Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Começa a escola

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Jorge
.
.
Jorge

Masculino
Número de Mensagens : 686
Data de inscrição : 24/06/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQui Out 09, 2008 4:57 am

Nocas, não sendo mãe, o ideal é existir uma fase de adaptação.... quer para ele quer para ti.

Na primeira semana ele pode ficar algum tempo, 2 horas nos primeiros dias, e para o final da semana ficar um pouco mais inclusivé a hora de sesta.

e ir alargando o tempo de permanência no colégio.

O meu filho ficou no colégio desde os 6 meses.... era um pouco mais novo que o teu... e não houve nenhum problema....
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQui Out 09, 2008 5:48 am

Obrigada, Jorge!

Começo a acreditar que quanto mais cedo melhor!

Teve o previlégio de fica este tempo com uma pessoa de família e mesmo assim, de algum tempo para cá, assim que me vê vestir o casaco já não me larga.
É ... olha não sei, custa-me pela vida!!!...Mas sei q depois fica bem.

Julgo que esta seja a pior fase para os deixar no colégio...se calhar devia ter optado por outra idade, mais cedo ou mais tarde...não sei...

Ontem fui ver o colégio e...sinceramente, não gostei mt, mas como a decisão n foi minha...se calhar é por isso q não estou tão receptiva...
Olha não sei...
Mas vou seguir o teu conselho, mais uma vez obrigada.
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQui Out 09, 2008 6:51 am

Olha Nocas...

o meu filho foi para cresce desde os 4 meses e meio... 1º deixava-o, só de manha ou de tarde.... mas depois começou a ficar sempre...

Custa não digo que não... mas se tem de ser....

A partir daí apareceram as diareias, otites..... com mais contacto com outras crianças... apanhou, viroses....
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
.
.
Jorge

Masculino
Número de Mensagens : 686
Data de inscrição : 24/06/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQui Out 09, 2008 7:41 am

É verdade Pcristina,

outro nome dos infantários é INFECTÀRIOS.....

eles nos primeiros tempos vão apanhar quase tudo mas depois estabilizam
Ir para o topo Ir para baixo
sandra
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1005
Data de inscrição : 23/07/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQui Out 09, 2008 8:19 am

Nocas

A nina foi para o infantario quase a fazer os seis meses. Nos primeiros dias ia umas horas de manha, depois ficou para almoçar e sesta (na sesta, nos 2 primeiros dias fiquei com ela ate ela adormecer) e assim progressivamente. fui po-la mais ou menos 10 dias antes de começara a trabalhar. Trouxe de casa uns bonecos favoritos dela para pendurar no berço... Ela ambientou-se bem, sem problemas de maior.

Gostei das pessoas e do espaço à partida. Acho q ajudou muito. Actualmente tenho muita confiança nas pessoas q tratam de aminha filha, e ela tem um elo muito forte com a educadora e a auxiliar q a acompanham desde o inicio.

As doenças.. é um mal necessário... Apesar de não ter dito isto no verão do ano passado qdo fiquei com varicela... depois de correr os meninos da escolinha veio-me bater à porta... pale

Mas no ano passado ela praticamente ja nem esteve doente...

Convém que gostes do sitio e das pessoas... Dizem os entendidos que a pior idade é a dos 3 anos em diante. A nina tem este ano novos coleguinhas e tem sido um tormento... Ja la vai mais de um mes e ainda choram imenso...

Sandra
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQui Out 09, 2008 10:16 am

Felizmente deixei dua semanas de férias para gozar, assim vai dar para acompanhar o piqueno nesta nova fase.
Vou seguir os vossos conselhos e fasear a "estadia".
Quanto às doenças...o q é q podemos fazer senão assistir impávidos e serenos...

Já não sei a quem é q vai custar mais, se a mim se a ele?!?
Se calhar sei...ou não...sei lá...digo eu...

Obrigada a todos! flower
Beijinhos
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQui Out 09, 2008 12:21 pm

Bemmmm, a Lara nasceu em 25 de Agosto e eu comecei a dar aulas a 1 de Outubro. Nesse mês de Outubro tive a minha mãe em casa que me ficou com ela e a partir daí foi uma vizinha minha que trabalha sozinha, em máquinas texteis, em casa. No último dia de férias do Carnaval essa vizinha telefonou-me e, disse-me que não podia ficar mais com a Lara, porque tinha arranjado um emprego fora de casa. Tive de andar nesse dia a correr de um lado para o outro porque no dia seguinte começavam as aulas. Felizmente arranjei uma ama com excelentes condições, é carinhosa e a minha filha adora estar lá pois tem muitas crianças. Ela na altura ainda era pequenita e não entendia, mas agora, e depois de estar 3 meses de férias comigo, já percebe que me vou embora e custa-lhe um pouco, mas quando a vou buscar nem se quer vir embora e foge de mim What a Face

Em relação às doenças, ainda não teve nenhuma. Ela fica na ama apenas 8 horas por semana, divididas por 3 dias... muito pouco mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptySeg Nov 03, 2008 9:48 am

Foi hoje...
Lá deixei o meu "carrapato" na escolinha...o primeiro dia!
Não correu nada mal ... mas hoje foi tudo novidade! e deixei-o só duas horinhas!
Para já, achou muita graça sair com a mamã logo de manhã! Smile

Vamos ver amanhã...e depois de amanhã, quando começar a ser rotina e a perceber q vai ficar todo o dia...

...só queria que vissem a carinha dele quando me viu chegar ... só faltou dizer: - Que alívio, mamã!

Beijinhos, até amanhã!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptySeg Nov 03, 2008 10:19 am

Nocas escreveu:
Para já, achou muita graça sair com a mamã logo de manhã! Smile

Parece-me que não foi o único! Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQui Nov 20, 2008 6:04 am

E pronto já lá vão quase 3 semanas!
A 1ª , muito bem...
A 2ª, metade doente em casa a outro metade, muito mal disposto...normal, julgo eu, se tivesse toda entupida, com tosse e sem apetite, tb n ía achar mt graça....
A 3ª, a ficar mal, muito choro no "transbordo", mas depois fica bem todo o dia...e até já interage...

Balanço...nada mau!

Aspectos negativos: nota-se alguma agressividade para comigo ( ou serei eu que me sinto culpda por deixá-lo lá!!???) coisa q n existia!
As noites são mais agitadas.
Os choros são mais exigentes.

Aspectos positivos: aprendeu a dizer sim, se quer alguma coisa, não deita os objectos para o chão e adormece sozinho...mt bom!

Para a mãe: fico cansada só de contar as horas do dia!
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 6:21 am

Tou de rastos!
Verdadeiramente de rastos...com a cabeça a zeros...
Tem sido um mês desgastante!
à primeira a vista a adaptação à cresche/infantário não tem sido má...come bem, dorme bem, interage com os outros meninos, não faz birras...isto na escola, em casa tem sido um martírio!
Birras por tudo e por nada!
Birra porque n quer ir para o carro, birra porque n quer sair do carro, birra porque n quer tomar banho, birra porque n quer sair da banheira, tornou-se selectivo com a comida e agressivo comigo... Não faz isto com mais ninguém, nem na escola , nem com o pai...
Eu sei q isto é uma fase, mas tá a dar comigo em doida!!...Tento não dramatizar, mas é difícil...
Tenho consciência q n foi de minha vontade a ida dela para a escola nesta fase, mas nunca o demonstrei, uo pelo menos tentei n demonstrar, passo todo o meu tempo dísponível com ele, dou-lhe toda a atenção e carinho e ao mesmo tempo firmeza nas minhas decisões... não sei o q é q está a falhar!...

Já li bastante sobre o assunto, e este medir forças, é normal, mas para tudo?

Será q o nosso medo de falhar, quando estamos sozinhas, dá azo a este tipo de situações?

Já n sei o que fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
Lolablue
.
.
Lolablue

Feminino
Número de Mensagens : 1136
Data de inscrição : 22/08/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 7:56 am

Mantem-te firme Nocas.

A isso chama-se testar os limites...

Só tens que te manter firme e não misturar os departamentos.

E paciencia, muita paciencia. Em comprimidos, injectável e bebivel.

À falta dessas versões da paciência, experimenta a tradicional (e a mais eficaz):

respira fundo, respira muito fundo! Conta até 10 antes de reagires. Se não chegar, conta até 20...
Ir para o topo Ir para baixo
DH
.
.
DH

Feminino
Número de Mensagens : 1016
Data de inscrição : 15/10/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 8:06 am

Nocas, quantos meses/anos tem o teu anjinho?

Sabes, ele na escola até se deve "aguentar", mas depois contigo sai-lhe toda a dificuldade que ele próprio esta a ter para se adaptar à Creche. É como nós, que com mais facilidade "descarregamos" a nossa tristeza/frustraçã, naqueles que mais amamos e sabemos que nos continuarão a amar sempre.

"ama-me quando menos mereço, porque é quando eu mais preciso".

Como diz a Lolablue... muita paciência. Respira fundo, visualiza-te a ti própria, a tua re-acção, aquilo que te está a provocar a ti, e muda a tua resposta, de forma a agires com serenidade (possível) diante de uma birra.

Com o meu filho mais novo nunca funcionaram castigos, sempre o tive que levar a fazer o que eu queria com um abraço (mesmo no meio de uma birra). Ensinou-me muito este meu filho. Se eu o castigava ele passava meia-hora ou mais a fazer tudo aquilo que sabia não poder fazer. Se lhe levantava a mão, ele olhava para mim com o ar mais incrédulo do mundo "como foste capaz de fazer isto?". Não imaginas!! E um abraço no meio de uma birra desarmava-o completamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Karina
.
.
Karina

Feminino
Número de Mensagens : 739
Data de inscrição : 08/10/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 8:14 am

DH

vou experimentar essa do abraço Very Happy

Nocas

os miudos sao capazes de nos levar a exaustao...sei do que estou a falar.
é como a Lola diz...paciência, doses e doses dela. mas eu penso que é apenas uma fase.

e se tu te sentes nervosa, acredita que eles sentem isso, por isso tenta manter-te o mais calma possivel.

força

animo

vai passar
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 8:21 am

Obrigada lindas!

O piqueno tá com 19 meses! affraid

É, DH, já pensei que seria isso mesmo, como a adpatação foi "fácil", o mais certo seria q ele descarregasse em cima de mim...
assim como a febre, o rangir os dentes e morder a bochecha por dentro, tudo isto só indica o stress que ele está a passar... meu pobre filho!

Mas, as birras, deixam-me louca...e frustrada, ontem depois de ele já dormir só me apetecia chorar...
Ir para o topo Ir para baixo
Lolablue
.
.
Lolablue

Feminino
Número de Mensagens : 1136
Data de inscrição : 22/08/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 9:01 am

E chora Nocas, chora, deixa sair a tua frustração toda, mas longe dos olhos dele...

e desabafa aqui com a malta... estamos cá para isso sunny
Ir para o topo Ir para baixo
browneyed girl
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1660
Data de inscrição : 28/10/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 9:21 am

E quando não conseguires esconder as lágrimas...enfia-te numa banheira quentinha com ele. Comigo resulta.

Entretanto chora aqui....
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 9:25 am

Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Vocês são demais!
Obrigada por estarem aí! flower
Ir para o topo Ir para baixo
browneyed girl
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1660
Data de inscrição : 28/10/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 9:36 am

É claro que a minha banheira virou uma cooperativa.
Éramos 2, veio a carneirinha e ficámos 3!

E agora banheira exclusiva da mãe: só fora de horas!
Ir para o topo Ir para baixo
DH
.
.
DH

Feminino
Número de Mensagens : 1016
Data de inscrição : 15/10/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 10:40 am

Só mais um conselho Nocas. Antigamente eu não conseguia fazê-lo sem chorar convulsivamente, mas ajudou-me a ser uma mãe mais equilibrada. Repete para ti, escreve, diz em voz alta... Muitas vezes...

sunny "eu sou a melhor mãe que o meu filho podia ter" sunny

E chora sempre que te apetecer, os meus filhos já me viram chorar algumas vezes, apenas quer dizer que sou humana, e se perguntam digo-lhes que não é nada que eles tenham feito, que me magoei (nem que me tenha magoado só por dentro).

Sou mãe sozinha de duas crianças com pouca diferença de idade, sem ajudas familiares sem nada, sei o que é estar exausta... Força, querida.
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 11:00 am

Obrigada pela força! flower
Ir para o topo Ir para baixo
Lolablue
.
.
Lolablue

Feminino
Número de Mensagens : 1136
Data de inscrição : 22/08/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQua Nov 26, 2008 4:14 pm

DH:

por acaso não és adepta de reiki? scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptyQui Nov 27, 2008 6:06 pm

Muita força para as super-mães!
A minha filha tem 15 meses e está a chegar à idade das birras e não é fácil, só espero conseguir manter a firmeza.
Ir para o topo Ir para baixo
DH
.
.
DH

Feminino
Número de Mensagens : 1016
Data de inscrição : 15/10/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptySex Nov 28, 2008 2:20 am

Lolablue escreveu:
DH:

por acaso não és adepta de reiki? scratch

Smile Sim, porque perguntas?

A minha filha mais velha todas as noites me pede "mamã faz Reiki". O meu filho é muito diferente. Passam-se meses que não pede nada, mas há dias em que chega da escola e me diz: "mamã, faz reiki aqui, aqui e aqui" e aponta com as mãos para os locais onde quer receber.

Mas sou uma mãe normalíssima, tirando estas coisas Rolling Eyes Embarassed

Ainda ontem tive um jantar com eles mesmo difícil, porque com as gargalhadas nem um nem outro mastigava, deixavam cair a comida da boca... (o que vale é que tenho uma cadela em casa, que aspira tudo o que cai no chão:D Laughing ). Acabou-se o jantar, lavaram os dentes e foram para a cama, não houve mais mimos, estava mesmo zangada. (Não estava zangada pelas gargalhadas, mas porque estivemos mais de uma hora à mesa e eles sem comerem Sad Isto no fim de um dia de trabalho).
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 EmptySex Nov 28, 2008 2:28 am

Postal escreveu:
Muita força para as super-mães!
A minha filha tem 15 meses e está a chegar à idade das birras e não é fácil, só espero conseguir manter a firmeza.

é preciso uma paciência...Postal!
o meu até aos 18m foi um anjinho...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Começa a escola - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Começa a escola Começa a escola - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Começa a escola
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» ESCOLA DOS FILHOS
» Em tempo de aulas - a «dura» tarefa de os deitar cedo....
» E quando a nova relaçao começa a correr mal?
» Famílias Reconstituídas
» Percurso Pós-Divórcio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: