divórcio, separação, filhos, apoio emocional

InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se    

Compartilhe | 

A recomeçar...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
fontelense
.
.

Masculino
Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Qui Jan 26, 2012 5:42 pm

A vida tem outro sabor quando é partilhado o que temos, o que sentimos e o que vivemos... Acho que toda a gente por aqui sabe isso, porque de uma forma ou de outra já teve essa partilha e comunhão de vontades e sentimentos.
Não é fácil, mas há que continuar... E acreditar sempre em nós, e nas escolhas que fazemos. Porque é esse o nosso trunfo, o poder de escolha! Smile
mj_magalhaes
.
.

Masculino
Número de Mensagens : 137

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Qua Fev 01, 2012 5:14 pm

Olá tarasofia. É normal uma vida de Cinderela quando se é sozinho, não há divisão ou colaboração nas tarefas da casa, fica tudo por nossa conta.
O trabalho, no serviço, pode ser um refúgio (um prazer, uma obrigação,... whatever), mas é apenas (devia ser) um dos pilares da nossa vida. Outros pilares devia haver a sustentar a nossa existência – amigos, família, hobby, uma relação afectiva que nos preencha,...
No essencial, segundo percebi, é o vazio que vives que mais te incomoda. Passou tanto tempo e ainda não acordaste de bem com a vida, a fossa persiste e nem tens pachorra para conviver com o sexo oposto nem com quem quer que seja. Algumas das pessoas que aqui vêm, viveram esse vazio por anos. É um período que demora o seu tempo, o qual não é quantificável, varia consoante a pessoa, com a forma como viveu os acontecimentos que despoletaram a separação e com os resultantes, com as expectativas que se tinha nessa relação, o seu grau de sensibilidade, com a relação em si, a expectativa que se tinha numa relação mesmo antes de se conhecer o/a ex,...
Não sejas excessivamente dura contigo, se não te “mimares”, não esperes que outros o façam.
O isolar-te não é bom, se bem que eu não seja a pessoa indicada para to escrever. O iniciar uma relação da forma como pareces estar, parece-me desastroso, não enchias esse vazio, apenas conseguirias que ele se tornasse mais negro. Mas o cuidares de ti, conversar com amigas, sair ocasionalmente, ler, retomar aquele hobby que deixaste, aquela amiga/o que ele afastou, enfim, recomeçar, um dia de cada vez, parece ser uma boa forma de começares a acordar de bem com a vida.
A mudança, o ultrapassar dessa fase dá-se de dentro (de nós) para fora, mas é através dos outros que constatamos o quanto melhoramos (em especial, do sexo oposto). Tenta dar uma ajuda a essa mudança cuidando de ti e não te fechando tanto.
É importante que não anseies tanto, sê paciente contigo e leva o teu tempo.
Todo este blá blá blá não pretende mitigar esse vazio, apenas tentar que tu (a única que o pode fazer) reajas, para o mitigar, e é uma perspectiva pessoal de um leigo chato.
tarasofia
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 28

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Qua Fev 22, 2012 6:09 am

Obrigado rapazes!

A verdade é que o problema é mesmo meu e comigo...

Há uns tempo atras o meu filho começou a falar-me de uma 'mamy'... pulguinha trás da orelha, mega discussão com o ex-sócio... mas definitivamente ele é uma pagina virada, é-me perfeitamente indiferente se vive com outra pessoa ou não, só não permito que alguem tente ocupar o cargo de 'mamy'... como se ele estivesse à disposição ( ele há pessoas que não se enxergam mesmo Shocked ).

Bem ando a tratar de mim... retomei projectos adiados, e começei a minha tão desejada tattoo... mais umas semanas e estará concluida... sinto-me a melhorar, começo a preocupar-me com o que eu realmente quero, e não com aquilo que esperam que eu queira.
Faço-me feliz e começo a cuidar de mim, e só depois do meu filho e de mim vêm o resto do mundo... e a primavera vêm aí, os dias mornos, as flores e um novo ânimo.

Hoje é um dia bom!!!!!!!!!!
mj_magalhaes
.
.

Masculino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Sex Mar 23, 2012 11:42 am

Smile mais animada, contente pela chegada da primavera, um projecto retomado... Boa!
Agora, vamos deixar a concha e começar a por as almofadas onde não estorvem??
Felicidades.
smid

Feminino
Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: Não consigo seguir a minha vida... (*) Dom Maio 20, 2012 7:55 pm

Olá a todos ,
Tenho acompanhado o fórum mas nunca participei até hj...
Tenho 34 anos e ele 37 anos, 2 filhos e fui casada durante 13 anos (estavamos juntos à 15 anos, quase metade da minha vida).
Durante os 12 anos fomos felizes, no final de 2010 decidimos ter mais 1 filho, qd estava grá vida de 3 meses começamos a discutir muito e como estava grávida precisava de sossego fui uns tempos para a casa dos meus pais, um dia fui ao shopping com a minha irmã, ele foi lá ter comigo e disse que dava-me boleia (eu pensei que quisesse fazer as pazes)...dentro do carro disse que os sentimentos dele mudaram e que ja nao queria estar mais cmg. No inicio achei que estava confuso mas afinal era verdade...tive uma gravidez complicada e voltei para casa de repouso absoluto durante 2 meses...nessa altura ja estavamos separados...eu pedi-lhe perdão, que mudaria tudo por ele,sem sucesso, ele estava decidido!
Ele era uma pessoa caseira e desde que eu saí de casa em junho, só fazia noitadas e o seu " novo" grupo de amigos eram rapazes solteiros, sem filhos e com uma faixa etária 27-30 anos.
Deixei o bebe nascer em Dezembro, deixei passar a época das festas e falei novamente com ele, respondeu-me algo do genero " querias ficar cmg mesmo sem eu gostar de ti", levei uma facada enorme, eu disse-lhe que nunca ficaria com ele sem ele amar-me e que nesse caso queria o divórcio...pediu-me para esperar é ficar em casa até ao bebe ter 3/4 meses...eu disse que não...fomos a um advogado, partilhamos as coisas...comecei a procurar de casa...e em Março mudei-me...o divórcio saíu no dia 2 de Maio...uns dias antes enviei-lhe uma msg e disse-lhe que ainda o amava e estava disposta a largar tudo por ele...ele disse que não conseguia dizer-me o mesmo...mas que mesmo q estivessemos juntos ia pedir o divorcio(motivos do negócio dele)...foi mais ou menos assim a minha história.
O que se passa e daí preciso de ajuda, é que ele sempre e até hj trata-me bem, é um pai maravilhoso e presente...mas nao estou a conseguir seguir a minha vida...ele vem a minha casa todos os dias ver os miudos...se peço para ficar com eles um pouco pq quero ir ao ginasio e fazer umas caminhadas, faz tudo por tudo para eu nao sair...ficou com os miúdos 2 vezes à noite em casa dele ao fim de semana e eu fui sair...no dia seguinte estava de "trombas"...fui na altura do divorcio 3 dias para Amesterdão com umas amigas...fez questão de ir deixar-me ao aeroporto, dps nem quis ver as minhas fotos qd voltei...um dia destes convidei-lhe para jantar disse-me que não eu peguei nos miudos e fui na mesma, encontrei-me com um amigo comum, ficou amuado! Se algum amigo comum liga para mim e nao liga para ele, fica "lixado"...já n sei como lidar com ele...eu quero viver a minha vida mas ele empata-me e o pior é que eu caíu sempre na cantiga dele!
Os nossos amigos são comuns e eu acho que n devo afastar-me deles e ele tb nao, conclusao: todas as semanas jantamos juntos! Ele sabe sempre tudo o que faço, irrita-me qd eu convido-lhe para alguma coisa e da-me grandes "Nãos" e depois vem de mansinho, e eu acabo por esquecer que estava zangada, estou farta,farta, farta nao consigo seguir a minha vida...
Estou sozinha sem um carinho,um afecto,um beijo á quase 1 ano...sou uma rapariga jeitosa (modéstia à parte) sei que podia arranjar alguem mas não consigo, eu simplesmente fujo de quem se aproxma de mim...nao consigo esquece-lo mas ele tb n me ajuda...
Desculpem o meu confuso desabafo mas n sei como agir e nesse campo n posso contar com os meus amigos pq eles sempre foram imparciais conosco..
Obrigado
tarasofia
.
.

Feminino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Seg Jun 04, 2012 7:41 am

Os dias passam... e cada vez são melhores!

Felicito-me por finalmente me ter apercebido que não nutro mais qualquer afecto pelo pai do meu filho... sinto-me tão melhor Smile que os travesseiros já deixaram de ocupar o lugar por ele deixado!

Pequenas coisas, é certo... mas que fazem grandes diferenças. Gosto mais de mim. Estou a começar a aprender a ser feliz com pequenas coisas. Mudei-me para primero plano na minha vida, agora só conto eu e o meu rebento, tudo o resto vêm depois... como sempre deveria ter sido...

Bem a coisa vai tão bem que ja dei por mim a pensar que qualquer dia ainda me volto a apaixonar!!!!

Hoje é outro dia bom!

analu
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 2596

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Ter Jun 05, 2012 7:17 am

Ola Tarasofia, a vida é um ciclo, fecha-se um, abre-se outro. Com tempo, a vida acaba por encaixar cada peça no seu devido lugar.
Continua assim.
Felicidades.
mj_magalhaes
.
.

Masculino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Ter Jun 05, 2012 2:21 pm

Olá tarasofia. Ontem fiz uma pausa e li-te, engasguei.me com a água quando cheguei àquela parte tão exclamativa. Mas esse é mesmo o percurso e espero que isso te aconteça mesmo!
Num só ecrãn, ganhas.te uma tatto, perdes.te umas almofadas,... isso é bom.
Cuida de vocês, um beijinho.
tarasofia
.
.

Feminino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Qua Jun 06, 2012 4:21 am

Obrigado analu!

Ò mj_magalhaes... não há necessidade de se engasgar com as minhas exclamações, porque a verdade é que até a mim está conclusão surpreendeu... mas sim, de facto e finalmente sinto-me disponivel, aliás, não só disponível como na verdade até começo a sentir falta de alguem mais proximo, ainda que tenha de aprender a viver com um novo relacionamento, obviamente com condicionantes que nunca vivi nenhum anteriormente... mas estou disposta a tentar.
Não somos ilhas para viver isolados. Finalmente sarei as minhas mazelas sentimentais, e estou pronta para novas nodoas negras (semi parafraseado o jorge palma).

Smile
mj_magalhaes
.
.

Masculino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Seg Jun 11, 2012 7:01 pm

Smile Olá tarasofia, boa noite.

( Um aparte: adoro esse seu neko, pareçe um gato de BD, ou um desenho de Rorschach, mas é demais! )

É bom encontrar alguém que nos surpreende, e pela positiva!
Também não estava a contar ler-lhe: "Não somos ilhas para viver isolados.". Não, não me engasguei, engoli em seco. Mas adiante, não importa..., tem razão!

Agora, vá com calma, serena. Pessoalmente, não acredito em rebounds, mas acredito que depois de uma "cabeçada", vemos tudo mais desfocado durante algum tempo, pelo que convém "ir mais devagar". Não digo que não avance, apenas que tente não se magoar, usar de algum cuidado.
Uma coisa tramada que vem com as cabeçadas e a idade, é que, se quisermos, temos a capacidade de antecipar mais coisas, outra coisa tramada, é o desejo de ter alguém ao lado.

As condicionantes que refere, são comummente mencionadas por aqui, é imaturo não as equacionar, mas não são impeditivas de nada, assim as pessoas o queiram.
Vamos lá prestar atenção ao que a rodeia, ver que "mouros andam pela costa", mas, nada de nódoas negras, isso é para evitar sempre que possível.

Que hoje seja um dia bom!
Silvia Guimaraes
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 35

MensagemAssunto: Recomeçar tudo do zero Dom Ago 12, 2012 1:39 pm

Eu nem sei bem, como isto me foi acontecer... Nunca sabemos até que a situação do divórcio nos bate á porta...
Tenho 30 anos, namorei 5 anos ao fim desses anos casei com o meu ex-, estivemos casados 2 anos e meio... até que á 1 mês atrás o meu mundo desabou, os planos que tinhamos feito foram esquecidos no dia em que este me disse que os sentimentos que tnha por mim já não eram os mesmos, já não sabia o que sentia... dai até ao divórcio foi um mês, tentei a todo o custo salvar o meu casamento, era eu a puxar para um lado e ele a puxar no sentido contrario ( a afastar-me ), saidas aos f-d-semana sozinho, idas ao café diárias, noitadas... e eu a aguentar com isto tudo.. a desconfiança começou a apoderar-se de mim, o sentir-me sozinha, abandonada, apesar de tudo antes de irmos cada um para o seu lado, ainda lhe perguntei á hipotese de salvar este casamento, a resposta veio como um balde agua fria... não!
Os papeis do divórcio foram assinados, os bens partilhados, mas o amor que sinto por ele não me está a deixar seguir em frente, sei que ele não me merece, mas ainda o amo muito..
Neste momento já estou a viver sozinha, mas a solidão é muito grande, há dias em que parece que não vou aguentar, onde vou buscar forças para aguentar isto, já estou sem falar com ele á 5 dias...
Preciso de me libertar e esquecer este amor. Como fazer? Arranjando um novo amor? Será só por vingança, visto que as atitudes dele eram de quem já tinha arranjado outra para me substituir?
Como vou recomeçar?
Lia2
.
.

Feminino
Número de Mensagens : 167

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Seg Ago 13, 2012 6:51 am

Olá Silvia,
Como já passei por uma situação identica (fui informada após umas férias no Algarve que ele queria mudar de vida) posso dizer-te que não é nada fácil, contudo não é o fim do mundo. Como podes constatar todos os que escrevem neste fórum já passaram por essa situação e até muito pior. És nova e de certeza vais voltar a encontrar a felicidade. Nesta fase pensa apenas em ti, mima-te e faz tudo o que queres e nunca tiveste oportunidade de fazer. Socializa muito e lembra-te que não és a única a passar por esse sofrimento.
Muita força e coragem.
Silvia Guimaraes
.
.

Feminino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Seg Ago 13, 2012 7:01 am

É o que toda a gente me diz, que sou muito nova que vou encontrar a felecidade junto de outra pessoa, mas como dizer isso ao nosso coração, que tem de deixar de amar aquela pessoa....
Neste momento, estou a tentar pensar só nos momentos maus e tentar esquecer os bons para ver se consigo ultrapassar, mas está a ser muito dificil, sinto-me muito vazia...
ToManel
.
.

Masculino
Número de Mensagens : 10

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Seg Ago 13, 2012 3:51 pm

Olá Silvia

Sim, dói e vai doer, mas a Silvia deve ter forças para pensar primeiro em si mesma. A vida é muito bonita e construída por ciclos, altos e baixos e temos de aprender a saber ultrapassar os momentos mais negativos. Penso que a família será o melhor suporte para nos dar confiança e fazer sorrir também um pouco.

Por experiência própria e não sou ninguém para dar conselhos, mas falando por mim, não é nada bom uma pessoa imediatamente a seguir a uma separação tentar encontrar o amor. Estamo-nos enganando a nós mesmos, por isso cuidado. Dê tempo a si mesmo e goste de si. Penso que há que deixar enfriar o amor, esse sentimento que ainda está a moer e a moer. Ao entrar imediatamente noutra relação, é o mesmo que nos autolastimar-mo-nos, é castigár-nos a nós próprios por causa da debilidade e da carência que sentimos ou ainda qualquer outro sentimento negativo.

Faça um balanço friamente. Pense no que gostou da relação e do que não gostou. Do que quería e não queria. Pense no quer de si, primeiro de si e da sua vida e ganhe forças. Busque-se a si, a família e os verdadeiros amigos e não se magoe em recordar maus momentos. A Silvia ainda é muito nova, tem muito tempo à sua frente. Ocupe a sua mente com algo positivo e novos projectos, faça tudo pensando em si mesma.

Antes de poder fazer feliz outra pessoa, tem de ser você mesma feliz.

Vá lá, boa sorte e força.

Silvia Guimaraes
.
.

Feminino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Ter Ago 14, 2012 1:24 am

Bom dia a todos...
Após os conselhos que me têem dado, hoje iniciei o primeiro dia do resto da minha vida, arrumei todas a recordações que tinha e foram colocadas em um armário de dificil acesso, para que fiquem ai por muito tempo...
Decidi que não vale a pena remexer no passado, é altura de seguir em frente, porque o passado é isso mesmo passado, e, por muito que nos custe separar-nos dele é algo que tem que ser feito... hoje foi a primeira noite em que consegui dormir mais de 3 horas,e, soube-me bem...
Sei que a vida tem altos e baixos, hoje estou bem, amanhã posso estar mais em baixo mas um dia de cada vez tudo vai voltar a fazer sentido outra vez....
Muito obrigado pelo apoio.
roque66
.
.

Masculino
Número de Mensagens : 342

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Qua Ago 15, 2012 6:17 pm

Fizeste bem....nao vale lutar por algum que nao quer ser alcançado....sempre em frente e um dia de cada vez como me ensinaram aqui, embora o meu desfeche tenha sido muito oposto do que costuma acontecer, mas tenho seguido esta regra e vai correndo tudo bem e penso que em ti tambem te aconteça o mesmo, ainda que a solo....bjs e força Wink
Silvia Guimaraes
.
.

Feminino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Qui Ago 16, 2012 1:29 am

Olá Roque66, antes de mais muito obrigado pela mensagem de apoio, neste momento, continuo a minha jornada, e, de momento estou a consguir-me aguentar...
Fiquei curiosa no que diz respeito ao teu " desfeche ter sido o oposto do que costuma acontecer", queeres partilhar?
roque66
.
.

Masculino
Número de Mensagens : 342

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Qui Ago 16, 2012 3:06 am

minha situação recuperou, nao nos separamos e ficamos mais unidos ainda....despachei um dos trabalhos pra ficar mais tempo com os meus 2 tesouros e sempre que podemos vadiamos mesmo que seja aqui na zona....eu achei aqui neste forum todo o apoio que precisei na altura, fui muito bem ajudado por toda a gente, depois o resto trabalho foi meu e voltou tudo ao normal e bem melhor do que tava antes...
por isso costumo vir aqui na mesma, dizer que o desfeche nao tem de ser sempre o mesmo....depende sempre de nós e de quem esta ao lado...
Leunam
.
.

Masculino
Número de Mensagens : 550

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Qui Ago 16, 2012 7:36 am

Ninguém tem que procurar um novo amor.
O amor encontra-se. Temos simplesmente que sermos nós!
Tudo acontece com naturalidade.
Após um divorcio…
Chorar, é normal!
Sentimento de solidão… é normal!
Procurar razões… é normal!
Mas, dar a volta e voltar a sorrir, também é natural!
Mas também acredito que confundir amor com carência, é muito perigoso.
Boa sorte.
Silvia Guimaraes
.
.

Feminino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Qui Ago 16, 2012 9:37 am

Leunam, palavras sábias as tuas..
É tudo normal, mas quando sais de um casamento que está centrado na pessoa que amas, deixa tudo de fazer sentido...
A mim está a custar-me muito e acima de a solidão, ter com quem conversar...
Quando me casei deixei os meus amigos para trás, centrei-me no casamento e agora vejo-me sem casamento e sem ninguém com quem desabafar esta dor, a não ser a familia...
Por isso quem for da zona de Santo Tirso/Guimarães/Famalicão, e, que esteja na mesma situação que eu, que queira aturar-me um pouco que apareça...
Enquanto isso vou aguentando com a ajuda do pessoal aqui do forum.
Leunam
.
.

Masculino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Sex Ago 17, 2012 12:04 pm

Muitas pessoas quando terminam o casamento ficam realmente sozinhas.
Normalmente, essas pessoas são as que mais deram de si em prol do casamento e por isso mesmo, as que depois ficam mais solitárias.
Existe uma escola de dança muito boa em Braga. Já pensaste em ir aprender uns passos de dança e fazer novos amigos “ao vivo”?
Em Santo Tirso, Famalicão e Guimarães também existem.
Sair de casa, vai fazer-te bem. Faz isso!
Se estiveres em casa, ninguém vai reparar em ti, pois ninguém te vê!
Esta fase é muito difícil. Não duvides disso…
Ir ao fundo também tem coisas boas, pois aprendemos a saborear tudo aquilo que encontramos, enquanto caminhamos para águas mais calmas.
Aceita o teu momento. Vive o teu momento e depois dá um paço em frente, para que não fiques no mesmo sitio.
Tentei dizer-te isto por email, mas não o consegui detetar. Por isso, aqui fica.
ToManel
.
.

Masculino
Número de Mensagens : 10

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Sex Ago 17, 2012 10:24 pm

Leunam escreveu:

Sair de casa, vai fazer-te bem. Faz isso!
Se estiveres em casa, ninguém vai reparar em ti, pois ninguém te vê!
Esta fase é muito difícil. Não duvides disso…
Ir ao fundo também tem coisas boas, pois aprendemos a saborear tudo aquilo que encontramos, enquanto caminhamos para águas mais calmas.
Aceita o teu momento. Vive o teu momento e depois dá um paço em frente, para que não fiques no mesmo sitio.

Completamente de acordo.
Silvia Guimaraes
.
.

Feminino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Seg Ago 20, 2012 3:48 pm

Muito boa noite...
Na busca por um sentimento de paz interior, para conseguir ultrapassar esta fase da vida, iniciei a leitura de um livro que desde já aconselho todas as mulheres a lerem, porque em qualquer fase das nossas vidas o que lemos vai ser-nos muito útil...
" Mulheres Inteligentes relações saudaveis" aonselho a leitura deste livro a quem quiser ultrapassar a fase do divórcio e se concentrar no futuro...
Leunam
.
.

Masculino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Ter Ago 21, 2012 4:43 am

Título sugestivo!
Mas permite-me acrescentar o seguinte.
As pessoas mais inteligentes, são sempre aquelas que são mais felizes!
Não falo da inteligência dos “20” académicos. Falo isso sim da inteligência emocional.
Existem pessoas muito inteligentes sob o ponto de vista “formação”, mas que depois ficam completamente á deriva, devido á baixa inteligência emocional.
A boa noticia, é que a inteligência emocional está ao alcance de qualquer um.
Pessoalmente, acredito que o importante não é fazer as escolhas e viver em função elas. O importante mesmo, é fazer as escolhas para que se possa viver COM elas!
Silvia Guimaraes
.
.

Feminino

MensagemAssunto: Re: A recomeçar... Ter Ago 21, 2012 3:28 pm

Ora muito bem, como o prometido é devido aqui vai...
Mulheres Inteligentes Relações Saudaveis
O livro que todas as mulheres deviam ler antes de se apaixonarem
" Se já fez tudo por um homem, cuidou, amou, protegeu, investiu nos seus projetos, para o ver um dia ir-se embora, não se deve autodestruir, nem diminuir ou achar que é uma tola.
Como já disse e repito, deve,sim, gritar na sua ment que quem pedeu foi ele e não você. Deve estar consciente de que ele perdeu uma pessoa fascinante,única,exclusiva, enfim perdeu-a a si."
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A recomeçar...

A recomeçar...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Períodos pós-divórcio-
Ir para: