Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
nbvpa
.
.
nbvpa

Masculino
Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/08/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Ajuda! Preciso de concelhos dos mais experientes! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQua Set 16, 2009 4:36 am

Boa tarde,

Estava junto em União de Facto à cerca de 6 anos e separei-me 6 meses após o meu filho nascer, pois só após tanto tempo apercebi-me que a nossa relação não iria ter futuro pois já não havia respeito nenhum de ambas as partes.
Mesmo antes da separação sofri um acidente de viação um pouco grave e foi quando tomei a coragem de me separar, pois apercebi-me que a qualquer momento a nossa vida pode terminar e gostaria de saber o que é a felicidade conjugal.

Após ter-me separado tentei refazer a minha vida em Espanha, mas no momento em que decidi ir deparei-me com a "bola de neve" do desemprego que estava a existir lá, mas ainda me aguentei 7 meses.

Em Janeiro, decidi voltar e tentar uma aproximação amigável com a mãe do meu filho, mas ela tem-me feito a vida num inferno, passo a explicar:

1) Quando fiquei sem trabalho e sem possibilidade de cumprir com o acordo da prestação de alimentos de 200€/mês sempre tive o cuidado de avisar da minha situação actual (com ou sem trabalho) sempre me exigiu tudo e mais alguma coisa, mesmo tendo ela ficado com absolutamente tudo, pois unicamente levei a minha roupa;
2) Quando regressei, comecei logo a trabalhar, mas com um ordenado minimo é impossivel pagar uma prestação de alimentos de 200€ existindo também algumas dividas conjuntas, então ela levou a tribunal exigindo a penhora de bens no meu local de residência (a qual é a residência dos meus pais actualmente);
3) Tentei por diversas vezes entrar em um novo acordo com ela, mas ela exige os 200€ e não cede a nenhum novo acordo que reduza esse valor, mas desde o momento que comecei a trabalhar sempre lhe paguei 100€.
4) Tentei ir ao Ministério Público para conseguir resolver este assunto (não fizeram), tentei pedir apoio à Segurança Social pois com um ordenado mínimo é muito complicado suportar a despesa de um advogado (não me deram pois disseram que como estava na casa dos meus pais o meu rendimento é acima da média). Agora e com um advogado particular estou a tentar resolver todo este assunto, mas ela já me tem ameaçado que não me deixa ver mais o meu filho, ameaças por parte de familiares dela, problemas com a conta bancaria que existia em conjunto, acusações de perseguidor e outros, quando eu a única coisa que pretendia era que existisse um "ambiente estável de respeito" na tentativa de criar o melhor ambiente possível para o crescimento do meu filho.
5) O meu filho faz anos no próximo dia 3 de Outubro (sábado) e ela não me deixa ver o meu filho nesse dia que ainda por cima é o meu fim de semana de estar com ela.

Relativamente aos pagamentos da prestação de alimentos como não tenho conseguido cumprir a 100% com o acordo, mas tenho tentado entrar em novo acordo com ela, o que ela tem desprezado por completo, não sei como me poderá prejudicar até ao momento.

Sinceramente não sei o que fazer, pois gostaria de poder ver toda esta situação resolvida o quanto antes, poder ficar refazer a minha vida sem nunca esquecer o meu filho pois quero ser aquilo que nunca tive... (um pai presente).

Muito sinceramente agradeço toda a vossa ajuda e concelhos.
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQua Set 16, 2009 11:00 am

Olá nvpa, bem-vindo.
Lamento a situação por que estás a passar. Como é que chegaram a esse valor inicial de 200€?
Ir para o topo Ir para baixo
nbvpa
.
.
nbvpa

Masculino
Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/08/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQua Set 16, 2009 11:27 am

olá slim,

Foi um "acordo amigável" pois na altura que arrisquei em ir para Espanha a oferta de trabalho era muito aliciante e poderia sem problemas nenhuns em suportar esse valor, mas como a firma logo pouco tempo depois da minha entrada entrou em reestruturação desde a sede (Itália), então tive a infelicidade de como era um dos mais recentes era ser "abandonado".

Nunca me arrependi tanto de fazer um acordo amigável ou não pois agora vejo que de amigável não tinha, mas sim de interesse.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQua Set 16, 2009 1:38 pm

Pois, se não tinhas o emprego mesmo nas mãos foi bastante arriscado :S Mas penso que possas pedir uma revisão da regulação no que respeita à pensão para uma diminuição temporária? Nao faço ideia...ou tentarem que ela receba o montante em falta atraves de algum apoio para poderes tu temporariamente pagar menos? Nao me parece é que menos de 200€ mês seja justo para a criança.
ou tentar arranjar um part-time para teres mais rendimentos?
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQua Set 16, 2009 8:54 pm

nbvpa escreveu:
olá slim,

Foi um "acordo amigável"

Mas... se foi acordo amigável, não ficou nada escrito, ou seja, não foi feita a regulação do poder paternal, certo? Se assim for, vai ao Ministério Público pedir que seja feita. E, mesmo que a tenhas feito, tens todo o direito em pedir alteração, porque houve alteração de dados importantes. Em relação ao apoio judiciário acho estranho não teres direito, eu vivo com os meus pais e tive... mas chegaste a meter os papéis na segurança social? Aconselho-te a pedir isenção de custas do processo (na segurança social) e pedir que seja feita (ou alterada) a regulação do poder paternal.

P.S. Nunca mencionei este assunto, que já foi aqui muito comentado, mas assusta-me ouvir aqui dizer que menos de 200€ de pensão de alimentos é pouco. Os pais têm de contribuir de forma igual e, se somarmos 200 com 200 dá 400€. Acho isso um valor absurdo para ser gasto por uma criança, a não ser que seja de uma família rica e que esteja habituada a extravagâncias, claro! O pai da minha filha teria de lhe dar 100€ (sem divisão de outras despesas) e nem isso dá, por isso quando leio estas coisas dá-me um nó no estômago (sem querer ofender ninguém). Claro que também há coisas que não estão incluídas na pensão, tais como o cansaço que criar um filho provoca, a falta de tempo com que nos deixa porque temos de fazer a comida, dar banho, vestir, etc e tal... mas não há dinheiro que pague estas pequenas (grandes) coisas, isso são os filhos que nos pagam no dia-a-dia com os beijos, sorrisos, abraços e a eterna cumplicidade. Acho que acima de tudo, as mães que têm os filhos a tempo inteiro são umas sortudas!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 3:19 am

Postal, quando falo em achar que menos de 200€ é pouco é precisamente porque acho mesmo que é pouco. Se a mãe arca com todas as restantes despesas... é pouco mesmo. Há que ser pragmático também, Claro que não há dinheiro que pague os beijos e sorrisos de um filho, mas eles têm de andar vestidos e confortáveis e não deve ser apenas a mãe a dar a maior tranche. E não estou a falar de roupas de marca, estou basicamente a falar das coisas básicas e da comida. Não é o facto de os termos a "tempo inteiro" que deve desculpar o pai de cumprir com as obrigações.
E outra coisa, o pai dos meus filhos também nem pensão de alimentos paga, por isso sei bem o que custa alimentar dois filhos.

Quando se acorda um valor, se está acordado é para cumprir, a não ser claro que haja situações como desemprego ou baixa súbita de rendimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 3:40 am

Postal

Se não houver despesas com infantários, atl's ou actividades extra-curriculares, poderia concordar contigo, mas quem não têm familia por perto que possam dar apoio, não têm muito por onde fugir.

Os infantários com apoios do estado/igreija e com mensalidades baixas, são poucos e as vagas esgotam-se no dia de abertura das inscrições quando já não estão esgotas no dia anterior Mad e os que restam, dificilmente se paga abaixo de 250/300€/mês nos infantários com mensalidades+alimentação e 100/150€ nos atls.

Valores absurdos? talvez,


Última edição por justmyself em Qui Set 17, 2009 3:41 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
DH
.
.
DH

Feminino
Número de Mensagens : 1016
Data de inscrição : 15/10/2008

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 3:40 am

slim escreveu:
(...) E não estou a falar de roupas de marca, estou basicamente a falar das coisas básicas e da comida. Não é o facto de os termos a "tempo inteiro" que deve desculpar o pai de cumprir com as obrigações. (...)

E água, luz, aquecimento, gasolina para andar com eles para trás e para a frente, entre escola, actividades, casas de amigos... Eu sei perfeitamente o que gasto a mais por os ter comigo, e não "choro" esse dinheiro. Aliás é o melhor empregue flower
DH
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 3:51 am

Lá vamos nós outra vez!

[quote="justmyself"]mas quem não têm familia por perto que possam dar apoio, não têm muito por onde fugir.
quote]

Essa é uma grande verdade, just!!!
Ir para o topo Ir para baixo
alice.rosa
.
.
alice.rosa

Feminino
Número de Mensagens : 2845
Data de inscrição : 08/05/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 5:15 am

>Bem... no que respeita à pensão 100€ é realmente pouco, mas se o pai das minhas filhas me desse pelo menos esses 100€ já não era mau de todo...

Partindo do principio que estamos a falar de pessoas com dificuldades... ( ou seja não se podem dar ao luxo de esbanjar dinheiro e vivem com alguma contenção, esticando ao maximo).

Por exemplo eu sou sozinha e tenho duas meninas... recebo o abono escalão A monoparental, que este mês como a mais velha entrou para a primeira classe foi quase 160,00€ (ja é uma grande ajuda). Livros não paguei... fui levanta-los à papelaria e ainda fiquei com um credito de 15€ para material escolar na papelaria.

Optei por comecarem o ATL so em Outubro, porque este mês foi possivel elas ficarem em casa apos o horario escolar. O valor que vou pagar pelas duas é 160€, mas como tenho o escalão A ainda vou ter uma redução de 30% por ai... ( a escola é publica mas o atl é particular)

Claro que são precisas mochilas... fatos de treino... sapatos é uma loucura...roupas que estão sempre a deixar de servir e nem sequer passam de uma para a outra porque a mais nova ja veste o mesmo que a irmã e calçam o mesmo numero de sapatos...
às vezes ha pessoas amigas que me dão coisas dos filhos... (praticamente novas) e não tenho nenhum problema em aceitar, aliás fazem bastante jeito.... Os meus pais tambem ajudam bastante nessa parte, e como sou filha unica a minha tia e avó tambem dão uma boa ajuda... Eu compro tudo nos saldos, vou ao freeport... compro-lhes coisas boas, mas faço muitas contas... Aproveito os subsidios de ferias e natal, para fazer compras maiores...

é preciso lembrar que ainda existem despesas medicas e etc...

O acordo que tenho com o meu ex marido é que ele deveria pagar uma pensão de 150€ para cada uma, o resto seria suportado por mim... Acho que o valor não podia ser mais justo, mesmo assim ele nunca cumpriu... Sad
mesmo assim felizmente não lhes tem faltado nada... andam sempre bonitas... bem arranjadas... tem tantos brincados como os outros meninos... ( certas coisas não, mas nem é pelo dinheiro)... Claro que a qualidade de vida delas se deve apenas a mim... aos sacrificios que tenho feito... ao facto de me ter empenhado em arranjar apoios...

Agora passando ao teu caso especifico NBVPA:

É importante perceber se esse acordo amigavel foi aprovado pelo Ministerio Publico.
Se não foi é simples, é so entrar com um processo para regular e a partir dai é como começar tudo de novo.
ATENÇÂO: para abrir um processo no tribunla de familia sobre regulação de deveres parentais não tem de se pagar nada, nem é necessario advogado.
Se a vossa regulação ja foi aprovada pelo ministerio publico é pedir uma alteração à regulação.

Em primeiro lugar, no que respeita à tua dificulade em pagar a pensão. è importante perceber que a pensão dos filhos não é a mesma coisa que a renda da casa... Não se pode faltar nunca... Estamos a falar de uma pensão de alimentos, ok???Acho que certos pais não entendem isso... Compreendo as tuas dificuldades e os problemas profissionais... Mas mesmo assim não se pode deixar as responsabilidades todas a cargo da mãe... Os filhos precisam comer todos os dias, de se vestir, de ir à escola, de ir ao medico... Mesmo que se consiga reduzir todas essas despesas são necessidades basicas da responsabilidade dos dois progenitores...
Portanto, a ti cabe-te apenas a responsabilidade e obrigação de cumprires com os teus compromissos... As opções profissionais, as contrariedades da vida são problema teu... Duro e cru te digo... não ganhas que chegue vai pedir, arranja biscates, arranja um part-time... É o que as mulheres fazem... Muitas vezes quando voces não ajudam temos que perder o orgulho e ir mendigar... Assume as tuas responsabilidades de pai... É so isso que se pede... Claro que tens o direito de tentar negociar o valor da pensão... Mas mais uma vez te digo, não é a renda de uma casa, é a pensão de alimentos para alguem que tem o teu sangue...

Quanto ao apoio judiciario, o facto de viveres com os teus pais nada tem a ver... deves apresentar apenas os teus rendimentos... todas as tuas receitas e todas as tuas despesas...
O facto de viveres com os teus pais deve-se a uma necessidade por não ganhares o suficiente para poderes viver sozinho numa casa, certo?? portanto a agregado deverá ser apenas constituido por ti. Se tens advogado particular ele poderia ajudar-te nesse aspecto...

So um aparte... Parece-me um pouco contraditorio que possas suportar as despesas de um advogado particular e que não consigas pagar a pensão... Atenção que se ele tiver um bom advogado pode pegar por ai...

Legalmente o facto de não conseguires cumpri o acordo no que respeita à prestação em nada te impede de estares com o teu filho. Sempre que ela não te permitir veres o teu filho nos dias que foram acordados, podes colocar um processo por incumprimento.

Contudo uma vez que pedes esclarecimentos vou alertar-te para estar preparado para tudo.
Quando o processo começar ela pode alegar varias coisas. Por isso deves assegurar que cumpres sempre tudo o resto. Apresenta-te sempre as horas supostas de ires buscar a criança no local habitual. Cupre sempre todos os horarios e tudo o combinado.
Na casa dos teus pais deves ter um quarto so para a criança...

Eu sei do que falo... os processo que tenho em tribunal são todos pelas mesmas questões...

E para o resto da malta aqui do forum que me tem lido e aturado Smile amanhã espero trazer-vos excelentes noticias Wink Que se for aquilo que estou à espera vai ser bom para mim, mas tambem servira de esperança para muitas de vocês Smile

Força rapaz... endireita a tua vida depressa... essas contrariedades hão-de passar...

Força...
Ir para o topo Ir para baixo
Just
.
.
Just

Masculino
Número de Mensagens : 2642
Data de inscrição : 10/07/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 5:50 am

alice.rosa escreveu:
Partindo do principio que estamos a falar de pessoas com dificuldades... ( ou seja não se podem dar ao luxo de esbanjar dinheiro e vivem com alguma contenção, esticando ao maximo).

Por exemplo eu sou sozinha e tenho duas meninas... recebo o abono escalão A monoparental, que este mês como a mais velha entrou para a primeira classe foi quase 160,00€ (ja é uma grande ajuda). Livros não paguei... fui levanta-los à papelaria e ainda fiquei com um credito de 15€ para material escolar na papelaria.

Optei por comecarem o ATL so em Outubro, porque este mês foi possivel elas ficarem em casa apos o horario escolar. O valor que vou pagar pelas duas é 160€, mas como tenho o escalão A ainda vou ter uma redução de 30% por ai... ( a escola é publica mas o atl é particular)

Abono: recebo 70 para os 3
Livros: foram quase 400€
Papelaria: nem sei
ATL: são 130*2+110*1 (com transporte para irem levar e buscar os gémeos, porque a mais velha levo-a eu à escola e volta de autocarro 25€ do passe).
E falta ai a alimentação (almoço) na escola, que são mais uns 20 ou 25€ para cada 1

Estas diferenças parece que não entram nas contas, como se fossem ofertas do Estado. Entre eles sairem de casa para a escola e voltarem, não deve faltar muito para os 200€ para cada um. E se alguém me explicar como consegue cortar nestas despesas, agradeço e muito

Aproveitamentos de roupa: Zero, não aproveitam roupa da irmã (havia de ser bonito) e eles são fotocópia um do outro, logo...... ofertas? Estamos longe demais de quem possa oferecer alguma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
alice.rosa
.
.
alice.rosa

Feminino
Número de Mensagens : 2845
Data de inscrição : 08/05/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 6:22 am

Just... meu caro...

Compreendo que tres filhos seja uma despesa enorme...

Mas nestas coisas é preciso ver caso a caso e ir até as profundezas da questão...

Certamente tens um bom ordenado e a tua mulher tambem deve ganhar bem, uma vez que está a trabalhar fora do pais...
Sendo assim, não se justificam estas contas... Da-se o melhor que se pode...

Quando falo de dificuldades, são dificuldades reais... Não gosto de expor a minha vida... Mas para que percebas o que quero dizer...
Neste momento ganho cerca de 800€/900€ brutos... Tenho cerca de 100€ mensais de abono.
O que faz um total de 900€ /1000€

Todos os meses pago um empretimo que ainda advem do casamento ( ja estou separada ha 2 anos e meio) de 550€. Ele nunca pagou nada e os meus pais são fiadores, não posso deixa-los em xeque...
Escola são ha volta de 160€ este ano ( o ano passado pagava 240€)
Natação: 50€ por mes

isto tudo somado dá 760€. Sobram-me entre 140a 240€ por mês, para alimentação, roupa, despesas medicas, e outras despesas escolares, como material e visitas de estudo...

Os meus pais não podem muito, mas dão uma ajuda preciosa... ( em pequenas coisas que para mim são bastante importantes), assim como o resto da familia...

Vale-me tambem o meu namorado que suporta as despesas da casa sozinho e as vezes inda me ajuda com outras coisas...

Como é que se faz?? meu caro... as necessidades ensinam-nos muitas coisas...

Apesar deste panorama negro e das dificuldades diarias, considero que vivo bem...

Passeamos todos os fins de semana, vamos a museu, eventos culturais... Ao domingo é quase tudo de entrada livre...

è preciso estar informado... ter os olhos abertos... e mexer-mo-nos... não foi facil conseguir o abono... não foi facil conseguir os apoios escolares... Mas consegui...

E estou quase a vencer outra batalha... que tem a ver com a pensão de alimentos...

Quando me separei não tinha emprego, não tinha nada... So duas filhas e muitas dividas que ele me fez... mesmo assim desde que estou sozinha elas nunca passaram necessidades... não lhes tem faltado nada... (só o pai, mas até nisso sairam a ganhar porque como ja aqui disse mil vezes o meu namorado é um paizão...)

Não é dificil viver... dificil é saber viver...
Ir para o topo Ir para baixo
Vam
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 467
Data de inscrição : 22/07/2008

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 7:19 am

Boa tarde a todos,

Após ler os relatos, parece-me a mim que ou todos falam verdade ou confundimos as coisas. Friso que estou totalmente de acordo com a Postal.

Em termos de valores/verbas a atribuir aos filhos normalmente é regulado o seguinte:
- Pensão de alimentos (alimentação, roupa, já me informaram que tb engloba luz, água);
- Despesas de saúde (médicos, medicamentos, etc);
- Despesas escolares (Escola, ATL, actividades, livros, e outros);

Tudo separado na regulação do poder paternal, onde as despesas de saúde e escolares são suportadas em partes iguais pelos progenitores, então os 200€ até pode ser um valor elevado para a pensão de alimentos.

Por isso se as despesas estiverem todas separadas e forem cumpridas, um valor mais baixo não é pouco para a pensão de alimentos.

Quanto ao tempo que cada um despende isso não será quantificável nem tão pouco ser mencionado. Quantas mães também não deixam os filhos passarem mais tempo com os filhos???

Sejamos todos justos, não vamos agora querer que os nossos filhos tenham mais agora que antes. Eles perderam muito com o divórcio e não é com valores chorudos que ficam mais felizes. Acredito que muitas mães deste fórum não têm a colaboração do pai, quer em termos monetários quer outra coisa qualquer, mas não podemos desvirtuar as coisas.

Bjs e abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Lili
.
.
Lili

Feminino
Número de Mensagens : 425
Data de inscrição : 19/07/2008

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 11:48 am

Esta é uma questão muito delicada mesmo...
Eu nunca peço metade das despesas com medicamentos (ainda são bastantes)...
Nunca peço metade das despesas das actividades extra-curriculares...
Nunca peço metade das despesas com livros e material escolar, passes de transportes,..., entre muitos outros...

Até hoje nunca pagou nada além da pensão de alimentos...mais nada...

Agora acho de uma injustiça enorme, o ter de escrever "peço", como se pedisse para mim, como se tivesse que pedir...Eu pago e pronto e ele não o deveria fazer também?

O meu filho colocou o aparelho nos dentes e o pai no inicio deu algum dinheiro e depois não mais quis saber... São 2700€...

Precisa de óculos e o pai nem responde aos sms...

Uma calculadora para o ano avançado em que está....também o pai não quer saber...

Eu levanto ás 6:30 todos os dias, quando não é mais cedo... e deito-me pela meia noite... não trocaria isso por não ter o meu filho... mas eu ando para todo o lado com o meu filho...além do meu trabalho, que no minimo são 12 horas/dia e com muitas responsabilidades...
Não seria de ele ao menos cumprir com as obrigações e não me dar mais dores de cabeça?
E €200,00 não é muito, é óbvio que depende dos rendimentos...mas não é mesmo muito...

há pais que nunca deveriam ter sido... desculpem o desabafo... mas há dias que canso... canso mesmo... porque não entendo porque tem de se andar sempre em guerrinhas pelos tribunais quando se deveria seguir o bom senso...ter paz...
mas sei que há quem não queira ter...nem dar...paz...

(mas o meu ex marido também não é exemplo para ninguém mesmo)
Ir para o topo Ir para baixo
Lia2
.
.
Lia2

Feminino
Número de Mensagens : 167
Data de inscrição : 06/07/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 1:16 pm

Olá a todos!
Gostaria de deixar, mais uma vez, a minha opinião quanto ao valor dessa denominada "pensão de alimentos". Do meu ponto de vista, e também do ponto de vista legal, as crianças não são culpadas dos nossos erros e consequentemente têem direito a tudo aquilo que já tinham antes do divórcio. Isto parece-me justissimo! Logicamente nem todos podem dar o mesmo aos seus filhos, mas a questão que se coloca aqui é um valor fixo, o que verdadeiramente não existe, nem deve existir, uma vez que os rendimentos divergem de familia para familia e consequentemente o nível de vida das crianças. O essencial é proporcionar aos nossos filhos o mesmo nível de vida para que não sofram ainda mais com o divórcio dos seus pais. O egoismo não tem lugar quando a felicidade de uma criança está em jogo.
Peço desculpa a todos os que não concordam comigo, mas é verdadeiramente aquilo que penso, mas de forma alguma quero ferir os sentimentos de alguém que discorda da minha opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 1:58 pm

Vam escreveu:


Sejamos todos justos, não vamos agora querer que os nossos filhos tenham mais agora que antes. Eles perderam muito com o divórcio e não é com valores chorudos que ficam mais felizes.
Bjs e abraços

Vam, não me parece que seja de todo isso o que está em causa nem ninguém aqui quer "lucrar" com o divórcio. O que se quer é preservar o conforto que tinham quando ambos os pais estavam juntos e pagavam as despesas com o dinheiro comum.

Lia2 escreveu:
Logicamente nem todos podem dar o mesmo aos seus
filhos, mas a questão que se coloca aqui é um valor fixo, o que
verdadeiramente não existe, nem deve existir, uma vez que os
rendimentos divergem de familia para familia e consequentemente o nível
de vida das crianças. O essencial é proporcionar aos nossos filhos o
mesmo nível de vida para que não sofram ainda mais com o divórcio dos
seus pais.

Nem mais Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Vam
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 467
Data de inscrição : 22/07/2008

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 3:55 pm

slim escreveu:
Vam escreveu:


Sejamos todos justos, não vamos agora querer que os nossos filhos tenham mais agora que antes. Eles perderam muito com o divórcio e não é com valores chorudos que ficam mais felizes.
Bjs e abraços

Vam, não me parece que seja de todo isso o que está em causa nem ninguém aqui quer "lucrar" com o divórcio. O que se quer é preservar o conforto que tinham quando ambos os pais estavam juntos e pagavam as despesas com o dinheiro comum.

Lia2 escreveu:
Logicamente nem todos podem dar o mesmo aos seus
filhos, mas a questão que se coloca aqui é um valor fixo, o que
verdadeiramente não existe, nem deve existir, uma vez que os
rendimentos divergem de familia para familia e consequentemente o nível
de vida das crianças. O essencial é proporcionar aos nossos filhos o
mesmo nível de vida para que não sofram ainda mais com o divórcio dos
seus pais.

Nem mais Wink

Slim - Mas isso foi o que tentei descrever. Porque quando me falam que 200€ de pensão de alimentos (alimentação, roupa) que o pai deve dar, se somar-mos o valor igual da mãe, prefaz 400€, quase o salário mínimo nacional. E que eu tenha conhecimento muito poucas crianças têm esse valor por mês, quer seja em alimentação, roupa, despesas de saude, etc.

Não existe Lia2, pois estão em jogo todas as despesas que já referi, e essas verbas são sempre diferentes mensalmente.
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQui Set 17, 2009 7:37 pm

A maior parte das pessoas que conheço, que não tem curso superior, ou até tem mas não trabalha na área, ganha cerca de 500 euros... por isso achei os 200 euros um exagero. Claro que se houverem condições para mais, óptimo. O pai da minha filha sempre trabalhou em França e nem 1€ dá à filha...

Slim, não me estava a referir a ti ou a alguém em especial, este assunto já foi debatido noutros tópicos e nunca comentei, foi só por isso que falei, ok Smile , também sei que a vida em Lisboa é mais cara... a ama da minha filha cobra 80€ a quem tem lá os filhos a tempo inteiro e vos garanto que tem melhores condições que muitos colégios. Ela só não cobra mais porque tem pena dos pais porque ganham pouco. Eu levo a Lara nem dez horas por semana e pago-lhe 40€, porque não me sentia bem em pagar-lhe menos.
Ir para o topo Ir para baixo
aninhas
.
.
aninhas

Feminino
Número de Mensagens : 838
Data de inscrição : 02/11/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyTer Nov 17, 2009 1:49 pm

Olá preciso imenso de um conselho! O meu ex e eu dicidimos que para o bem da nossa filha iriamos partir para um divorcio amigavel.Estamos separados há 15 dias, está com uma pressa daquelas de se divorciar que nunca vi!! Não fala comigo pessoalmente mas este domingo telefonou-me para me comunicar o seguinte,passo a citar:
- Não quer custódia partilhada, pois acha que a filha fica melhor comigo do que com ele!
- terá que ficar comigo permanentemente, ou seja, passar fins de semana e dormir em casa dele, nem pensar!
- Férias impossivel, o trabalho dele não dá!
- Pensão de alimentos 120E
_ Despesas com educação, ou seja, tudo que seja escolar fica sobre a responsabilidade dele, mesmo quando for para a universidade!
_ Compramos um carro novo há 3 meses, com um credito de 10 anos, como eu ando com o carro a divida fica inteiramente sobrea minha responsabilidade!
- Vai buscar a filha a escola 3 vezes por semana , mas é para leva-la á minha mãe, não é para ficar com ela!
Este é o acordo dele!!!!!!!!

A menina adoeceu hoje, então telefonei-lhe a peguntar se iria comigo ao médico se ela faica-se pior? Resposta: Ficaste tu com a responsabilidade, quero ser comunicado quando adoecer, mas levala ao medico terei que ir eu sozinha! Só irá em caso muito grave!!!!!!!

O que acham que devo fazer, como devo agir, perante esta frieza toda?!!!!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyTer Nov 17, 2009 2:04 pm

Aninhas, como era ele enquanto pai antes de sair de casa?
A minha opinião é que alguém que amava e se dedicava a um filho, não o deixa de fazer só porque terminou a relação!
Ninguém deixa de amar ninguém dum dia para o outro... então em relação a um filho...
Ir para o topo Ir para baixo
aninhas
.
.
aninhas

Feminino
Número de Mensagens : 838
Data de inscrição : 02/11/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyTer Nov 17, 2009 2:37 pm

quando adoecia,ia juntamente comigo porque lhe pedia, mas só ia se fosse de noite,durante o dia não! e não é por causa do trabalho, porque ele tem um supermercado em sociedade com o pai! Nunca ajudou em nada, fazia tudo por obrigaçºao! Nunca lhe deu um biberão, um banho,nunca lhe deu de comer;dizia q não tinha geito para essas coisas! Nunca pensei q acontecesse uma coisa assim! Ainda não consegui digerir bem a situação! Nem resposta tive para lhe dar! Passei o domingo a chorar e agora já estou no mesmo caminho!
Ir para o topo Ir para baixo
analu
.
.
analu

Feminino
Número de Mensagens : 2596
Data de inscrição : 12/01/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyTer Nov 17, 2009 2:55 pm

Pois, era isso a que me referia!
Mas Aninhas, se ele era "pai à força" porque ainda te surpreendes com as atitudes de frieza dele?
Se a atenção, o amor, a dedicação não existiam antes, porque achavas que agora seria diferente?!
O único laço que o unia à filha eras tu! Quebrado esse laço, terminou a função dele enquanto pai!
Tens de entender que ele não mudou, apenas foi sempre assim...
Há homens que não têm apetência para serem pais e só aceitam ter filhos para não contrariarem as mulheres. Depois, limitam-se apenas a fazer o mesmo papel, a colaborar no estritamente necessário, só quando lhes é exigido e pronto!!
Ir para o topo Ir para baixo
aninhas
.
.
aninhas

Feminino
Número de Mensagens : 838
Data de inscrição : 02/11/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyTer Nov 17, 2009 3:00 pm

Tens razão,ele sempre assim foi, eu é que não queria ver! Nao sei o que hei-de fazer quanto ao que ele propos,fiquei tão perplexa, que nem consigo pensar direito! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
mars00
.
.
mars00

Masculino
Número de Mensagens : 213
Data de inscrição : 17/04/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyTer Nov 17, 2009 7:39 pm

Aninhas,

Desculpa pela dureza: Chamaste Pai ao sujeito que descreveste anteriormente????
A fazer fé na tua descrição, eu chamaria de vergonha.

Segue o teu caminho... Antes só que mal acompanhada.

Força,
MS
Ir para o topo Ir para baixo
alice.rosa
.
.
alice.rosa

Feminino
Número de Mensagens : 2845
Data de inscrição : 08/05/2009

A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! EmptyQua Nov 18, 2009 2:30 am

Aninhas... tudo o que ele propos coloca por escrito no papel... não va daqui a uns anos querer mudar tudo. quanto à pensaõ de alimentos vê o valor normal, coloca no acordo amigavel que as despesas escolares e medicas serão à parte.
E na minha opinião, que é apens o meu ponto de vista, não deveria envolver a escola nisso. Mais tarde as coisas podem mudar, e o pai ir buscar a criança à escola não me parece de todo bem. Se tu não pretendes ve-lo e se podes contar com a ajuda da tua mãe aproveita.
Pensa bem em cada linha, em cada virgula que colocas no acordo... Nunca se sabe o amanhã. Protege-te a ti e à tua filha.

Beijinho grande... muita força... muita calma... e cabeça fria para tomares sempre as melhores decisões.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Vide
MensagemAssunto: Re: A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A luta de querer/poder continuar a ser pai após o divórcio!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Relações pós-divórcio: um tormento?
» O divórcio não é obrigatóriamente uma coisa má
» Pais que alteram o seu comportamento após o divórcio
» Poder paternal
» Coisas que posso fazer agora que sou divorciada/o

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: