Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Luis António



Masculino
Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/05/2010

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptyQua maio 26, 2010 8:23 am

Não foram erros em relação ás crianças, foram erros na relação do casal. Da parte dele traição da parte dela bebida.
Quando os mais velhos se juntaram timham 7 anos e o filho mais novo nasceu 3 anos depois.
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptyQui maio 27, 2010 10:19 am

De namorada a madrasta

"Decerto já falou com amigas sobre o assunto e se algumas fizeram relatos terríveis de conflitos sem fim, outras caíram no pólo oposto e deixaram-se levar pelo «mito do amor instantâneo» isto é, acreditam ser possível que todos se passem a adorar instantaneamente.
Não há nada como viver a experiência, para saber como é. Uma coisa é certa - à semelhança de qualquer relação - existe todo um percurso que leva à solidificação dos laços entre as pessoas.
A madrasta que começa a ter contacto com os enteados, deve colocar-se sempre num papel de retaguarda, sem cair na tentação de assumir imediatamente um papel activo face a eles.
Se assim for, o que tem a esperar é uma forte rejeição, porque será encarada como um estranho que saiu do nada e agora se quer intrometer. Esta situação é tanto ou mais complicada, se ainda tiver passado pouco tempo após a separação.
É necessário algum amadurecimento da situação, para que esta seja encarada com naturalidade. Pode até acontecer que o seu enteado esteja a passar por uma fase em que é invadido por sentimentos de raiva e, caso interprete as suas intervenções como uma intromissão, decida transformá-la num alvo preferencial.
A raiva surgirá sob a forma de mau humor ou clara atitude de desafio. Sentir raiva é normal, mas com o tempo, a criança deve ser ensinada a expressar os seus sentimentos de outro modo, através do diálogo franco e aberto.
À medida que o tempo passa, a aceitação vai sendo progressiva e tornar-se-á possível que a madrasta interfira de um modo mais directo. Ainda assim, é preciso munir-se de todo o bom senso e medir bem as palavras que vai dizer, sobretudo quando se tratam de adolescentes. Arrisca-se sempre a ouvir o clássico «você não é minha mãe, portanto não tem nada a ver com isso», ou um mais agressivo «meta-se na sua vida! ».
Um facto inegável, é que certamente as crianças sentirão saudades da mãe e desejarão telefonar-lhe. Evite que o seu companheiro se oponha a isso. O divórcio foi uma opção tomada pelos adultos, mas não deve ser alargada às crianças.
Neste ponto, você pode ter um importante papel como elemento apaziguador, quando se trata de divórcios em que existe conflito. Alguém que está de fora mantém sempre uma visão mais clara e também mais fria da situação, tornando-se possível ouvir e aconselhar o companheiro, no sentido de evitar cair na tentação de fazer das crianças vitimas de todo o processo.
É que, quando se tratam de divórcios litigiosos, infelizmente, os pais iniciam um «fogo cruzado» que atinge os filhos. Neste mar de retaliações, remetem as crianças para um plano secundário, onde interessa apenas cumprir à risca os horários estipulados pelo tribunal e não as reais necessidades que a criança tem, para que consiga ter possibilidades de crescer e tornar-se um ser humano emocionalmente equilibrado".
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySex maio 28, 2010 4:44 am

Ser madrasta é uma responsabilidade enorme Smile
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySex maio 28, 2010 4:51 am

Assim como o é ser mãe...
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySex maio 28, 2010 5:15 am

Xela, é maior a responsabilidade.
Sabes quando levas um sobrinho ou outro miúdo que não é teu filho a sair??? Que tens o dobro do cuidado e atenção precisamente porque não é teu filho???
A idéia é a mesma!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySex maio 28, 2010 5:20 am

Isso é porque nunca me viste a passear com o meu filho....
Tenho um medo de lhe tirar a vista de cima....
lol.
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySex maio 28, 2010 7:26 am

Então experimenta levar outro miudo qualquer e vais ver o peso que sentes em cima para tomar bem conta dele! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySex maio 28, 2010 7:28 am

Ja levei.
E acredita que sou tao preocupado com um como com outro. É a minha maneira de ser. E morro de medo que fujam para a estrada, ou que se afastem, ou que ..... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySex maio 28, 2010 7:32 am

Eheheh, pois é, é um stress... mas eu era mais descansada em relação ao meu filho, porque estava por minha conta e se acontecesse algo eu só tinha de responder perante mim mesma!
Agora em relação a um sobrinho, eu teria de responder perante os pais... e isso dava-me uma maior responsabilidade...
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptyTer Jul 06, 2010 9:05 am

Agora vou falar com alguma experiência, ainda que pouca!

Acho que havendo respeito e tolerância tudo se consegue...

Daqui a uns tempos a experiência será maior e melhor e digo mais qualquer coisinha [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptyTer Jul 06, 2010 10:18 am

Xela, tás num relacionamento com alguém que já tem filhos, é isso? Também vais ser madrasta?
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptyTer Jul 06, 2010 10:19 am

Sim.

Quando lancei este tópico foi no decorrer de tomar uma decisão na minha vida... de juntar ou não os trapinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Topázio
.
.
Topázio

Feminino
Número de Mensagens : 818
Data de inscrição : 20/11/2009

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptyQua Jul 07, 2010 12:21 pm

Boa sorte Xela...

Vai partilhando a experiencia.. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 4:10 am

Cá estou eu para falar convosco...

Maior dificuldade: 2 crianças com diferenças de idade de 15 meses, sendo que uma tem neste momento 23 meses e a outra 3 anos e 2 meses...

Os brinquedos são o principal motivo de muitos puxões, empurrões e mordidelas...

Será que cada um deve ter os seus brinquedos? Ou deverá ser TUDO dos 2?
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 4:31 am

Olá Xela!

antes de mais: são as duas do mesmo sexo?

como tudo, no meio está a virtude. acho que alguns brinquedos devem ser individuais mas tb devem partilhar outros.

se forem do mesmo sexo pode ser mais fácil (porque até podem habituar-se a brincar juntas) ou pode dar direito a mais confusão Very Happy

se forem de sexos diferentes... os interesses são diferentes... o que às vezes tb não facilita Wink

Já agora... notas-te ciumes dos afectos?
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 4:42 am

São do mesmo sexo...

Citação :
se forem do mesmo sexo pode ser mais fácil (porque até podem habituar-se a brincar juntas) ou pode dar direito a mais confusão [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E não é nada fácil... não sabem brincar juntos...

Citação :
Já agora... notas-te ciumes dos afectos?

Completamente! Noto que o filho do meu companheiro está muiiiito mais agarrado a ele e não deixa o meu filho aproximar-se.

Em relação ao meu filho, como não tem pai (presente), vê no meu companheiro a figura paternal que lhe falta e procura-o muitas vezes... pedindo miminhos... mas só quando a outra criança não está.


Última edição por xela em Seg Set 13, 2010 4:44 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 4:43 am

Pois... a parte dos afectos é a mais dificil de gerir...
a minha filhota é muito pacífica nesse aspecto... mas...
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 4:46 am

Sinceramente... a parte dos afectos nem me parece a mais difícil... está a ser muito pior gerir a relação entre as duas crianças... durante a semana ainda se passa relativamente bem...

Ao fim de semana quando estão os 2... é desesperante, porque é só gritos... empurrões, agressões e afins... é de bradar aos céus.

Eu sou educadora... epá, mas é como eu digo... quando não são os 2 "nossos" tudo se complica!
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 4:56 am

gritos e empurrões não tive direito.... mas birras e ciumes... isso sim!
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 5:04 am

Qual é a diferença de idades no teu caso?
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 5:05 am

2,5 anos e rapaz + velho, menina mais nova Smile
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 5:16 am

Já é mais um bocadinho, mas mesmo assim... eu acho que há sempre dificuldades qualquer que seja a idade...

Se são mais pequenos há uns problemas...
Se são maiores há outros...
Ir para o topo Ir para baixo
Mario
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2265
Data de inscrição : 03/08/2009

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 7:12 am

Olá,

Eu acho que ha um dado importante q nao foi mencionado. Ha quanto tempo convivem todos?

Acredito que demore algum tempo até as crianças se adaptarem a estas novas realidades.

Têm que criarem afectos, estabelecer laços, sentir à vontade e confiança entre elas e com os adultos...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 7:15 am

Claro que sim... mas se gerirmos bem as dificuldades que vão aparecendo é sempre mais fácil! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Mario
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2265
Data de inscrição : 03/08/2009

Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 EmptySeg Set 13, 2010 7:16 am

Obvio... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Vide
MensagemAssunto: Re: Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso! - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Famílias que têm: o meu, o teu e o nosso!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Às familias monoparentais
» Famílias Reconstituídas
» Famílias Reconstituídas?
» Dos filhos. Das novas famílias. Da cumplicidade. Do amor. Da vontade.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: