Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Direitos vs Deveres

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
praia
.
.
praia

Feminino
Número de Mensagens : 827
Data de inscrição : 22/07/2010

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptyQui Nov 25, 2010 8:32 am

Olá,

Preciso da v/ ajuda opinião para uma situação que estou a passar actualmente:
Como já é do conhecimento de muitos de vós, separei-me em Julho passado, saindo de casa com os meus 2 filhos. O pai, que já anteriormente tinha uma certa "dificuldade" em perceber a necessidade de ajudar nas desppesas quotidianas, desde então comprou uma muda de roupa para cada filho e deu 200€ (isto tudo em 4 meses!). Esteve com eles uns 2 ou 3 fins-de-semana e umas 4 ou 5 segundas-feiras, à hora de jantar. Quando liga raramente fala com eles - e se o faz é porque, sobretudo a nossa filha diz que quer falar com ele.
Estamos a 1 mês do Natal. Até ontem, a conversa dele (porque trabalha até dia 24, inc) foi que seria natural (expressão por ele utilizada) os meninos passarem a noite comigo, sendo que ele os iria buscar no dia 25, para almoçar com eles e ficar com eles durante uns 2 ou 3 dias. Por mim, tudo bem.
Hoje, veio ter comigo à hora de almoço, e disse-me que afinal pensou melhor, e que está decidido (por ele) que vai buscar os meninos por volta das 7h e que os trás de volta lá para o dia 02/Jan. Eu respondi-lhe que ele está no direito de estar com os filhos no dia de Natal, tal como eu estou no direito de passar com eles o 1º dia do ano. Ele clamou pelos direitos dele (que eu é que "abandonei a casa", e que eu é que passo a maior parte do tempo com os filhos, logo ele tem o direito de passar estes dias com eles), eu argumentei " tens todo o direito. Não te esqueças é que também deveres para cumprir".
Resultado: peixeirada em pleno centro comercial!

Qual a vossa opinião sobre isto tudo? Que conselhos me podem dar? Reparem: eu concordo que ele passe parte das festas com os filhos - tem esse direito, como eu tenho. Mas e os deveres que ele insiste em desprezar? Que fariam no meu lugar? Ou sou eu que estou a exagerar?
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptyQui Nov 25, 2010 8:50 am

Praia, percebo perfeitamente a tua opiniao e a tua postura. Um filho, quer queiramos quer nao, custa dinheiro e nao se cria com sonhos ou ilusoes. Portanto percebo-te e percebo as dificuldades.

Agora, no plano correcto tenho-te a dizer que... Estas a pensar em ti. Penso no bem das crianças. Ou seja, se ele nao cumpre os pagamentos, poe-lhe um processo. Agora ao limitar o tempo com as crianças estas, acima de tudo, a afectar as crianças. E pior, a usa-las para lhe mostrar que nao cumpre...
Quase como dizer so podes ver se pagares. Nao concordo, apesar de entender.
Acho que se ele nao cumpre, deverias lhe mostrar isso no local proprio, e de resto, ter um regime de visitas escrito e cumpri-lo.
( No meu caso passa 24 com um, 25 com outro. 31 com um, 1 com outro... )
Ir para o topo Ir para baixo
praia
.
.
praia

Feminino
Número de Mensagens : 827
Data de inscrição : 22/07/2010

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptyQui Nov 25, 2010 8:58 am

Repara, Sonecas, eu quero que ele esteja com os filhos! Acho muito bem que ele os vá buscar no dia de Natal, por exemplo. Adorava que ele estivesse com eles semanalmente, diariamente...
Não acho é correcto que ele, que durante o ano não se preocupa com eles, lhe dê para o sentimento apenas entre a manhã do dia de Natal e o dia 02/Jan! Então e depois?

Percebes? É nesse sentido que eu falo...

Mas se calhar estou também a ser egoísta. N digo que não...
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptyQui Nov 25, 2010 8:59 am

E eu percebo isso...
Por isso escrevi: Haver um regime de visitas e cumpri-lo.... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
susy.
.
.
susy.

Feminino
Número de Mensagens : 5136
Data de inscrição : 21/09/2010

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptyQui Nov 25, 2010 9:03 am

Praia, de facto, 2 assuntos distintos:

- a questao financeira em que ele nao cumpre a sua parte devida no sustento dos meninos

- a parte moral / festas, em que ele quer, segundo entendo passar de 24 a 02/Jan...

- ou seja, passariam as duas epocas festivas com o pai, é ai que deveriam chegar a um acordo (sei que é dificilimo...) que dividissem como no caso do Sonecas, ou como no meu, Natal com um e F Ano com o outro, se calhar para os meninos seria acessivel e mais ponderado em termos afectivos.

Outra questão, é certo que estamos a um mes do Natal, mas nao achas que há grandes probabilidades de ele voltar a mudar de ideias...??
Ir para o topo Ir para baixo
praia
.
.
praia

Feminino
Número de Mensagens : 827
Data de inscrição : 22/07/2010

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptyQui Nov 25, 2010 9:17 am

susy. escreveu:
Praia, de facto, 2 assuntos distintos:

- a questao financeira em que ele nao cumpre a sua parte devida no sustento dos meninos

- a parte moral / festas, em que ele quer, segundo entendo passar de 24 a 02/Jan...

- ou seja, passariam as duas epocas festivas com o pai, é ai que deveriam chegar a um acordo (sei que é dificilimo...) que dividissem como no caso do Sonecas, ou como no meu, Natal com um e F Ano com o outro, se calhar para os meninos seria acessivel e mais ponderado em termos afectivos.

Outra questão, é certo que estamos a um mes do Natal, mas nao achas que há grandes probabilidades de ele voltar a mudar de ideias...??

Susy, são de facto 2 assuntos distintos mas que se completam - daí o nome direitos versus deveres
- o pai n cumpre com a sua parte, tanto a nível da pensão de alimentos como a nível das visitas
- o pai n quer acordos - porque sabe que os mesmos implicam os tais direitos / deveres
- o pai quer estar com eles a semana das Festas - e quando eu lhe pedi para os trazer no dia 01/Jan, para eu estar com eles nesse dia, a resposta que me deu foi que eu já estou com eles a maior parte do ano

Egoísmo da minha parte? Possivelmente. Atitude correcta?
Ir para o topo Ir para baixo
susy.
.
.
susy.

Feminino
Número de Mensagens : 5136
Data de inscrição : 21/09/2010

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptyQui Nov 25, 2010 9:27 am

@ Praia, claro que nao é egoismo da tua parte!

Atitude correcta, teria que ser ele a tomá-la. E por muito que digas ele nunca entende, porque é um "desgraçado que está pouco com os filhos porque ele próprio assim quer"!

Se fosse a ti, respirava fundo, deixava passar mais uns dias, é possivel que ele ainda mude de ideias, sei do que falo, o meu ex teve uma fase inicial que mudava tanto de ideias...

Da audiencia nao tens novidades?
Ir para o topo Ir para baixo
praia
.
.
praia

Feminino
Número de Mensagens : 827
Data de inscrição : 22/07/2010

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptyQui Nov 25, 2010 9:35 am

Não, ainda não há novidades da audiência aaa12 Infelizmente...

Nunca pensei desejar tanto ir a tribunal como neste momento!!!
Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Lança
.
.
Lança

Feminino
Número de Mensagens : 1351
Data de inscrição : 18/05/2010

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptyQui Nov 25, 2010 4:25 pm

Praia, faço minhas as palavras do sonecas.

E as da susy: deixa arrefecer os ânimos, passar uns dias... Possivelmente o teu ex está a pôr-te à prova ( ou a ele).

aaa1
Ir para o topo Ir para baixo
Dividida
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 267
Data de inscrição : 12/01/2009

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptySex Nov 26, 2010 8:16 am

Por isso existe acordos de visitas estipulados.

O meu enteado sempre passou T O D A S as épocas festivas conosco. Os 15 dias de Ferias de Natal, im«ncluido a Pasagem de Ano, Feriado de Carnaval, os 15 dias de Ferias de Pácoa, mês e meio dos 3 meses de fáerias de Verão, todos os restantes feriados e todos os fins-de-semana do ano. A mãe? Ela só ficava os dias (úteis), melhor só com as noites da semana de trabalho/escola. Porque se não houvesse escola ou ATL, ....
Portanto se fizer contas às Horas e os dias, ela fica a maior parte do tempo com o menino. Na verdade, na prática, dado o tempo todo q passava com o pai, fica mais ou menos 1/2 por 1/2 para cada progenitor. Mas o tempo de qualidade, aquele q cria vinculo prazeroso com a mãe, pois mãe não é só ser a chata e mandona.

Eles tinham um acordo escrito: fins-de-semana quinzenais para o pai. Não cumprido porque o pai decidiu ir buscar todos os fins-de-semanan.


Faz uso dos acordos. É um direito q usas para os teus filhos. Eles tem direito ao pai, mas também a tempo de Qualidade Com Q grande, com a mãe.


O meu companheiro tb dizia o mesmo. Mas ele sempre ficou com a parte agradável da paternidade: passeios, brinquados, etc. Não fez trabalhos de casa, não correu para os médicos, nem lhe dava educação e higiene. O miudo quer q seja tudo como ele quer, amua o dia todo, não quer ficar em festas q ele não receba presente também.

bjs
Ir para o topo Ir para baixo
Isabelexa



Feminino
Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/09/2011

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: direitos e deveres Direitos vs Deveres EmptySex Jun 08, 2012 4:18 am

Bom dia a todos.
Como esta é a minha primeira experiencia neste forum peço desde já desculpa se eventualmente nao estarei a postar a minha duvida no sitio certo.
Gostaria de ter a vossa ajuda, se alguem ja passou pelo mesmo, agradeço a vossa resposta.
Sou divorciada e tenho um amorzinho de 4 anos, o pai sempre causou confusoes e guerras inimaginaveis relativamente às visitas, isto porque o grande interesse dele é mesmo destabilizar-me ao maximo. Passando à frente, como nesta ultima semana discutimos mais uma vez por ele me perseguir a toda a hora e instante, lembrou-se ontem que vai ficar uma semana de ferias com a menina!!!! Avisou-me ontem que a vem buscar no sabado e a trás de volta dia 17 levando ele a menina ao infantario! A pequenina nem sequer passa um fim de semana completo com ele porque chora e que quer vir à mae... nem quero imaginar uma semana inteira!!!! Agora eu pergunto: Na acta do meu divorcio refere que o pai tera direito a 15dias de ferias divididos em 2periodos de uma semana.... Nao refere com quanto tempo tem de me avisar com antecedencia!!!! Ja tentei falar com o advogado mas nao me atende! Alguem sabe se a lei estipula alguma coisa em relação ao aviso com antecedencia????

Estou super desesperada!
Se alguem me puder ajudar agradeço...
Ir para o topo Ir para baixo
someone85
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/04/2012

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptySáb Jun 30, 2012 9:33 pm

Isabelexa escreveu:
Bom dia a todos.
Como esta é a minha primeira experiencia neste forum peço desde já desculpa se eventualmente nao estarei a postar a minha duvida no sitio certo.
Gostaria de ter a vossa ajuda, se alguem ja passou pelo mesmo, agradeço a vossa resposta.
Sou divorciada e tenho um amorzinho de 4 anos, o pai sempre causou confusoes e guerras inimaginaveis relativamente às visitas, isto porque o grande interesse dele é mesmo destabilizar-me ao maximo. Passando à frente, como nesta ultima semana discutimos mais uma vez por ele me perseguir a toda a hora e instante, lembrou-se ontem que vai ficar uma semana de ferias com a menina!!!! Avisou-me ontem que a vem buscar no sabado e a trás de volta dia 17 levando ele a menina ao infantario! A pequenina nem sequer passa um fim de semana completo com ele porque chora e que quer vir à mae... nem quero imaginar uma semana inteira!!!! Agora eu pergunto: Na acta do meu divorcio refere que o pai tera direito a 15dias de ferias divididos em 2periodos de uma semana.... Nao refere com quanto tempo tem de me avisar com antecedencia!!!! Ja tentei falar com o advogado mas nao me atende! Alguem sabe se a lei estipula alguma coisa em relação ao aviso com antecedencia????

Estou super desesperada!
Se alguem me puder ajudar agradeço...

oi Isabelexa,

Bem ja passou imenso tempo, de certo as coisas ja tomaram algum rumo... Não sei responder a nivel legal, mas devia haver um periodo de antecedendia para avisar sim!

Chegar e dizer que vão levar as crianças pra fora uma semana, nem a criança está a espera disso (e pior, se chora passando fora um fim de semana) isso abala muito a estabilidade de uma criança. A criança deve ter tempo pra preparar na sua cabeça a ideia que vai pra outro lugar, ainda por cima uma semana ainda é bastante tempo. Isso é muito mau, e acho que qualquer psicologo concorda. Se nao esta definido a nivel legal, tente definir isso no vosso acordo. Se ele não cumprir, nada feito...
Ir para o topo Ir para baixo
Miguel Sousa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 26
Data de inscrição : 19/04/2013

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptyQui maio 02, 2013 2:55 pm

disseram a minha mulher que era preciso o recibo do ordenado pra saberem aquilo que me vao descontar do ordenado ----quem faz esse desconto ?e como se faz pra achar o valor a pagar ?e por quanto tempo fazendo ele anos ou seja 18 anos no principio de julho ?como se processa isto tudo ?se assinar os papeies do divorcio no principio de junho quando estara concluído ?
Ir para o topo Ir para baixo
maisuma
.
.
maisuma

Feminino
Número de Mensagens : 299
Data de inscrição : 28/04/2011

Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres EmptyQui maio 02, 2013 3:04 pm

Migeul Sousa

A pensão de alimentos não lhe é descontada do ordenado!A nao ser que o Miguel não o faça livremente e entrem por vias judiciais!
Mas visto que o seu filho vai fazer 18 anos agora já não haverá regulação de poder paternal.
O valor pelo que sei não devrá ser superior a um terço do seu vencimento.
Mas é preciso ter em conta as despesas dele...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Direitos vs Deveres Vide
MensagemAssunto: Re: Direitos vs Deveres Direitos vs Deveres Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Direitos vs Deveres
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Madrasta e Padrasto ...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: