Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Qual a idade mínima da criança para decidir ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
rosarinho



Feminino
Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/03/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Idade de escolha... Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptySeg Mar 09, 2009 4:13 am

Olá a todos...
Estou num dilema mt grande...
"Estou" com o amor da minha vida vai fazer 6 anos e acontece k ele é divorciado e tem um filho de 9 anos.
Sempre tivemos a vida infernizada pela ex-mulher dele e familiares k sp disseram ao garoto para nao fazer o k eu lhe "mandava" nem gostar de mim...
O caso agravou-se quando a mae o abandonou e foi para o estrangeiro trabalhar com o namorado.
Eu, madrasta, tive k fazer o papel de mae e dar educaçao e as regras...
O menino virou o pai de tal maneira contra mim, que acabamos, ou estamos a dar um tempo, pois o menino dosse k eu era mt ma para ele...
Agora como a mae vem busca-lo, o pai esta com medo de perder o filho e colocou-nos a todos nesta situaçao?
Nao sei que fazer, nem que atitude tomar...
Nao sei se ela pode chegar agora ao fim de 3 anos e leva-lo...
Nao sei a que idade ele pode escolher com quem ficar...
Alguem me ajuda?

bjos e obrigado flower
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptySeg Mar 09, 2009 12:19 pm

Olá rosarinho.
A partir dos 14 anos é normal o juiz chamar a criança para falar com ela e perguntar directamente com qual prefere viver. Mas penso que o juiz pode decidir diferente, ou seja, a escolha da criança não é suficiente, é apenas mais um elemento para ajudar o juiz a decidir. Só aos 18 anos é que passam a tomar essa decisão sozinhos. No caso do teu enteado, o poder paternal está entregue ao pai desde que a mãe saiu do país? Se assim for, penso que o juiz vai avaliar o tempo que ele viveu com o pai, o tempo que viveu com a mãe, e decidir em função disso. Se o poder paternal nunca deixou de ser da mãe é mais difícil, ela pode chegar e pegar o menino...
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptySeg Mar 09, 2009 4:22 pm

Só que a ida para o estrangeiro é, à partida, um corte radical no modo de vida do miúdo (podendo até ser traumatizante) pelo que isto terá de ser considerado um dado negativo na hora de decidir.

Mas, não deixa de ser estranha a união do pai e do filho contra a rosarinho.
Não será o pai que, por actual mau relacionamento com a rosarinho, está a “fazer a cabeça do puto”?
Custa-ma a crer no inverso.
Ir para o topo Ir para baixo
rosarinho



Feminino
Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/03/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptySeg Mar 16, 2009 11:49 am

olá...
obrigado pelas respostas...
mas a verdade é mesmo a k contei, pk estamos mtas vezes juntos e falamos bem, mas kd esta o garoto muda tudo... inclusive com chantagens para o pai (ouvi eu)...
agora a mae parece estar decidida a leva-lo, ja se informou com um advogado e nao sei ate k ponto ela podera fazer isso ou nao...

enfim...
alguem reze por mim, para a minha vida tomar um rumo depressa Sad

jinhos
Rosarinho Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptySeg Mar 30, 2009 3:28 pm

Força rosarinho flower tudo se resolverá pelo melhor
Ir para o topo Ir para baixo
alma
.
.
alma

Feminino
Número de Mensagens : 191
Data de inscrição : 02/10/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyDom maio 17, 2009 10:56 am

eu penso que ela o que poderá conseguir é a guarda conjunta, que aliás á a que os juízes agora preconizam mais.

O melhor mesmo é arranjarem um advogado e tentar um acordo com a mae se conseguirem.

Quanto ao relacionamento que me parece o mais dificil..nestas questoes o melhor mesmo é usar a cabeça para agir com o coração. Ou seja, pensar primeiro qual a melhor forma de conquistares o miudo, ver quais as suas preferencias, seus gostos, pensar o que será que podes fazer com ele que ele nao faça com mais neinguem, isso fortaleceria um laço entre ti e ele. Aqui há que pôr o orgulho de lado e meter maos à obra...mesmo que estejas magoada e irritada com ele pelas coisas que diz de ti e faz!!

Pensa que é uma criança e está a usar as armas que tem para conseguir o que quer, denegrir-te e ter a atenção do pai, está a usar da chantagem emocional que funciona lindamente.
Sê mais esperta. Põe te do lado dele, mostra-lhe que és uma amiga, ao contrário do que todos dizem. Mas não esperes que isto aconteça por magia de repente, vai demorar, conquistas um bocadinho cada dia.

Ex. descobra a comida que mais gosta, e faz-lhe de jantar dizendo que fizeste pq é a sua comida favorita, fazendo o sentir se especial porque foi feita a pensar nele. Além disso mostras que conheces os seus gostos.
Ele adora o benfica ou outro? Nem que tenhas de deixar de comprar outra coisa qq, oferece-lhe a camisola do clube num dia qq sem ser aniversário, vai adorar de ceteza!
vai ao clube de video alugar o filme que ja todos os seus amigos viram menos ele.
Da-lhe pequenos miminhos que o pai nunca dá, por exemplo aconchegar os lençois qd vai dormir, ou as sua bolachinhas favoridas antes de deitar..torna isso uma especie de ritual e um momento só teu e dele, vais estabelecer ali uma cumplicidade só vossa.
Outra que deve funcionar muito bem, dar muita atenção aquele doi-doi que ele fez, que nem se vê com lupa!!! e até colocar lá um penso Very Happy não te esqueças de perguntar no dia a seguir se ainda doi!! Wink

No fundo o que ele deve estar é muito carente, pq a mae "abandonou-o" e ele teve que ficar com uma mulher que toda a agente diz para ele odiar Wink não vais deixar que ganhem, pois não?? és muito mais inteligemte que eles!!

Tens que ter muuuuuita paciencia, isto vai demorar e nao podes ser muito obvia pq os miudos topam tudo que cheira a artificial. Tens que o fazer sem demonstrar que estás a espera de agradecimento e reconhecimento. Se o fizeres de coração vai resultar de certeza e quando deres por isso tens ali um amigo.

Bjs
Ir para o topo Ir para baixo
Mena
.
.
Mena

Feminino
Número de Mensagens : 37
Data de inscrição : 13/07/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptySeg Jul 13, 2009 11:47 am

belos concelhos alma, o importante é restabelecer a vida normal não só ao casal mas principalmente á criança que no meio disto tudo é o que menos culpa tem. como diz o Dr Phill as crianças são como folhas em branco onde nós escrevemos todos os dias com as nossas acções e as nossas palavras. ora se sempre lhe disseram para não gostar da madrasta, o que se esperava!
noutra situação eu não concordaria em retirarem o filho á mãe, mas sinceramente depois dela o deixar para ir viver a sua vida... que moral tem ela agora perante o filho para o educar. ainda para mais tendo ele nove anos, eles são muito perspicazes.
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptySex Mar 26, 2010 2:53 pm

Boa noite

Tenho esta dúvida: meu enteado não quer viver com a mãe. A guarda pertence à mãe, mas a mãe não aceita guarda compartilhada e a divisão equitativa do tempo entre os 2 ex-conjuges.

Quem já conhece alguns permonenores da minha vida madrastal, sabe que o enteado, até há pouco tempo, passava todos os finais de semana (os 52 do ano, para ser exacta), feriados, e as férias completas, desde 4 anos atrás.

A mãe não aproveitava o dia de folga para estar com o filho, nem os dias santos: Natal, páscoa ou mesmo o dia de carnaval, ou passagem de ano ou ano novo (sendo estes dias o motivo das férias, ficava com o pai).
Chega a passar quase uma semana que a mãe não telefona ao filho.
Nota: ambos os pais residem no mesmo concelho (cidade), e falamos de uma cidade pequena.

No ano passado, o miudo ficou os 3 meses de fáerias (Verão) aqui. Em quase 2 meses, a mãe nem procurou ficar com filho, um dia q fosse. As férias também estavam a saber bem para ela... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ninguém da familia dela (avó materna, tia) aprovam a negligência afectiva da parte dela para com o filho, mas ninguém tem a coragem de interceder pela criança, e denunciar a situação, ao juiz/tribunal, para q a criança tenha estabilidade emocional e afectiva, que não encontra em casa (da mãe com o padrasto).

Sem testemunhas das afirmações da mãe, que contadas, a prejudicariam, e não temos provas do que se passa na casa da mãe.

A criança está sempre muito nervosa, ansiosa, com dificuldades de aprendizagem.

Como ajudar a criança?


obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptySex Mar 26, 2010 4:00 pm

Dividida, o pai quer pedir a guarda total do menino?
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptySeg Mar 29, 2010 2:19 am

Olá Madrasta.

Não. O pai não quer pedir guarda total. Concordamos que seria melhor para todos, para nós, o enteado, e para a mãe, q não perderia a pensão de alimentos, e continuaria a ter o filho, o filho não perderia o contacto constante com a mãe, e o tempo (e a responsabilidades) seria mais equitativo entre os progenitores.

Mas se a mãe, "só quer o dinheiro no final do mês", não aceita dividir a guarda (o tempo e a pensão de alimentos), o q fazer?
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptySeg Mar 29, 2010 7:26 am

Dividida, nesse caso, será mesmo melhor para o menino continuar a viver com a mãe? Não sei se o pai pode/deve lutar pela guarda partilhada, uma vez que a mãe não concorda. Mas pela guarda total pode lutar sempre, e se essa é a melhor solução...
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 4:50 am

Mas não haverá juiz nenhum que retire a guarda da mãe, sem provas que não é bem tratada.

Além disso, mesmo que o único interesse da mãe seja o dinheiro no fim do mês, se a criança não aparece com hematomas, dedos partidos, queimaduras de cigarros ou seja vítima de qualquer outro tipo de maus-tratos físicos, embora seja de negligência afectiva (mas de tal não tem como provar), a guarda manter-se-à da mãe.

E na guarda compartilhada ou na guarda alternada, não há intituito de retirar a criança do convivio com a mãe. Mesmo que tenhamos testemunhas abonatórias (que não o querem ser) a favor da criança. Queremos dar um pouco de estabilidade emocional, um poiso seguro ao menino, por mais de 2 dias. Daí eu ter sugerido em passar uma semana com cada progenitor.

beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 5:00 am

Além disso, tudo tem de ser preparado para a vida dele aqui. Com quem ficaria depois da escola? Quem leva à escola? Ao médico? etc... A vida dele está mais organizada com a mãe e será melhor manter essa organização.

O pai, não está preparado para se organizar, como as mulheres o fazem.

beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Mario
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2265
Data de inscrição : 03/08/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 6:39 am

Dividida,

Tanta contradição...

Para alem de dizer mal da mãe, ainda nao percebi o que pretendes em concreto...

Coitada da criança!!

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 7:38 am

Mário,

falando com o pai e perguntando:

- Como vamos fazer, desde a hora q o menino sai da escola até nós sairmos do trabalho? Com quem ficará?

- Com quem almoçará? Na escola ou com a mãe?

- Quem levará ao médico, na semana que te compete?

A resposta é que obtive é que fique com a avó materna e "não sei" para a segunda questão, porque o pai não pode faltar.

Eu sou pressionada no trabalho, porque tenho q sair a horas certas para ir buscar meu filho, falto ao trabalho para levar ao médico e terapia, que estou prejudicando meus colegas, e que meu filho tem pai, que ele também faça.

E na hora que o enteado sai da escola ou tem consultas médicas, eu é que faltarei ao trabalho? Irei também ouvir o mesmo por um filho que não é meu?

Para além de "Dividida" deveria me chamar também "Contradição", mas isto é o melhor que posso fazer, quando sei que nenhum juiz retira a guarda à mãe sem provas palpáveis e que o miudo não gosta do padrasto e que o menino não pode ver tv quando está em casa da mãe, só lhe é permitido estar no quarto e sem ver televisão, porque está sempre de castigo.

Mas se a mãe não aceita mudar o acordo, nada mais posso fazer. Só por via legal?

beijos
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 7:44 am

Acho que deviam ter pensado nisso antes de fazer os filhos... para se ser pai/mãe é preciso ter tempo... ir ao médico, actividades, brincar... não é só fazê-los!

Não te posso ajudar nas decisões, lamento pela criança...

Não lamento por um pai que não pode faltar (mas teve tempo de o fazer sem pensar no futuro) e numa mãe que não quer saber do filho.

Sorry...
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 7:55 am

Para ser pai ou mae não é so preciso ter tempo... é preciso ter gosto e amor, e nesta caso parece faltar um bocado.... grande!!!!!
Como disse o Mario... Coitada da criança. :S Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 8:11 am

Além disso, em tempo de crise, os patrões apertam o cerco e qualquer desculpa é boa para despedirem. É a palavra do patrão contra o empregado.

Quem sabe, noutro emprego?

beijos.
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 8:14 am

Acima de tudo acho que se deve pensar numa coisa... os avós, tios, primos, irmãos... não têm de viver em função dum filho que não é deles. Isso é responsabilidade dos pais.

Um não quer, o outro não pode! Santa paciência. A isso eu chamo negligência, de parte a parte...
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 8:21 am

o que eu queria, uma vez que Todos trabalhamos, é manter a organização que a mãe arranjou. Se arranjou uma explicadora, ok, vamos mantê-la na nossa semana. Para que o miudo não continue pensando que o pai é que é "fixe", porque com ele não precisa de estudar, etc. Para manter as mesmas rotinas.

Porque esta combinação pode nem dar certo.

A psicóloga estipulou que o miudo passasse o fim-de-semana com a mãe, para que eles criassem laços mais fortes. Até à data, fora sempre com o pai que passava os fins-de-semana.

Não se vai retirar-lhe a mãe. É a mãe que ele tem...

Mas precisa de um ambiente onde se sinta amada, e se retirar-lhe da mãe (guarda total para o pai), sentir-se-à abandonado pela mãe. Afinal, a mãe deixou-o ir ou ve-â menos vezes. Se for como é nas férias, ele sentir-se-à abandonado, por a mãe não o vir buscar, nem telefonar....

bjs


Última edição por Dividida em Ter Mar 30, 2010 8:29 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 8:23 am

E porque não estudar com o pai? Se não houver hipóteses de o levar à explicadora perde-se 1 hora de estudo em casa...
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 8:31 am

Sobra para mim... Eu é que tenho habilitações literárias, para acompanhar o miudo.

E paciência...
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 8:33 am

Mas o problema é o de todos os pais: a criança sai às 13h, 14h , 15h ? Com quem ficará até às 18h ou 19h, hora de saida do trabalho?

As explicadoras são uma forma de manter as crianças ocupadas até à hora de sair.

beijos
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 8:35 am

Sem mais, terminado.... :S
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? EmptyTer Mar 30, 2010 8:37 am

Não faço ideia de onde és, mas há ATL's com carrinhas de transporte, há ATL's nas escolas com prolongamentos...

Também não sei a idade da criança em questão
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Qual a idade mínima da criança para decidir ? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual a idade mínima da criança para decidir ? Qual a idade mínima da criança para decidir ? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual a idade mínima da criança para decidir ?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Pais que alteram o seu comportamento após o divórcio
» AJUDA - regulação das responsabilidades parentais
» Ajuda do ponto de vista juridico!
» Como explicar aos filhos?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: