Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Aspectos práticos: Questões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16 ... 22 ... 30  Seguinte
AutorMensagem
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 5:40 am

Se é advogado não sei, mas o Tounessa é um poço de sabedoria! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Obg Tounessa os teus posts têm sido muito úteis!

Travassos, não sei responder à tua questão mas se me permites queria colocar aqui outra na mesma linha:

Como sabem assinei ontem os papéis do divórcio, fiquei com o usufruto da casa (bem comum com hipoteca, ficou decidido que assumo eu o empréstimo) e apesar de nenhum dos dois ter pressa em fazer as partilhas fui hoje ao Santander para sondar se aceitariam que ele fosse exonerado da dívida, se me pedem fiadores, se as condições se mantêm etc. Disseram-me que é sujeito a aprovação e que é um processo novo de empréstimo, no fundo eu vou comprar a dívida do ex e dependendo da taxa de esforço podem-me alterar as condições, e que poderia tratar já disso mesmo sem a escritura de partilhas.

Alguém (penso que fost tu MartinsR) me disse que, se for ao banco já com os registos feitos e a escritura de partilhas, só tenho que solicitar que o ex seja exonerado da dívida e que o banco não pode alterar as condições negociadas inicialmente. Confirmam-me que é assim? Quando for ao banco com a escritura já feita, pedem-me recibos de vencimento, IRS etc e é nessa base que fazem a avaliação? O IRS é o do último ano onde constam os rendimentos dele?

Tenho que informar as finanças, fazer nova escritura da casa, a casa é sujeita a nova avaliação???

Desculpem todas estas questões, estou como a Travassos tenho imensas dúvidas, e embora não haja pressa em fazer as partilhas preferia despachar tudo o mais rapidamente possivel, passar a casa só para o meu nome e asssumir eu a dívida. Prefiro que a única coisa que temos em comum sejam os filhotes, e nada mais!

Desde já obrigada, e desculpem o testamento!
Ir para o topo Ir para baixo
Travassos
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 71
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 5:51 am

Vá la pessoal...toca a responder à Cristpa!!!
(como se eu não tivesse doidinha para saber também [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] )
Chiça.... não é inveja.... mas parece que só eu é que tenho de lutar com unhas e dentes por coisas que nas outras separações se fazem tão facilmente!!
Não tenho de certeza a sorte que tiveste em ficar com a casa. E era tão fácil.
Enfim...
Ó TOUNEEESSAAAAAAA......confesssaaaaa aí o que sabes de empréstimos e condições financeiras aqui para Cristpa!!!
Ir para o topo Ir para baixo
MartinsR
.
.
MartinsR

Masculino
Número de Mensagens : 557
Data de inscrição : 26/12/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 5:59 am

No meu caso foi assim. Primeiro fiz a escritura de partilhas em que constava que eu comprava a parte dela da casa e assumia a dívida ao banco. Mas ficou uma resalva que a partilha do passivo apenas se tornava efectiva depois de o banco aceitar a exoneração da minha ex. (os pormenores tinha que ir ler e não tenho nada aqui onde estou). Depois fez-se os registos.

Depois é que foi o processo de exoneração, pediram o costume, irs, boletim vencimento, fiadores (com contrato de fiacção), etc. Mas não se tratou de um contrato novo de hipoteca, pelo que as condições do contrato mantiveram-se. Apenas emitiram um documento de exoneração que levei depois a conservatoria mas lá disseram que não era necessário fazer novos registos em relação à hipoteca (o que achei estranho, mas pronto, não gastei mais €)

No meu banco(millennium) foi assim, achei um bocado estranho e deparei-me com falta de conhecimento por parte de alguns funcionários para resolver este tipo de situações. Não sei como é nos outros, mas acho que até de balcão para balcão não devem ser coerentes neste tipo de processos.
Ir para o topo Ir para baixo
Travassos
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 71
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 6:03 am

a seu pedido:

- sempre em frente....
- no próximo cruzamento parar antes de escolher o caminho
- antes de atravessar a linha do comboio .. parar; escutar os amigos; olhar experiências;
- na rotunda: dar prioridade ao 6º sentido; nunca atravessar para a faixa mais longe sem ter feito algum caminho na faixa mais próxima;
- nas auto-estradas: respeitar sempre os limites de velocidade e fazer umas corridinhas com o condutor do lado quando ninguém estiver a ver;
- respeitar o vermelho
- abrandar com o laranja
- pular de alegria com o verde
- e aproveitar a viagem olhando a paisagem com a janela aberta para sentir as cores e os cheiros e os afagos desta vida [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
MartinsR
.
.
MartinsR

Masculino
Número de Mensagens : 557
Data de inscrição : 26/12/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 6:05 am

outra coisa. verifiquei durante isto tudo que existem fragilidades neste tipo de processos. Atenção, no meu caso teve que existir confiança de parte a parte. É que 1º a casa ficou em meu nome enquanto que a divida ficou dos dois ( estranho mais uma vez) até ser aceite a exoneração.
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 6:20 am

Obg MartinsR, já imprimi o post para não voltar a perguntar! Não sei se os procedimentos são diferentes consoante os bancos mas vou tentar fazer como tu, escritura de partilhas e registos e depos então ir ao banco e ver se não me alteram as condições. Se alterarem, posso sempre falar com outro banco!

Confiança entre nós existe e também bom relacionamento, pelo menos cordial, temos também um terreno sem hipoteca que está em nome dos dois e fica para ele, por isso o "risco" é de parte a parte.

Espero que para ti tb tenha servido Travassos!
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 6:23 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tou a ver que a menina não é só Travessa, também é sábia [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Travassos
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 71
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 6:47 am

Por enquanto não. Servirá sim, se der uma coisinha na cabeça daquele fulano e no dia 8 ele resolver as coisas com boa vontade e não com raiva como tem feito até agora.
Mas li com atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Travassos
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 71
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 6:49 am

... é da idade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 7:00 am

Boa sorte linda!
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 11:13 am

Ola,
ainda estou nessa fase, i.é, divorcio e partilhas feitas, mas ainda nada de ir ao banco nem ás finanças, nem nada disso.
Pelo que me disse o advogado DELA (unico presente dt a assinatura dos divorcio e partilhas, lol) a seguir ao divórcio tem-se 60 dias para ir ás finanças alterar o proprietário da casa. Para a minha, como a avaliação é relativamente recente, não é necessário entregar o modelo 1 do IMI. No entanto disse-me q para poder ir ás finanças tenho primeiro que ir á Câmara pedir a planta da casa e, pela internet, tirar a planta de localização da casa.
Em relação ao banco MartimR, eu acho que nao tenho essa ressalva mas quem tratou da exoneração da tua ex? Foste tu ou foi ela? Se foste tu, não foi necessário ela assinar nada?
Pergunto isto pq temos 2 créditos em nosso nome, o da casa dela e a minha. Sou eu q tenho q ir ao banco dela pedir a minha exoneração, tenho q ir aos 2 bancos, cada um vai ai seu?
É do meu interesse ser exonerado da divida dela (da casa q comprou ja estávamos separados mas nao divorciados e o banco exigiu tb a minha assinatura) só que não tenho dados nenhuns (nº de conta, de hipoteca etc) para poder tratar disso.
É tb interesse dela ser exonerada da minha dívida só que aí esse problema não se põe já que se trata de uma conta á qual os 2 ainda temos acesso.
Serei naïf? ou demasiado despreocupado talvez. Veremos
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 11:43 am

Boa MartinsR,

Essa tua ideia de colocar a questão ao contrario é interessante....acabaste por me dar a ideia a mim quando ele me voltar a dizer isso...Na volta ainda diria que aceitava só para me fazer frente...
Ir para o topo Ir para baixo
MartinsR
.
.
MartinsR

Masculino
Número de Mensagens : 557
Data de inscrição : 26/12/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 11:45 am

Eu é que tratei da exoneração da minha ex. Já não tenho a certeza se ela teve que assinar alguma coisa, mas penso que não. Por isso é que referi o caso de haver confiança, pois podia não ter tratado de nada ficando a situação pendente. Mas é do interresse de ambos ficar tudo resolvido. Da parte dela para ficar com o nome fora da divida( mas também se um dia eu não pudesse pagar a prestação, não sei como é o banco podia exigir alguma coisa à minha ex ). Da minha parte, pago menos seguro vida e fico com a consciência tranquila.

Em relação às finanças, parece-me que fiquei insento de despesas, de qualquer forma tem que se ir lá.
Ir para o topo Ir para baixo
MartinsR
.
.
MartinsR

Masculino
Número de Mensagens : 557
Data de inscrição : 26/12/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 11:58 am

Pois, mas fa-lo pensar, e independente da resposta consegues ver a sua reacção. Ele pode dizer que concorda só para te fazer frente e no fundo não estar nada contente e tu (mais que ninguém)consegues topar isso.
Mas não coloques a questão como proposta tua, apenas como ponto de vista para ele se colocar na tua pele..........e tudo a bem, sem respingar......pode ser que lhe venha a voz da consciência......
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 12:37 pm

Atenção que eu não sou advogado nem expert em leis.
Aliás, nota-se pela linguagem nada técnica e pouco hermética.
O que vou sabendo, obtenho da leitura diária dos Diários da República e dos jornais … e se mais não sei é porque a linguagem desta gente das leis é, amiúde, indecifrável, pavoneada e ridícula.

Quanto às partilhas e à exoneração de um dos devedores:

Por a casa passar a ser só de um, isso não significa que aconteça o mesmo com a dívida. Ou seja, deixando um de ser proprietário, não deixa por isso de ser devedor.

O Banco, quanto emprestou dinheiro, analisou a capacidade financeira do casal para ver se ele podia pagar as prestações.
Por isso, quanto pedem ao Banco para um dos mutuário ser exonerado da dívida, o Banco vai analisar a capacidade do outro mutuário para saber se, sozinho, ele é capaz de pagar as prestações.
Se entender que não, pode pedir-lhe fiadores. E até pode recusar a exoneração, entender que a dívida é dos dois e deve continuar dos dois apesar da casa passar a ser só de um.

Pode acontecer também, sobretudo nos empréstimos antigos, que o Banco tenha interesse em fazer nova escritura porque, assim, o cliente vai passar a ter obrigações que até aqui não tinha (… estilo penalizações). Mas, na realidade, para alguém ser exonerado da dívida, basta o Banco escrever-lhe uma carta a dizer que a partir da data xis, fica exonerado da dívida de mútuo contraída por escritura de tantos de tal … no cartório tal … etc … .
Não é preciso nova hipoteca porque ela já existe. E porque, a seguir às partilhas, já se faz (em princípio) a respectiva alteração no registo predial.

O ex que ficar com a casa pode optar por solicitar um empréstimo noutro Banco, só em seu nome, destinado a liquidar o empréstimo no Banco onde o casal contraiu a dívida. Vai dar ao mesmo e, perante embirrações deste último Banco, pode ser preferível.

Nem sempre a informação que se colhe nos Bancos é correcta, já que a maioria dos actuais empregados pouco sabe para além de ligar o aspirador aos bolsos dos clientes.

Quanto às Finanças, para além de participar a alteração que houve (estas acabam sempre por ter conhecimento da escritura de partilhas), convém também ler:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 12:48 pm

Tounessa,
muito obrigado. Ja te devem ter agradecido muitas vezes, uma mais nao faz mal, lol.

Citação :
Atenção que eu não sou advogado nem expert em leis.
Aliás, nota-se pela linguagem nada técnica e pouco hermética.
O que vou sabendo, obtenho da leitura diária dos Diários da República e dos jornais … e se mais não sei é porque a linguagem desta gente das leis é, amiúde, indecifrável, pavoneada e ridícula
...
Nem sempre a informação que se colhe nos Bancos é correcta, já que a maioria dos actuais empregados pouco sabe para além de ligar o aspirador aos bolsos dos clientes.

Ao contrário da linguagem das gestes das leis a tua é clara, concisa e perfeitamente entendível....Mas não te gabo a paciência da leitura diária do D.R. ;-) e por isso novamente o meu muito obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 4:47 pm

Tounessa, queria também deixar aqui o meu muito obrigado pelos esclarecimentos que nos prestas! Devias ser considerado serviço de utilidade pública LOL!
Ir para o topo Ir para baixo
fitas
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQua Jan 27, 2010 5:24 pm

A minha experiência relativamente a este assunto foi: antes do divorcio fui ao banco fazer a simulação para aquisição da casa e das tornas ( uma vez que eu fiquei com a casa tive que lhe dar a diferença). Foi-me dito pelo banco que só depois do divorcio podia fazer a escritura da casa.
Primeiro fiz a escritura de partilha e de seguida a escritura da casa, tudo no mesmo dia.
Para o empréstimo pediram o recibo de vecimento dos ultimos três mese e declaração com o tipo de contrato com a entidade patronal,valor da divida ao banco uma vez que fiz o crédito noutra instutiçaõ bancária)
Depois é a passagem pela finanças (para entregar modelo 1 do IMI,IMT, que está isento até um valor que já não me lembro e ainda para pagar o Imposto de selo. Câmara( para pedir a planta da casa bem como a localização da mesma.
E ainda alterar na entidade empregadora o agregado familiar para alteração do IRS.
São só papeis, dois dias dá para tratar de tudo
Ir para o topo Ir para baixo
cristpa
.
.
cristpa

Feminino
Número de Mensagens : 1047
Data de inscrição : 21/10/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQui Jan 28, 2010 2:40 am

Obrigada também a ti Fitas! Pela minha parte fiquei esclarecida quanto aos procedimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
hmcr
.
.
hmcr

Masculino
Número de Mensagens : 32
Data de inscrição : 17/01/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQui Jan 28, 2010 1:54 pm

Boa noite, meu divorcio já saiu, já estou divorciado, falta a escritura da casa, em principio ela fica com ela.... avisa-me um dia antes da escritura e diz q só me faz a entrega do valor, por transferência depois da assinatura, se fosse uma pessoa q pudesse voltar a confiar, fazia de olhos fechados, assim sendo não irei assinar e provalvelmente teremos q vender a casa a terceiros, pedi-lhe q o pagamento fosse feito com um cheque bancário, diz q não!!!! Nunca mais me livro disto!!!!! Que hei-de fazer!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQui Jan 28, 2010 2:07 pm

Eu não percebo nada de leis e de contractos
Mas uma declaração em conjunto assinada pelos 2 presencialmente num Notário ou num Advogado não tem valor legal?

Mas isto sou eu a falar pois como já disse de direito só o andar e mesmo assim..
Já que existem esses problemas se for legal, acho que é deve chegar.

Cya
JC
Ir para o topo Ir para baixo
fitas
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/01/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyQui Jan 28, 2010 4:21 pm

boa noite
hmcrs,quando se faz a escritura de uma casa, o notário pergunta se já recebeu o dinheiro e se ainda não o fez é para o fazer naquela hora,
Depois, os pagamentos são feitos com cheque visado.
Provavelmente a tua ex não está informada destes procedimentos. Com a transferencia, ela pode baldar-se, não aceites essa proposta.
Desculpa, estou a falar só por aquilo que dizes, não conheço a pessoa em causa.
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptySex Jan 29, 2010 3:31 pm

Bom Hoje fui ao Café beber um e ver um Bocado da Bola

pelo sinal está a correr mal ....... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mas como é um café sempre com muitas revistas apanhei lá esta e trouxe para a digitalizar

É da Proteste de 2008 mas acho que está actual e tira muitas uvidas sobre tudo o que tenha a ver com o divórcio.

Podem fazr o dwl á vontade não tem virus é um PDF de 107 megas é o artigo completo de várias páginas

Espero que ajude

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Cya JC
Ir para o topo Ir para baixo
mariasemsaida
.
.
mariasemsaida

Feminino
Número de Mensagens : 2670
Data de inscrição : 11/11/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyDom Jan 31, 2010 8:43 am

Olá hmcrs acho que posso ajudar-te pois fiz uma escritura recentemente e sei bem que o conservador insistiu com a historia do pagamento já ter sido efectuado. Isso fica registado na escritura e não te esqueças que assim que assinam, é como se fosse a verdade verdadinha... portanto, se não tiveres o valor e assinares em como tens, corres o risco de nunca mais veres dinheiro nenhum. E olha que mesmo com quem merece a nossa confiança, às vezes as coisas correm mal...
Tu saberás melhor, mas talvez seja melhor levares a coisa a bem e explicares isso à outra parte... que não podes mentir na escritura e tal...

Espero que corra tudo bem
Ir para o topo Ir para baixo
hmcr
.
.
hmcr

Masculino
Número de Mensagens : 32
Data de inscrição : 17/01/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 EmptyDom Jan 31, 2010 12:05 pm

Fiz o contrario, confiei mais uma vez, mas desta vez correu bem, sei q precedi mal, podia ter ficado sem nada, mas estava tão farto de tanta história, q só queria despachar tudo, mas felizmente ela manteve a palavra dela.
Gostava de deixar outra pergunta, agora para o irs terei q fazer a declaraçao à parte do dela, pois já estamos divorciados!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Aspectos práticos: Questões - Página 15 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 15 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aspectos práticos: Questões
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 15 de 30Ir à página : Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16 ... 22 ... 30  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Aspectos práticos/questões
» Aspetos Práticos/Questões

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: O Processo de Divórcio-
Ir para: