Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 O Natal longe dos filhos...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 7:44 am

Andreia238 escreveu:
Acho que é das poucas vezes que te vou dar razão.

pale
Ir para o topo Ir para baixo
Andreia238
.
.
Andreia238

Feminino
Número de Mensagens : 1818
Data de inscrição : 16/03/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 7:49 am

Just temos idades diferentes e pensamentos diferentes em muita coisa é só isso Smile por vezes pareces-me amargo na maneira como falas, tal como em certos assuntos, é apenas uma opinião Very Happy mas neste caso sim dou-te toda a razão. E muito mais havia a ser dito sobre muita gente que por ai anda, mas pronto mais vale estar calado Razz

Vá não fiques tristinho Smile [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 7:50 am

@Just e Andreia,

Eu durante bastante tempo deixei de dar para o Banco Alimentar (e olha que cheguei a ir ao supermercado encher um carro só para o deixar lá). Agora voltei a dar, mas com muita contenção. Se 1/5 da ajuda chegar a quem realmente precisa (e olha que existe muita gente que precisa mesmo!!) já me sinto satisfeito.

Claro que me continua a revoltar toda a subsidiodependencia que existe (e não são só as pessoas. Também existe muita empresa que vive à conta disso), mas também não consigo fechar os olhos à muita miséria que ainda subsiste.
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 7:53 am

@ Andreia

Estava a meter-me contigo.

Não sou amargo, embora o possa parecer. Esse tempo já lá vai. Não tenho grandes ilusões sobre as pessoas e os motivos que as movem, mas encaro isso de uma forma analítica, isto é, tento percebê-las para não ser apanhado na curva, mas sem grandes emoções nas análises

Ir para o topo Ir para baixo
Andreia238
.
.
Andreia238

Feminino
Número de Mensagens : 1818
Data de inscrição : 16/03/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 7:55 am

jbsn escreveu:
@Just e Andreia,

Eu durante bastante tempo deixei de dar para o Banco Alimentar (e olha que cheguei a ir ao supermercado encher um carro só para o deixar lá). Agora voltei a dar, mas com muita contenção. Se 1/5 da ajuda chegar a quem realmente precisa (e olha que existe muita gente que precisa mesmo!!) já me sinto satisfeito.

Claro que me continua a revoltar toda a subsidiodependencia que existe (e não são só as pessoas. Também existe muita empresa que vive à conta disso), mas também não consigo fechar os olhos à muita miséria que ainda subsiste.

Sim Jb então é preferivel fazer uma refeiçao bem grande e dividir pelos desalojados que existem. Ou então ter conhecimento de alguém perto de ti e ir lá levar a mercadoria. Entendes?
Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 7:57 am

jbsn escreveu:
mas também não consigo fechar os olhos à muita miséria que ainda subsiste.

E eu não consigo perceber porque as pessoas não se mexem, a resignação, o encolher de ombros.

Senão não estamos a ajudar mas apenas a perpetuar um sistema de dependências.

Quem recebe ajudas e subsídios deveria ser obrigado a dar contrapartidas à sociedade que os ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
Andreia238
.
.
Andreia238

Feminino
Número de Mensagens : 1818
Data de inscrição : 16/03/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 7:58 am

Just escreveu:
@ Andreia

Estava a meter-me contigo.

Não sou amargo, embora o possa parecer. Esse tempo já lá vai. Não tenho grandes ilusões sobre as pessoas e os motivos que as movem, mas encaro isso de uma forma analítica, isto é, tento percebê-las para não ser apanhado na curva, mas sem grandes emoções nas análises


Se calhar é só o parecer, o ler-te e ter essa ideia Smile

Mas compreendo o porquê de seres assim!
Ir para o topo Ir para baixo
mariasemsaida
.
.
mariasemsaida

Feminino
Número de Mensagens : 2670
Data de inscrição : 11/11/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 8:01 am

Não deixando de concordar com todos, os crentes e não crentes, os nataleiros e não-nataleiros, queria só deixar aqui um apontamento relativamente às acções de solidariedade que a patroa sugeriu.
Sou funcionária publica e organizo, em nome do grupo de funcionários, a festa de natal do serviço. Compro prendinhas com o lucro de um bar gerido pelo grupo porque havia tradição do Estado fazer uma oferta aos filhos e isso perdeu-se com a crise (ainda bem, é superfluo). Aqui continua a realizar-se tudo, à nossa conta, porque amealhamos uns tostões nesse sentido.
Há dois anos promovi uma recolha de brinquedos usados e dei-os à Emergencia Infantil.
O ano passado andava amuada com tudo e todos e só fiz os minimos. Os putos perguntaram se não davam os brinquedos aos outros meninos. Os miudos querem dar! E nós ficamos sensibilizados que eles queiram dar. E damos.
Ok, a Emergencia Infantil devia ser paga pelo Estado, que é para isso que pagamos impostos. Mas se lhes acrescentarmos mais brinquedos e mais roupas, estaremos a estragar as criancinhas que nada têm com mimos?
O Just tem razão... mas eu acho que tambem tenho...
E pronto, já disse...
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 8:06 am

@Andreia,

Claro que é preferível dar directamente. O problema com isso é que exige que conheças quem realmente precisa (o que não é o meu caso).


@Just,

Dou-te toda a razão. Conheço alguns que vivem à conta do RSI e depois fazem uns biscates por fora e ainda se riem...

Mas se só olharmos para esses, deixamos mal todos aqueles que realmente precisam de ajuda e que não se conseguem endireitar.

Eu até instituí um habito na familia: as minhas filhas eram obrigadas a escolher um dos brinquedos que tinham tido de presente (de entre todos) e ir elas dá-lo a uma instituição! Não sei se isso iria fazer grande diferença na sociedade mas sei que isso iria ajudá-las a olhar também para quem menos tem.
Ir para o topo Ir para baixo
dulia
.
.
dulia

Feminino
Número de Mensagens : 1446
Data de inscrição : 17/11/2008

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 8:49 am

Just... deve ser da época natalicia eheheheh

E oh D.Ana eu tb faço arvore de natal e decoro aqui a minha lojinha de natal, ponho musica de natal e até me visto de vermelho! Very Happy

Mas na verdade, o natal para mim ja nao me diz muito... e este ano deixou de me dizer menos um bocadinho...

Nesta epoca e durante o resto do ano, prefiro passar os meus dias de folga (pois onde trabalho no dia 2 ja ca estamos a trabalhar) com as pessoas que verdadeiramente importam para mim. E até para isso há que aprender a gerir o tempo e os euros ehehehe mas vale a pena Very Happy

Mas acho muito bem que toda a gente se encha de espirito natalicio e se lembrem de vir aqui comprar alguma coisita para demonstrar O AMOR!!! ehehehe


FELIZ NATAL!!! santa
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 8:56 am

Just escreveu:
jbsn escreveu:
mas também não consigo fechar os olhos à muita miséria que ainda subsiste.

E eu não consigo perceber porque as pessoas não se mexem, a resignação, o encolher de ombros.

Senão não estamos a ajudar mas apenas a perpetuar um sistema de dependências.

Quem recebe ajudas e subsídios deveria ser obrigado a dar contrapartidas à sociedade que os ajuda.


Concordo Just (para não variar)
Mas não é só esses tipos que vivem dos Subsidios
Todos Nós Temos de Ajudar
Eu Ajudo sempre que possível quer seja a nível pessoal ou a nível da minha empresa.
Sinto-me Realizado quando ajudo o próximo.

Mas não ajudo com dinheiro isso não, Ajudo em bens alimentares ou outras coisas que façam falta a instituições.
Não gosto muito de falar nisto.
Todos Podemos ajudar quem realmente precisa, não é preciso dar dinheiro as Acções Bastam.

Dar esmolas a pessoal na Rua é coisa que não dou nem nunca darei... por razões que muita gente sabe, ás vezes paga o justo pelo pecador é verdade, mas sou assim.

Cya

santa
Ir para o topo Ir para baixo
susy.
.
.
susy.

Feminino
Número de Mensagens : 5136
Data de inscrição : 21/09/2010

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 9:21 am

fsonecas escreveu:
Eu reitero o que disse há dias.

O Natal é uma festa consumista em que gente hipocrita comemora o nascimento de algo que nao acredita....

Mas tambem eu sou hipocrita para o meu filho ter o "natal comum".

aaa10
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 9:30 am

fsonecas escreveu:
O Natal é uma festa consumista em que gente hipocrita comemora o nascimento de algo que nao acredita....

a sério?

Citação :
Na verdade, no início da história do Natal, esta era uma festividade sem data fixa celebrada em dias diversos em cada parte do mundo. No século 4 AC, o então Papa Julius I muda para sempre a história do Natal escolhendo o dia 25 de Dezembro como data fixa para a celebração das festividades. A idéia era substituir os rituais pagãos que aconteciam no Solstício de Inverno por uma festa cristã.


Citação :
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.

E uma história divertida: A verdadeira história do natal
Ir para o topo Ir para baixo
susy.
.
.
susy.

Feminino
Número de Mensagens : 5136
Data de inscrição : 21/09/2010

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 9:37 am

Just escreveu:
@ Andreia

Estava a meter-me contigo.

Não sou amargo, embora o possa parecer. Esse tempo já lá vai. Não tenho grandes ilusões sobre as pessoas e os motivos que as movem, mas encaro isso de uma forma analítica, isto é, tento percebê-las para não ser apanhado na curva, mas sem grandes emoções nas análises


Tá dito, Just Just...

Asustas as pessoas rapaz affraid

Gostava de aprender essa parte de "sem grandes emoçoes nas analises"... Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 9:39 am

susy. escreveu:
fsonecas escreveu:
Eu reitero o que disse há dias.

O Natal é uma festa consumista em que gente hipocrita comemora o nascimento de algo que nao acredita....

Mas tambem eu sou hipocrita para o meu filho ter o "natal comum".

aaa10


Eu Acredito Sonecas..


Mas é a Minha opinião como católico que sou.

Como muita gente não acredita (agnósticos) mas Gostam de batizar os Meninos e casar pela Igreja (independentemente da religião pode ser na sinagoga no templo,etc....), ora se não acreditam....... porque fazem isso? Isso é que me irrita profundamente.


Agora que é consumista é, é verdade assim como, Dia Namorados, Páscoa, Carnaval, Halowen, Dia dos Avós, da Mãe, do Pai e muitos mais.



É esta a sociadade em que vivemos. santa
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 9:48 am

susy. escreveu:
Assustas as pessoas rapaz affraid

A maioria precisa de um susto.

susy. escreveu:
Gostava de aprender essa parte de "sem grandes emoçoes nas analises"... Rolling Eyes

Se pensares como um computador, terás a tua resposta
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 9:50 am

@FSonecas,

Eu gosto mesmo do Natal! Assumo isso. Não tanto pela componente religiosa mas como o ser uma festividade associada à familia!

Claro que vistas as coisas é só mais um dia, mas o que seriamos nós se não comemorassemos aquelas pequenas datas? Esta é o dia da familia. Aquele dia que reservamos sempre para estar junto daqueles que estão sempre no nosso coração mas que nem sempre estão junto de nós. Aquele dia que reservamos sempre para reafirmar o nosso desejo de pertença. Aquele dia que reservamos sempre para demonstrar o nosso amor junto dos mais que tudo.

Concordo que deviamos fazer isso todos os dias, mas nem sempre isso é possível. E é muito bom continuar a existir, pelo menos, um dia em que todos continuamos a associar à familia.

O consumismo que falas é apenas uma parte da equação e não deve condicionar o todo. Por exemplo: existe algum dia mais consumista que o dia dos namorados? E não é tão bom comemorá-lo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 10:05 am

Nem Mais JBSN

É o Grande Dia da Familia, é neste dia que infelizmente só assim se juntam ficam as casas cheias (e quanto mais miudos melhor) confusão Total eheheheheheh
É Pena mas a realidade é mesmo esta.



Pode parecer Mal o que Vou dizer, mas as Familias (mesmo algumas desavindas pois é um dia de Paz) só se juntam em 2 ocasiões na Festa de Natal


e Nos Funerais

santa
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 10:36 am

Jbsn.... O que me irrita é isso... As pessoas so se lembram que tem familia no natal??? Eu tento estar com quem gosto durante o ano....

Micro... É por isso que nunca tive por habito oferecer prendas no 14 fevereiro e por ai fora. Gosto de ser diferente. E so se fizerem questao o faço...

Prefiro ir surpreendendo quando quero do que obedecer a uma "lei" em forma de data....

ahhhh.... E eu so casei pelo registo e o meu filho foi baptizado totalmente contra minha vontade mas com toda a familia minha e da ex a fazer força para isso....
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 10:39 am

Ja me duplico e tudo. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 10:41 am

@FSonecas,

Claro que devemos estar junto da familia o mais possível, mas existe um encanto maior que ter a casa cheia de familia e amigos na noite de Natal?

A tensão dos miudos com a chegada do Pai Natal (sim eu vesti-me de Pai Natal muitas vezes e acredita que o olhar de surpresa e alegria com que aqueles olhos te olham deixam-te extasiado), a união de todos para proporcionar a melhor consoada possível, os cantares de Natal e todas as tradições que as várias familias foram criando e perpetuando ao longo dos anos e que queremos mesmo passar aos nossos filhos.

E olha que eu teria todos os motivos para detestar agora o Natal, mas continuo a dizer que é uma altura fantástica.
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 10:42 am

Sao gostos e opinioes...
Atençao que eu dei a minha opiniao mas respeito toda a gente que adora o natal.
Ir para o topo Ir para baixo
susy.
.
.
susy.

Feminino
Número de Mensagens : 5136
Data de inscrição : 21/09/2010

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 10:49 am

Há sempre coisas que fazemos contra vontade, como baptizar um filho forçadamente, caso sonecas.

O Natal é de facto de grande consumismo, como há pouco concordei com o sonecas, mas também se nos deixarmos levar pela propaganda.

Que é mágico é, para mim foi, ainda me lembro de acreditar em miuda que na manha de Natal os presentes estavam de baixo da chamine, bem ditos os meus pais que me fizeram acreditar, ainda me lembro da magia...

Deixo a Ines à sua maré, ela nao me pergunta, portanto nao sei se ainda acredita, mas se acreditar para mim tranquilo, é uma magia que dura pouco tempo, faço por manter a noite mágica!

O Natal nao significa que só nos lembramos da familia um dia por ano, isso são alguns, já para nao falar das guerras que a ocasiao gera, "porque é em casa de quem", "porque para o ano nao é na minha, isso é que era bom"... e afins.

Por mim falo, não se aplica, familia pequena, somos 4 quando está a Ines, senao somos 3, e saudades terei de quando asism nao for, e estou feliz que assim seja.

Micro, nao sao todas as familias, mas que acontece muito acontece, essas 2 ocasioes... ou 3, casamentos!!

Temos vivencias diferentes e cada um gere à sua maneira, tanto os consumismos como as emoções. Há que respeitar, penso que é o correcto.
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 10:56 am

Eu cheguei a viver o Natal com mais de 50 pessoas à minha volta... Isso é que é Natal!!! Pais, irmãos, tios, primos, avós,... toda a gente! E não era do tempo do consumismo (isso é muito recente). Havia um brinquedo bom, mas era só isso!

Nos últimos anos, continuei sempre a juntar num dia a familia da minha ex e no outro a minha (a distancia impedia de juntar toda a gente) mas só o olhar dos miudos no Natal enche-te de energia!

Como vos digo, tenho todos os motivos para passar a detestar o Natal mas não consigo Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 EmptyTer Dez 07, 2010 10:59 am

Pois é o que Costumo Dizer "até há um ditado popular"

Discutir.... Politica, Futebol e Igreja


Nope...... nem vale a pena.

Nisso não entro, cada um Fica com o que Quer e se Sinta Bem isso é O Mais Importante.

E isso é que conta
Cada Um fica com a sua e todos são felizes á sua Maneira.

Não quero Impor Nada assim como não quero que me imponham Nada.


Cada Um na Sua Tasss bém...

Cya
santa
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




O Natal longe dos filhos... - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: O Natal longe dos filhos... O Natal longe dos filhos... - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O Natal longe dos filhos...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» quando um dos pais vai viver para longe
» Os filhos e a adolescência
» Natal com pais divorciados
» Filhos! A coisa mais importante do mundo...
» ESCOLA DOS FILHOS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: