Citação :
do Requerimento para_o_divorcio_por_mutuo_consentimentos
Nenhum dos requerentes carece de alimentos, pelo que deles prescindem mutuamente.

Citação :
ACORDO SOBRE O EXERCICIO DAS RESPONSABILIDADES PARENTAIS
1. O pai dos menores pagará a titulo de alimentos,......, quantia que será paga à mãe através de transferência bancária a efectuar para a conta da mesma
2. Esta quantia será anualmente actualizada, em Janeiro, de acordo com a taxa de inflação publicada pelo INE
3. O pai pagará ainda a mensalidade do infantário que os menores frequentam e depois destes ingressarem na escola, assegurará metade da prestação se os pais optarem por uma escola privada.
4. Pagará ainda metade das despesas extraordinárias com médicos e medicamento, devendo a mãe comprovar as despesas efectivamente efectuadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 11:53 am

microchip escreveu:
Para que fique claro

Eu Pago e sei que não pago o que quero pois não posso infelizmente

Com a separação as minhas despesas dispararam e muito
pois não quero viver em casa do meu Pai ou Mãe preservo e muito a minha pivacidade em casa.

Agora deixo aqui mais uma vez a minha opinião podem julgar-me mal
tass bem

Não tenho de pagar nada no mês de ferias pois se eles estão comigo 1 mês vou dar à Mãe deles a PA para quê ?

Ora se não comem lá, não gastam água, não gastam luz não gastam passe, eu carrego o télemovel, não gastam atl, não gastam roupa pois levam sempre qq coisa daqui para casa da Ex mas que são deles umas roupas e um calçado e tb não lhe peço nada por isso ao contrário dela, ou sejam é um mês que ela não gasta um chavo com eles.

a PA serve para quê nesse mês? eu é que a devia Receber, embora não o queira como é Obvio.


Foi só essa a minha questão mais nada.

Cya
JC


Desculpem! Eu acho cá uma piada!

Então você começa por dizer que acha que paga pouco mas que não pode pagar mais...e no mês em que o seu filho está consigo não tem que pagar?? Então e diga-me: e no mês em que o seu filho tem que comprar livros e mochilas e roupas etc para o início da escola paga a dobrar??

Peço desculpa pela minha arrogância, mas este assunto faz-me passar por completo.

Porque com o divórcio quem sai lixado são as mães que ficam com a responsabilidade do dia-a-dia que era de duas pessoas às suas costas, que ficam com a vida limitada a todos os níveis enquanto que os homens passam a solteirinhos e sem responsabilidades e ainda falam da pensão de alimentos!

Não me lixem! Só querem a parte boa, é? Julgo que fazerem um examezinho de consciência só vos fazia bem!
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 12:50 pm

Lost, o que o Micro quer dizer é que até gostaria de pagar mais de pensão, mensalmente, se tivesse condição financeira para tal. Contudo, questiona se é justo pagar pensão no mês em que os filhos estão com ele e a mãe não tem os encargos diários com os filhos, um mês inteiro.

Quanto à despesa com mochilas e livros escolares, normalmente fica acordado que o pai paga metade dessas despesas, além da pensão, pelo que o argumento da mãe para receber o mês de férias não deve ser esse.

Quanto à roupa, é uma despesa que já esta incluída na pensão, também não é um argumento válido, na minha opinião...
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 1:13 pm

Pois...muito bem...imaginemos que apesar de o pai ter vontade de pagar mais, só consegue pagar 50 euros...coitado que não consegue pagar mais...mas a mãe tem que ter sempre dinheiro,certo?? Ou irá roubar? E ainda irá pagar no mês os 100 euros ao pai??

Opah, não têm dinheiro para pagar mais arrajem forma de o conseguirem! Arranjem part-time ou o raio. Porque nós mães é que ficamos com o "bolo" na mão. Certo?

No dia em que eu não tiver dinheiro para dar o que a minha filha necessitar em termos de necessidades básicas eu viro-me, nem que vá trabalhar 24h por dia! Ou apenas digo "ah e tal, eu não consigo mais dinheiro para dar de comer à minha filha. Eu queria, mas não poso...e então ela que passe fome! Vocês faziam-no??

É a pensão de alimentos que vos tira o "pé do lodo"??? Olhem, a mim não! Os pais ficam com a vida facilitada. Sem responsabilidades nenhumas com os filhos! A não ser dar-lhes dinheiro para os ajudar a crescer! E mesmo assim reclamam disso!

Tenham paciência! deviam ter vergonha!

O meu ex-marido as poucas vezes que por motivos profissionais lhe pedi para ficar com a filha disse que não podia pois tinha já "cenas" marcadas! Pois...eu que me vire! A filha é só minha...Ele já faz tudo ao dar a pensão de alimentos e o resto não quer saber. É assunto meu.

Uma coisa vos digo! Se ele um dia me dissesse que não me pagava a pensão nas férias ou ainda pior, que eu é que lha tinha que pagar, era nesse dia que eu encomendava uma tareia aos ciganos! LOL
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 2:56 pm

Madrasta,

Está fixado o ultimo dia do mês mas não é a primeira vez que ele atrasa 2,3 dias vamos la ver como vai ser desta vez
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 3:02 pm

Que me perdoem (ate porque há excepções) mas concordo com a Lost

Atenção não quero com isto dizer que trocava, jamais ficaria sem as minhas filhas!!! mas as responsabilidades do dia a dia ... ...
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 3:32 pm

Entao uma pergunta para as duas, e se o pai fosse bom pai, voces aceitavam de bom grado ver os filhos de 15 em 15 dias, mesmo que nao tivessem que pagar PA ?
Ir para o topo Ir para baixo
Lia2
.
.
Lia2

Feminino
Número de Mensagens : 167
Data de inscrição : 06/07/2009

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 3:36 pm

Compreendo perfeitamente a revolta de todas as mães que de um dia para o outro ficaram com a responsabilidade (que eu não trocava por nada do mundo!) de criar os filhos. Partilhar só se partilham, às vezes, as despesas. Quem partilha com os filhos as dores, as frustrações, as primeiras borbulhas,os primeiros desencantos amorosos,as conquistas, as vitórias... Normalmente (salvo raras excepções) as mães!
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 3:40 pm

Mas Lia sabes que grande parte dessas raras excepções acontecem porque as mães têm bom senso. Porque conheço dezenas de casos que os pais não partilham tudo isso porque é impensável para as mães. Nao querem e não deixam.
E se calhar é uma parte maior do que imaginam....
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 3:43 pm

Atenção! Eu não me queixo das responsabilidades acrescidas que tenho! Mas que são uma realidades são, certo? Antes eram duas pessoas a tratar do filho, a levar a escola a ir buscar aisti e a aquilo...agora sou eu. Não me queixo. Nem quem ande "derriada". Tudo vale para a minha filha estar comigo. Tudo mesmo. Já cheguei a nem ir à cama só para conseguir dar conta dos recados. Trabalhar de noite para de dia poder ir a uma festa ou ir buscá-la à escola.

Mas fico lixada quando preciso esporadicamente do pai da minha filha e ele dizer que não pode...e que os pais achem que a pensão de alimentos é tudo.

Eu, provavelmente preferia que ele me ajudasse nalgumas responsabilidades e que me desse menos da pensão. Mas a maioria dos pais dá a pensão e pronto: dever cumpridocomo pai...e depois ainda vêm com "bitaites"que já dão muito, que no mês de férias não devias dar ou pior que ainda deviam receber! Sejam coerentes!

Não me levem a mal. Mas este é um assunto que me deixa louca. Porque há muita coisa que nem tem preço!
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 3:50 pm

fsonecas escreveu:
Mas Lia sabes que grande parte dessas raras excepções acontecem porque as mães têm bom senso. Porque conheço dezenas de casos que os pais não partilham tudo isso porque é impensável para as mães. Nao querem e não deixam.
E se calhar é uma parte maior do que imaginam....

Não é o meu caso fsonecas. De todo. O meu ex-marido até vai a casa dos meus pais todos os dias da semana almoçar para estar com a filha todos os dias. Porque eu acho isto importante para ela.

Aminha filha está com o pai sempre que quer. Nunca liguei aos "de 15 em 15 dias" Mas o que é certo é que nem que ela chore baba e ranho ele a leva. Porque dá muito trabalho e para ele basta vê-la ao almoço e já está.

E por tudo isto é que fico revoltada. Porque ele só olha para o umbigo dele. E quando a minha filha lhe pede alguma coisa ele diz que já me dá 200 euros..., desculpem...isso foi há 7 anos...agora com os ajustes anuais do INE já vai nos 224...BAHHHH...grande coisa de aumentos! E não lhe compra nada! Até sou eu que mando produtos de higiene quando ela vai com ele.
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 3:57 pm

Lost, penso que estás a confudir a questão levantada pelo Micro com o teu caso pessoal.
O teu ex comete erros atrás de erros, pelo que dizes. Não se esforça como pai, remete todas as conversas para a pensão, etc...
A questão que o Micro levanta sobre a pensão ser ou não paga nas férias tem a sua razão de ser, e não está em questão se ele paga € 50 por mês e a mãe arranja o resto. No entanto também já foi esclarecido que a pensão de alimentos é calculada com base em 12 pagamentos, um por cada mês, independentemente dos períodos de férias com o pai.
Ir para o topo Ir para baixo
Topázio
.
.
Topázio

Feminino
Número de Mensagens : 818
Data de inscrição : 20/11/2009

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 5:12 pm

LOST.. lá por o teu ex ser um mau exemplo como pai após divórcio não podes julgar os outros pelos mesmos trâmites...

Há situações e situações... e não podes simplesmente vir para aqui criticar algumas perguntas só pq o teu ex só paga e não quer ter responsabilidades...

Há pais que não se importariam nada de ter muito mais responsabilidades e simplesmente não podem... acho que quem está atento aqui já deveria saber que não deveriam entrar nessa da "guerra dos sexos"....

Enfim... há comentários que simplesmente seriam mais inteligentes se não fossem escritos....
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 6:32 pm

Topázio escreveu:
LOST.. lá por o teu ex ser um mau exemplo como pai após divórcio não podes julgar os outros pelos mesmos trâmites...

Há situações e situações... e não podes simplesmente vir para aqui criticar algumas perguntas só pq o teu ex só paga e não quer ter responsabilidades...

Há pais que não se importariam nada de ter muito mais responsabilidades e simplesmente não podem... acho que quem está atento aqui já deveria saber que não deveriam entrar nessa da "guerra dos sexos"....

Enfim... há comentários que simplesmente seriam mais inteligentes se não fossem escritos....

Bem, eu pelo menos não conheço comentários que possam ser feitos "aqui" que não sejam escritos. Smile

Eu aqui tenho o direito de criticar. Tal como posso ser criticada, certo? País livre e tal..digo eu.

Não estou de forma nenhuma a generalizar...até porque já li aqui exemplos de bons pais.

Agora choca-me falarem em não pagar pensão de alimentos só porque a criança não está com a mãe. Porque de certeza que, se houver meses em que a mãe gasta mais do que o habitual com o filho, também não vai pedir mais dinheiro ao pai para além do que ele pagou, não é? Isto digo eu!

Quanto a 13º mês como já li algures por aí é absurdo. A pensão de alimentos não é nenhuma retribuíção salarial mas uma obrigação mensal do pai. Logo meses há 12, pensões são 12.

E por último quero dizer que não estou a "fugir" com o assunto para o meu caso pessoal. Mas pelo que falo com pessoas amigas/conhecidas. Porque o meu caso não é a excepção que confirma a regra no que diz respeito à pensão de alimentos. Será mais ao contrário.

Tal como acho péssimo as mães muitas vezes usarem os filhos para atingirem os pais, que é outro assunto que também não compreendo.

Sei ver o que está mal nuns e noutros. Porque nesta vida ninguém é santo.
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 6:37 pm

Ah! E por último, eu não estava a julgar os outros pelos mesmos trâmites...Se fôr ler quando iniciei a minha intervenção hoje, foi a responder a um nick em concreto aqui do forum...que esse sim me chocou.
Ir para o topo Ir para baixo
fontelense
.
.
fontelense

Masculino
Número de Mensagens : 383
Data de inscrição : 02/03/2010

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptyQui Jul 01, 2010 10:14 pm

Mas que guerra aqui anda, não vale a pena pegarem-se! Até porque ao que parece, a @Lost parece ter as garras de felina bem afiadas... Very Happy
Este assunto da pensão de "alimentos" também me causa algum dissabor, pois na altura da separação, com a cabeça avariada, lá aceitei os 250 euros que pediu, assim como aceitei outras coisas que agora, olhando friamente, fui parvo em aceder e dar, mas enfim... A vida continua.
Ando a pensar seriamente em pedir a alteração da regulação parental no tribunal, pois o nosso filho está comigo à terça e quinta das 17:30 às 20:00h e aos fins-de-semana alternados. Considero (e a criança também) que é pouco tempo, se ele puder ficar comigo à vontade nas terças e quintas e no dia a seguir entregá-lo na escola, a meu ver seria melhor para ele. Claro que para a mãe, como pessoa arrogante e prepotente que é, o filho ficar comigo durante esses dias é um ultraje à sua imagem de mulher perfeita e mãe dedicada. Vamos ver o que diz o tribunal...
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptySex Jul 02, 2010 2:54 am

Não pude deixar de ler com atenção algumas das tuas frases Lost... que para mim fazem todo o sentido...

Citação :
Aminha filha está com o pai sempre que quer.
Nunca liguei aos "de 15 em 15 dias" Mas o que é certo é que nem que ela
chore baba e ranho ele a leva. Porque dá muito trabalho e para ele basta
vê-la ao almoço e já está.

O meu filho também poderia estar com o pai sempre que quisesse... mas não acontece. O pai quando calha vai buscá-lo à escola (ele ainda não tem 3 anos) por volta das 16h e às 18h30 já lá está com ele.
Em quase 2 anos nunca pediu para jantar ou almoçar com ele, nunca pediu para passarem 1 dia juntos... tenho pena, muita!
Ah e longe de mim pedir ao pai que me fique com o menino... acho que nem sim nem não, simplesmente nem me respondia, por isso, cá sou mais uma das mães que se, desculpem o termo, desenmerda sozinha!

Citação :
E por tudo isto é que fico
revoltada. Porque ele só olha para o umbigo dele. E quando a minha filha
lhe pede alguma coisa ele diz que já me dá 200 euros...,
desculpem...isso foi há 7 anos...agora com os ajustes anuais do INE já
vai nos 224...BAHHHH...grande coisa de aumentos! E não lhe compra nada!
Até sou eu que mando produtos de higiene quando ela vai com ele.

E aqui junto-me novamente ao clube... o meu paga 100 euros por mês. O limite é dia 8 de cada mês e paga sempre depois do dia 16...

Só me paga pensão para o menino desde que o divórcio foi decretado (Janeiro deste ano), anteriormente o puto não precisava! Enfim...

Comprar algo para o filho???? Que é isso????

Sou mais uma que quando ele o vai buscar à escola mando fraldas, toalhetes, lanche e afins! Faço mal??? Se calhar... mas epá é meu filho... vai na volta ele nem trocava a fralda ao puto se eu não mandasse as fraldas e o rabiosque do menino é que sofria!

Férias???? Que é isso????

E para terminar... e isto sim deixou-me revoltadíssima...
O meu menino faz 3 anos no dia 10 deste mês... eu para não ser acusada de não o deixar estar com o filho, mandei-lhe uma mensagem e perguntei se queria estar com o menino no dia do aniversário... até porque precisava organizar-me em relação ao horário da festinha do menino... a resposta dele foi a mais cruel que me poderia ter dado, mas fazer o quê?
Ir para o topo Ir para baixo
Queiroz
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 15/09/2009

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptySex Jul 02, 2010 4:40 am

Eu também me vejo obrigada a concordar com a Lost.
Porque na verdade é graças aos dinheiro que vou poupar nas férias, por não pagar à ama, que pretendo pagar o seguro da casa onde vivo, "eu e o meu filho" e metade da prestação do seguro do carro, onde o "meu filho anda também todos os dias....
Sim, porque o Sub. de férias foi para a embraiagem nova que o carro, onde o "meu filho e eu" andamos todos os dias, precisava.
Como aqui já foi dito, há despesas que fazemos com os nossos filhos que não entram para as "contas" das pensões, não são de saúde, não são de escola mas que no fundo acabam por engrossar as despesas mensais. Eu pago sozinha a prestação e seguro da minha casa, onde mora o meu filho também, pago a água a luz , gás... todos esses gastos e mais alguns que agora nem me lembro não entram em situações normais em cálculos de pensão...por isso bem dito dinheiro que vem a mais quando podemos cortar em despesas que fazemos frequentemente com eles... nunca usei tanto o cartão de crédito como agora, mas muitas vezes uso, porque o dinheiro não chega para pagar as contas no final do mês... acho que há pais que simplesmente não querem ver isso, porque se for preciso não me visto de roupas novas ou não como o que e onde gostaria ou não vou ao cinema com a frequência que queria mas ao meu filho não pode faltar nada.
E o meu filho de 14 meses está com pai sempre que este quer e felizmente "para o meu filho" está muitas vezes, gostaria que fosse sempre assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptySex Jul 02, 2010 6:07 am

Bem, eu já li que há quem inclua parte da prestação da casa porque vive com a criança e quem não inclua a electricidade, gás e água. Pessoalmente, acho que o mais justo será (com um filho e a viver com um dos progenitores):
- Prestação da casa: custa pagar sozinha mas ele também tem (ou terá) a sua para pagar, certo?
- Electricidade, água e gás: 25% (metade da parte da criança a cada um)
- Condomínio, gasolina, seguros, carro, etc: no meu caso pago apenas eu, novamente pela lógica de que ele terá as mesmas despesas
- Educação, roupa, calçado, farmácia, saúde: 50% a cada
- Livros, brinquedos e afins: pago sozinha pois ele foi habituado a receber nos anos e Natal e eu gosto de distribuir pelo ano inteiro [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] (podendo, claro)

Resumindo, isto é a minha realidade e a nível de contas, acho justo. Tenho sorte porque ele também acha, senão seria um problema... acordamos um valor fixo e sempre que sobra ou falta acertamos no fim do mês. Não está nada escrito mas até agora tem resultado.
Claro que não vou incluir nas despesas os gelados, as moedas para tirar um ovo da Kitty e essas coisas... claro que tenho mais despesa... mas enfim, não posso considerar que tenha assim tanta razão de queixa. Gostava apenas que ele passasse mais tempo com a filha mas tenho esperança de que quando arranjar um cantinho dele o faça (se calhar não vai acontecer, mas eu não deixei ainda de acreditar).
Ir para o topo Ir para baixo
dulia
.
.
dulia

Feminino
Número de Mensagens : 1446
Data de inscrição : 17/11/2008

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptySex Jul 02, 2010 6:18 am

Falando de uma forma geral o que me tenho apercebido pelo k ouço e leio é k algumas mães são mt maes galinhas e num inicio de divorcio esse facto ainda se acentua mais, logo depois para os pais participarem na vida dos filhos torna-se dificil. E c as negas k vao ouvindo de kerer estar + tempo c os filhos chega a um ponto em k ja chega de levar na cara. PK elas n matam mas moem.

E os pais vem-se obrigados a remeterem-se ao papel de pagar todos os meses, a estar c os miudos nos dias estipulados e nem mais uma hora.
E nos aqui só lemos um lado da versao. E temos versoes de pais e de maes...

E tb qtos aos filhos ficarem a cargo dos pais, acho k pudemos contar pelos dedos de uma mae os pais k aki andam nessa situaçao. Mas essa situaçao é possivel, entao pk nao se faz mais isso??
Será que pk nos maes nem sequer ponderamos essa hipotese? Mas pk? o pai continua a ser pai... Logo deve-lhe ser assistidos os mesmos direitos.

E digam-me lá, pk é k as maes tem sempre de ficar c os filhos??!!

Depois de um divorcio, passam a existir 2 opinioes e um filho no meio. E um lado tem a sua ideia e o outro tem outra.

Qual é a soluçao?? Esperar que haja bom senso e pensar k todos temos fases boas e outras menos boas.

Acho que o k o micro postou aki tem a sua razao. Já k ele esta 1 mes c os miudos realmente n vejo razao para ele ser obrigado a pagar. Pois os filhos estao c eles.

Assunto delicado este... E k nao existe soluçao...
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 EmptySex Jul 02, 2010 7:46 am

No meu caso, ficou decidido que a minha filha ficaria comigo. Porquê? Nem se falou nisso. Mas também ele queria era andar livre e desimpedido para passear com a nova namorada na altura e até se esquecia da filha. Era eu, que lhe enviava msg a lembrá-lo para ligar à filha...que com 3 anos na altura, estava sem perceber porque de repente tinha ido para outra casa sozinha com a mãe e o pai nem ligava para falar com ela.

Depois, o tempo passou, os traumas e mágoas passaram e ficámos amigoa..sim, porque o amor acaba mas a amizade fica. Pelo menos falo por mim.

No entanto, sei que nunca, mas nunca ele iria querer ficar com a filha. Afinal é tão bom não ter responsabilidades!

Fui eu que propus que ele fosse almoçar todos os dias durante a semana aos meus pais. Porque quanto a mim ver os filhos de 15 em 15 dias é um completo absurdo! E assim, apesar de ela ir com ele passar o fim-de-semana de 15 em 15 dias, vê o pai diariamente.

Isso é muito importante para ela. Ele apenas deixou de ser meu marido. Não deixou de ser o pai dela. E pelo menos assim podem desfrutar de pelo menos um abraço e uns mimos diários.

Sim, porque apesar desta irresponsabilidade, egoísmo e avareza do meu ex, ele é um pai que, quando está com ela, dá muito "colinho" ,muito mimo. Eu fico radiante de os ver abraçados tipo cola, aos beijos um ao outro.

Quanto à pensão de alimentos, a minha filha vai fazer 10 anos. Está em crescimento logo faço por que tenha uma alimentação razoável. Então vejamos assim por alto:
Alimentação:
Pequeno-almoço: 1 iogurte, um pão com fiambre =0.75 euros
Lanche meio da manhã (escola)= 1 sumo, 1 pão e algumas bolachinhas para algum eventual "ratito" [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] = 0.75
Almoço: depende...2.5 euros
Lanche meio da tarde (escola):1 sumo, 1 pão e mais algumas bolachinas =0.75
Lanche final tarde (quando chega a casa): cereais com leite e fruta etc =0.75
Jantar: depende...2.5 euros

Dá um total de 8 euros diários =» 208 euros

Outros:
Gasolina, para a levar à escola, para a ir buscar: que sejam 3 euros/dia = 60/mês
Material escolar que vai sendo necessário: tipo 15 euros/mês
roupa: 20 euros/mês - que é mentira, pois ela cresce a olhos vistos
medicamentos(incluíndo vitaminas e tal):5 euros/mês
Produtos de higiene: 20 euros/mês

Ora bem, só ate aqui foram 328 euros. Sobram 120 euros (pois ele dá 224 e que eu dê tb 224).

Agora mais Médicos, Brinquedos, livros (porque ela adora ler), prendinhas para as amiguinhas que fazem anos (que é todos os meses), goluseimas, água, luz, gás, internet, etc etc...

Só agora ela precisa de uma bicicleta porque a antiga já dá com os joelhos no volante, são cerca de 80 a 100 euros...quem paga? eu!

Já nem falo da renda da casa. E tenho a preciosa ajuda dos meus pais que quando tenho reuniões até tarde ficam com ela. Ou eu teria que arranjar tipo um atl e era mais dinheiro.

E ele está na boa. Dá os 224 euros e está feito. É certo que quando ela está com ele de férias é ele que lhe dá de comer. Mas também é certo que durante o ano (ou seja os outros 11 meses) sou eu que asseguro todos os gastos que vão para além das partes que ambos contribuímos para a filha. Por isso até era para mim chocante ele dizer que não pagava. Ou pior que eu é que tinha que pagar.

Como dizia o outro...isto é tudo uma questão de fazerem contas...mas julgo que a maioria dos pais (felizmente não todos) são péssimos a matemática. E nós mães temos que ser muito boas. Para conseguirmos que o dinheiro chegue ao final do mês sem faltar nada aos nossos filhos.

E pronto. Já estou cansada de escrever! E vocês de me lêr! LOL

Beijos e abraços e bom fim-de-semana para todos...


Última edição por Lost em Sex Jul 02, 2010 7:50 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: Cálculo de pensão de alimentos Cálculo de pensão de alimentos - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cálculo de pensão de alimentos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 4 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» pensao alimentos
» Não paga a pensão de alimentos
» Pensao de Alimentos
» Ajuda do ponto de vista juridico!
» Pensão de alimentos e acordo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: