Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Guarda partilhada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1 ... 16 ... 28, 29, 30, 31, 32, 33  Seguinte
AutorMensagem
MiguelML
.
.
MiguelML

Masculino
Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 06/09/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptySeg Set 13, 2010 1:13 pm

dulia escreveu:
Miguel, acho bem k lutes. Pois fds de 15 em 15 dias nao sao a mesma coisa k estar c a miuda todos os dias.

Acho tb k o tempo de os filhos ficarem sempre c as maes ja passou. Nos maes é k mts das vezes temos é medo de ficar sozinhas pois os filhos fazem imensa companhia. E compreendo os pais k devem sentir imenso essa solidao pois de uma vez só perdem uma familia inteira....

Convence-te é k estas divorciado e que esse pai a tempo inteiro k eras nao vais voltar a ser nem messmo c custodia partilhada. Nem nos maes teremos isso... Mas é assim mesmo.

Miguel vai á luta, n te acomodes. Pelo menos para conseguires mais tempo c a tua filhota.

Vai ser é uma luta dificil e demorada. E que pode dar certo ou errado, como tudo na vida.

Obrigado Dulia ... mostraste bom senso e uma sensibilidade que não se vê muitas vezes.

Apesar de mãe (acho que o sejas) ... olhaste tb para o lado de lá, e observaste que quando existem filhos, existe também um pai que fica a sofrer com a ausência dos mais pequenos.

Por tradição, aquando de uma separação, achou-se sempre que a mãe é que ficava a sofrer com o encargo dos filhos menores, e o pai estaria na maior, pronto para o engate outra vez, e completamente livre das chatices familiares.

Mas não, como tenho visto e lido, os pais não são mais esses figuras típicas do macho latino que está-se ralando para os filhos, só se importando para dar um ralhete ou para jogar ou ir à bola com ele quando eles são rapazes.

Apesar de não querer viver sozinho para o resto da minha vida, e se encontrar alguém que possa ser feliz com ela não espero deixar fugir essa oportunidade, tb acho que tenho o direito e o dever de estar, de conviver, de cuidar, de educar, etc a minha filha, e compreendendo que o papel da mãe é estrondosamente importante, acho que todos concordam que o papel do pai tb o é, pelo que é minha obrigação e meu desejo não fugir às minhas responsabilidades de pai, razão essa por estar com a intenção de pedir a Guarda Conjunta.
Ir para o topo Ir para baixo
dulia
.
.
dulia

Feminino
Número de Mensagens : 1446
Data de inscrição : 17/11/2008

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptySeg Set 13, 2010 2:15 pm

De nada e sim, sou mãe de uma menina de 5 anos Very Happy

E conheço alguem como tu que quer passar mais tempo c a filha mas o outro lado é inflexivel e pensa que por ser mãe tem todos os direitos deste mundo e do outro. É uma luta desgastante e por vezes frustrante mas as poucos vai-se conquistando alguma coisita.

Pois como tu dizes atrás, a ex mulher esta a ser uma fixe a permitir tal coisa Neutral

Qdo me divorciei tb tive os meus ataques e coisa e tal mas tento pensar sempre um pouco nos outros, mesmo sendo o ex marido, pois afinal foram 6 anos bons. Nao deu. paciencia. Mas se formos a pensar bem no lado do pai é um lado triste e solitario e ate da para compreender k se indentifikem c a vida de solteiro. Pois afinal que mais podem fazer?
Ir para o topo Ir para baixo
praia
.
.
praia

Feminino
Número de Mensagens : 827
Data de inscrição : 22/07/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptySeg Set 13, 2010 4:00 pm

[quote="MiguelMLPor tradição, aquando de uma separação, achou-se sempre que a mãe é que ficava a sofrer com o encargo dos filhos menores, e o pai estaria na maior, pronto para o engate outra vez, e completamente livre das chatices familiares.

Mas não, como tenho visto e lido, os pais não são mais esses figuras típicas do macho latino que está-se ralando para os filhos, só se importando para dar um ralhete ou para jogar ou ir à bola com ele quando eles são rapazes.
[/quote]

Graças a Deus e a todos os santinhos, né?? cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Lança
.
.
Lança

Feminino
Número de Mensagens : 1351
Data de inscrição : 18/05/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptySeg Set 13, 2010 4:59 pm

E o que é pena, mesmo pena é que os pais que podem estar com os filhos quando muito bem lhes der na real gana, não saibam aproveitar esses momentos e nem de jogar à bola com os meninos são capazes... eu até já torci um pé à conta disso geek

Não é que me importe, mas sou da opinião que não é à toa que são necessários dois seres para conceber uma criança. Digam o que disserem, as mulheres têm umas "qualidades" e os homens têm outras. Uma mãe não substitui um pai e vice-versa. P++++, o que é que custava 3 pontabés numa bola, nem que fosse 1 x por semana??? Ou 5 min a tentar mexer num comando da Playstation... sei lá... ir à pesca, acampar, coisas de homens... (perdoem-me o machismo Smile )

Enfim...
Ir para o topo Ir para baixo
its43v3r
.
.
its43v3r

Masculino
Número de Mensagens : 1093
Data de inscrição : 02/11/2009

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Out 19, 2010 5:39 am

Ontem foi o dia da conferência de pais para decidir as responsabilidades parentais do meu filho.
Tudo correu como estipulado e irá manter-se como tem vindo a ser na prática, ou seja:

- O menor terá duas residências
- O menor passa alternadamente uma semana com cada um dos pais
- Não haverá direito a pensão de alimentos
- Todas as despesas de saúde, material escolar e extras (ex: actividades desportivas) que os pais entendam necessários serão divididas.
- Véspera e dia de Natal e véspera e dia de Ano Novo, alternados.
- Aniversário dos pais passa com eles.
- Aniversário do menor, fará uma refeição principal com o pai que não estiver nessa semana.
- 15 dias seguidos com cada um dos pais no período de férias.

Ou seja, basicamente é isto, no entanto só é possível pela proximidade e vontade dos pais em preservar os interesses do menor.
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Out 19, 2010 5:43 am

Boa Its!

Parabens!
Ir para o topo Ir para baixo
Adelaide
.
.
Adelaide

Feminino
Número de Mensagens : 465
Data de inscrição : 11/05/2009

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Out 19, 2010 6:08 am

cheers aaa10 aaa10 O bem estar do menor acima de tudo!!!!!! Parabéns por essa postura Its

Abraço enorme
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Out 19, 2010 8:05 am

Grande amigo.
Um grande abraço por teres passado ao papel o melhor para o teu rebento.
Agora é que deves uma palete de minis. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
its43v3r
.
.
its43v3r

Masculino
Número de Mensagens : 1093
Data de inscrição : 02/11/2009

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Out 19, 2010 8:18 am

Desta não te safas, vai fazendo o aquecimento para a próxima semana.
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Out 19, 2010 8:21 am

Vocês os dois parecem dois tolinhos... andam nessas promessas há um mês...
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Out 19, 2010 8:26 am

Ela tem razao Its. Smile
E antes? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
mars00
.
.
mars00

Masculino
Número de Mensagens : 213
Data de inscrição : 17/04/2009

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Out 19, 2010 9:36 am

Parabéns Its.

Bom acordo.
Ressalta o essencial: Muita preocupação de Vocês os dois para com que é mais importante: Os filhos!
Creio que nas situações "normais", acordos semelhantes ao que relatas, são os mais equilibrados para todos. Para os Filhos, para a Mãe e para o Pai.


Forte Abraço,
MS
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge aka Joker
.
.
Jorge aka Joker

Masculino
Número de Mensagens : 1898
Data de inscrição : 06/09/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Out 19, 2010 3:03 pm

Os meus parabéns its! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Out 19, 2010 3:44 pm

E para o ITS não há nada nada nada???

TUDOOOO!

Mas não há mesmo nada, nada, nada??

TUDOOOO!

Então, com toda a cagança!!! E com toda a pujançaaaaaaaa!!!

éfe-érre-Á

éfe-érre-É

éfe-érre-I

éfe-érre-O

éfe-érre-U

A, E, I, O, U!!!

chiribi-tá-tá-tá-tá!

chiribi-tá-tá-tá-tá!

HURRA HURRA HURRA


LOLOL

Ir para o topo Ir para baixo
praia
.
.
praia

Feminino
Número de Mensagens : 827
Data de inscrição : 22/07/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyQua Out 20, 2010 3:29 pm

Its,
BRAVO!!!
Ir para o topo Ir para baixo
susy.
.
.
susy.

Feminino
Número de Mensagens : 5136
Data de inscrição : 21/09/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyQua Out 20, 2010 3:33 pm

its43v3r escreveu:
Ontem foi o dia da conferência de pais para decidir as responsabilidades parentais do meu filho.
Tudo correu como estipulado e irá manter-se como tem vindo a ser na prática, ou seja:

- O menor terá duas residências
- O menor passa alternadamente uma semana com cada um dos pais
- Não haverá direito a pensão de alimentos
- Todas as despesas de saúde, material escolar e extras (ex: actividades desportivas) que os pais entendam necessários serão divididas.
- Véspera e dia de Natal e véspera e dia de Ano Novo, alternados.
- Aniversário dos pais passa com eles.
- Aniversário do menor, fará uma refeição principal com o pai que não estiver nessa semana.
- 15 dias seguidos com cada um dos pais no período de férias.

Ou seja, basicamente é isto, no entanto só é possível pela proximidade e vontade dos pais em preservar os interesses do menor.

Fantástico Its, muito bom, excelente, que todos fossem assim, seria tudo muito mais equilibrado!

Parabéns pelo resultado Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
mbprincesa
.
.
mbprincesa

Feminino
Número de Mensagens : 3761
Data de inscrição : 16/07/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Nov 16, 2010 5:03 am

Já agora....

HISTÓRIAS E TESTEMUNHOS VERIDICOS DE ADULTOS E CRIANÇAS QUE PASSARAM PELOS " 26-4 em DIAS"

" Eu.. ás vezes... quando estou na casa da mãe... choro. Penso muito no Pai.... penso muito no Pai... !!"

cabisbaixo, Afonso, criança de 3 anos, (que só pode ver o Pai de 15 em 15 dias por mais um carimbo 26-4 Judicial ) , a dizer que tem saudades do Pai .

" ... o pai, na minha opinião, não pode ser renegado como simples dador de espermatozoides...ambos os progenitores devem, numa situação ideal (idílica talvez...), compartilhar as responsabilidades para um crescimento saudável dos filhos...

Uma situação de divórcio é sempre traumatizante para todos os membros do casal e como opção que é implica perdas e ganhos para todos...no entanto ,às crianças deve ser dado o direito de poderem usufruir de ambos os progenitores... Ainda está bem presente na minha memória a dor que era para mim só poder ver o meu pai de 15 em 15 dias e como essa falta contribuiu, em grande parte, para aquilo que hoje...não sou...

(...)

Quando era pequena os meus pais divorciaram-se. Vivi todos os momentos da situação, pois apesar da minha tenra idade a minha mãe usava-me como arma de arremesso, num tentativa de magoar um marido que já não o queria ser mas que continuava a ser pai... A guarda da paternidade foi atribuída à minha mãe sem que se fizesse uma avaliação prévia da sua capacidade... Quanto ao meu pai, via-o de 15 em 15 dias e inconscientemente fui-me afastando dele... Hoje, não sei se o meu pai teria cuidado melhor de mim...mas tenho a certeza que pelo menos tinha o direito a ter um pai mais presente...
"

Ir para o topo Ir para baixo
Andreia238
.
.
Andreia238

Feminino
Número de Mensagens : 1818
Data de inscrição : 16/03/2009

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Nov 16, 2010 5:14 am

Princesa é por isso que eu e o meu ex decidimos pensar primeiro na nossa filha. Não o privo de nada, e muitas vezes ele liga para saber novidades e ela fala com ele ao telefone.
Se ela quer o pai muitas vezes ligo lhe para vir busca la.
Primeiro eles depois nos.
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyTer Nov 16, 2010 8:23 am

Hoje perguntei á psicologa o que achava da guarda partilhada em que o regime é uma semana em cada lado, como o meu caso.
Ela respondeu-me ( +- que ja nao me lembro de todas as palavras Smile ):
As pessoas querem sistemas perfeitos quando o divorcio já é sinal de falta de perfeiçao. Ninguem pode defender um sistema em que so ve o pai/mae ao fim de semana como o melhor sistema. Da mesma forma que ninguem pode garantir que uma semana com cada um seja o melhor. Agora desde que ele tenha as mesmas rotinas ( ou o mais parecido possivel ), que saiba que os dois gostam dele e que tenha o que precisa nas duas casas ( para nao andar com bagagem...) entao parece-me o sistema menos mau.
Ir para o topo Ir para baixo
jojo
.
.
jojo

Masculino
Número de Mensagens : 877
Data de inscrição : 30/03/2009

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyQua Nov 17, 2010 3:36 am

its43v3r escreveu:
Ontem foi o dia da conferência de pais para decidir as responsabilidades parentais do meu filho.
Tudo correu como estipulado e irá manter-se como tem vindo a ser na prática, ou seja:

- O menor terá duas residências
- O menor passa alternadamente uma semana com cada um dos pais
- Não haverá direito a pensão de alimentos
- Todas as despesas de saúde, material escolar e extras (ex: actividades desportivas) que os pais entendam necessários serão divididas.
- Véspera e dia de Natal e véspera e dia de Ano Novo, alternados.
- Aniversário dos pais passa com eles.
- Aniversário do menor, fará uma refeição principal com o pai que não estiver nessa semana.
- 15 dias seguidos com cada um dos pais no período de férias.

Ou seja, basicamente é isto, no entanto só é possível pela proximidade e vontade dos pais em preservar os interesses do menor.

que inveja Embarassed Embarassed
no bom sentido é claro
parabens parceiro.....
Ir para o topo Ir para baixo
its43v3r
.
.
its43v3r

Masculino
Número de Mensagens : 1093
Data de inscrição : 02/11/2009

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyQua Nov 17, 2010 4:24 am

Bom dia jojo, percebo perfeitamente o teu sentimento.

Sei que o que vou dizer não vale de nada mas pelo menos que sirva para atenuar alguma apreensão que os pais (homens) tenham em relação aos Tribunais de Menores e à postura do(a)s Juízes.

A minha situação foi tratada no Tribunal de Menores de Almada, na presença de uma Juíza, uma Procuradora e uma Escriturária/Escrivã.
A Juíza ficou satisfeitíssima por estarem reunidas todas as condições, disse também que tomara ela que fossem todos assim.
Acreditem que o único entrave para não existir uma guarda partilhada são os próprios pais.

Se pensasse primeiro em mim e depois no meu filho tinha mudado de residência/distrito, porque a única coisa que me prende ali, é ele.
Se essa mudança de residência se verificasse, certamente que não era possível obter este acordo.
Nem foi necessário entregar um relatório da Psicóloga a informar que essa seria a intenção do menor.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
teresa carneiro
.
.
teresa carneiro

Feminino
Número de Mensagens : 1268
Data de inscrição : 19/10/2009

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyQua Nov 17, 2010 4:47 am

eu leio as vossas opiniões e penso não é justo os filhos ficarem mais tempo com um do que com outro. Depois penso se o pai dos meus nunca quis estar presente na vida dos filhos enquanto viveu com eles e neste momento ser pai para ele é mostrar aos outros o sacrificio que faz por eles. Mas tambem nunca se chegou a frente para estar mais tempo com eles visto que se separou. Chego ha conclusão nada brilhante que o pai não merece os filhos que tem e não vale a pena eu insistir
Ir para o topo Ir para baixo
dulia
.
.
dulia

Feminino
Número de Mensagens : 1446
Data de inscrição : 17/11/2008

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyQua Nov 17, 2010 6:14 am

Princesa, lindo texto. Mas o que fazer qdo o pai se revela um completo idiota?...

Nada... fico na esperança que a minha filha o consiga endireitar, que nao o poupe. Porque da minha parte... cansei...

Cheguei á conclusao que aquelas que adoptam o ritmo de seguir o que esta tratado á risca e nem mais 15m sao as que tiram maior partido. Pois é ver os pais todos tristes que ate queriam estar c os filhos mais tempo... mas nao podem.

As que facilitam as acçoes por acharem que afinal nao é devido a um divorcio que se deixa de ser pai... levam nas trombas, pois é ver o pai a esquivar-se e a nem estar ai para a filha.

Muitas das vezes... não sei mesmo que fazer...
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyQua Nov 17, 2010 6:42 am

@Dúlia,

Será isso ou será que aquelas que vêm um grande interesse dos pais em estarem com os filhos adoptam o tratamento à risca como retaliação? E também conheço alguns pais que nem aquilo que ficou escrito lhe é respeitado. Claro que existem sempre os tribunais, mas as coisas arrastam-se lá e as crianças acabam por ser mesmo as prejudicadas.

E se existem pais que se esquivam a estar com a filha (como dizes) então nem irão sequer querer estar com ela no tempo que ficou determinado no acordo. Assim até lhe acabam por lhe dar uma razão para não estar com a filha (do estilo, eu queria mas naquele dia não deu
e agora a mãe já não deixa...)!

Eu acho que fica muito mal a todos o não facilitar o contacto dos filhos com ambos os progenitores. As mágoas e as raivas que ainda possam existir devem ser retiradas do contexto dos filhos.

Ir para o topo Ir para baixo
susy.
.
.
susy.

Feminino
Número de Mensagens : 5136
Data de inscrição : 21/09/2010

Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 EmptyQua Nov 17, 2010 7:01 am

Há situações e casos diversos.

O pai da minha nos primeiros tempos mal aparecia (também andou perdido pela separação, nao que seja desculpa para se afastar da filha), os fds ficava com ela um dia, e trazia-a, depois começou a atinar e a fazer fds regulares, depois começou a ve-la todas as semanas (no meu fds jantava com ela à 6ª e dormia, para sabado de manha leva-la a piscina), isto decorre actualmente com regularidade (espero que nao mude)... e no entanto a Sentença era o vulgo 15 em 15 dias e jantar à 4ª, bla bla bla...

Nao me importo nada de ceder as 6as e sabados que "me pertencem" desde que a menina queira; é importante que esteja proximo do pai, tanto quanto da mae, já me bastam os " sentimentos de culpa" do ruir da familia ( que felizmente tambem começam a fazer parte do passado Smile)

Facilito sempre que posso, troco fds's sempre que posso faze-lo e peço ao pai para trocar sempre que necessário! Apesar das divergencias, neste ponto conseguimos diplomacia em poucas palavras, as qb.

Quero que a minha filha cresça na presença do pai tanto quanto me for possivel proporcionar, para que o conheça com os seus próprios olhos e vivencias, e nao pelo ausencia da qual nao poderia aferir qualquer conflusao sobre o pai que tem.

Um dia mais tarde, oxalá nao me engane, não terei que a ouvir dizer: " nao conheço bem o pai porque me afastaste dele", assim espero, assim faço por isso. E espero que ele esteja sempre para ela, é o que desejo (sem por as maos no lume pelo futuro comportamento dele).
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Guarda partilhada - Página 29 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 29 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Guarda partilhada
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 29 de 33Ir à página : Anterior  1 ... 16 ... 28, 29, 30, 31, 32, 33  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Separação e Guarda partilhada
» Ajuda do ponto de vista juridico!
» AJUDA - regulação das responsabilidades parentais
» E quando os filhos ficam à guarda do progenitor??????

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: