divórcio, separação, filhos, apoio emocional

InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se    

Compartilhe | 

É mais fácil para quem pede a separação?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
gonçalves
.
.

Masculino
Número de Mensagens : 985

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Qua Jul 23, 2008 6:56 am

Nikita,
Bons testemunhos os que aqui deixaram..

Penso que por mais que uma vez todos já nos sentimos assim..

E como disse a Sandrina e a Estrela....

O presente é que vale...
DIFF
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 87

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Sex Dez 05, 2008 5:36 pm

Ana Leandro escreveu:
Olá Mafalda!

Boa questão essa que trazes. A responsabilidade de quem toma a decisão pesa sempre bastante, é por isso que muitos casamentos se arrastam infinitamente depois de já estarem mortos, porque as pessoas sabem que a decisão não é fácil e não se sentem com coragem para carregar o peso da culpa. (...)
Um divórcio é um passo importante e ninguém tem certezas absolutas.(...)
Vá lá, torna-te activa ao invés de ficares a remoer na culpa. Se formos por aí, num divórcio há sempre dois culpados, o facto de um deles dar o passo para a separação não faz dele o mau da fita, por vezes é um acto de coragem. Pensa nisto.

Independentemente da tua decisão, força para ti!
sunny

Concordo plenamente com a Ana, o divórcio é um passo muito importante, que não deve ser tomado de ânimo leve, mas a partir do momento em que essa "ideia" nos vem à cabeça é porque na realidade há qualquer coisa que não está a funcionar, certo? (culpas à parte). Fui eu que pedi o divórcio, quase ao fim de um ano de "divócio sim, divórcio não" e se querem que vos diga, só me arrependo de não ter tido a coragem de tomar a decisão mais cedo...

Não me sinto nada culpada por ter tido a coragem de "agarrar o touro pelos cornos", sinto-me culpada sim por ter permitido que fôssemos os dois infelizes (num casamento que vai mal tb não há só um infeliz) durante tanto tempo.
dulia
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 1446

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Seg Dez 08, 2008 4:20 am

Eu tambem agora arrependo-me por nao ter tido coragem de tomar a deçisao mais çedo. Mas fui tentando, engolindo muitos sapos, mas qdo nao da nao da.

Ja estava farta de me sentir infeliz e de o ver tb infeliz...

Mafalda, tens de ter em atençao que ele pode ja nao estar disposto a voltar a tras. Ja se passou muito tempo e as pessoas refazem a sua vida, ate pode estar sozinho mas nao querer voltar na mesma.

E ai a unica soluçao que tens e de andar para a frente. Deixa-te de culpas, elas so nos pesam.

Vai andando por aki que isto serve como terapia e fica muito mais barato lol!
DH
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 1016

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Seg Dez 08, 2008 4:55 am

Este post é muito antigo, mas a dulia veio ressuscita-lo ...e a mim toca-me particularmente tudo o que diz a Mafalda. Fui eu que acabei com o meu casamento. Era eu o "motor" desse casamento e cansei-me...

Eu passei quase 3 anos entre vai-não-vai, com terapia, com uma reconciliação, com a alegria de uma gravidez inesperada seguida de um aborto espontâneo, com... não sei o que é melhor Mafalda, se a separação total como te aconteceu, se este arrastar de sentimentos porque o sofrimento e incertezas destes últimos três anos é indescritível.

Entretanto separa-mo-nos mesmo e eu iniciei uma nova relação com um homem fantástico e que me adora. Mas a culpa mora cá, principalmente por causa dos meus filhos, e porque acho que nunca vou deixar de amar o meu ex, mesmo reconhecendo que não o desejo como companheiro.

O meu trabalho pessoal e espiritual dos últimos meses tem sido mesmo o de me aceitar, o de me perdoar.

A vida é agora e eu quero amar e ser feliz. E tenho projectos para o presente e para o futuro, não posso deixar que a culpa, o remorso, a tristeza, ..., me congelem num determinado ponto do tempo.
Lolablue
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 1136

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Seg Dez 08, 2008 6:28 am

Ao ler-te DH, estou a ver-me a papel quimico...

A unica diferença é que na minha vida não há mais ninguém... Quanto ao tudo mais, a procura interior de equilibrio, o aceitar-me, o perdoar-me. está tudo aqui...
browneyed girl
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 1660

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Seg Dez 08, 2008 6:41 am

Vai ser uma bomba.
Mas eu não sinto culpa, nem fracasso, nem desrespeito.
E também não preciso de me encontrar. Foi porque me reencontrei que não posso mais enganar-me a mim própria.
E não tenho o direito e jamais seria capaz de enganar alguém que um dia escolhi para ser o meu companheiro de vida.

Mesmo não havendo mais ninguém na minha vida. Excepto alguém que nunca chegou a partir ... mas isso nem eu sabia, ou não queria saber ...
DH
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 1016

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Ter Dez 09, 2008 2:30 am

browneyed girl escreveu:
Vai ser uma bomba.
Mas eu não sinto culpa, nem fracasso, nem desrespeito.
E também não preciso de me encontrar. Foi porque me reencontrei que não posso mais enganar-me a mim própria.
E não tenho o direito e jamais seria capaz de enganar alguém que um dia escolhi para ser o meu companheiro de vida.

Não é nenhuma bomba, dou-te os parabéns! Possivelmente já não tens mais nada a aprender sobre aceitação ou culpa, mas por várias coisas na minha vida (e não só por causa da separação - o meu ex nunca se teria separado de mim!!) , essas ainda são lições que eu tenho que aprender. Estou na "escola" Smile E tu também cá estás... tens as tuas "lições".

De uma coisa eu tenho a certeza, todos estamos aqui com algum propósito, e a mim não me diz nada a vida de apenas cumprir calendário...

browneyed girl escreveu:
Mesmo não havendo mais ninguém na minha vida. Excepto alguém que nunca chegou a partir ... mas isso nem eu sabia, ou não queria saber ...

És tão enigmática às vezes BG Cool

flower
vidas

Feminino
Número de Mensagens : 3

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Qui Jan 15, 2009 8:03 am

Revejo-me em tanto do que escreveram...
quando se toma a decisão... já há muito tempo de sofrimento dentro de nós ... de "aguentar", por isto ou por aquilo... pelos filhos, pela familia, pelas convenções, pelo parecer bem...e depois a mania que toda a gente tem de que tem de haver um culpado...é mais fácil assim... haver um "mau da fita", que no nosso caso somos nós, as mulheres que pedimos o divórcio... no meu caso tive de sair de casa, porque a casa era dele...
a chantagem psicológica que fazem connosco... sobre se os filhos vão querer ir connosco...
estive 17 anos casada e infelizmente, para além dos meus filhos, não me lembro de um momento feliz entre os dois... só há que assumir que não eramos a pessoa certa um para o outro... não fomos felizes...dado o passo, tentei andar para a frente...tentei manter uma relação de alguma serenidade com ele por respeito , aos meus filhos... tentei e tento, até ao limite, que sofram o mínimo com toda a alteração que houve nas suas vidas...nunca de mim ouviram uma palavra em desabono do pai...infelizmente o inverso não acontece...
Entretanto apaixonei-me por uma pessoa fantástica e que é tudo para mim...absolutamente tudo...amigo dos meus filhos, meu amigo, companheiro, tudo... quando comecei a acreditar que podia ser feliz, começa, então, 5 anos depois, uma campanha de chantagem do meu ex- sobre a minha família (a minha mãe, pessoa muito conservadora) a denegrir -me completamente, como se eu fosse uma proscrita... uma depravada...como se eu fosse uma "coisa" dele que tem que ser posta no sítio...que se anda a portar mal...
estou completamente devastada... quase a cortar relações com a minha familia... a ele não o posso ver...não sei como hei-de lidar com a situação relativamente aos meus filhos (19 e 16 anos) pois o pai fez-lhes crer, como a toda a gente, que esta pessoa foi o motivo do divórcio, pois eu já teria esta relação há muitos anos ?!...por isso os miudos não aceitam a minha nova relação... como que o ignoram... e eu sofro outra vez porque não consigo refazer a minha vida, quando a podia ter calma, serena e feliz, em que toda a familia estivesse integrada...
mas não vou desistir... porque tenho a certeza de que este é o meu Amor...
Karina
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 739

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Qui Jan 15, 2009 8:22 am

Bem vinda Vidas

obrigado pela tua partilha.

parece-me que o teu ex, apesar de todo este tempo, ainda nao aceitou o divorcio.
acho que deves lutar pela tua felicidade, e os teus filhotes, quando virem o quanto esse amor te faz feliz, vao acabar por aceitar.

muita força e coragem, nao desistas
iluminada
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 368

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Qui Jan 15, 2009 10:59 am

Seja bem vinda,Vidas

Coaragem ,paciência,persistência,não sou divorciada ele não aceita ,foi muita chantagem e violência vivida, eu ,também ,estou há cinco anos ,com o pavão misterioso(namorado)sei que é recíproco,meus filhos apoiaram-me.

Não abra mão da sua felicidade flower
SA
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 1975

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Qui Jan 15, 2009 11:13 am

Coragem Vidas! O amor vence sempre!
I love you
Postal
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 2237

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Qui Jan 15, 2009 6:18 pm

Bem vinda Vidas Smile

Como diz a iluminada, o amor é a chave I love you
vidas

Feminino
Número de Mensagens : 3

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Seg Jan 19, 2009 8:04 am

obrigada por todas as vossas mensagens de apoio...
estive imenso tempo até me decidir a partilhar, mesmo aqui, o que sentia... quase sentia vergonha do que se estava a passar na minha vida... parece uma novela barata...
foi muito importante receber o vosso apoio... também acho que o Amor é quem vence... e só espero que o "meu Amor" tenha serenidade e força para"aguentar" este tempo de espera...
infelizmente o tempo não pára... e se em novos somos ansiosos por viver tudo com intensidade, própria da juventude, agora temos pressa porque não vamos para novos, o tempo passa mais depressa e só queremos ser felizes de verdade!!!
Muito obrigada pelas vossas palavras!
Não sabem como me ajudaram... espero poder ajudar-vos tb tanto como o estão a fazer comigo.
Obrigada!!!!
dulia
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 1446

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Ter Jan 20, 2009 8:43 am

Preserva a tua vida e olha por ela. O que os outros dizem ou pensam nao vale de nada para ti. A vida e tua!!!!

beijinhos e se feliz flower
darkstar
.
.

Masculino
Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Qua Ago 26, 2009 4:57 pm

Sem dúvida é complicado para ambas as partes.

Eu tinha um casamento muito problemático e a amava mais do que tudo na vida. Na verdade ainda a mo.

Chegou um ponto não pude mais aguentar o tratamento que ela me dava nem a indiferença que ela tinha por mim.

Vivia casado, mas chorava sozinho. Foram noites e noites derramando lágrimas para tomar essa decisão.

Ela chorou, e eu chorei mais ainda. Ainda choro até hoje (4 meses separados e com divórcio em andamento).

O peso de destruir um lar, mesmo pelo pior que seja, é grande. Sou ignorado por muitas pessoas na rua, pois me consideram o destruidor, independente de eu ser ou não aquele que sofria mais. É difícil e é um processo muito solitário.

Estou ainda aprendendo a lidar com isso. Todas as noites penso à respeito do que fiz. Como se fosse um filme vejo cena por cena.

Dizem que o que Deus une o homem não separa, então ao separar acho que fui punido com meu inferno pessoal, relembrando continuamente sobre isso.

Comecei a fazer tratamento psicológico, pois talvez ele me ajude a enxergar de outra maneira.

Tenha fé e força. Cada dia é um dia, não é fácil, mas precisamos enfrentá-lo.

Abraços,
dolce
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 80

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Qua Ago 26, 2009 7:24 pm

Identifiquei-me com vários desabafos deste tópico.

Também fui eu que pedi o divórcio, foi uma decisão bastante pensada, penso até que terá sido demais, pois adiei a minha felicidade e independência, no entanto, foi com a consciência de que era o melhor para todos...
Assim o ex passou a ter total liberdade de andar com quem quisesse, e eu de ficar à espera dele em casa...
Esta semana apanhei um programa de tv que falava sobre as separações, e uma das convidadas que tinha alguma especialização na matéria, referiu e bem que, quando um homem pede o divórcio é porque já arranjou uma substituta, quando é a mulher a pedir é porque já pensou bastante, já ponderou já sofreu bastante e chegou à conclusão inadiável que o melhor seria o divórcio. Claro que já sabemos que cada caso é um caso e haverá excepções, mas a meu ver o que foi dito acaba por transmitir a generalidade dos casos.
analu
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 2596

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Qui Ago 27, 2009 4:02 am

Dolce, concordo ctg. na maioria das vezes quando eles saem de casa é porque alguém já os espera
bg
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 15

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Qui Ago 27, 2009 1:00 pm

O problema não é já alguém os esperar. Se calahr foi o aparecer alguém que despolotou a situação, que relembrou que ainda se pode ser feliz, que há saída para algo que não está bem...
Madrasta
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 330

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Qui Ago 27, 2009 5:35 pm

Ou estarão os homens mais pré-dispostos a seguir em frente e as mulheres mais agarradas ao passado?
alice.rosa
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 2845

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Sex Ago 28, 2009 2:05 am

Boa pergunta Madastra...

Eu acho que as mulheres são mais presas às responsabilidades... Isso é que as faz hesitar...
analu
.
.

Feminino

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Sex Ago 28, 2009 5:20 am

"Se calhar foi o aparecer alguém que despolotou a situação, que relembrou que ainda se pode ser feliz, que há saída para algo que não está bem..."

BG, então é isso mesmo que eu disse: "está à espera"
Assim que o outro ficar livre, essa pessoa avança. Mas está na calha, entendes!!??
analu
.
.

Feminino

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Sex Ago 28, 2009 5:23 am

Eu devo ter alma de gajo Smile
Passado o tempo de luto, nadinha me prende ao passado. Sempre fui muito prática. Tenho dois lemas para isso:

1º não chorar sobre leite derramado
2º quem vive de passado é museu

Razz
Dharma
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 217

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Dom Ago 30, 2009 1:07 pm

Os homens só saem de casa quando já têm outra pessoa à espera deles. Concordo absolutamente. Das duas vezes que o meu saíu, já havia uma donzela esperando por ele...
Além disso nem o divórcio pediu! Ao fim de meses e meses, tive que ser eu a pedi-lo. Ele queria estar com a amante e controlar na mesma a vida da legítima esposa lol...
Não me sinto mal por ter pedido o divórcio. Sinto-me em paz em relação e esse assunto.
Em relação ao meu novo "amigo" é que continuo angustiada... o tal anti-depressivo eheh, mais parece um comprimido que provoca ansiedade.
Ah... agora lembrei da música do Nat King Cole: Ansiedad
Ansiedad de tenerte en mis brazos, mucitando palabras de amor...

Não é desta ansiedad... infelizmente...

Veio hoje de férias lá com os amigos, já enviou sms a dizer que chegou... deve tar à espera que vá teclar com ele já a correr! lol
Devo ter o trauma de ser rejeitada? Fui realmente rejeitada? ´Sad
Lili
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 425

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Dom Ago 30, 2009 1:42 pm

Dharma,

o meu ex marido teve a lata de me dizer que se eu o tivesse deixado à vontade com as noitadas e saídas dele que provavelmente ele nunca saíria de casa.
Sim, porque eu sustentava a casa e a ele e ele usava o dinheiro dele paras as suas "meninas"...

Para se ver como as pessoas podem ser baixas,...

Nao foi ha muito tempo ainda se veio fazer de vitima para o meu portão...isto após quase 3 anos de div... Como se ele pensasse que tudo o que fez eu esqueci. Perdoei, arrumei o assunto mas nao esqueci...isso nunca...
Dharma
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 217

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação? Dom Ago 30, 2009 1:53 pm

Pois... acho que nunca se esquece. As feridas fecham, mas as cicatrizes ficam cá todinhas...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: É mais fácil para quem pede a separação?

É mais fácil para quem pede a separação?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Períodos pós-divórcio-
Ir para: