Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Maria Guimarães
.
.
Maria Guimarães

Feminino
Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2011

Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? Vide
MensagemAssunto: Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? EmptyDom Mar 03, 2013 2:27 am

Tinha o custódia do meu filho Daniel, mas fiquei sem emprego e emigrei para a Holanda. O meu filho ficou com o pai e para me livrar de problemas varios incluindo financeiros, o meu ex-marido ficou com tudo, inclusive uma custódia do meu filho, bastante desfavorável quanto às minhas visitas. Passaram-se 7 anos, e hoje em dia não consigo ter qualquer contacto com o meu filho, desde as férias de verão. Tenho outro filho com 4 anos e vivo com o pai do segundo filho (holandês). Não aguento mais a dor de nem sequer poder falar com o meu filho por telefone ou ter noticias dele. Acabei de pagar a um advogado mais uma vez 500 Euros, para poder ter 15 dias nas férias de verão com o meu filho Daniel.

O meu filho vive com o pai e com a madrasta. Tem me dito ao longo dos anos que é infeliz e é tão mau que nem comida tem para comer, porque a madrasta cozinha para os filhos dela e não para o meu filho e para o marido. É da vontade do meu filho viver comigo.

Que penso fazer, então? Confirmar com o meu filho que fez 15 anos em Janeiro, se ele ainda quer viver comigo. Então se sim, eu vou viver para o meu apartamento em Lisboa pelo tempo necessário para o meu filho poder ficar comigo. Como tenho um filho mais pequeno, o mais pequeno ficará também comigo em Lisboa. O meu "marido" (não casamos mas vivemos juntos há mais de 6 anos) apoia-me, de todas as formas, porque sabe que os meus filhos são o mais importante da minha vida.

A questão é, se o meu filho escolher viver comigo, saindo da casa do pai, é obrigado a voltar para o pai, através da policia? Ou com 15 anos já terá direito de optar, desde que mostra evidencia de que é isso que quer?
Ir para o topo Ir para baixo
catarina38
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 47
Data de inscrição : 21/12/2012

Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? Vide
MensagemAssunto: Re: Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? EmptyDom Mar 03, 2013 6:28 am

Sim, o seu filho pode escolher, mas assim que ele for viver consigo, entre no tribunal com uma alteração das responsabilidades parentais. Ninguém o vai levar à força para casa do pai acredite, se for isso que ele quer. A partir doas 12 anos os menores podem todos ser ouvidos no tribunal...
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Guimarães
.
.
Maria Guimarães

Feminino
Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2011

Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? Vide
MensagemAssunto: Re: Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? EmptyDom Mar 03, 2013 6:51 am

Muito obrigado! Espero mesmo que sim, porque eu vou mesmo voltar a Portugal, só pelo meu filho Smile Tenho o coração apertado só de pensar que ele não está bem.
Eu quero acreditar que ninguém o vai levar à força para casa do pai.
Vou seguir o seu conselho, e vou dirigir-me imediatamente ao meu advogado para tratar do necessário.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Guimarães
.
.
Maria Guimarães

Feminino
Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2011

Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? Vide
MensagemAssunto: Re: Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? EmptyDom maio 12, 2013 4:02 am

Estou em Lisboa. O meu filho efectivamente estava a ser negligenciado pelo pai. Depois duns dias a falar com o meu filho, apontei todas as situações e dirigi-me ao Tribunal de Familia e Menores, que me aconselharam a dar a conhecer a situação à CPCJ (Comissão de Apoio a Crianças e Jovens em Risco). O meu filho entretanto saiu de casa do pai e está na minha casa.

O problema é agora todo o processo de custódia. Fui massacrada na CPCJ. No Tribunal tenho sido bastante apoiada. Contudo, parece que preciso dum bom advogado, porque o pai do meu filho está a complicar. Conselhos, por favor?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? Vide
MensagemAssunto: Re: Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Filho com 15 anos pode escolher com quem quer ficar?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentações
» Não quer estar com o pai
» Às familias monoparentais
» O pai que nunca quis ser pai agora quer levar o filho!
» Aspectos práticos: Questões

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: