Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Empatia virtual é possível?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Solidustatic
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/03/2010

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Mar 24, 2010 11:11 am

Olá caros amigos e amigas.
Sou novo no site, pelo que ainda sou apenas alguem que, aos poucos, está a "conhecer os cantos à casa".
No entanto, pela simpatia e cordialidade de alguns membros que tiveram a gentileza de me dar as "boas vindas", posso-vos garantir que "a primeira impressão"[muitas vezes aquela que é decisiva] é muito positiva, direi mesmo que superou todas as minhas melhores expectativas.
Muito de comum aqui nos une certamente.
Possivelmente a todos é comum a mesma construção mental, horizontes de memórias misteriosas, algures perdidas entre os sonhos e a fantasia, a realidade e a lenda, a actualidade e os tempos pretéritos.
Por isso aqui estamos, num mundo virtual, com muitas dúvidas e poucas ou nenhumas certezas.
E em todo este mundo há uma vertigem, uma vacilação de sentidos, uma fobia tornada explícita e um medo difuso que impregna tudo, e tudo omite, pois baralhando, dispersando e confundindo, esquece, por um lado, que tudo pode acontecer quando a incerteza é um princípio, e, por outro, que o caos pode atacar as regras de um sistema tão dinâmico e complexo como a comunicação à distância que tentamos encetar com a outras pessoas através da internete.
E muitas vezes, para sobrevivermos (também emocionalmente), lançamos mãos de defesas e de reordenamentos mentais, que, diga-se, não não são novos, são eternos.
E fazêmo-lo, muitas vezes, inconscientemente, porque, na sociedade em que vivemos, se multiplicam as interacções urbanas despersonalizadas e o espaço pessoal de cada um é constantemente agredido por intromissões.
Mas, se quisermos voltar ao tempo de Platão e Sócrates, e agora numa perspectiva de positividade, podemos dizer que somos veículos da energia das musas, portadores da ilusão e do sonho, pois, como Einstein referiu um dia, a imaginação é mais importante que o conhecimento já que ela é infindável e tem um poder impossível de medir.
Mas é preciso ter cautelas, e assumirmos que é mais importante o percurso do que o fim da viagem.
E os caminhos que percorrerem as trilhas da alma(a nossa e a dos outros) deverão ser palmilhados com cautela, já que estamos perante um cenário duma alma tacteando outra alma, desvendando véus, descobrindo profundezas, penetrando nos escondidos, o que deve ser feito sem pressa e com delicadeza, porque alma tem textura de cristal, deve ser tocada nas levezas e na procura de instantes de paz, até que o corpo descubra cada uma das suas funções.
Criamos, bastas vezes, neste mundo virtual, um espaço temporal que nos parece quase infinito e no qual vamos percorrendo e habitando, um espaço aparentemente físico preenchido por presenças tão ténues quanto fortes, onde o olhar atento e o olhar distraído se fundem num corpo físico visível a partir de fora que transfigura o mundo circundante.
Quantas vezes já fomos "assaltados" por tantas e tantas emoções contraditórias quando comunicamos virtualmente? Muitas certamente!
E se as juntarmos, todas elas, formam um delicadíssimo bordado de cores diferentes: cumplicidade, simpatia, amizade, respeito, ternura, hipotéticos desencontros, uma miscelânea que torna a "linha" mais forte, tais forças geradoras que preenchem a vida e a tornam vibrante, mas que, de mão dada, transportam (ou podem transportar) atrás de si o risco de nos fazer entrar em parafuso, magoarmos e sairmos magoados.
Poder-se-á argumentar que são sentimentos que nos invadem sem razão.
Talvez assim seja. Mas não é pelo facto de não existir qualquer razão lógica, que esses sentimentos deixam de marcar, muitas vezes a preto e branco, como dúvidas interiores (difícil é confessá-las).
É que apenas a razão nos ensina a termos dúvidas sobre as certezas dos sentimentos já que apenas estes sentimentos sobrevivem para além das dúvidas suportadas pela razão.
E então, a nossa demanda, passa a ser a demanda do real: escapar dele, primeiro, sede de nele mergulhar, depois, mas sempre na certeza interior de que somos, sempre, bem mais perfeitos à distância, ou então que, como na música do Caetano Veloso "de perto ninguém é normal”.
Por isso, essa luta deverá ser sempre acompanhada na justa medida por uma ideia de Einstein que se tornou universal: “ não voltes a onde fostes feliz”, pois “ o futuro acontece mais depressa do que aquilo que possamos imaginar”.
Abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Abr 07, 2010 4:19 am

Eu acho que a empatia virtual é possível sim... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
RSILVA
.
.
RSILVA

Feminino
Número de Mensagens : 1664
Data de inscrição : 03/04/2009

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Abr 07, 2010 4:45 am

eu tb acho como o contrario tb pode acontecer...
já aconteceu comigo as duas situações ...
Ir para o topo Ir para baixo
mars00
.
.
mars00

Masculino
Número de Mensagens : 213
Data de inscrição : 17/04/2009

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Abr 07, 2010 5:03 am

xela escreveu:
Eu acho que a empatia virtual é possível sim... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sem dúvida. É possível.
Sou prova disso mesmo.
Caso contrário, depois de apaziguado o período de aziago, o que faria grande parte de nós permanecer ligados a este fórum?

MS
Ir para o topo Ir para baixo
Adelaide
.
.
Adelaide

Feminino
Número de Mensagens : 465
Data de inscrição : 11/05/2009

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Abr 07, 2010 5:31 am

Mars,

tens toda a razão!

Efectivamente sentimos uma grande empatia, e é isso que me faz faz voltar ao fórum diariamente, além do facto de este manter uma "conversa de altissímo nível" e ser extremamente educativo em muitas áreas!

Acabámos por ter aqui tipo umas sessões de terapia grátis, sempre com diferentes visões, o que é extremamete enriquecedor!

É um privilégio ler! Obrigado a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
Solidustatic
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/03/2010

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Muito bem Empatia virtual é possível? EmptyQua Abr 07, 2010 8:07 am

Olá..

Concordo com todos vocês, embora, possivelmente, por razões distintas.

É, de facto, possível, a empatia, a “aversão”, ou mesmo a indiferença neste mundo virtual que nos serve de “confessionário” e espaço de partilha de experiências.

Sim, é bom sentir que se está em sintonia com alguém, pois é sinal que estamos vivos e que afinal ainda é possível sentir-se algo, nem que seja o sorriso arrancado ou dado por algo que o outro expressou.

O sentir que afinal ainda há quem nos consiga surpreender com uma palavra, com uma opinião que, por serem tão iguais à nossa, ou por serem tão opostas, nos fazem pensar.

Mas gostaria, se me permitem, de colocar alguns grãos de areia nesta engrenagem.

Nesta questão da empatia virtual, entendo que toda a proximidade é distância e tudo se funda na maneira como vemos e sublimamos as coisas, nomeadamente as experiências vividas no passado, muitas delas para esquecer.

Será, então possível que a empatia certa com a pessoa errada ou a empatia errada com a pessoa que desconhecemos ser a certa poderá ter consequências práticas na nossa vida?

Será que não poderemos criar empatia por alguém que não conhecemos e que apenas está a deliciar-se em lapidar a máscara do engano, do engodo e da persuasão, já que poderá ser portador de uma obsessão, uma agenda pessoal, um interesse directo subversivo, tudo isto na internet, um lugar de livre acesso, numa mestria de mise-en-scène trabalhada e ensaiada que pode intrigar-nos ou confundir-nos?

Como reagimos perante tal decepção somada a tantas outras do passado?

No fundo estas questões não são mais que uma tentativa de um revisitar a natureza das relações humanas, pois entre sonho e trauma, sem dificuldade, encontramos a condição humana.

Acredito que o desafio que aqui deixo mais não seja que ousadia pessoal mal sucedida, talvez pouco fashion já que bastante subjectiva.

Mas penso que poderá aprofundar um pouco mais algumas vertentes do tema.
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Abr 07, 2010 8:12 am

RSILVA escreveu:
eu tb acho como o contrario tb pode acontecer...
já aconteceu comigo as duas situações ...

Penso e sinto da Mesma Maneira

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Sofiaa
.
.
Sofiaa

Feminino
Número de Mensagens : 1063
Data de inscrição : 13/02/2011

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyTer Jun 21, 2011 2:43 pm

Eu também acho que empatia e antipatia virtual é possível. Às vezes há grandes amizades virtuais que se desenvolvem que são mais reais que as daqui de fora. Outras vezes as limitações da comunicação escrita acabam por nos criar antipatias porque uma pessoa não se avalia apenas pelo que escreve e a forma como o faz, avalia-se pelo todo.
Ir para o topo Ir para baixo
brisa do mar
.
.
brisa do mar

Feminino
Número de Mensagens : 275
Data de inscrição : 20/03/2011

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Jun 22, 2011 1:46 am

aaa10 muito bem. Concordo plenamente. E porque para muitos, é mais fácil colocar por letras escritas o que lhes vai na alma do que verbalmente.
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Jun 22, 2011 3:47 am

Eu por exemplo, tenho uma empatia virtual por mim...lol
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Jun 22, 2011 5:30 am

Lost escreveu:
Eu por exemplo, tenho uma empatia virtual por mim...lol

Mas tu és estranha Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Liawolf
.
.
Liawolf

Feminino
Número de Mensagens : 598
Data de inscrição : 12/03/2011

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Jun 22, 2011 5:32 am

Eu acho que sim!
Ir para o topo Ir para baixo
Sofiaa
.
.
Sofiaa

Feminino
Número de Mensagens : 1063
Data de inscrição : 13/02/2011

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Jun 22, 2011 7:23 am

Lost escreveu:
Eu por exemplo, tenho uma empatia virtual por mim...lol

Eis algo que eu nunca tinha ouvido lololo
Ir para o topo Ir para baixo
brisa do mar
.
.
brisa do mar

Feminino
Número de Mensagens : 275
Data de inscrição : 20/03/2011

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Jun 22, 2011 7:49 am

hum? Shocked essa é nova....
Ir para o topo Ir para baixo
Sofiaa
.
.
Sofiaa

Feminino
Número de Mensagens : 1063
Data de inscrição : 13/02/2011

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Jun 22, 2011 7:50 am

Eu tenho é às vezes uma antipatia REAL por mim, tipo "se arrependimento matasse" lolo
Ir para o topo Ir para baixo
Powerguido
.
.
Powerguido

Masculino
Número de Mensagens : 93
Data de inscrição : 06/06/2011

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Jun 22, 2011 8:22 am

Oh, bem vinda ao clube Sofia! Epá, se o arrependimento matasse, já me tinham transladado os ossos a esta altura do campeonato... Enfim, bola para a frente!
Ir para o topo Ir para baixo
Lost
.
.
Lost

Feminino
Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 27/05/2010

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQui Jun 23, 2011 2:37 pm

Mas eu sou estranha meninos...em mim tudo é diferente...lol
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptySeg Jun 27, 2011 8:07 am

concordo mais com a antipatia virtual Smile porque esta pelo menos é verdadeira!
a empatia pode ser um pau de dois bicos... e se a outra pessoa não "existir"??? é que é tão fácil assumir outra personalidade atrás dum teclado... alguns até acreditam mesmo que são "assim", quando afinal são "assado" Razz dizem alguns entendidos que isto é dupla personalidade... eu digo que isto é falta de valores, mas isso é só a minha opinião Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Powerguido
.
.
Powerguido

Masculino
Número de Mensagens : 93
Data de inscrição : 06/06/2011

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptySeg Jun 27, 2011 8:11 am

E eu só posso concordar contigo analu! aaa10 aaa10 aaa10
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptySeg Jun 27, 2011 10:22 am

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Leunam
.
.
Leunam

Masculino
Número de Mensagens : 550
Data de inscrição : 05/07/2010

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptySeg Jun 27, 2011 2:02 pm

Qualquer pergunta pode ser vista pelos dois lados. Pelo lado positivo e negativo.
Tudo é assim… tem os dois lados.
Neste caso especifico, penso que a empatia virtual pode ser possível sim. Muitas vezes essa empatia é criada pela própria fantasia que criamos.
Mas nada melhor que uma empatia física e próxima.
O mundo está a desenvolver-se e sinto que está a ficar tudo muito artificial e ao mesmo tempo distante e frio.
Muitas pessoas fantasiam e deixam passar momentos lindos.
Um exemplo:
Quando alguém está de aniversário… vai uma sms, email ou um post num sitio qualquer.
Nada contra isto, mas… se mandarem um postal escrito á mão e com assinatura dos CTT, podem crer que estamos a fazer maravilhas e a dizer de uma forma grandiosa o quanto a outra pessoa é importante para nós.
E não falo em cartas de amor… Feliz daquele(a) que ainda é capaz de as escrever!
Feliz daquela (e) que as recebe.
E não falo de demagogia. Falo daquilo mais puro que há no ser humano. Não se vê, mas sente-se! Estou a falar do amor e da sua intensidade.
E este amor, é assim mesmo nato. Amor por ti, por ele, pelos outros.
Com isto digo:
A empatia virtual é possível sim, mas não é a mesma coisa!
Ir para o topo Ir para baixo
its43v3r
.
.
its43v3r

Masculino
Número de Mensagens : 1093
Data de inscrição : 02/11/2009

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptySeg Jul 04, 2011 5:41 am

Acredito que todas as empatias criadas virtualmente, se venham a demonstrar apatias.
Mas eu sou suspeito...muito "old school".
Ir para o topo Ir para baixo
Lança
.
.
Lança

Feminino
Número de Mensagens : 1351
Data de inscrição : 18/05/2010

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyTer Jul 19, 2011 5:43 pm

~Curioso... e eu que pensava que os homens eram mais "destas coisas" (leia-se modernices eletrónicas Very Happy )


É que isto faz-me muita confusão, "falar" com pessoas que não "conheço"... Mas eu sou estranha - deve ser por ser mulher Very Happy

Pois eu estou como o Leunam: poder podia, mas não era a mesma coisa! Com toda a certeza!
Ir para o topo Ir para baixo
Sofiaa
.
.
Sofiaa

Feminino
Número de Mensagens : 1063
Data de inscrição : 13/02/2011

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Jul 20, 2011 1:22 am

Eu por acaso acho que virtualmente as pessoas se sentem mais livres para dizer o que lhes vai na alma... salvo sejam pessoas que por aqui estão por outros motivos e intencionalmente se fazem passar pelo que não são mas mais tarde ou mais cedo percebe-se.

Eu acredito na empatia virtual. Há pessoas por cá com quem vou convivendo que acabam por me ganhar carinho e respeito, e que se não aparecem me deixam com saudades.

Também há pessoas que eventualmente perdem o respeito que lhes ganhei.

Há pessoas com quem antipatizei e depois com o tempo simpatizei.

Tudo está muito relacionado com a comunicação escrita que tem limitações, mas mesmo assim, continuo a acreditar na empatia virtual... e real.

Sei que sou um bocadinho naif nestas coisas, tenho consciência disso, e essa consciência não me incomoda, afinal se não dermos uma chance de conhecer as pessoas, nunca vamos saber como elas são, e essa descoberta vale o esforço de alguns enganos de vez em quando.
Ir para o topo Ir para baixo
Joao Especial
.
.
Joao Especial

Masculino
Número de Mensagens : 179
Data de inscrição : 10/01/2011

Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? EmptyQua Jul 20, 2011 5:27 am

Eu sou mais empatico ao vivo do que simpatico virtual
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Empatia virtual é possível? Vide
MensagemAssunto: Re: Empatia virtual é possível? Empatia virtual é possível? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Empatia virtual é possível?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» É possível a reaproximação?
» O divórcio não é obrigatóriamente uma coisa má
» ''É possível divórcio sem traumas''
» O amor depois do divorcio é possivel?
» O tempo cura tudo..!?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: VIVER ALÉM DO DIVÓRCIO :: Bar Aberto-
Ir para: