Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 2filhos 2situações a gerir

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
TITA
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 18
Data de inscrição : 12/01/2009

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyTer Jan 13, 2009 9:40 am

olá, como de manhã me apresentei, tenho dois filhotes, que são a minha inspiração, a minha felicidade, a minha força, a minha alma.o mais velho tem 10 anos e é fruto de uma relação em que eu e o pai dele nos separámos quando ele tinha 17meses, e só vê o pai de 15em15dias porque é o que o pai quer, e é um pai ausente de carinho, e de presença.o fim-sem com o pai é sempre no computador, e ver tv!
o mais novo tem 4anos, e vê o pai de 15em15dias, e também 2xpor semana apesar de ser um pai afectuoso, conta muito com o apoio dos pais dele, aliás ele vive lá em casa. espero que até aqui não tenham perdido nada!eu sei que parece um percurso complicado,mas em ambas as relações acreditei que fosse para sempre(burra).e noto, e as pessoas mais próximas comentam que sou pouco assertiva, por ex. com o mais velho defino regras, mas quebro-as com alguma frequência, e acima de tudo pq sinto mta culpa de só terem a mãe na maior parte do tempo, e essa culpa corrói-me,(sei que é ridiculo)mas gostava que eles tivessem a tradicional familia,apesar de ter consciência que somos mais felizes assim do que com mau ambiente.amo-os tanto, esforço-me tanto para que sejam felizes, dedico-me totalmente a eles, mas parece que cada ralhete, ou contrariedade faz-me ficar com culpa. ajudem-me a gerir esta culpa que "pesa"tanto.
beijinhos a todos
Ir para o topo Ir para baixo
DIFF
.
.
DIFF

Feminino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 18/11/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyTer Jan 13, 2009 10:46 am

Olá Tita, boa tarde. Também tenho 2 filhotes (com idades diferentes das dos teus) e o sentimento de culpa acaba sempre por nos assolar num momento ou noutro (mesmo quando temos plena consciência de que tomamos a melhor decisão, ou de acabou por ser melhor (no caso de não termos sido nós a "dar o passo").
Eu pessoalmente tenho encontrado ajuda/conselhos em vários livros e até nalguns sítios da net (para não falar, claro! Very Happy , dos conselhos dados aqui no Fórum - a partilha de opiniões/situações/soluções).

São situações novas para TODOS (pais e filhos) e nem sempre sozinhos sabemos gerir as coisas, ou interpretar alguns sinais.

Hj quando chegar a casa vou tentar fazer um apanhado do que tenho e postar aqui.

Faço votos que a vida te volte a sorrir depressa!
Ir para o topo Ir para baixo
Lolablue
.
.
Lolablue

Feminino
Número de Mensagens : 1136
Data de inscrição : 22/08/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyTer Jan 13, 2009 3:34 pm

Faço meu o post aqui da DIFF...

Sem tirar nem pôr...
Ir para o topo Ir para baixo
DIFF
.
.
DIFF

Feminino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 18/11/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyTer Jan 13, 2009 5:10 pm

Olá, boa noite! Sleep

Tal como prometido aqui ficam uns quantos links:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E eu pessoalmente comprei estes 2 livros para ler aos meus filhos (6 e 2 anos):

- «Os meus pais estão separados, mas não de mim», de Inês Borges Taveira com ilustrações de Fernanda Fragateiro, Editora Campo das Letras [o meu filho começou a chorar convulsivamente e tive que parar a leitura... ainda é cedo....];

- «Quando os meus pais se esqueceram de ser amigos», de Jennifer Moore-Mallinos com ilustrações de Marta Fàbrega, Editora Livros Horizonte [este faz parte do LER+ - Plano Nacional de Leitura]

Tenho ainda recorrido a um outro livro que já tinha:

- «Respostas às Perguntas das Crianças», da Dr.ª Miriam Stoppard, Editora Civilização.

Mas olha Tita, nenhuma criança é igual, não há fórmulas mágicas, e cada um digere as coisas à sua maneira e à sua velocidade - culpas? - Vamos sentir sempre, por uma coisa ou outra... e o que interessa acima de tudo é conversar abertamente com eles, mesmo que achemos que ainda não têm idade. Explicar tudo - até mesmo o que sentimos, explicar porque é que nos sentimos assim, tentar saber como se sentem (cá por casa é muito difícil - ela pq ainda é muito pequenita e ainda não tem "dúvidas existenciais", ele, porque simplesmente não quer falar no assunto). Mas o TEMPO é um bom aliado e as BOAS MÃES também - sê mãe dos teus filhos, não amiga e vais ver que o teu sentimento de culpa vai desaparecendo, ou pelo menos vais conseguir encará-lo de forma diferente.

Um bem haja para ti e não tenhas receio de educar os teus filhos da forma como achas que deves educá-los - tu és a mãe, ninguém os conhece melhor que tu... mas quanto à quebra de regras... bem, das minhas leituras e dos poucos anos de experiência ! Cool , olha que eles apanham logo o nosso ponto fraco e são uns pequenos "ditadores" affraid , que sabem bem aproveitar-se das situações!

Desculpa o testamento!
Ir para o topo Ir para baixo
Lolablue
.
.
Lolablue

Feminino
Número de Mensagens : 1136
Data de inscrição : 22/08/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyTer Jan 13, 2009 5:25 pm

Obrigada DIFF pela partilha de toda esta informação...

Ora, o sono já não era muito... agora desapareceu de vez; lá vou eu seguir todos estes link's... albino
Ir para o topo Ir para baixo
DIFF
.
.
DIFF

Feminino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 18/11/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyTer Jan 13, 2009 5:28 pm

Join the club... e bom proveito/leitura!

Eu segui quase todos os conselhos q aí estão! E embora o meu filho não queira falar no assunto comigo (e tenha começado a chorar qd lhe li o livro - o que me deixou de rastos, sem saber o que fazer...) sei que na escola já começa a falar e aparentemente como se fosse uma coisa "normal".

A honestidade e o tempo são bons aliados... espero!
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyQua Jan 14, 2009 2:28 am

Tb já fui «cuscar» os links... obrigada pela partilha
Ir para o topo Ir para baixo
TITA
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 18
Data de inscrição : 12/01/2009

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyQua Jan 14, 2009 4:52 am

olá diff,
um muito obrigada,pelas tuas palavras e conselhos práticos, hoje á hora de almoço já vou ver dos livros.
não sei se é do cansaço acumulado, pq saí duma relação há 2anos, mas k durou 6anos e k me foi anulando como pessoa,pq era constantemente criticada severamente por tudo.e agora sinto um desgaste emocional tão grande.e o mais velho é mto reservado,mas tenho-o notado do nada com explosões de choro de ciúmes do irmão,ou de coisas k ele nunca ligou. pale e não consigo comunicar com ele pq simplesmente se fecha e não sei o k lhe passa naquela cabecinha, e sinto-me impotente silent
beijinhos
Ir para o topo Ir para baixo
DH
.
.
DH

Feminino
Número de Mensagens : 1016
Data de inscrição : 15/10/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyQua Jan 14, 2009 5:02 am

TITA escreveu:
olá diff,
um muito obrigada,pelas tuas palavras e conselhos práticos, hoje á hora de almoço já vou ver dos livros.
não sei se é do cansaço acumulado, pq saí duma relação há 2anos, mas k durou 6anos e k me foi anulando como pessoa,pq era constantemente criticada severamente por tudo.e agora sinto um desgaste emocional tão grande.e o mais velho é mto reservado,mas tenho-o notado do nada com explosões de choro de ciúmes do irmão,ou de coisas k ele nunca ligou. pale e não consigo comunicar com ele pq simplesmente se fecha e não sei o k lhe passa naquela cabecinha, e sinto-me impotente silent
beijinhos

A minha mais velha (está quase a fazer 9 anos) é assim, também fala pouco, também explode de vez em quando (apesar de ser muito meiguinha e feliz a maior parte das vezes). eu comprei-lhe um diário, e ela escreve muito. Escreve muito e lê muito.

Não sei se com o teu resultaria... Ter um diário...
Ir para o topo Ir para baixo
Karina
.
.
Karina

Feminino
Número de Mensagens : 739
Data de inscrição : 08/10/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyQua Jan 14, 2009 7:18 am

diff

obrigado pela partilha dos links e dos livros.

ja conhecia aaldeia...mas vous cuscar os outros..e os livros vou comprar de certeza obg Smile

a nicole vai fazer 4 anos, nos divorciam-nos ela tinha 2, ela nao fala disso, nao pergunta nada nao comenta nada, mas parece-me que ela esta bem.


tita

eu penso que as duvidas sao normais. eu tambem as senti. penso que nao deves sentir remorços, porque saber dizer nao, ou um raspanete, nao é sinonimo de falta de amor ou nada que se compare.

quanto ao quebrares as regras, eu acho que deves ser mais severa nisso, porque eles sao muito inteligentes, e quebras uma, quebras duas eles começam a apanhar o teu fraco e qualquer dia nao tens mao neles.

força,um bj
Ir para o topo Ir para baixo
TITA
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 18
Data de inscrição : 12/01/2009

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyQua Jan 14, 2009 8:20 am

ola excelente ideia, pode ser k resulte.aliás o k disseste da tua filha é exactamente o k se passa com o meu, é super meu amigo e meigo, mas depois tem explosões destas e fico mesmo perdida.
aliás eu ando mesmo meia perdida, precisava mesmo da vossa ajuda. Crying or Very sad

DH escreveu:
TITA escreveu:
olá diff,
um muito obrigada,pelas tuas palavras e conselhos práticos, hoje á hora de almoço já vou ver dos livros.
não sei se é do cansaço acumulado, pq saí duma relação há 2anos, mas k durou 6anos e k me foi anulando como pessoa,pq era constantemente criticada severamente por tudo.e agora sinto um desgaste emocional tão grande.e o mais velho é mto reservado,mas tenho-o notado do nada com explosões de choro de ciúmes do irmão,ou de coisas k ele nunca ligou. pale e não consigo comunicar com ele pq simplesmente se fecha e não sei o k lhe passa naquela cabecinha, e sinto-me impotente silent
beijinhos

A minha mais velha (está quase a fazer 9 anos) é assim, também fala pouco, também explode de vez em quando (apesar de ser muito meiguinha e feliz a maior parte das vezes). eu comprei-lhe um diário, e ela escreve muito. Escreve muito e lê muito.

Não sei se com o teu resultaria... Ter um diário...
Ir para o topo Ir para baixo
TITA
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 18
Data de inscrição : 12/01/2009

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: como se consegue gerir tudo e não perdr o controlo? 2filhos 2situações a gerir EmptyQua Jan 14, 2009 8:29 am

olá, não pensem que sou uma derrotista ou com pena de mim,pelo contrário, sou uma lutadora e acreditem que já passei por muitas violências fisicas(do pai) e emocionais(do ex)e estou cá para tudo.mas de há uns tempos para cá, que me sinto tão cansadaaaaa, o trabalho, a casa, comida, roupa, supermercado,tempo de qualidade com os piolhos,ufa!eu sei k vocês tb passam pelo mesmo, mas conseguem como?por exemplo a minha casa está clean e minimamente arrumada, e nos fins sem k estou sozinha penso k vou fazer akela arrumação profunda, mas nunca faço!os meus fins de dia são a mil á hora, pq a hora de deitar é sagrada durante a semana pq nos levantamos mto cedo, é chegar fazer jantar, banho, brincar mas pouco e deitar.o que estarei a fazer de errado, help Idea
Ir para o topo Ir para baixo
DIFF
.
.
DIFF

Feminino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 18/11/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyQua Jan 14, 2009 4:00 pm

não têm nada que agradecer, foi de boa vontade! Smile

E Tita, quando tiveres dúvidas nada melhor do que ter com quem discuti-las! Aqui!

Eu por causa do meu mais velho, q é tb uma criança muito reservada (muito meigo e com poucas explosões) até já pensei em levá-lo a um psicólogo - no dia em que o pai saiu de casa fui dar com ele a chorar na cama, levei-o pra minha cama e tivemos os dois uma longa conversa de "adultos" - desde esse dia nunca mais o vi chorar ou questionar-se sobre como iam ser as coisas (fiz sempre questão de frisar, como eles dizem nos links e nos livros, de que a culpa não era deles e q os sentimentos dos pais não iam mudar nunca, iriam continuar sempre a gostar dos filhotes de maneira igual e que quando fosse preciso ralhar também iriam ralhar de forma igual), mas o episódio do outro dia (quando lhe tentei ler o livro) deixou-me completamente à nora... Até fui falar com a professora dele, que me aconselhou a deixar passar mais um tempo até porque ele não mudou em nada (pelo menos por fora) e ficou de tentar (disfarçadamente) sacar alguma coisa dele. Vou deixar passar mais uns tempos, de vez em quando vou tentar puxar o assunto e entretanto vou tentando aperceber-me se existem alguns sinais que eu não esteja a decifrar...

Tita e o teu na escola, como é? Pede ajuda à professora, ao fim ao cabo elas tb passam bastante tempo com eles e por vezes o comportamento deles é diferente daquele que têm qd estão connosco.
Ir para o topo Ir para baixo
DH
.
.
DH

Feminino
Número de Mensagens : 1016
Data de inscrição : 15/10/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyQui Jan 15, 2009 3:13 am

DIFF escreveu:

Tita e o teu na escola, como é? Pede ajuda à professora, ao fim ao cabo elas tb passam bastante tempo com eles e por vezes o comportamento deles é diferente daquele que têm qd estão connosco.

Eu também pedi ajuda às professoras/educadoras dos meus filhos, quando o pai saiu de casa. Pedi-lhes para estarem atentas e escutarem algum desabafo. Uma auxiliar um dia veio dizer-me que uns coleguinhas da minha filha mais velha estavam a dizer-lhe que os pais estarem separados era muito mau. E ela (essa auxiliar) interveio e contou a experiência dela, porque também é divorciada. Ainda bem que houve este diálogo, senão imagino a cabeça da minha menina.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedrolimma
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 63
Data de inscrição : 29/10/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyQui Jan 15, 2009 1:01 pm

Compreendo-te , a vida de casa e dois filhos só para a mulher é complicado , não tens pais, irmãos ou amigas que possam dar uma ajudazinha? No fins de semana que tens livres podes tirar umas horas para ti e para tua casa , porque dizes que são a mil á hora? se são não deviram ser , precisas de tempo para ti e para o que gostas de fazer , tens de gerir melhor o tempo ao fim de semana porque á semana parce ser muito dificil, eu não sei o que é isso andar a correr porque tenho um horario de trabalho diferente só tenho de preocupar em ir buscar o meu filho á hora do almoço á escola e depois no final da escola entrega-lo na monha ex-sogra. Se calhar sou um sortudo sempre tive muita ajuda dos meus pais e ex-sogra.
cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptyQui Jan 15, 2009 6:21 pm

A verdade é que o dia a dia das pessoas é mesmo assim... tenta aproveitar cada segundo. Não sei bem o que te diga, só tenho uma filha e vivo em casa dos meus pais, onde também vivem a minha irmã divorciada e a filha dela. Eles ajudam-me imenso!
Ir para o topo Ir para baixo
DIFF
.
.
DIFF

Feminino
Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 18/11/2008

2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir EmptySex Jan 23, 2009 3:20 am

Olhem, hoje por acaso encontrei mais um link interessante:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não está directamente relacionado com o assunto mas tem também algumas dicas.

Um bj
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




2filhos 2situações a gerir Vide
MensagemAssunto: Re: 2filhos 2situações a gerir 2filhos 2situações a gerir Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
2filhos 2situações a gerir
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: