Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 O tempo cura tudo..!?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 13 ... 22  Seguinte
AutorMensagem
LECUNGA
.
.
LECUNGA

Feminino
Número de Mensagens : 641
Data de inscrição : 10/07/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptySáb Set 20, 2008 11:25 am

flower flower
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: O que me prende ao passado. O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptySáb Jan 24, 2009 3:00 pm

SA escreveu:
Fred,

Perante testemunhos que denotam um grande
equilíbrio pessoal nas suas várias frentes, poderei perguntar-te "o"
que te falta fazer para concluires o luto do divórcio, conforme
referiste nos teus primeiros posts?
Obrigada.
SA flower

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Desafia-me a SA a esclarecer que rédeas são estas que ainda me prendem ao passado.

A resposta poderia ser simples, mas certamente evasiva.

Tinha 16 anos quando decidi que o meu casamento seria o pacto maior de toda a minha vida. Essa decisão prendia-se com a instabilidade do casamento dos meus pais e com um largo periodo de tempo em que tive de ser o pai do meu irmão, 12 anos mais novo que eu.
A minha mãe fez uma depressão pós parto, com refugio no alcoolismo, e o meu pai saiu de casa.
Fiquei a tratar de todos sem estrutura emocional que a suportasse.

Conheci a mãe dos meus filhos nesse ano. Comecei a namorar com ela 5 anos depois.
Ao fim de três meses de namoro já sabia que era a mulher da minha vida.

Tivemos um casamento com as suas instabilidades até que três anos de depressão acabaram com o que restava dele.

Hoje tenho uma companheira excepcional.

O que me prende ao passado?

As memórias em que estava 7 dias por semana com os meus filhos e não 2 dias e meio, o abraço e a cumplicidade da mãe deles.
Será pouco para uma relação que durou 15 anos? Certamente.
Mas foi a única mulher que nunca esperei ver longe de mim.

Aprendi neste fórum o que me faltava saber para progredir: Não se reconstroi a auto confiança com o pensamento naquilo que o ex estará a fazer agora, a pensar, a planear, etc.
Assumi que isso não é da minha conta e estou muito mais calmo desde que assumi essa atitude.

Inscrevi-me neste fórum no término do prazo que dei a mim próprio para "dar a volta". Se continuasse a não resultar voltaria ao divã.
RESULTOU!

Aqui percebi que os meus dramas são comuns a todos os divorciados deste fórum e compreendi que o meu melhor amigo - que nunca viveu um divórcio nem nada que se parecesse - não conseguiria ajudar-me a ultrapassar esta revolta que me consumia.

Muito obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
SA
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1975
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptySáb Jan 24, 2009 3:11 pm

Obrigada Fred...penso que fantasmas do passado todos nós temos..a começar pela frustração ou a tristeza de projectos e apostas que não deram certo, mesmo achando que seriam para a vida.
Há coisa que na verdade não se explicam e que, só por isso, não merecem a nossa infelicidade. Não se pode explicar tudo, mas pode-se aceitar, e acima de tudo, sem mágoa.
Parabéns pelo teu percurso.
Muitas felicidades para ti e para os teus.
SA flower
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptySáb Jan 24, 2009 3:15 pm

:-)

Obrigado pelo desafio. Fez-me assumir o que me prendia. E quando assumimos, ainda mais de forma escrita, libertamos um "segredo" que nos corroía.

Sempre!
Ir para o topo Ir para baixo
SA
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1975
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptySáb Jan 24, 2009 3:19 pm

Eu acredito que existem dores profundas...mas a nossa atitude perante as mesmas fazem a grande diferença. Ver os problemas com alguma leveza de espírito e não deixar de sonhar/ acreditar é essencial.
Errar, sim, aprender, tb, preparar-se para outra caminhada que não será, porventura, mais perfeita ou melhor, mas será seguramente mais madura porque mais reflectida.
SA flower
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptySáb Jan 24, 2009 3:27 pm

Não diria melhor!
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyDom Jan 25, 2009 10:40 am

Olá Fred, agora venho eu dar a minha modesta opinião na "tua" casinha. Very Happy
Enfia todos os teus esqueletos dentro dum armário e não o abras jamais. No
Um dia, só restará pó. E o pó levanta num sopro. Depois não restará mais nada a não ser a lembrança do que lá fechaste outrora.
É isso que deves guardar do passado: lembranças.
Sob pena de ficares algemado a ele e deixares passar a vida por ti sem a viveres na plenitude!
Jinho flower
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyDom Jan 25, 2009 11:31 am

Muito obrigado Analu pela tua contribuição!

Um abraço forte!
Ir para o topo Ir para baixo
Su
.
.
Su

Feminino
Número de Mensagens : 103
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptySáb Fev 07, 2009 12:21 pm

Parabéns, Fred.

Espero um dia também o conseguir.
Para já não me sinto preparada para deixar o passado Sad

Mas deste-me esperança de que um dia, ainda que sem saber qual, isso possa acontecer.

Bjs
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptySáb Fev 07, 2009 3:47 pm

Su,
Ambos sabemos " que só nós sabemos a dor que nos assalta".
Ambos sabemos que perdemos tudo o que nos fazia falta nesta vida...


Agora vem a parte boa!

No fundo não sabemos nada!

A parte boa vem depois.
A ausência do outro, que julgávamos fatal para a nossa existência, afinal não o é.
E a felicidade reencontra-se. A FELICIDADE APRENDE-SE!

O que precisamos para reencontrar a felicidade:
a) perceber o que falhou
b) perceber o momento em que já o sabiamos e nada fizemos
c) perceber o perfil da pessoa que nos pode trazer o equilibrio emocional que desejamos


Lembro-me de uma admiradora que tive que me olhava como príncipe encantado: Fugi!
Eu era divorciado e com filhos. Carrego comigo um passado de 10 anos de casamento, de cumplicidades com uma ex mulher, filhos que aceitavam mal uma nova relação do pai, etc...
Seria uma mulher solteira e sem filhos que iria compreender tudo o que a esperava? As picardias da ex? O contrapoder dos filhos?
Estaria eu dísponivel para uma mulher com menos maturidade que eu, quando nunca suportar a imaturidade (relativa) da minha ex?

:-)

A vida é fantástica e nem sempre compreendemos isso.
Mas se não tivessemos periodos de FOSSA, dificilmente saberiamos dar valor a este património fantástico que nos deram que é a VIDA!

Amanhã é domingo. Aproveita para o dedicares a ti!
Toma o pequeno almoço num café que admires, compra uma revista masculina onde aprendemos a agradar às nossas companheiras e aproveita o prazer de compreenderes a nossa ignorância!

:-)

Valeu?!
Ir para o topo Ir para baixo
Su
.
.
Su

Feminino
Número de Mensagens : 103
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptySáb Fev 07, 2009 3:51 pm

És um espectáculo.

Obrigada pelo sorriso que consegui esboçar quando já nem me lembro a última vez que o fiz.

Beiinho
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptySáb Fev 07, 2009 4:03 pm

Um "espectáculo" é aquilo em que podemos transformar a nossa vida depois de pensarmos que já nada vale a pena.

Tens a sorte de estares a ser apoiada por dois membros desta rede que muito admiro: O Gu e o Gonçalves

O que te faz acredidar que o melhor da vida não estará ainda para vir?!
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptySáb Fev 07, 2009 7:34 pm

Su
Já vi que não falta aqui quem te dê apoio. Muita força!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyDom Fev 08, 2009 12:21 am

Fred escreveu:

O que precisamos para reencontrar a felicidade:
a) perceber o que falhou
b) perceber o momento em que já o sabiamos e nada fizemos

Olá Fred, como estas duas são importantes agora nesta fase da minha vida. Parabéns pelo teu pensamento positivo. A vida tem mesmo muita coisa boa, "no matter what". Wink


Sue, mais cedo ou mais tarde tudo vai bater certo e vais arranjar forças para seguir em frente, feliz Smile
Ir para o topo Ir para baixo
SA
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1975
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyDom Fev 08, 2009 2:29 am

Eu acrescentaria uma alínea d), que seria:

- esquecer o passado, perdoando-nos os erros (a nós e aos outros), arrumá-lo bem arrumadinho cá dentro e dar espaço para quem vier.

As feridas podem doer, mas depois de bem limpas e cicatrizadas, desaparecem como se nunca tivesse existido. As feridas fazem parte da nossa aprendizagem, uma ponte para uma vida, na maior parte das vezes, em maior equilíbrio com nós mesmos.

Sue, arruma, limpa e segue em frente. Es muito nova e demasiado bonita para esses pensamentos "depressivos".
Ir para o topo Ir para baixo
gonçalves
.
.
gonçalves

Masculino
Número de Mensagens : 985
Data de inscrição : 01/07/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyDom Fev 08, 2009 4:22 am

Fred..

Tive um percurso de vida bastante semelhante ao teu..
Dois filhos e talvez mais longevidade no casamento..

O dia q m inscrevi tinha o msm sentimento q tem hoje a querida Su..
Hoje passado este tempo todo,partilho da msm tranquilidade q tu...

Fico realmente mt agradado positivamente pelos teus depoimentos,identifico me neles..

Mt clarificadores e esclarecedores..
Sa, o passado ñ é preciso esquece-lo,seria impossivel,ate porque mts temos filhos desse msm passado.
Diria mais aprender a viver com ele...

Su, acrescento uma adenda ao Fred..
Ñ reencontrar a felicidade mas sim tu msma construires a tua felicidade..

Segue o conselho da Sa e do Fred..
A vida é realmente o maior espectáculo,e tu és ainda mt novinha..

“aprendi a procurar a felicidade limitando os desejos, ao invés de satisfazê-los”
Ir para o topo Ir para baixo
Su
.
.
Su

Feminino
Número de Mensagens : 103
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyDom Fev 08, 2009 1:07 pm

SA,

Esquecer o passado... será que conseguimos mesmo esquecer o passado ou apenas o adormecer? Vai sempre acompanhar-nos, não é? Ainda tenho medo disso...
Julguei que tinha arrumado e que a cicatriz já mal se notava e eis quando o sangue inrompeu vindo não sei de onde...
Penso que com ele se passa o mesmo e está a tentar sarar as feridas dele... Mas tenho de parar de pensar nele, não é?

Gonçalves,

Construir a minha felicidade? Ainda não consigo atingir essa dimensão, não sei como o fazer... espero que o tempo me ajude.

Slim, Postal,

Ainda me sinto sem à deriva...

Fred,

Não sei o que virá, ainda não consigo pensar mais além do que o dia de hoje. A sensação de saturação de tudo não me deixa. Mas o amanhã virá, seja lá como for...


Obrigada a todos pelo carinho. Mesmo com as vossas próprias feridas têm uma palavra de apoio, um ombro onde serenar. Obrigada sem fim.

Abraço forte a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyDom Fev 08, 2009 1:32 pm

Su,
Para passares à fase seguinte só tens um caminho que aprendi neste fórum:
Pára de pensar naquilo que ele faz, naquilo que ele pensará, naquilo que ele planeia.

Eu utilizei anti-depressivos para atingir esse estágio e consegui largá-los no momento em que desejei.

Quando conseguires isso terás boa parte do caminho percorrido.

Faz, MAS FAZ MESMO, aquilo que te agrade em nome da recuperação da tua auto-estima.

Um abraço forte
Ir para o topo Ir para baixo
SA
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1975
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyDom Fev 08, 2009 2:43 pm

Su,

O passado não desvanece, mas aprendemos a arrumá-lo num canto, e conviver com ele com serenidade.
O passado ajuda-nos a sermos pessoas melhores, se soubermos aprender com ele.
Mas o primeiro passo ou resolução é com certeza deixar de viver nele, constantemente, como se do presente se tratasse.
Passado é passado, a nossa obrigação é tirarmos a melhor lição possível com tudo quanto lá se passou e eventualmente ainda permaneça no tempo presente (filhos por exemplo e os bons momentos que vivemos), e continuar em frente.
Passado é passado. Não queiras viver e prender-te a alguém que já não existe no tempo presente.
Força, ânimo, tenta virar a página.
flower
Ir para o topo Ir para baixo
Su
.
.
Su

Feminino
Número de Mensagens : 103
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyDom Fev 08, 2009 2:53 pm

Obrigada pelo abanão, SA. Estou realmente a precisar de muitos.
Ir para o topo Ir para baixo
Ondamari
.
.
Ondamari

Feminino
Número de Mensagens : 1605
Data de inscrição : 11/12/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyDom Fev 08, 2009 3:11 pm

Olá, ando um cadito fugida daqui mas a ultima semana foi para esquecer.

Uma criança de dois anos fechada em casa porque teve 38,2 de febre na creche e depois, para ajudar, a minha televisão avariou-se... Imaginem, digno de um filme lol

Acho que por vezes é mesmo assim. Quando, pensamos que tudo está bem parece que tudo retrocede e voltamos à estaca zero. Lembro-me da minha primeira separação, ainda o divórcio não tinha saído. De repente, num encontro casual para troca de assinaturas surgiu um beijo e daquele beijo relembrei todas as coisas boas, todos os momentos em que o meu coração saltou só de o ver, de o sentir, de imaginar que ia estar com ele. Sei que gostei muito dele, sei mesmo que o amei... Nessa altura, há já tanto tempo, que fiquei na fossa. Dias e dias a chorar, a enviar lhe mensagens que caíam em saco roto, a dizer a mim mesma que a única coisa que eu queria na vida era que ele voltasse para mim... Não durou muito esse estado de espírito. Durou enquanto eu permiti que durasse. Um dia, nem sei qual, acordei e pensei: chega... E até hoje, já lá vão 4 anos, nunca mais nos vimos, nem falamos, nem houve qualquer tipo de contacto e apesar de saber que provavelmente o amei, não sinto vontade nenhuma de voltar a ter qualquer tipo de relacionamento com ele.

Tal como dizem todos os clichés da moda... Tudo passa, se deixarmos as feridas irem fechando em vez de estarmos sempre a reabri-las por masoquismo.
Ir para o topo Ir para baixo
Su
.
.
Su

Feminino
Número de Mensagens : 103
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyTer Fev 10, 2009 4:39 pm

Olá Ondamari, esquece que a tua criança esteja melhorzita!

Eu me declaro masoquista...inconscientemente volto sempre aos mesmos lugares comuns...

O ser humano é realmente um bicho complexo...

Bjs
Ir para o topo Ir para baixo
ssilva
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 14
Data de inscrição : 03/02/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyQui Fev 19, 2009 9:40 am

amiga su
O meu passado tambem a asombra o pensamento e no meu caso 24 hora 7 dias na semana,tenho alturas que pareçe que fico louco e agaro-me ao meu anjo para tentar encontrar o caminho de novo.Epero um dia conseguir arumar todo o meu passado nas gavetas o pior e que o meu passado foi quando foi feliz o presente apresenta-.se medonho o futuro.........

bjs a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyQui Fev 19, 2009 12:12 pm

ssilva
o futuro é um livro aberto e com as páginas em branco, serás tu a escrever essas páginas. O passado já não importa, já foi! Agora preocupa-te com o presente e liberta esses sentimentos negativos, para poderes ter um futuro mais optimista e feliz. Tens o poder nas tuas mãos, só tens de o usar a teu favor.
Força flower
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 EmptyQui Fev 19, 2009 4:07 pm

ssilva, olá cheers
O meu ex partiu de malas e bagagens para Cabo Verde atrás duma paixão e jogou ao alto 23 anos de casamento e 4 de namoro. Dediquei-lhe 27 anos da minha vida e depois...
Enfim, só para te dizer q o mundo desabou sobre mim naquele dia. Quando o vi pegar nas malas e bater a porta sem uma única palavra, um só olhar... nem queria acreditar q aquilo não fosse um pesadelo...
Mas era a minha realidade e a partir daquele dia tive de aprender a caminhar sózinha... quem caminhava comigo desde q eu tinha 15 anos, tinha acabado de sair para sempre da minha vida.
Hoje, passados quase 2 anos digo-te: foi o melhor q me aconteceu.
Entretanto conheci alguém q me ama como eu mereço, como nunca ninguém me amou... de verdade!
Entendes o q quero dizer? Ás vezes acontece-nos coisas q nos fazem sofrer e q te levam a questionar porquê contigo? Porquê aquilo?
Mas um dia, todas as respostas voltam. Tudo passa a fazer sentido. E tu descobres finalmente q teve de ser assim, porque não podia ser de outra forma e q outras coisas melhores ainda estavam por vir, tu é q não sabias na altura...
Forçinha e um jinho enorme. Quem sofre assim por amor só pode ser alguém extraordinário e mereces tudo de bom. Ahh!! E vais ter, não tenho dúvidas... flower
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O tempo cura tudo..!?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 4 de 22Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 13 ... 22  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Como lidar com a nova companheira do ex marido?
» Famílias Reconstituídas
» O tempo que o pai fica sem ver os filhos
» Aspectos práticos: Questões
» Quanto tempo durou o seu casamento?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Períodos pós-divórcio-
Ir para: