Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Quando o progenitor provoca o outro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
anamadureira
.
.
anamadureira

Feminino
Número de Mensagens : 31
Data de inscrição : 11/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptyQui Set 04, 2008 4:47 pm

Antes demais, e servindo deste espaço para desabafar o que me vai na alma, gostava de não ferir susceptibilidades para os pais masculinos. Aliás, eu neste momento tenho os sentimentos à flor da pele.
Não exagero, quando estas férias da minha filha com o progenitor têm sido desgastantes para mim, face às constantes provocações do meu ex.
Não sendo psicologa, noto que o meu ex, usa a nossa filha para me provocar.
Ora vejamos:
1) aparece de malas e bagagens com a "namorada" e a filha desta, de africa, sem dizer nada a ninguem, e após 6 meses de divorcio;
2) Visto ter direito de passar 15 de ferias com a filha, são mesmo 15 dias, mesmo que implique, que ele durma num hotel com a "namorada" e a enteada e vá buscar a nossa filha para a deixar na casa dos avós (quando vivo a cerca de 800 metros da casa dos avós);
3) Quando o progenitor apregoa aos 7 ventos, que tem muitas saudades da filha, mas nem 24 horas passadas, e "apanho" em flagrante delito a passear de mão dada com a enteada e a "namorada", enquanto a nossa filha vem ao colo da avó;
4) quando passa os 15 de férias com a "namorada" e a enteada, pernoitando, e fazendo as refeições com elas, enquanto a nossa filha passa as ditas ferias com o pai, a dormir na casa dos avós (chamam a isto ferias com o pai? eu chamo ferias com os avós com visitas do pai).

Engulo sapos a toda a hora, inclusive quando o meu ex, anda constantemente a dizer que se eu "fizesse algo à namorada dele", tura-me a filha (claro que a vontade era de esganar a "namorada", visto ter sido ela a amante enquanto eramos casados, mas obviamente eu sou uma senhora, e não desceria ao mesmo nível do ex).
Depois disto tudo, hoje em conversa com o ex sobre a escola da nossa filha que vai para o ano e que terei que fazer já a inscrição para ter vaga,sai-me esta pérola:
"Ó Ana, tu é que sabes, pois tu tratas da educação e da Bruna, e eu arranjo o sustento para a nossa filha!"

Por momentos, pensei que ainda eramos casados, mas depois lembrei-me que o que o ex referia como sustento era a pensão que ele é obrigado a pagar mensalmente à filha. E que felizmente, mesmo sem essa pensão, consegueria sustentar a minha filha apenas com o meu salário.

Ou seja, para o meu ex, já cumpre a sua obrigação como pai, pois sustenta a filha, isto é, paga a pensão.

Para fazer um filho qualquer homem serve, mas para ser pai é preciso ser homem e aprender a ser pai.
Ir para o topo Ir para baixo
Gu
.
.
Gu

Masculino
Número de Mensagens : 308
Data de inscrição : 31/08/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptyQui Set 04, 2008 6:08 pm

foi como te tinha dito antes ana....
os pais fazem-se.....
não são pais aqueles que fisicamente "fazem" os filhos...
esses são biologicos...
é o amor diario, a partilha, o ombro, o apoio nos momentos menos faceis, o carinho, o estar lá só pq sim, o rir, o fazer parvoices, o ensinar pq cantam os passaros, o lêr histórias interminaveis, o cantar rimas completamente espatafurdias, o limpar a lagrima pq chove, segurar a dor de lhe dizer que não, adora-la enquanto dorme, saber que nada mais importa no mundo quando durante a noite aquele braço nos procura, sentir que somos os melhores quando vindo do nada sai um abraço um xi coração e nos diz olá papá...

isot é ser pai/mãe...
é o escrever isto com lagrimas nos olhos, só pq não o consigo fazer a toda a hora....

adora-te pq a tens junto de ti, aproveita isso, da-lhe valor pq muitas vezes nos esquecemos...

só isso importa....
a tua relação com ela, o resto é paisagem, custa, mas é paisagem...

beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptyQui Set 04, 2008 6:10 pm

Deves ser um excelente pai Gu cheers
Ir para o topo Ir para baixo
sandra
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1005
Data de inscrição : 23/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySex Set 05, 2008 2:28 am

"Para fazer um filho qualquer homem serve, mas para ser pai é preciso ser homem e aprender a ser pai."

Isso é tão verdade!!!

Ja agora Ana... esganar a ela não tem nada a ver... ela foi amante dele... mas ele é que era casado e tinha um compromisso!!!

Bjo
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySex Set 05, 2008 3:23 am

Como eu te compreendo..... acabei de vir do tribunal de familia.

Informar do desfeixo destas ferias em relação a mais um incumprimento do pai do meu filho, e pedir á juiza que de um a vez por todas, «lhe meta» na cabeça que estamos separados, ponto final, e que apenas tem de cumprir o estipulado, só assim eu e o meu filho teremos alguma paz...

Mas acredita... é mesmo muito dificil... o pai do meu filho agora num choralho de mentiras nomeia a «namorada» que tb 1º foi amante, para dizer ela tb mentiras no trb. de familia..... que moral tem este homem e esta mulher!!!!!! ( vão á missa todos os fins de semana e comungam e depois andam na vida a fazer mal aos outros)

A ver vamos!!!! a juiza agora quer marcar audiencia, para esclarecer os incumprimentos e o regime de visitas, está bem claro, mas como foi alterado, o pai usa o que lhe dá mais jeito hora um hora outro... e assim eu não posso viver... de forma alguma...

Vamos ver se desta vez tenho mais sorte e apanho uma juiza mais coerente, pois o anterior foi de uma arrogancia tremenda....

Tem calma Ana- já sabemos que um divorcio com filhos é super desgastante... temos de continuar a dar muito amor aos nossos filhos... pois coitadinhos eles não têm culpa de todas estas situações e sofrem... o meu tem 11 anos e acho que sofre...

bjs
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Já vos aconteceu isto!!!!! Quando o progenitor provoca o outro EmptyDom Set 07, 2008 2:55 pm

Boa noite a todos:

Mais uma nova experiencia!!!!

O meu filho de 11 anos, foi passar a 1º semana de setembro com o pai, tal como está regulado, durante esta semana em alguns dias não falei com ele, o pai impede-o de atender o tlm até lho esconde..... ou desliga como neste momento.

Hoje estive a preparar o inicio de aulas encapar livros e cadernos, arranjar material escolar, ver o que faltava...., e esperava-o hoje á noite como seria normal.....mas com o pai do meu filho nada é normal.

Hoje quando falei com o meu filho á hora de almoço, achei-o triste e até lhe disse logo já matamos as saudades ...... não imaginava eu que ele não vinha nem hoje nem amanha....

As 20,30 h mandou-me um mail, com conhecimento do tribunal, de que não mo entrega hoje, pois vai compensar um dia a menos nas ferias da pascoa.... além de ser mentira, pois não dia qualquer a compensar.... será isto uma situação normal.

Só o vem trazer terça feira ás 8,30h, pois era para o vir buscar na 2ª feira passada, mas só chegou ás 8,30h e agora como os dias têm 24 h e tem de ser tudo ao minuto.....

Este homem, estará bem do juizo.... como poderá um pai fazer tão mal a um filho....

Será que não há justiça neste país..., nestas ferias foram tantos os incumprimentos.... impediu-me de fazer ferias como tinha programado, fugiu com ele pra espanha.... a juiza diz que nos ia convocar para esclarecer todas as situações e rever o regime de visitas.... enfim

Desculpem o desabafo, mas a mim acontece tudo......
Ir para o topo Ir para baixo
Gu
.
.
Gu

Masculino
Número de Mensagens : 308
Data de inscrição : 31/08/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptyDom Set 07, 2008 6:13 pm

nem sei que te diga sinceramente.....
tou como dizia o outro....
existem 2 coisas infinitas...
o universo e a estupidez humana....
e tenho algumas dúvidas sobre a 1ª...

beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Lili
.
.
Lili

Feminino
Número de Mensagens : 425
Data de inscrição : 19/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 3:57 am

Gu,

Como entendo o que disseste Sad

concordo plenamente contigo.

Beijinhos,

Lili.
Ir para o topo Ir para baixo
gonçalves
.
.
gonçalves

Masculino
Número de Mensagens : 985
Data de inscrição : 01/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 6:38 am

Olá Ana Madureira.....

O que o pai da tua filha faz nos dias q são da responsabilidade dele ñ interessa..

Ñ vejas como provocação é um assunto q ñ te diz respeito na minha opinião...

Um dia ele percebera como agir e como se deve ser pai....

Enquanto tu te sentires incomodada ele provavelmente continuara agir de igual forma..

Qd der conta q é ele o único prejudicado mudara por ele msm...

Eu ainda hoje msm pedi a mãe dos meus filhos para poder ficar com eles um mês eu outro ela..

Ñ concorda como eu já esperava ñ o disse mas acha q ñ tenho capacidades nem disponibilidade....por isso ñ sabes a sorte q tu tens...
Ir para o topo Ir para baixo
Rosa
.
.
Rosa

Feminino
Número de Mensagens : 582
Data de inscrição : 17/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 7:03 am

Olá Ana Madureira

é certo que o que o pai da tua filha pode fazer oq ue quiser com ela no tempo que é dele, mas também é certo que te magoa.

Não acredito que seja para te provocar

Compreendo a situação porque o meu ex faz o mesmo com os filhos em muitos fins de semana. Deixa-os com os avós com a desculpa que tem de trabalhar e depois passeia-se com a namorada.
Por acaso já não faz isso à algum tempo porque da última vez teve azar e deu de caras num bar com o irmão e os meus sogros devem ter percebido o que se passava.

Ao início angustiava-me e tirava-me o sono, agora já comecei a desligar. Infelizmente não podes fazer nada para mudar a situação.

Só tenho pena que não seja o pai que eu sonhei para os miúdos
Ir para o topo Ir para baixo
sandra
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1005
Data de inscrição : 23/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 7:24 am

"Só tenho pena que não seja o pai que eu sonhei para os miúdos."

É uma coisa q penso algumas vezes... com alguma mágoa confesso!
Ir para o topo Ir para baixo
Lili
.
.
Lili

Feminino
Número de Mensagens : 425
Data de inscrição : 19/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 7:28 am

pcristina,

Tenta ter calma. Mas o que faz alguém ser tão cruel?

Eu própria, bem, nem quero falar sobre isso Sad Sad Sad

Vamos conseguir e os nossos filhos também.

beijinhos e força.
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 9:43 am

sandra escreveu:
"Só tenho pena que não seja o pai que eu sonhei para os miúdos."

É uma coisa q penso algumas vezes... com alguma mágoa confesso!

Assino por baixo... com muita mágoa, mas o que não tem remédio remediado está, e quem perde a melhor parte é ele, eu tenho o sorriso da minha filha todos os dias Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 880
Data de inscrição : 13/06/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 10:28 am

É difícil, mas a melhor estratégia é ignorar as provocações e seguir com a vida para a frente; o outro acabará por se cansar.

A consciência moral subjacente à responsabilidade parental é algo que ou se sente (e tem) ou não se têm e quando um dos progenitores a não têm, por muito que o outro sinta que é injusto, nada a fazer! Quando assim é, todo e qualquer desgaste emocional (raiva, sentimentos de impotência, etc.) é inútil e só serve para nos prejudicar a nós e à nossa própria relação com as crianças.

Infelizmente, não há nem nunca será possível existir qualquer lei que regulamente consciências. Sabendo isto, aceitando isto, torna-se muito mais fácil não reagir. A partir daí, a coisa acaba por resolver-se por si mesmo. O tempo passa, as crianças crescem... (há passarinhos nas árvores, o sol brilha... estão a ver a ideia!? Smile ).

Respirar fundo quando um/uma ex começar a "provocar" e pensar para os nossos botões: "este/a quer é conversa, mas agora não me apetece..." é uma excelente forma de treinar a nossa capacidade de autocontrolo. No fim, quem agiu (agiu e não RE-agiu) de acordo com a sua consciência acaba por sair sempre a ganhar. flower
Ir para o topo Ir para baixo
anamadureira
.
.
anamadureira

Feminino
Número de Mensagens : 31
Data de inscrição : 11/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 12:53 pm

Pois,infelizmente sei que o meu ex tem estas atitudes menos adequadas, porque neste sábado quando fui ver a minha bebé (na casa dos avós, claro), o meu ex, sai-me com esta maravilha de frase:
"Fico feliz ver-te sofrer...., e agora vês como eu já reconstitui familia...", isto sai-me no meio do nada, quando o tema da conversa resumia-se à nossa filha.
E quando abordei a questão da possibiidade de viajar com a bebé para fora do país, e para tal precisar de uma autorização dele, ele responde-me:
"Se me pedires com jeitinho, mas tem que ser com jeitinho, e eu passo-te a autorização"!!
Obviamente nem dei-me ao trabalho de responder!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 1:02 pm

Como vos compreendo... São tantas as situações parecidas mas do lado da mãe. O pior é que estes pais e mães não percebem o quanto magoam os filhos, ao criarem uma expectativa nos meninos e depois deitam tudo por terra (ou porque os escondem do pai, ou porque não os entregam à mãe no dia combinado).

Na minha opinião deves recorrer ao tribunal, esclarecer bem o que se anda a passar, e deixar bem claro que independentemente do pai poder contar os dias ao minuto (o que por si já é ridículo), o que interessa mesmo é o bem estar do menino e que se sinta seguro e amado, e não um objecto de aluguer à hora.

Bjs
Ir para o topo Ir para baixo
Lili
.
.
Lili

Feminino
Número de Mensagens : 425
Data de inscrição : 19/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 1:14 pm

Madrasta,

gostei das tuas palavras.

Como se pode contar o tempo que os filhos estão com os pais ao minuto.

Acima de tudo está o bem estar das crianças, isso é que conta. Independentemente da minha parte maternal que quer ver o meu filho todos os dias, quero acima de tudo que seja feliz, pois só assim o poderei ser.

Quem me dera que o meu filho estivesse feliz quando está com o pai Sad Sad Sad Sad Sad
Assim eu poderia seguir em frente... Como pode um pai ou uma mãe não ver o sofrimento de um filho? É desesperante.

Apetecia-me ir para um local ermo, sem ninguém à volta e gritar, gritar, gritar, gritar sem sentido e sem vontade de parar. Até me cansar, deitar e ficar aí assim, com a alma livre de tantos gritos de dor, desespero e indignação que se acumulam cada vez mais, num ciclo vicioso.
E queria ficar assim, despejada de sentimentos negativos e de razão.

Só assim poderei voltar a acumular mais dor. Nunca imaginei que fosse possível sofrer tanto, no coração de mãe,... Sad Sad

Beijinhos,

Lili.
Ir para o topo Ir para baixo
Lili
.
.
Lili

Feminino
Número de Mensagens : 425
Data de inscrição : 19/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 1:28 pm

Ana,

Tu também vais ser muito feliz e não precisas de esfregar a tua felicidade na cara dele porque ele não interessa, simplesmente faz parte do teu passado.
Tens de o colocar apenas na posição de pai biológico da tua filha.
Tens de viver a tua vida, és uma mulher bonita, por isso (re)começa a construir uma nova vida e coloca uma pedra no passado. Já passou, é história. O presente é aqui e agora, vamos VIVER, porque todos nós merecemos ser felizes.

Não te importes se ele tem namorada, se gosta mais da filha dela, se pensamos nessas coisas não vivemos a vida. Eu também já pensei e não sei se ainda vou pensar, mas o meu ex já não me diz nada. É um gajo que me quer "atasanar" mas eu já não ligo. Quer ser burro, vai ser burro sozinho, eu não entro no jogo e não me deixo abalar (pelo menos na frente dele...).
Ele nunca vai saber o que é sorrir, é demasiado trompudo, morcão para isso, lol! .

E uma vez li e é verdade:
"Sorri, sorri sempre,
mesmo que seja um sorriso sempre
pois mais triste que um sorriso
é a tristeza de não saber sorrir."

E eu tenho essa capacidade, de sorrir, o div e maus tratos não mo tiram. Sou conhecida pelas minhas gargalhadas e sorrisos e vou continuar a sorrir.
Por vezes os clientes ligam-me só para me ouvir sorrir.
Vês? mesmo em baixo podemos estar bem algum tempo mesmo que á noite se chore "baba e ranho".

Beijinhos,

Lili.
Ir para o topo Ir para baixo
sandra
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1005
Data de inscrição : 23/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 2:04 pm

Lili... assino por baixo...
Ir para o topo Ir para baixo
Lili
.
.
Lili

Feminino
Número de Mensagens : 425
Data de inscrição : 19/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 3:52 pm

Desculpem mas queria dizer:

"Sorri, sorri sempre,
mesmo que seja um sorriso triste
pois mais triste que um sorriso
é a tristeza de não saber sorrir."
Ir para o topo Ir para baixo
Gu
.
.
Gu

Masculino
Número de Mensagens : 308
Data de inscrição : 31/08/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 5:05 pm

deixa-me retificar...
sorri sempre,
mesmo que o teu sorriso seja triste
porque, mais triste que um sorriso triste
é a tristeza
de não saber sorrir.


alvaro reis, se não me engano
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptySeg Set 08, 2008 8:07 pm

Então Lili Evil or Very Mad tantas lágrimas num post só???!!!

Ânimo e força flower
Ir para o topo Ir para baixo
Lili
.
.
Lili

Feminino
Número de Mensagens : 425
Data de inscrição : 19/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptyTer Set 09, 2008 3:30 pm

Gu,

era uma adaptação minha Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Lili
.
.
Lili

Feminino
Número de Mensagens : 425
Data de inscrição : 19/07/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptyTer Set 09, 2008 3:34 pm

Postal,

obrigada pelas tuas palavras. I love you

Há dias em que o sofrimento é pesado demais.

Beijinhos e fica bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Gu
.
.
Gu

Masculino
Número de Mensagens : 308
Data de inscrição : 31/08/2008

Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro EmptyTer Set 09, 2008 10:38 pm

sorry lili, não foi por mal...
adorava essa citação...

jokas
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Quando o progenitor provoca o outro Vide
MensagemAssunto: Re: Quando o progenitor provoca o outro Quando o progenitor provoca o outro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Quando o progenitor provoca o outro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» E quando os filhos ficam à guarda do progenitor??????
» A Madrasta pode ajudar na relação pai/filhos?
» Dos filhos. Das novas famílias. Da cumplicidade. Do amor. Da vontade.
» O que minou as nossas relações
» O outro lado: eu quero o divorcio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: