Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Qual a idade mínima da criança para decidir ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Mario
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2265
Data de inscrição : 03/08/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyTer Mar 30, 2010 8:58 am

Dividida,

Se essa pseudo preocupação fosse sincera haveria muita solução possivel para a criança, e até para suprir as eventuais faltas da mãe (se é que existem)...

No teu post dizes que a criança nao quer viver com a mae e que a criança tem vivido com o pai e contigo...

Entao se essa solução funciona e ate parece que a criança gosta, qual é o TEU problema?

Incomoda-te ter a criança?? Incomoda-te assumir as chatices?? Nao gostas de ser madrasta??

Desculpa q te diga mas... Azarinho!!!... Nao tivesses casado com alguem que ja tinha filhos...

As pessoas têm que assumir o custo das suas opções tendo SEMPRE a OBRIGAÇÃO de salvaguardar as crianças, sejam ou nao seus filhos....

Abracos
Ir para o topo Ir para baixo
aninhas
.
.
aninhas

Feminino
Número de Mensagens : 838
Data de inscrição : 02/11/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyTer Mar 30, 2010 9:12 am

Eu penso que em qualquer escola há ATL, desde os 3 anos(Pré-escolar), até ao 1º ciclo!!
Os horários , geralmente, são até ás 18h e nalgumas escolas já estão a fazer até ás 19h!! E quase sempre com carrinhas escolares, que levam os meninos a casa!!!

Hoje em dia, os pais estão cada vez menos com as crianças, a escola está aberta desde as 8h até ás 19 h!!! Muitas crianças passam o dia sem os pais!!! Sei que a maioria das pessoas , nas grandes cidades , precisam desses horários, o q eu acho um absurdo!!!

Dividida não sei de que zona és.....mas estes horários na maioria das escolas do nosso país!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
browneyed girl
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1660
Data de inscrição : 28/10/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyTer Mar 30, 2010 9:13 am

Dividida escreveu:
Sobra para mim... Eu é que tenho habilitações literárias, para acompanhar o miudo.

E paciência...


Dividida,

O Amor, seja ele de que espécie for, só sobra quando não é recíproco.

E as crianças só conhecem um tipo de Amor ... Incondicional.

Sobra Amor?
Não me parece.
Antes pelo contrário.
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyTer Mar 30, 2010 9:36 am

Dividida escreveu:
Sobra para mim... Eu é que tenho habilitações literárias, para acompanhar o miudo.

E paciência...

Desculpa... os meus pais têm ambos a 4.ª classe... fui criada com os meus avós que têm igualmente a 4.ª classe... era com o meu avô que fazia os trabalhados todos!

Sou licenciada, pós-graduada, e quero muito dar ao meu filho todo o apoio que recebi enquanto criança.

Parece-me que essa criança é vista como um estorvo!
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyTer Mar 30, 2010 9:50 am

Amigos, não fuzilem a Dividida, compreendo perfeitamente as dúvidas que a assaltam. Sentir que entre pelo menos 3 adultos envolvidos (pai, mãe e ela), ela é aquela que faz mais esforços pelo bem do menino. Em nossa casa também era assim, era eu que acompanhava nos trabalhos de casa, era eu que me preocupava qual o programa que íamos fazer, onde íamos passear, para sair da rotina. É uma sobrecarga grande para uma madrasta, pior ainda quando sabemos que a nossa opinião vale zero perante um juiz, quando nos esforçamos tanto para que tudo resulte.
Ir para o topo Ir para baixo
browneyed girl
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1660
Data de inscrição : 28/10/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyTer Mar 30, 2010 9:53 am

Estás enganada Madrasta.

Se eu pudesse "fuzilar" alguém ... seria o pai do menino ...

E fico-me por aqui ...
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyTer Mar 30, 2010 10:00 am

Sim, e acreditem, que nós, madrastas, muitas vezes também nos apetece fuzilar os nossos estimados maridos... Se um casamento sem ex-mulher e filhos já tem dias e dias, um casamento com todo esse pacote, nem queiram saber.
No meio de tudo isto, as madrastas querem ajudar, e às vezes nem sabem como, porque não lhes cabe a elas tomar as decisões, mas essas decisões, quando tomadas, afectam a nossa vida também.
Ir para o topo Ir para baixo
Mario
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2265
Data de inscrição : 03/08/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyTer Mar 30, 2010 10:48 am

Madrasta,

Fuzilar alguem? Nada disso!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quando se lança num forum um assunto à discussão, devemos saber à partida que vamos ouvir opiniões que podem nao ser aquelas q gostariamos...

Todos os que aqui vimos, estamos preparados para isso, certo??

E eu de facto acho que os problemas dos casais devem ser resolvidos pelos casais, tendo a preocupação de salvaguardar as crianças e a obrigação de lhes proporcionar o melhor que for possivel a todos os niveis.

Tentar "despachar" o filho do "outro", querendo ao mesmo tempo dar um ar de alguem preocupada com o bem estar da criancinha é q nao cola...

Haja responsabilidade, decencia, bom senso e respeito na forma como se tratam os miudos e lembrem-se que amanhã podem ser os vossos a passar pelo mesmo... gostavam???

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyTer Mar 30, 2010 12:19 pm

Madrasta, eu no meu caso nao percebi foi a parte do "E paciencia...."....
Bem se nao se tem paciencia, nao se assume um papel.
Agora poe-te no lugar da criança. Um pai que nao quer, outro que nao pode e uma madrasta sem paciencia ( ??? )..... Parece-me que a criança sera a que menos culpa tem, nao???
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 4:24 am

Por este ser um forum onde podemos exprimir os nossos sentimentos e receios é que cá estamos certo?
Pais, mães, qual de vós nunca sentiu que se esgota a "paciência"? Para um pai/mãe é normal, aceitável. Para uma madrasta, é a prova da sua "falsidade, falta de interesse pela criança, etc".
A Dividida está apenas a expôr o que sente, às vezes duma forma contraditória, é certo, como qualquer um de nós. As madrasta não são fadas perfeitas, com solução para tudo, e "paciência" para tudo. Somos mulheres, com dias melhores e piores, com empregos, rotinas, sonhos, desejos. Recebemos que braços abertos uma família às metades, participamos na reconstrução, ajudamos, incentivamos. Mas de tempos a tempos (às vezes todas as semanas) recebemos o alerta que as decisões sobre aquela crianças não são nossas, que o controlo não é nosso. Num regime de visitas já é complicado, na vivência de todos os dias mais complicado será. Compreendo todas as dúvidas que a Dividida sente e partilha. E com a nossa ajuda vai conseguir ver a situação doutra perspectiva e encontrar soluções Smile
Ir para o topo Ir para baixo
FA
.
.
FA

Feminino
Número de Mensagens : 274
Data de inscrição : 27/11/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 4:35 am

Mario,
Subscrevo inteiramente os teus comentários.

Dididida,
Acho que é por pessoas como tu que as madrastas inspiraram muitos contos infantis...
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 4:47 am

Pois FA... é por estas e por outras que tenho imenso medo que o imbecil junte os trapinhos com alguém! Eu nem devia ler certas coisas...
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 4:54 am

Xela... cada caso é um caso. Ninguem é igual... Como ja disse, nesse campo nao tenho queixas... Por isso.... Smile

Madrasta eu não contesto isso, e acho que a dividida tem todo o direito de vir desabafar e de ter, por vezes, falta de paciencia.... E nos, nao podemos ter a nossa opiniao? E da-la?
A dividida da-lhes o valor que achar que deve dar......
Ir para o topo Ir para baixo
JOÃO76
.
.
JOÃO76

Masculino
Número de Mensagens : 233
Data de inscrição : 18/03/2010

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 5:19 am

Acho normal, haver um receio que o ex ou a ex ao arranjar outro/a companheiro/a, possa dar-se um caso destes, mas pegando no que disseste Xela, entendo o teu receio, eu tb sinto isso, mas depois penso, ela pode pensar exactamente o mesmo... portanto, acho que depende muito da relação que se tem com o/a ex!
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 2:03 pm

Mario escreveu:
Madrasta,

Fuzilar alguem? Nada disso!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quando se lança num forum um assunto à discussão, devemos saber à partida que vamos ouvir opiniões que podem nao ser aquelas q gostariamos...

Todos os que aqui vimos, estamos preparados para isso, certo??

E eu de facto acho que os problemas dos casais devem ser resolvidos pelos casais, tendo a preocupação de salvaguardar as crianças e a obrigação de lhes proporcionar o melhor que for possivel a todos os niveis.

Tentar "despachar" o filho do "outro", querendo ao mesmo tempo dar um ar de alguem preocupada com o bem estar da criancinha é q nao cola...

Haja responsabilidade, decencia, bom senso e respeito na forma como se tratam os miudos e lembrem-se que amanhã podem ser os vossos a passar pelo mesmo... gostavam???

Abraços

Mário, FA e Xela
se eu estou dando ar de "preocupada" e querendo "despachar" o miudo, não entendo essa. Que eu já o quis mais longe? Sim, porque tudo fora feito/decidido ~sem meu conhecimento e que sim, afectou minha vida. É do tipo, nem dizeres à tua mãe e deixares o teu filho na casa da avó e a senhora nem sonha que vai cuidar do menino todos os dias durante 2 meses. E tem de desmarcar tudo o que estava organizado. Foi nessa situação que fiquei sempre, sempre a ultima a saber.

Mas esquecemos o que está para trás.

Quanto à "E paciência." , o comentário que eu fiz, é que "eu é que tenho habilitações literárias para acompanhar o estudo do menino. E paciência"
Eu é que tenho paciência (e gosto) para ajudar a estudar e voltar a explicar outra e outra vez. O pai é mais impaciente.


E por muita boa vontade que eu tenha ou venha tendo, há alturas (e muitas) que tenho de ficar trabalhando, e que não posso falar ao trabalho 2 ou 3 vezes por semana. (1 pelo filhote, outra pelo irmão do filhote).
Algo tem que ser assumido pelo pai, não posso ser sempre eu a faltar ao trabalho, a sair sempre a horas certas quando todos os colegas estão fazendo horas extraordinárias para terminar os trabalhos no prazo. Porque não, ele assumir parte da responsabilidade do filho dele, enquanto eu farei o q puder?




Pus em prática algumas dicas vossas, para me re-aproximar do menino e sinto-me mais animada, em ver como com pequenas coisinhas, estou incentivando o menino em tarefas que ele não gostava.

O menino anda no 5º ano, logo não há ATL para a faixa etária dele.
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 2:24 pm

Mario escreveu:
Dividida,

No teu post dizes que a criança nao quer viver com a mae e que a criança tem vivido com o pai e contigo...


Abracos

Mario,

deixa-me esclarecer, a criança não vive conosco.
Sempre passou os fins-de-semana com o pai, porque não tinha ninguém da familia materna com quem ficar, porque, infelizmente, também trablham aos sábados ou domingos.

A consequência dessa "falta de tempo" (por muitos anos) foi a criança ter um vínculo maior com o pai, e uma educação isenta de responsabilidades do dia-a-dia, de quem passa todos os dias. Essa responsabiliade recaindo apenas sobre a mãe, faz da mãe "a má", e o pai "o bom".

A psicóloga propôs aos pais, que a criança começasse a passar o fim-de-semana alternado com a mãe. Para incentivar a relação mãe-filho. E com o padrasto. Já vão uns meses.

Mas o miudo continua infeliz. E o pai, por força minha, tenta resolver e conversar com a mãe, para chegarem ao bem-estar do filho.


A minha "pseudo-preocupação" prende-se com o facto de que estou há muitos anos nesta relação, OU eu faço as coisas resultar (com o apoio do pai) ou o pai,o menino e eu ficamos todos infelizes. Porque o menino não gosta da mãe/padrasto ou de viver lá, o pai sente-se impotente, e eu fico aqui sem fazer nada? Nem anda nem desanda...

Cansei. Quero lutar pela minha familia. Se der certo, melhor. Se não, tentei.

bj
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 2:43 pm

Adeus, pessoal. Obrigada por tudo.

beijos
Ir para o topo Ir para baixo
ANTONIO FARIA
.
.
ANTONIO FARIA

Masculino
Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/05/2010

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 4:08 am

boa tarde,
sendo o topico "qual a idade minima da da criança" tal não foi ainda esclarecido...
quanto à guarda compartilhada, é de facto a melhor solução quando ambos concordam e a nossa lei ja contempla essa faculdade.
é complicado sim, principalmente se existem atritos. Mas se se pensar no melhor para a criança que não teria de saltitar constantemente de casa em casa, basta ter um pouco de bom senso.
Ir para o topo Ir para baixo
martita
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 296
Data de inscrição : 15/03/2010

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 4:50 am

olá Antonio, geralmente o Tribunal não ouve as crianças, tirando situações extremas. sei que a partir dos 12 anos podem ser ouvidas até antes, mas tem que se fundamentar bem o pq dessa decisão e geralmente 1º as assistentes sociais vão conversar com a criança, e perceber o meio ambiente em que vivem e dão um parecer ao juíz.
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 10:36 am

A minha filha (11anos) está a ser acompanhada por uma psicologa e quando ela decidir de uma forma serena e convicta que não quer ir mais com o pai simplesmente não vai.
A forma legal como se resolve não sei mas a psicologa desde logo a pos à vontade com esta questão no entanto estamos em conjunto a tentar que vá que crie laços com o pai ... logo se vê
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 11:53 am

pcbl escreveu:
A minha filha (11anos) está a ser acompanhada por uma psicologa e quando ela decidir de uma forma serena e convicta que não quer ir mais com o pai simplesmente não vai.

e se ela decidir pelo Pai como é?
Nunca se sabe.

Tens tanta certeza disso?
porquê?

Se tens tanta certeza para quê o psicologo?

Falo assim pois passei por isso infelizmente.



Cya
JC
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyQui maio 20, 2010 6:57 am

micro,

Infelizmente o pai das minhas filhas não é como a maioria dos que aqui vejo Sad
Se ela hoje vai, está com o pai deve-se à minha insistencia em conjunto com a psicologa (estava a ter ataques de ansiedade razão porque começou a ser vista por ela) porque ele simplesmente estava a desistir dela, dizia se ela não quer não vem.
Comecei a ver diferenças de tratamento entre as minhas filhas ... porque a outra ia
O unico contacto que elas têm com o pai é no fds dele. está 15 dias sem as ver ou sequer falar com elas... nem tenho palavras para qualificar.
1 ex - ontem encontrei uma pessoa que ja n via mto tempo e falou-me no assunto a minha filha emitiu 2 comentários: 1º Não vais chorar! 2º Estamos muito bem sem ele.

Apesar de tudo isto e muito mais sei que elas sentem a falta do pai e que gostam dele e ele até sair de casa sempre foi mto presente e só por elas tenho feito esforço no sentido de elas estarem com o pai porque ele não estava para se dar ao trabalho. É triste mas é a realidade
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptySex maio 21, 2010 12:15 pm

Pcbl, desculpa a frontalidade, mas uma criança de 11 anos que emite esses comentários "não vais chorar" e "estamos muito bem sem ele" o mais provável é estar a tomar as tuas dores. Na idade que ela está, tudo a influencia, e pelo que contas parece-me que ela está a assumir o teu sofrimento, e a sentir a obrigação de se afastar do pai para não te magoar a ti. Porque te vê chorar, porque vê que sofres, etc. Pensa que tem de escolher, que não pode gostar dos 2, e pelas razões óbvias (vive contigo) escolhe-te a ti e afasta o pai.

Será bom para ela?
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptySáb maio 22, 2010 6:43 pm

Madrasta,

é logico que ela não me gosta de ver sofrer e apesar de todo o esforço que faço para n ir abaixo/chorar ao pé delas ser imenso...nem sempre consigo.

Mas uma coisa é certa se não fosse eu a insistir para ela ir, conversar abertamente com ela já há mto que tinha deixado de ir apenas porque o pai não se empenha! E a pensar nelas incentivo a ida e o ficar
Ir para o topo Ir para baixo
vitória
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/05/2010

Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 EmptyTer Jun 01, 2010 10:10 am

O menor pode ser ouvido pelo juíz com a idade mínima de 12 anos.

O depoimentoda criança pode ser levada em consideração pelo juíz e até pode ficar anexado ao processo.
No entanto, só aos 15 anos é que o menor pode efectivamente decidir com qual dos progenitores pretende residir.

Até lá a paciência impera e as acções de incumprimento sobre a mãe podem ser accionadas pelo pai.

Quanto ao dia a dia do menor, vocês como adultos têm de se organizar.
Não é tarefa difícil, basta um pouco de bom senso, organização, e voilá tudo saí bem. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual a idade mínima da criança para decidir ?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Pais que alteram o seu comportamento após o divórcio
» AJUDA - regulação das responsabilidades parentais
» Ajuda do ponto de vista juridico!
» Como explicar aos filhos?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: