Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Alienação parental

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12, 13  Seguinte
AutorMensagem
Andreia238
.
.
Andreia238

Feminino
Número de Mensagens : 1818
Data de inscrição : 16/03/2009

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 2:20 am

Ainda a semana passada tive essa conversa com uma pessoa, não poderia estar mais de acordo Princesa.
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 6:02 am

Ai vocês mulheres são lixadas......
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 6:03 am

Porquê?
Ir para o topo Ir para baixo
aninhas
.
.
aninhas

Feminino
Número de Mensagens : 838
Data de inscrição : 02/11/2009

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 6:30 am

unfug não posso estar mais de acordo com a mbprincesa! è uma ilusão que se cria nos filhos, embora nós não tenhamos essa percepção! O facto de estarem os dois presentes em todas as épocas especiais poderá leva-los ao engano!
Eles têm que ter a noção que a mãe e o pai como casal acabaram, e que a familia está dividida! Por enquanto ainda não notas muito, talvez pelo facto de ainda não teres refeito a tua vida!
Mas um dia quando tu ou a tua ex a refizerem??! Como achas que a outra pessa se irá sentir?!!
Ai poderá haver uma grande aversão a quem poderá entrar na vida dos teus filhos, e as coisas poderão se complicar mesmo!

Acabou o casamento, a vida continua sim, mas, de uma outra forma....as crianças entendem mt bem isso....quando feito na altura certa...

Desculpa a intromissão...mas, senti que devia de dizer algo...já passei por algo semelhante...

Pensa...Ano Novo, uma nova vida....
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 6:32 am

aninhas escreveu:
Mas um dia quando tu ou a tua ex a refizerem??! Como achas que a outra pessa se irá sentir?!!
Ai poderá haver uma grande aversão a quem poderá entrar na vida dos teus filhos, e as coisas poderão se complicar mesmo!

Ui, Ui e como eles conseguem ser mauzinhos
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 6:36 am

Unfug,

Este fim de semana tive o primeiro evento em que a ex e as filhas também iam estar presentes (aniversário do filho de um grande casal amigo que soube manter-se amigo dos dois).

Claro que houve o cumprimento da praxe, mas a partir daí mais nada. Falamos quando tivemos de falar mas ambos fizemos para não proporcionar momentos mais embaraçosos para os dois ou até para terceiros.

As miudas adoraram estar com os dois, mas nunca estivemos os quatro!

São regras que se impõem. E olha que eu até estou a fazer muito para que a relação futura funcione.
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 8:40 am

@mbprincesa, só sendo mulher para fazer essa pergunta!
Pergunta a qq homem que ele diz o mesmo! lol, brincando, lol. Eu considero-me um homem muito pragmático, talvez por isso ande a fazer o que faço, lol, mas vocês mulheres batem-me aos pontos......daí dizer que sao lixadas.

Bom, eu utilizao os post, eu outras "escritas" como meio para clarificar as ideias. Posto isto digo o seguinte:
Vou ter que me relacionar dt muitos anos ainda c a ex, nao ha volta a dar. Os filhos terão sempre o desejo de ver os pais juntos outra vez, tanto mais que nunca assistiram a nada desagradável acontecer entre os pais. Nem antes nem depois do divorcio.
Para alem destas datas especiais ainda ha as tais reuniões da escola, actividades etc.
O pedido para passar a consoada juntos foi dela, nessas actividades da escola quem vem se sentar ao pé de mim é ela. Será que ela tb esta aprisionada? Duvido.
Não tenho duvidas que o normal é uma nova companheira nao aceitar nada disto, acho normal, e tambem me conheço o suficiente para poder dizer que acabarei com estas situações. Ou acabo antes mesmo sem ter companheira, lol, só para ver o q acontece (a mim, lol).
Eu nestes dias abordei este assunto com os filhos e o medo do meu filho em relação a uma nova companheira era pensar que a teria de tratar por mãe! lol. Claro que lhe disse que isso nunca iria acontecer, pois a mãe deles é aquela, que gosta muito deles etc etc. e que eu nunca iria desejar, nem permitir, que tratassem por mae outra pessoa que nao a mãe deles. Disse-lhe tb que o natural para os adultos, pu pelo menos para mim, era ser um casal, mesmo sem estar casado, lol, e que eu pretendia isso para mim, nao sabia se ou quando iria acontecer mas que gostava que aconetcesse pois seria mais feliz assim.
A conversa acabou com a minha filha (de 10 anos) a dizer ao irmao, 2 anos mais novo: O pai tem todo o direito em ser feliz!

@Aninhas, obrigado pela intromissao, sá ssim tb pensamos de outras formas, por vezes, e avançamos.
@jbsn se tudo correr normalmente haverá muitos mais eventos como esse. O facto de ficarem os 4 juntos tb. nao vejo mal nisso desde que falem normalmente como amigos/conhecidos e sem haver de parte a parte quaisquer problemas com isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 8:44 am

Unfug escreveu:

A conversa acabou com a minha filha (de 10 anos) a dizer ao irmao, 2 anos mais novo: O pai tem todo o direito em ser feliz

Não significa nada, rigorosamente nada. Eu também era um gajo fixolas até as coisas avançarem. Depois tornei-me um ódio de estimação. Uma coisa é o antes, não passa de palavras, é apenas da boca para fora. depois? é só ai que começam os problemas e costumam ser suficientemente graves para liquidar as novas relações.

E quanto mais tempo passares sozinho, pior, eles vão-se habituando a ter a atenção toda e lutarão para não a perder


Última edição por Just em Ter Jan 04, 2011 8:46 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 8:45 am

Eu sei Unfug. Só que as coisas ainda são recentes e assim evita criarem-se mal entendidos.

Como te digo, muito tenho feito para que a relação se mantenha estável já que, como tu próprio dizes, temos duas filhas em comum para criar.

Dá-te a ti próprio espaço para soltares as amarras. Só assim irás ver o que realmente esperas.
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 8:47 am

Unfug,

Fizeste-me rir... é verdade... eu pelo menos sou assim!

quanto ao que dizes:

- Se ela está aprisionada? pode não estar mas pode querer aprisionar-te... o ego feminino é lixado. Não quer... mas quer por perto Wink

- Não tenhas dúvidas que para uma nova companheira aceitar certas coisas vais ser impossivel... ainda bem que pretendes acabar com isso lol

- Linda a tua menina! As mulheres estão de facto um passo à frente! LOL

Claro que vai continuar a haver festas da escola e outros eventos que estarão os dois... mas consoada e passagem de ano? Nop...

Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 8:55 am

mbprincesa escreveu:
- Linda a tua menina! As mulheres estão de facto um passo à frente! LOL

Lindinha, sempre que lhes interessa e sabes do que falo, Já vi e senti esse filme

mbprincesa escreveu:
Se ela está aprisionada? pode não estar mas pode querer aprisionar-te... o ego feminino é lixado. Não quer... mas quer por perto
Assim garantem um porto de abrigo para o caso de aparecerem tempestades, pois, lixado, né? eu chamo-lhe outra coisa
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 8:57 am

Just,

Sempre certeiro!
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 9:04 am

Just... não sejas pessimista!

É evidente que para os filhos é fácil falar e dificil quando chega à altura... mas dizer é um passo!

quando ao resto... concordo... em parte!
às vezes não é consciente. Ela tb sente a perda. provavelmente tb sente necessidade de sentir que não perdeu tudo...
Pode ser por interesse... ou não!
Ir para o topo Ir para baixo
susy.
.
.
susy.

Feminino
Número de Mensagens : 5136
Data de inscrição : 21/09/2010

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 9:07 am

Também há egos masculinos lixados, isto aplica-se a ambos os sexos, mas fora deste tipo de discussões....

Unfug, penso que a situação que descreves ainda acontece porque ainda nenhum de vós olhou para o lado e encontrou outro alguém, a aí a postura de `"todos à mesa" mudaria concerteza, e digo até que pode ser no vosso caso de ambas as partes... mesmo que inconscientemente.
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 9:08 am

Just,
tas me a dizer q a tua filhota (q conheci) te fez (faz) a vida negra desde que .......?

Porto de abrigo? ja dei (dt. muitos anos) para esse peditório, qd eu precisei nao tive....ptt nesse aspecto tambem está tudo esclarecido e terminado!

De resto acho que é como o Just diz, só quando as coisas acontecerem é que vamos aber com o que contamos. No entretanto a unica coisa que podemos fazer é conversar, explicar, educar e esperar pelo melhor.
Mas não é assim tb conosco q quando finalmente passamos a viver com uma pessoa? Por vezes não é aí que os problemas começam?
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 9:11 am

Unfug escreveu:

Mas não é assim tb conosco q quando finalmente passamos a viver com uma pessoa? Por vezes não é aí que os problemas começam?

Sim, sem dúvida... mas podes sempre antecipar alguns...
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 9:22 am

Unfug escreveu:
Just,
tas me a dizer q a tua filhota (q conheci) te fez (faz) a vida negra desde que .......?

Não foi a minha, mas o principio mantêm-se. É uma mudança e as mudanças assustam sempre e se eles tiverem esperanças que os pais possam voltar a juntar-se, pode ainda ser pior. Tens vários casos no FD em que foram os filhos o problema nas novas relações ao ponto de muitas terem falhado devido a isso.

Felizmente conseguimos dar a volta, mas garanto-te que foi durissímo. Nessas alturas, ou o casal é de uma união brutal, ou vai mesmo tudo por água abaixo
Ir para o topo Ir para baixo
petra15
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 25
Data de inscrição : 16/08/2010

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyTer Jan 04, 2011 9:26 am

Volto a escrever o que escrevi noutro post.

Os filhos sonham sempre (ou quase sempre) com a reunião dos pais. Se interpretam essas reunões familiares como possíveis reconciliações, não sei. Mas posso prever que, quando aparecer um companheiro para a mãe ou uma companheira para o pai, e em sequência de algum desconforto geral (normalíssimo) as reuniões familiares deixarem de existir, irão associar essa mudança (negativa, para eles) à chegada dos novos companheiros. Vocês não fariam o mesmo?

Imaginem que são amigos do Unfug e da ex-mulher dele, e continuam a convidá-los aos dois para eventos em vossa casa, até porque ambos garantem que não há qualquer desconforto. Sendo amigos dos dois, agrada-vos a ideia de puderem continuar a conviver com os dois, em simultâneo, sem constragimentos.

Entretanto, um deles, ou ambos iniciam relações novas, e já não estão tão à vontade para reunir o pessoal todo na mesma festa. O Unfug aparece com uma moça que ninguem conhece, nem pertence ao vosso grupo de amigos, e por causa dela, a ex do Unfug não está presente...

Acho que vale a pena antecipar a situação Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyQui Jun 16, 2011 5:11 pm

Estou em paz.
Ja nao sou o mesmo de há quase 3 anos, nem de ha um ano. Já nao sou a mesma pessoa. Estou em paz.
Por diversas razões tenho estado com alguma frequencia com a ex. Hoje até jantei em casa dela (pq dava mais jeito aos dois, ja q tinhamos que sair novamente com os filhos) e fomos juntos a um, digamos, sarau. Houve tb o aniversário da filha em que passamos muitas horas juntos. Nessas alturas estamos bem juntos, como familares que se dão bem e ocasionalmente mal, lol. Ambos queremos o melhor para os filhos e temos ideias e concepções muito semelhantes do que é melhor para eles.

Já nao me diz nada como companheira. É a (boa) mãe dos meus filhos, mais nada. É alguem que vou estimar e tentar preservar como amiga (se possivel) mas com a qual seria impossivel retomar seja o que fosse. Isso ficou completamente claro para mim. Não tenho, ainda, ninguem e isso já nao me aflige. Sei que posso amar e ser amado novamente (nao sei quando nem como nem com quem) mas tenho a certeza que um dia acontecerá.
Talvez alguns de vós que me leiam se riem desta paz (tão tardia?). Mas sinto me bem, feliz por reconhecer este facto.

Fiquem bem!
Ir para o topo Ir para baixo
Powerguido
.
.
Powerguido

Masculino
Número de Mensagens : 93
Data de inscrição : 06/06/2011

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptyQui Jun 16, 2011 5:16 pm

E como eu gostaria de alcançar em breve essa paz de que falas! E sim, tens que ter orgulho e sentires-te feliz por o teres conseguido!

Abr
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptySex Jun 17, 2011 2:20 am

Unfug escreveu:
Estou em paz.
Ja nao sou o mesmo de há quase 3 anos, nem de ha um ano. Já nao sou a mesma pessoa. Estou em paz.
Por diversas razões tenho estado com alguma frequencia com a ex. Hoje até jantei em casa dela (pq dava mais jeito aos dois, ja q tinhamos que sair novamente com os filhos) e fomos juntos a um, digamos, sarau. Houve tb o aniversário da filha em que passamos muitas horas juntos. Nessas alturas estamos bem juntos, como familares que se dão bem e ocasionalmente mal, lol. Ambos queremos o melhor para os filhos e temos ideias e concepções muito semelhantes do que é melhor para eles.

Já nao me diz nada como companheira. É a (boa) mãe dos meus filhos, mais nada. É alguem que vou estimar e tentar preservar como amiga (se possivel) mas com a qual seria impossivel retomar seja o que fosse. Isso ficou completamente claro para mim. Não tenho, ainda, ninguem e isso já nao me aflige. Sei que posso amar e ser amado novamente (nao sei quando nem como nem com quem) mas tenho a certeza que um dia acontecerá.
Talvez alguns de vós que me leiam se riem desta paz (tão tardia?). Mas sinto me bem, feliz por reconhecer este facto.

Fiquem bem!

aaa10

Qual paz tardia!?!?!
O importante é teres chegado!
3 anos é a média, mais coisa menos coisa!!! lol!
Bjs&Abr
Ir para o topo Ir para baixo
susy.
.
.
susy.

Feminino
Número de Mensagens : 5136
Data de inscrição : 21/09/2010

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptySex Jun 17, 2011 4:20 am

Nocas escreveu:
Unfug escreveu:
Estou em paz.
Ja nao sou o mesmo de há quase 3 anos, nem de ha um ano. Já nao sou a mesma pessoa. Estou em paz.
Por diversas razões tenho estado com alguma frequencia com a ex. Hoje até jantei em casa dela (pq dava mais jeito aos dois, ja q tinhamos que sair novamente com os filhos) e fomos juntos a um, digamos, sarau. Houve tb o aniversário da filha em que passamos muitas horas juntos. Nessas alturas estamos bem juntos, como familares que se dão bem e ocasionalmente mal, lol. Ambos queremos o melhor para os filhos e temos ideias e concepções muito semelhantes do que é melhor para eles.

Já nao me diz nada como companheira. É a (boa) mãe dos meus filhos, mais nada. É alguem que vou estimar e tentar preservar como amiga (se possivel) mas com a qual seria impossivel retomar seja o que fosse. Isso ficou completamente claro para mim. Não tenho, ainda, ninguem e isso já nao me aflige. Sei que posso amar e ser amado novamente (nao sei quando nem como nem com quem) mas tenho a certeza que um dia acontecerá.
Talvez alguns de vós que me leiam se riem desta paz (tão tardia?). Mas sinto me bem, feliz por reconhecer este facto.

Fiquem bem!

aaa10

Qual paz tardia!?!?!
O importante é teres chegado!
3 anos é a média, mais coisa menos coisa!!! lol!
Bjs&Abr

3 anos é a média?? Ando sempre atrasada, lol, What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptySex Jun 17, 2011 4:28 am

susy. escreveu:
Nocas escreveu:
Unfug escreveu:
Estou em paz.
Ja nao sou o mesmo de há quase 3 anos, nem de ha um ano. Já nao sou a mesma pessoa. Estou em paz.
Por diversas razões tenho estado com alguma frequencia com a ex. Hoje até jantei em casa dela (pq dava mais jeito aos dois, ja q tinhamos que sair novamente com os filhos) e fomos juntos a um, digamos, sarau. Houve tb o aniversário da filha em que passamos muitas horas juntos. Nessas alturas estamos bem juntos, como familares que se dão bem e ocasionalmente mal, lol. Ambos queremos o melhor para os filhos e temos ideias e concepções muito semelhantes do que é melhor para eles.

Já nao me diz nada como companheira. É a (boa) mãe dos meus filhos, mais nada. É alguem que vou estimar e tentar preservar como amiga (se possivel) mas com a qual seria impossivel retomar seja o que fosse. Isso ficou completamente claro para mim. Não tenho, ainda, ninguem e isso já nao me aflige. Sei que posso amar e ser amado novamente (nao sei quando nem como nem com quem) mas tenho a certeza que um dia acontecerá.
Talvez alguns de vós que me leiam se riem desta paz (tão tardia?). Mas sinto me bem, feliz por reconhecer este facto.

Fiquem bem!

aaa10

Qual paz tardia!?!?!
O importante é teres chegado!
3 anos é a média, mais coisa menos coisa!!! lol!
Bjs&Abr

3 anos é a média?? Ando sempre atrasada, lol, What a Face

Atenção ao "mais coisa menos coisa"!!!

Coisa = 1 ano
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptySex Jun 17, 2011 5:53 am

Citação :


Qual paz tardia!?!?!
O importante é teres chegado!
3 anos é a média, mais coisa menos coisa!!!
Bjs&Abr



Não sou muito bom a fazer médias, no entanto sei reconhecer quando estou na presença de pessoas (mulher) teimosa, muito TEIMOSA! ;-)
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 EmptySex Jun 17, 2011 6:05 am

aaa7 não ouvi nada!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Alienação parental - Página 11 Vide
MensagemAssunto: Re: Alienação parental Alienação parental - Página 11 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alienação parental
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 11 de 13Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12, 13  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» AJUDA - regulação das responsabilidades parentais
» Alienação parental
» Quando o progenitor provoca o outro
» Ajuda do ponto de vista juridico!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: