Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Aspectos práticos: Questões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 23 ... 30  Seguinte
AutorMensagem
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyDom Jan 31, 2010 1:43 pm

“ …
2 - Se durante o ano a que o imposto respeite se constituir a sociedade conjugal ou se dissolver por declaração de nulidade ou anulação do casamento, por divórcio ou por separação judicial de pessoas e bens, a tributação dos sujeitos passivos é feita de harmonia com o seu estado civil em 31 de Dezembro, nos termos seguintes:
a) Se forem divorciados ou separados judicialmente de pessoas e bens, devem englobar os rendimentos próprios e a sua parte nos rendimentos comuns, se os houver, bem como os rendimentos dos dependentes a seu cargo;
b) Se forem casados e não separados judicialmente de pessoas e bens, devem ser englobados todos os rendimentos próprios de cada um dos cônjuges e os rendimentos comuns, havendo-os, bem como os rendimentos dos dependentes a seu cargo.
3 - Se em 31 de Dezembro se encontrar interrompida a sociedade conjugal por separação de facto, cada um dos cônjuges engloba os seus rendimentos próprios, a sua parte nos rendimentos comuns e os rendimentos dos dependentes a seu cargo. “
in: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

instruções para preenchimento dos impressos, em:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Mariah
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/01/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Ajuda ....IRS??? Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 5:30 am

Ola amigos/as,

Hoje venho pedir ajuda ou esclarecimento em relaçao ao IRS.

Embora já esteja separada do meu marido desde Outubro, ainda continuamos casados e nem sei até quando..... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] uma vez que não se fala do divórcio.....grrrrrrrrrrr
A minha duvida é:
Temos de entregar o IRS juntos ou podemos fazê-lo em separado?
Obrigada pela vossa ajuda
Beijocas
Ir para o topo Ir para baixo
mariasemsaida
.
.
mariasemsaida

Feminino
Número de Mensagens : 2670
Data de inscrição : 11/11/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 6:33 am

Olá Mariah, não estou bem certa que te possa responder correctamente mas sugeria que espreitasses um outro tópico aqui neste assunto, que se designa "Aspectos praticos". Os ultimos posts são sobre o assunto e se não ficares elucidada, aposto que alguém vai deixar aqui a resposta (tounessa, dê aqui uma ajudinha, por favor!)
Deves também ter em conta que havia ou há uma proposta de alteração ao regime tributário que previa a opção mesmo entre casados de entrega de declarações em separado...
Vais ver que tens ajuda num instante...
Fica bem
Ir para o topo Ir para baixo
vasques.1972
.
.
vasques.1972

Feminino
Número de Mensagens : 57
Data de inscrição : 10/12/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 7:14 am

olá Mariah, o pouco que sei é que se ainda te encontrares a morar na mesma casa terás que entregar juntos, pois penso que a proposta de alteração do regime tributário será para os rendimentos de 2010 e nós iremos entregar os de 2009. Agora se estiverem em moradas diferentes com alteração nas finanças poderás entregar como separada de facto.
Espero ter-te ajudado um pouco, mas pode ser que o tounessa te ajude melhor.
Bjs
Ir para o topo Ir para baixo
Mariah
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/01/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 7:55 am

Obrigada pela vossa ajuda [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pois, já não moramos juntos mas como a morada nas finanças ainda é mesma....
A casa é dos dois...emprestimo e tal.....e esse é um dos motivos de ainda não estarmos mesmo div.

Ai que confusão possas...... é tudo tão complicado!!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Beijinhos e se me souberem dar mais informaçoes eu agradeço
Ir para o topo Ir para baixo
Mariah
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/01/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 8:01 am

Olá!!!

Eu tenho duvidas nesta parte do IRS!!!

Estou separada desde outubro, saí de casa e aluguei uma casita.
Mas a morada nas finanças ainda é a outra casa pq é a casa do emprestimo e como ainda nada ta resolvido, tenho que meter o IRS com ele ou não? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Obrigada
Bjokinhas
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 8:07 am

Olá Mariah, têm de fazer juntos porque ainda têm despesas em comum.
O meu namorado está na mesma situação que tu e tem de fazer em conjunto com a ex dele.
Bj
Ir para o topo Ir para baixo
Mariano
.
.
Mariano

Masculino
Número de Mensagens : 42
Data de inscrição : 22/11/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 9:23 am

Convém perguntares directamente nas Finanças telefonando para o 707 206 707 pois estão constantemente a alterar as leis. Vê aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O ideal seria mesmo a alteração da morada (pode ser feito via net aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ou aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 9:34 am

Pois é Tb eu estou separado mas vou fazer o irs em conjunto acho eu !!!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

e se o casal legalmente casado mas separado como é que se distribui na declaração de rendimentos Filhos, despesas, etc....

Não me parece que seja assim tão linear.

Sem ser jurista como ainda legalmente estão casados terá de ser em conjunto depois racha-se a meio o resultado do mesmo irs é da mais elementar justiça mas isto sou eu a divagar

Cya
JC
Ir para o topo Ir para baixo
vasques.1972
.
.
vasques.1972

Feminino
Número de Mensagens : 57
Data de inscrição : 10/12/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 9:41 am

se fizeres separado os filhos e as despesas escolares e demais com os filhos entram no irs do contribuinte que ficar com os filhos a cargo.
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 10:26 am

vasques.1972 escreveu:
se fizeres separado os filhos e as despesas escolares e demais com os filhos entram no irs do contribuinte que ficar com os filhos a cargo.

sim isso é elementar, mas falei que é separados ai não há papeis, ora se eu contribuo com metade em tudo o que os Filhos gastam e precisam como é?
para não falar do resto...... só a Ex ou o Ex é que "mamam" o recebimento ou pagamento e a outra parte?

Sejamos justos não?

foi isso que quis dizer, embora para mim o dinheiro como já disse que se lixe quero lá saber desse poço de problemas.

Haja Saude e Trabalho.

Cya
JC
Ir para o topo Ir para baixo
Mariah
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/01/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 10:51 am

Ola lindos/as!
Eu por mim nem quero problemas, embora ainda não haja ajudas dele e tenho sido eu a suportar as despesas do baby, acho que talvez seja melhor para ambos se o fizermos em conjunto. Penso eu!

Não fosse o mau feitio dele, já lhe teria falado no assunto [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ele ficaria certamente a perder neste caso.
Enfim, mas gosto de estar informada para nao ser apanhada de surpresa com uma má resposta.... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Beijinhos
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyTer Fev 09, 2010 4:17 pm

Pois tenho exactamente o mesmo problema até tenho "medo" de falar nisso e queria estar informada 1º
Ir para o topo Ir para baixo
Travassos
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 71
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyQui Fev 11, 2010 6:35 am

Olá. Como já disse aqui o meu dia D da naDa, foi no dia 8. Infelizmente (ou felizmente!!) parece que ninguém por este fórum avançou mesmo com o divórcio litigioso. Será que alguém sabe o que acontece após a audiência de tentativa de conciliação... em que nem há conciliação nem há hipótese de transformar o divórcio em comum acordo??.... no meu caso, dcomo fui eu que abrie o procsso de divórcio litigioso, deram-lhe 30 dias para ele contestar os argumentos que eu tinha usado "contra" ele (foi contra a continuação do casamento, mas pronto!).
E agora??...que acontece a seguir?...ele contestando ou não ainda tenho de gramar o casamento mais tempo??... ´e decretado o divórcio quando??... a casa de familia é atribuida quando??... qts mais audiências terão de haver??..
Bolas!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptyQui Fev 11, 2010 7:06 am

ola travassos,
Tanto quanto me explicou a minha advogada, o comum acordo pode ser feito até mesmo na audiência, ou seja, em qualquer altura desde que ambos o queiram.
Eu infelizmente requeri ainda apenas a regulação do poder paternal, que é o que me interessa mais, daí não te conseguir ajudar muito. Os bens de familia podem ser adquiridos por uma das partes, desde que à outra sejam dados os tostões aos quais tem direito, ou podem sempre vender a terceiros. O divórcio por 'culpa' deixou de existir, de acordo com a minha advogada, ou seja, o tal litigio, passando assim a facilitar um bocado as coisas. Basta um não querer continuar mais casado! Daí o titulo desde tópico.O que eu não sabia era que a outra parte tinha tempo para contestar. Mas contestar o quê? Alguém me sabe explicar?
Mta coragem e animo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Travassos
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 71
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptySex Fev 12, 2010 6:07 am

..pois...contestar o quê?????? é impressionante!!
eu quero o divórcio e ele vai poder dizer que não quer??? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptySex Fev 12, 2010 8:18 am

Isso acho que não. Aliás nem tinha lógica no mundo em que vivemos. Se um não quer continuar casado é preciso o quê para que o outro aceite? Seja lá porque motivo for...
Ir para o topo Ir para baixo
teresa carneiro
.
.
teresa carneiro

Feminino
Número de Mensagens : 1268
Data de inscrição : 19/10/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptySex Fev 12, 2010 9:19 am

Travassos e Susana felizmente ou não ainda vivemos num Estado de Direito ou seja democratico. E todos têm direito a prenunciar se. Quem não quer estar casado temuma porta aberta e quem não aceita pode contestar é 1 direito que lhe assiste
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptySex Fev 12, 2010 10:05 am

Mas se um não quer o divorcio o outro que quer vai ter de ser obrigado a viver casado? Claro que não poderia ser assim...
Aqui o 'contestar' é de facto um direito que assiste a qualquer pessoa, felizmente vivemos em democracia; mas no caso pratico não quer dizer 'eu sou contra' isso terminou...não é mais do que dar oportunidade à outra pessoa de defender os seus interesses.
Para nos aconselharem nessas questões mais praticas existem os advogados.
Força meninas /os Smile
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptySeg Fev 15, 2010 7:05 am

Soube este fds que vai por a acção litigiosa [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] isto porque não aceitei o montante irrisorio para que saisse de casa, um nº mtoooooo baixo tirado ao acaso, então em x de fazer uma proposta seria e baseada em critérios disse que ia para tribunal.... nestes ultimos 7 meses sou saco de pancada e a que ai vem é das fortes Sad que Deus me ajude!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Mario
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2265
Data de inscrição : 03/08/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptySeg Fev 15, 2010 8:13 am

Pcbl,

Primeiro tens que querer tu propria ajudar-te.... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptySeg Fev 15, 2010 8:46 am

Eu quero ajudar-me mas à dias que entro neste desespero.... que nem o sorriso das minhas filhas me faz sentir esperança no futuro e qdo me parece que estou a dar passos em frente... pronto lá cai por terra todo o meu esforço e volto à estaca zero ainda por cima por uma pessoa que me considera responsavel pelo mal no mundo!
Ir para o topo Ir para baixo
Mario
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2265
Data de inscrição : 03/08/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptySeg Fev 15, 2010 8:52 am

estamos a falar do mesmo em qts sitios diferentes?
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptySeg Fev 15, 2010 8:54 am

lolololololol
Não sei mas já me fizeste sorrir [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
teresa carneiro
.
.
teresa carneiro

Feminino
Número de Mensagens : 1268
Data de inscrição : 19/10/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 EmptySeg Fev 15, 2010 12:32 pm

Pbcl [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Aspectos práticos: Questões - Página 16 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 16 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aspectos práticos: Questões
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 16 de 30Ir à página : Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 23 ... 30  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Aspectos práticos/questões
» Aspetos Práticos/Questões

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: O Processo de Divórcio-
Ir para: