Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Guarda partilhada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 17 ... 33  Seguinte
AutorMensagem
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyTer Fev 03, 2009 11:03 am

Ui, Chandra, até me arrepiei!

Não tenhas vergonha pede a ajuda que for necessária!
E conta sempre connosco!

Coragem e felicidades para as duas! flower
Ir para o topo Ir para baixo
FA
.
.
FA

Feminino
Número de Mensagens : 274
Data de inscrição : 27/11/2008

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyTer Fev 03, 2009 4:39 pm

Olá Chandra,

Em primeiro lugar Parabéns pela tua filhota. Vais ver que ela será a tua força para sair desta situação.

Em segundo lugar, CORAGEM! Sai dessa! Não tens de submeter-te às agressões de um louco, que tem a agravante de o fazer com a tua bebé ao colo. Vai à APAV, eles poderão aconselhar-te e ajudar-te tanto psicológica como juridicamente. Não sei onde moras, mas há vários polos da APAV distribuidos por todo o país, vê o site deles, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mulher nenhuma devia passar por uma situação destas. Reage, por ti e pela tua menina. Infelizmente sei do que estou a falar porque um dia já estive no teu lugar...

Como disse a AISHA, relativamente à tua filha menor há dois aspectos:
- Guarda: refere-se à morada física da criança. Facilmente a conseguirás para ti, sem teres de dividir com o pai, até porque ela é muito pequenina. Claro que o pai terá direitos de visita e a partir de determinada idade poderá conseguir levá-la com ele.
- Poder paternal/Responsabilidade parental: refere-se às decisões sobre a vida da criança. Realmente com a nova Lei do Divórcio, o juiz agora atribui em conjunto aos dois pais. Mas não sei se é assim tão linear. E quando os pais não se entendem de todo nem se falam praticamente? Este é o meu caso, ainda estou à espera que seja o tribunal a decidir... Sinceramente, espero que não seja atribuido o poder paternal em conjunto porque eu e o meu ex não nos damos mesmo...

Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
FA
.
.
FA

Feminino
Número de Mensagens : 274
Data de inscrição : 27/11/2008

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyQui Fev 19, 2009 4:49 pm

Então Chandra, como estão as coisas? Mais calmas?
Beijinho,
Força!
Ir para o topo Ir para baixo
Chandra
.
.
Chandra

Feminino
Número de Mensagens : 296
Data de inscrição : 09/10/2008

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySeg Mar 02, 2009 3:06 pm

Olá Fa Smile

Ele saiu de casa e disse que não me ia tirar a princesa, vamos depois ao advogado tratar dos papéis de forma amigável Smile
Ir para o topo Ir para baixo
FA
.
.
FA

Feminino
Número de Mensagens : 274
Data de inscrição : 27/11/2008

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySeg Mar 02, 2009 4:08 pm

Chandra,

Ainda bem que as coisas se estão a encaminhar no bom sentido. Mas se fosse a ti, com uns antecedentes desses, desconfiava. Vai tu à APAV ou tenta saber por um advogado os direitos que tens dentro deste contexto, como podes proteger a ti e à tua menina.
Beijinhos flower
Ir para o topo Ir para baixo
Vânia



Feminino
Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/03/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyQui Mar 19, 2009 4:30 am

Bom dia a todos, eu tambem ainda não estou divorciada , mas para lá caminho...
Mas não concordo com a guarda conjunta, porque penso que não dá estabilidade emocional á criança. Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Natalia
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 102
Data de inscrição : 15/07/2008

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySex Mar 20, 2009 12:41 pm

Boa tarde a todos!!
Hoje o pai da minha filha chegou aki casa com a ideia da guarda conjunta passar uma semana cm a mae e uma semana cm o pai, a kual eu nao concordo, pois podera provocar uma instalibidade a nivel emocional na menina, é de salientar k a criança tem apenas 2 nos, e o meu ex esta a viver a 300kms cm a namorada na casa k nem dele é onde ja existem mais 3 criancas de pais diferentes.
Gostava k opinasse acerca desta situacao e relatassem a casos ja existentes.
Axam k um juiz podera aceitar esta acordo??
Obrigada!!
Bjs para tds voces
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySex Mar 20, 2009 3:29 pm

Boa noite a todos,
estou prestes a começar uma guarda conjunta/partilhada dos meus filhos (6 1/2 e quase 9) precisamente 1 semana com cada progenitor. Ainda não estamos divorciados, nem metemos os papeis (ainda) mas a partir deste fds é essa a minha realidade. Estou tb muito interessado em experiencias de outros pais que estão nesta situação. No nosso caso viveremos (para ja) a cerca de 5 a 6 km um do outro e trabalhamos na mesma cidade tb. A questão da instabilidade emocional não acredito que aconteça (não será bem pior ver o pai/mãe 2 fds por mês somente?) isto no meu caso que fui sempre PAI e quero continuar a sê-lo, sempre. (A velha frase de pai presente chateia-me já se se é pai (ou mãe) é para estar sempre presente). A questão deve ser mais em termos de regras/hábitos/estabilidade em termos de espaço/tempo. Por isso houve algum atrito com a mãe (que por motivos profissionais viaja mto, tanto dentro do país como para o estrangeiro) uma vez que inicialmente me apresentou um calendário em que a estadias dos filhos numa e noutra casa dependiam demasiado das viagens dela (ex, no espaço de uma semana e meia mudariam 3 ou 4 vezes de casa, conforme ela estava cá ou fora). Acho que isso é mau e neste momento ficam mais tempo comigo (ainda bem p mim) mas não saltitam tanto de casa em casa. Isto é o que está planeado e vamos ver como corre. Estarei cá p vos conatr mas espero receber opiniões /experiencias de outros forumeiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySex Mar 20, 2009 3:34 pm

Será que o presente tópico e o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] sobre custódia partilha não traam do mesmo tema?
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySex Mar 20, 2009 3:35 pm

Será que o presente tópico e o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
sobre guarda conjunta não tratam do mesmo tema?
Ir para o topo Ir para baixo
mars00
.
.
mars00

Masculino
Número de Mensagens : 213
Data de inscrição : 17/04/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySex maio 15, 2009 11:57 am

Excelente!!!
Poder beber dos vossos relatos, opiniões e conhecimentos sobre este tema.

Também nós decidimos pela guarda partilhada, com periodicidade semanal.
Ainda não foi posta em prática, porque: vivemos na mesma casa (julgo que está por dias) e ainda não comunicamos à filha (4 anos).
Vamos ver como corre, mas sinto-me deveras apreensivo... com vários receios:
Da rejeição...
De termos critérios de avaliação diferentes...
De fazermos cumprir de forma distinta as regras que estabelecemos...
Da dor que possamos provocar na petiz...
De transmitirmos valores e principios distintos...
De provocar inseguranças e ansiedades...

Tenho para mim, que este sistema só pode ser levado à prática com sucesso,
desde que haja uma boa relação entre Mãe e Pai.
Sei que todos nós pugnamos pela boa relação, mas...
Na prática, nem sempre é possível manter a boa relação, por mais sapos que se engulam.

Virei aqui contar sobre a minha experiência, para que outros, com os mesmos receios e anseios, possam beber da minha experiência, da mesma forma que eu bebi dos vossos.

Muito obrigado.
Pensar e projectar este corte com quêm tanto amamos é a dor mais forte que alguma vez senti!!! Irrraaaaaaaaaaa...................
Ir para o topo Ir para baixo
Lolablue
.
.
Lolablue

Feminino
Número de Mensagens : 1136
Data de inscrição : 22/08/2008

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySex maio 15, 2009 4:03 pm

Isto parece ter sido escrito por mim: a diferença está: nao é filha, é filho com 4 anos, mais filha com 7...

No tudo mais, estamos iguais...
Ir para o topo Ir para baixo
Sonho
.
.
Sonho

Feminino
Número de Mensagens : 119
Data de inscrição : 27/04/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyDom maio 17, 2009 9:41 am

Vou contar a minha experiência.

No meu caso o meu marido fica com o filhote (6 anos), apenas um fds de 15 em 15 dias e um jantar durante a semana.

Estamos agora a tratar das papeladas do divórcio e o advogado propõem que: "O menor fica confiado à guarda e cuidado da mãe, no entanto o Poder Paternal será exercido por ambos os progenitores" quando o questionei exactamente qual era a diferença entre ficar com a guarda e ficar com o poder paternal ele explicou-me, mas sinceramente não estou a ver a vantagem...

Ficando eu com a guarda do filhote, não vederia também ficar com o poder paternal? Question
Ir para o topo Ir para baixo
Dharma
.
.
Dharma

Feminino
Número de Mensagens : 217
Data de inscrição : 11/12/2008

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyDom maio 17, 2009 2:30 pm

Nop, o poder paternal agora é de ambos os progenitores. Até é melhor assim... dividem-se as responsabilidades e, no caso de um não poder estar presente, o outro decide (isto em situações urgentes e de particular importância, claro). Assim nenhum dos progenitores se pode descartar das suas responsabilidades como mães e pais. Chama-se exercício de responsabilidades parentais, salvo erro.
Ir para o topo Ir para baixo
mars00
.
.
mars00

Masculino
Número de Mensagens : 213
Data de inscrição : 17/04/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyTer maio 19, 2009 4:23 am

Lolablue escreveu:
Isto parece ter sido escrito por mim: a diferença está: nao é filha, é filho com 4 anos, mais filha com 7...

No tudo mais, estamos iguais...

Olá Lolablue,

E como é que as coisas estão a correr no teu caso?
Como é que vais levando o dia-a-dia?

Estas inquietações... consomem todos os nossos pensamentos e energias.
Hoje por hoje (infelizmente existem dias esquisitos) estou esperançado em que tudo vai correr bem.
Afinal...Não há mal que sempre dure nem bem que sempre perdure.

Dá noticias.
Ir para o topo Ir para baixo
Unfug
.
.
Unfug

Masculino
Número de Mensagens : 422
Data de inscrição : 12/01/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyTer maio 19, 2009 4:30 am

Bom dia,
noutro dia com mais calma escrevo mais. No entanto devo dizer que as crianças (6 e Cool estão a levar a separação, já vai fazer 2 meses, muito melhor do que eu.
Para isso tb contribui concerteza o facto de eu e a ex vivermos relativamente próximos e termos um relacionamento cordial. Eles estão 1 semana em casa dela e 1 semana comigo e tem corrido bem, sem problemas. Não sei se os termos legais serão estes (não metemos a justiça ainda ao barulho, tem sido tudo feito mais ou menos em comum acordo) mas devemos ter a guarda conjunta e o poder paternal partilhado.
Por isso tenham calma e o mais importante é o amor pelos filhos. Pondo os filhos em primeiro lugar vai correr tudo pelo melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
mars00
.
.
mars00

Masculino
Número de Mensagens : 213
Data de inscrição : 17/04/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyTer maio 19, 2009 4:39 am

Obrigado Unfug.

Sei que racionalmente, uma boa relação Pai-Mãe é essencial para que este sistema funcione.
O amor pelos filhos (pela filha, no meu caso) é incondicional e irei sempre por os seus interesses em 1º lugar. Isso é óbvio para todos.
Embora tenha esta consciência, não consigo afastar os meus receios.

Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Lolablue
.
.
Lolablue

Feminino
Número de Mensagens : 1136
Data de inscrição : 22/08/2008

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyTer maio 19, 2009 3:34 pm

mars00 escreveu:
Lolablue escreveu:
Isto parece ter sido escrito por mim: a diferença está: nao é filha, é filho com 4 anos, mais filha com 7...

No tudo mais, estamos iguais...

Olá Lolablue,

E como é que as coisas estão a correr no teu caso?
Como é que vais levando o dia-a-dia?

Estas inquietações... consomem todos os nossos pensamentos e energias.
Hoje por hoje (infelizmente existem dias esquisitos) estou esperançado em que tudo vai correr bem.
Afinal...Não há mal que sempre dure nem bem que sempre perdure.

Dá noticias.

Com civismo, respeito e amizade. Não é fácil, há dias em que as tensões são muitas, em que se diz e se faz o que não se quer e não se deve, mas no geral, consegue-se levar.

Acima de tudo, o que prevalece é o desejo que ambos temos de proteger os miudos, de os preservar e zelar pela felicidade e bem estar. A nossa prioridade é essa. Tudo o resto é secundário.

Força MArs00
Ir para o topo Ir para baixo
mars00
.
.
mars00

Masculino
Número de Mensagens : 213
Data de inscrição : 17/04/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyQua maio 20, 2009 4:14 am

Obrigado Lolablue.
Estou 100% de acordo.
Julgo que é exactamente esse o caminho.
Que tenha/tenhamos força para o levar a bom porto.
Ir para o topo Ir para baixo
dolce
.
.
dolce

Feminino
Número de Mensagens : 80
Data de inscrição : 25/05/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySáb maio 30, 2009 6:39 pm

Eu acho que a guarda conjunta seja o melhor para a criança, no meu caso, foi assim que ficou estipulado, uma semana comigo outra com o pai, a minha filha tem reagido bem, ao inicio estava um pouco confuso pela questão de andar com as coisitas dela para trás e para a frente, actualmente praticamente só se transporta os livros, a roupa tem-se tentado ter umas peças numa casa e outras na outra, o k nem sempre acontece, porque sabem como é, se aparece uma peça de roupa nova há que querer leva-la para a outra casa tb Smile
Mas como escrevi, penso ser o melhor para todos, é que quando só passam fins de semana com um dos progenitores, há sempre a tendência a se fazer as vontadinhas todas ou tb de começar haver afastamento entre o filho e o progenitor que está apenas de vez enquando...é lógico que isto é possível quando vivem todos próximos uns dos outros...
Ir para o topo Ir para baixo
jojo
.
.
jojo

Masculino
Número de Mensagens : 877
Data de inscrição : 30/03/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptyDom maio 31, 2009 7:01 am

ola mars00

por aquilo que partilhamos pôs almoço e por aquilo que absorvi dos teus desabafos queria dizer-te que ês um PAI espectacular e nâo sofras por antecipaçâo vais ver que nem sempre aquilo que se nos afigura hoje reflete a realidade do amanhâ e a tua bonequinha ter-te-â sempre em consideraçâo age de conciencia pois esse serâ o melhor caminho e ela hj tal como a minha tem 4 anos mas o futuro lhe dirâ ke pais teve e os pais que ira ter
sabes que as crianças tëm um poder de encaixe de determinadas situaçoes a que nôs adultos muitas vezes nos surpreendem pela positiva

forca amigo
Ir para o topo Ir para baixo
alice.rosa
.
.
alice.rosa

Feminino
Número de Mensagens : 2845
Data de inscrição : 08/05/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySeg Jun 01, 2009 5:01 am

Ola tenho lido este topico atentamente...

e desde ja exponho a minha posição em relação à guarda partilhada... sou completamente contra...

Acho que por exemplo, no caso de decisões sobre a vida da criança devera ser o pai ou mãe que det~em a guarda e convivem mais tempo com a criança quem deva tomar esste tipo de decisões... Em relação á escola, saidas com amigos... em relação a tudo... Para ja é muito dificil dois pais que não moram juntos conseguirem estar sempre em sitonia nas deciões... isso deixa as crianças confusas eu acho... as vezes da aso a jogos psicologicos... e depois no caso de quem não mora assim tão perto um do outro, como é com a escola??? e os pais que não nadam em dinheiro??? (Sim que nos divorcios existe toda uma nova adaptação, que gerir uma casa com dois ordenados é uma coisa e so com um é outra completamente diferente) nestes casos a criança passa a vida com as malas às costas... e as actividades extra-curriculares???

Eu vejo pelas minhas filhas, um filho precisa de imensa atenção e cuidado, principlamente depois de passarem por um processo de divorcio.. sim, porque por mais cuidado que tenhamos eles sofrem imenso com isso... eles precisam de um acompanhamento constante para não perdermos o fim à meada...

Acho que a guarda partilhada.. daquele tipo em que passam uma semana numa casa e outra semana noutra ( desculpem isto que vou dizer) para mim é egoismo dos pais...Acho que se preocupam em estar com a criança e acomprar o seu crescimento... mas não percebem a instabilidade que isso causa...

Para não falar na parte pratica... hora de dormir... hora de comer... o que comer..( eX. na mãe não posso comer doces e no pai posso, ou no pai não ir para a rua brincar com os meus amigos e na mãe posso) ... até nas amizades deles interfere... e depois quando nos pais refazemos a nossa vida as outras pessoas tambem interfere... o ambiente a volta deles é fundamental... e no minimo ate aos 15/16 anos necessitam do maximo de estabilidade que lhes podermos dar...
Ir para o topo Ir para baixo
dolce
.
.
dolce

Feminino
Número de Mensagens : 80
Data de inscrição : 25/05/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySeg Jun 01, 2009 8:27 am

Alice.rosa,

Penso que se as coisas forem bem "projectadas" tudo corre bem, até porque, esses pormenores de em casa de um faz isto e no outro não, acontecerá de igual forma e se calhar com mais frequência nos casos em k a criança passa pouco tempo com um dos pais, e o mesmo para o compensar lhe dá tudo e mais alguma coisa...

No primeiro ano de separação, ficou combinado entre os 3, a minha filha passar a semana comigo e o fim de semana com o pai, para assim facilitar as questões escolares, o que é certo é que, eu ficava com a parte das responsabilidades, ter de a acordar de manha para ir para a escola, à tarde ter de fazer os deveres, mandar ir para a cama cedo...enquanto que o pai, era só diversão...
No segundo ano, optamos a menina passar uma semana completa com cada um, não foi egoismo da parte de ninguém, até porque sempre que tomamos essas decisões, fazemos conversando os 3 e ficando ambos de acordo.

É claro que, e mais uma vez refiro, isto foi possível porque vivemos todos perto uns dos outros...

Beijinhos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
alice.rosa
.
.
alice.rosa

Feminino
Número de Mensagens : 2845
Data de inscrição : 08/05/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySeg Jun 01, 2009 8:38 am

é provavel...

o que disse é apenas o que penso... mas não julgo ninguem... fico feliz por haver quem consiga levar tudo a bem..
Ir para o topo Ir para baixo
dolce
.
.
dolce

Feminino
Número de Mensagens : 80
Data de inscrição : 25/05/2009

Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 EmptySeg Jun 01, 2009 9:06 am

Claro que sim, também não coloquei isso em causa.
O importante é estarem todos bem Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Guarda partilhada - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: Guarda partilhada Guarda partilhada - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Guarda partilhada
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 33Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 17 ... 33  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Separação e Guarda partilhada
» Ajuda do ponto de vista juridico!
» AJUDA - regulação das responsabilidades parentais
» E quando os filhos ficam à guarda do progenitor??????

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: