Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Aspectos práticos: Questões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1 ... 15 ... 27, 28, 29, 30  Seguinte
AutorMensagem
jorge.braga2012



Masculino
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/08/2012

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyQui Dez 27, 2012 7:28 am

Diva.

Muito Obrigado pela ajuda.

O meu casamento é em comunhão de bens adquiridos, mas se o meu pai falecer, contas e apartamento terão de passar para o meu nome. Esse dinheiro e aplicações e o apartamento não podem ser divididos em caso de divórcio futuro?

Sei de um caso em que a mulher passou o carro que tinha para o nome de um irmão e depois do divorcio voltou a mudar o registo do carro para seu nome.

Mais uma vez muito obrigado.

não conhecia este forum e está a dar-me bastante animo ler alguns post's.

Muitas vezes na vida pensamos que só nós vivemos alguns problemas, mas a verdade é outra.

Jorge
Ir para o topo Ir para baixo
diva
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 59
Data de inscrição : 19/08/2011

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyQui Dez 27, 2012 8:18 am

Não jorge não podem ser divididos. Esses bens só poderão ser divididos pelos herdeiros do teu pai, como te disse apenas aquilo que adquirires já casado é que tens que fazer a partilha do bem com a tua esposa ou antes ou depois do divorcio.

no caso dessa mulher que passou o carro novamente para ela, isso foi uma estratégia que optou para não partilhar o bem com o ex-conjuge.

cumprimentos
Diva
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.braga2012



Masculino
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/08/2012

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyQui Dez 27, 2012 1:35 pm


Diva.

Mais uma vez muito obrigado. Entendi que mesmo eu sendo filho único os bens resultantes de uma eventual herança não serão divididos no caso de um divórcio posterior à herança. Será que entendi bem??

Obrigado até pela forma rápida com que me respondeu.

Jorge.
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptySex Dez 28, 2012 4:35 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.braga2012



Masculino
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/08/2012

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptySáb Dez 29, 2012 5:11 pm


Arisca

Muito obrigado


Bom ano.
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyDom Dez 30, 2012 5:41 am


Igualmente, que tudo se resolva pelo melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Joanete
.
.
Joanete

Feminino
Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/12/2012

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptySeg Dez 31, 2012 12:42 pm

É preciso ler bem a legislação sobre isso, atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Joanete
.
.
Joanete

Feminino
Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/12/2012

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptySeg Dez 31, 2012 1:03 pm

Um dos cônjuges vende ao outro a casa. O que se faz: tal como se vendêssemos a casa a terceiros, recebe-se, em abstrato, o dinheiro pela venda, divide-se igualmente pelos 2 cônjuges, cada um paga o que falta da dívida ao banco e o que vende a sua parte ao outro recebe, daquilo que recebeu da venda, subtraída a sua parte de pagamento do empréstimo. É isso?
Ir para o topo Ir para baixo
don_spiritone
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 31
Data de inscrição : 28/10/2011

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptySeg Jan 07, 2013 9:19 am

É isso mesmo caso o empréstimo tenha sido feito pela totalidade. Em caso contrário, há que considerar a entrada que foi dada e por quem. Há também que ter em atenção eventuais mais valias no IRS decorridas dessa "venda".

E o banco tem que aceitar que uma das pessoas fique sozinha a suportar o crédito, o que normalmente leva a renegociação (sai agora uma lei que impede o banco de aumentar o spread nestes casos) com o banco.
Ir para o topo Ir para baixo
Sanrafa



Feminino
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/07/2012

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: audiência tentativa conciliação Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptySex Fev 22, 2013 5:50 am

Bom dia,

Hoje tive a tentativa de conciliação do meu divórcio e como eu já estava á espera, o meu "marido" não cedeu com a parte da casa, não quer dar como morada de família.

Alguém me pode informar de quanto tempo demora o tribunal a marcar o julgamento ?

obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
Miguel Sousa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 26
Data de inscrição : 19/04/2013

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyDom Abr 21, 2013 2:11 am

estou com 1 mês e meio de separação ---tentei neste tempo a reconciliação 3 vezes sem sucesso ---visto ter 2 filhos que ficaram com ela ----depois do que ela me disse na ultima converssa sou eu que quero apressar o divorcio ---mas como tenho novo emprego tenho de ter 1 recibo de ordenado pra juntar a papelada do divorcio pra ficar concluída e avançar ---tomara que chegue o dia de assinar o divorcio pra seguir nova vida --
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptySeg Abr 29, 2013 10:20 am

Ola Miguel, uma reconciliaçao apenas pelos filhos nao vale a pena. Eles adaptam-se as circunstancias melhor que os adultos.
Segue o caminho que te pode fazer feliz e eles ficarao felizes tambem.
Forçinha a todos. Um dia, a felicidade e a paz voltam!
Ir para o topo Ir para baixo
Miguel Sousa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 26
Data de inscrição : 19/04/2013

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptySeg Abr 29, 2013 2:34 pm

concordo contigo analu---mas a solidão e muito difícil ---não tenho problemas em admitir que terei de muito brevemente de arranjar uma companheira ----a solidão a mim assusta-me ---obrigado pelo seu comentario
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyTer Abr 30, 2013 9:36 am

Eu sei Miguel, a quem o dizes, mt dificil mesmo, o pior de tudo acho que e chegar a casa ao fim do dia e faltar um abraço, um sorriso... aquelas pequenas coisas que fazem uma relaçao e que as vezes nao damos valor mas depois de as perder, vemos como eram de facto importantes. Forçinha Smile
Ir para o topo Ir para baixo
AAF



Masculino
Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/03/2013

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: (dúvida) Iniciar Processo Divórcio Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyQua maio 01, 2013 7:35 am

Olá a todos..

Tenho uma amiga em processo de divorcio, e estou a tentar ajuda-la nesta altura mais pesada.. que embora esteja para decorrer pelo melhor, nao deixa de ser uma volta completa na vida dela pelo que..

Gostava que me esclarececem uma duvida, se possivel...
o que é necessario para iniciar o processo de divorcio por mutuo consentimento?
A questão é que um dos conjuges nao tem disponibilidade motivos profissionais para se deslocar á conservatoria. O processo pode ser iniciado so por um conjuge? (ex: requerir, obter documentos e apresenta-los assinados)

Obrigado a todos..

Ir para o topo Ir para baixo
nfs
.
.
nfs

Masculino
Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 11/03/2013

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyQui maio 09, 2013 5:52 am

Olá, posso-te dizer que sim, pois no meu caso também assim foi, até foi a minha já ex-mulher que tratou de ir há conservatória e entregar as coisas.

A maioria dos papeis, podem fazer em casa já com minutas que andam aí pela net:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Depois basta assinarem e um entregar, pagar o divórcio e esperar por serem chamados.

Tens também aqui o site da Deco que ajuda sobre como proceder:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
AAF



Masculino
Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/03/2013

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptySáb maio 11, 2013 9:00 am

obrigado nfs pela partilha.

felicidades para o futuro
Ir para o topo Ir para baixo
JUNE2013
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/04/2013

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyTer maio 14, 2013 10:28 am

MAs caso um dos conjugues queira comprar a casa ao outro qual o valor justo? É o valor actual do imovel certo? Ou vai a leilao?
Ir para o topo Ir para baixo
don_spiritone
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 31
Data de inscrição : 28/10/2011

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyTer maio 14, 2013 10:37 am

É o valor que ambos acordarem para a venda/compra.

Em termos de senso comum poderia ser o valor de mercado actual do imóvel, mas esse valor (especialmente na época em que vivemos) pode ser consideravelmente inferior ao valor de aquisição do imóvel e quem vende ou até quem compra pode sentir-se prejudicado.

Atenção que isto é apenas divagação minha...como em qualquer venda/compra os intervenientes têm que chegar a um acordo sobre o valor.
Ir para o topo Ir para baixo
JUNE2013
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/04/2013

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyQua maio 15, 2013 4:24 am

Obrigada.......o meu medo é mesmo esse......que ele protele a venda da casa só porque quer dinheiro.....eu quero comprar a casa para morar com os meus filhos, pois para alem de ser a casa em que sempre viveram é ao lado dos avos que sempre deram e dao um apoio diario que nao tem valor.
Eu acho que o valor da casa actual é o justo, pois tb poderia ser o contrário, ou seja, podia estar tudo mais valorizado e eu teria de pagar mais......mas nao está...tudo desvalorizou...ele se quiser comprar um outra casa tb vai pagar menos de certeza....
Mais nao seja é a casa para os filhos, para manter a estabilidade que sempre tiveram.....confesso que é uma casa que me dará um custo elevado mas estou disposta a fazer este sacrificio para os manter naquela casa.... Eu pago o que lhe for de direito só nao acho que seja de caracter e bom senso ele pedir mais 40000 euros pela casa do que ela vale na realidade.....póis é isso que está em questão,,,a casa vale 130000 e ele quer no minimo 170000 (tornas relativas a este valor, claro).
Obrigada pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
don_spiritone
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 31
Data de inscrição : 28/10/2011

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyQua maio 15, 2013 4:28 am

Não sou um perito no assunto, mas acho que não há forma de o obrigar a vender por determinado valor caso ele não queira (seja lá porque razão for).
Ir para o topo Ir para baixo
JUNE2013
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/04/2013

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyQua maio 15, 2013 4:31 am

Obrigada....eu sei que não há...... só indo a tribunal poderá haver alguma decisão.....mais nao seja com base na avaliaçao de peritos (o meu valor baseia-se na avaliaçao de um perito).... enfim! O mais triste é que nao sai de casa mesmo com todo o mau ambiente. Obrigada,
Ir para o topo Ir para baixo
anashorty
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/05/2013

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: iniciar processo de divórcio Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyDom Jun 02, 2013 3:26 am

bom dia

Venho aqui pedir uma ajudinha pois já li tanta coisa na net que estou assim meio que confusa.
Então é o seguinte, quero dar inicio ao processo de divorcio por mutuo consentimento, pelo que li temos de ir á conservatória para iniciar o processo, certo?
li aqui noutro tópico que existem minutas que podemos já levar preenchidas, mas só falam na divisão de imóveis/bens, na situação do poder paternal e em pensão de alimentos.
Se me dirigir á conservatória eles dão me as minutas certas para o meu caso, apenas o divorcio, não há nada a dividir de bens.
já agora alguém me sabe dizer o custo aproximado de um divorcio assim?

muito obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 880
Data de inscrição : 13/06/2008

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptySeg Jun 03, 2013 4:34 am

Bom dia,

Aqui vai um link que talvez possa ajudar:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
nella17



Feminino
Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/07/2013

Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 EmptyTer Jul 02, 2013 8:52 am

JUNE2013 escreveu:
Obrigada....eu sei que não há...... só indo a tribunal poderá haver alguma decisão.....mais nao seja com base na avaliaçao de peritos (o meu valor baseia-se na avaliaçao de um perito).... enfim! O mais triste é que nao sai de casa mesmo com todo o mau ambiente. Obrigada,

Ola,

Podes tratar primeiro da separação de pessoas e depois tratas dos bens.... Eu fiz assim... Divorcio com mutuo consentimento com a regulação de poder paternal e atribuição da morada de familia já definida...

Fiquei a morar no apartamento com as minhas duas filhas até se fazer a partilha....

Mas eu e o meu ex ja não somos nadinha um ou outro....

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Aspectos práticos: Questões - Página 28 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 28 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aspectos práticos: Questões
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 28 de 30Ir à página : Anterior  1 ... 15 ... 27, 28, 29, 30  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Aspectos práticos/questões
» Aspetos Práticos/Questões

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: O Processo de Divórcio-
Ir para: