Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 O tempo que o pai fica sem ver os filhos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14  Seguinte
AutorMensagem
Andreia238
.
.
Andreia238

Feminino
Número de Mensagens : 1818
Data de inscrição : 16/03/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:01 am

Arisca escreveu:
Andreia238 escreveu:
Mas Arisca ela nao o conheceu so aos 20anos. Aos 11 "perdeu" o pai.

Mas que belo pai esse... e enquanto andava a dar as voltinhas também deve ter sido muito presente Rolling Eyes

Andreia238 escreveu:

Ela chama de pai ao homem que está com a minha tia. E ela mesma diz, "ele é meu pai, quer queiram quer não, deu-me a mão quando precisava, ajudou-me na escola, fez tudo por mim"

É por essas e outras que para mim 23 genes não fazem a diferença. Pai é quem ama, quem muda as fraldas, qum passa noites a tratar de uma criança doente... entre outras coisas, claro.

Ele nunca esteve presente, agora sim liga-lhe fala com ela, quer que ela vá lá a casa dele, passam os natais juntos, etc.
Mas naquela altura ele nunca quis saber, e se queres que te diga, nem sei se ele dava dinheiro... era bem capaz de não dar...

E sim, pai é amor, é quem está lá para eles.
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:03 am

Tantos pais que por aí andam que não são os pais biológicos e nem sabem... e acreditem, são pais na mesma. E os filhos parecem-se com eles, ou com os avós paternos, têm o mesmo feitio e tudo Wink

Isso da ligação com uma mãe que rejeita uma filha, tu ajudaste. Se calhar outra não o faria. Depende das pessoas e não dos genes, na minha opinião. Mas somos todos diferentes Very Happy

(Se colocarmos uma pessoa adulta, que nunca conheceu o pai (ou mãe) à frente de meia dúzia de potenciais "pais", será que ela consegue sentir alguma ligação biológica? Ou será que a sentiria apenas por saber que "aquele" era o tal? É um exemplo esquisito mas é assim o que me ocorre...)
Ir para o topo Ir para baixo
Andreia238
.
.
Andreia238

Feminino
Número de Mensagens : 1818
Data de inscrição : 16/03/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:09 am

Olha o meu psicologo disse-me que não entendia como ainda tinha eu uma relação com ela, que depois daquilo tudo que eu ainda a punha no pedestral.
E posso-te dizer que a minha mãe foi a razão de muitos problemas que tive até hoje.
E por palavras dele, tenho de dar muitas graças à minha avó, pois se não fosse ela, e se ela não me tivesse dado as bases que deu, que eu hoje não seria como sou, que estaria muito mal....

No fundo o amor da minha avó, até aos meus 12anos, altura que me mudei para casa dos meus pais, "salvou-me" dos males que passei na casa dos meus pais.


Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:09 am

Arisca,

Os genes estão lá, o que não quer dizer que todos irão reagir da mesma forma. Claro que a educação irá fazer evoluir a pessoa e irá também condicionar todas atitudes, mas isso não quer dizer que a componente genética não tenha influencia.

E a tua frase "depende das pessoas e não dos genes" está errada Rolling Eyes , porque são mesmo as pessoas dependem implicitamente dos seus genes!
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:15 am

jbsn escreveu:
Arisca,

Os genes estão lá, o que não quer dizer que todos irão reagir da mesma forma. Claro que a educação irá fazer evoluir a pessoa e irá também condicionar todas atitudes, mas isso não quer dizer que a componente genética não tenha influencia.

E a tua frase "depende das pessoas e não dos genes" está errada Rolling Eyes , porque são mesmo as pessoas dependem implicitamente dos seus genes!

Não podes acreditar que os teus genes te condicionam a esse ponto, certo? Continuo a achar que depende das pessoas. Se uma mãe rejeita duas filhas, uma pode simplesmente virar-lhe as costas e a outra sentir uma vontade de a conhecer. Os genes estão lá, certo? Nas duas.
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:17 am


E percebo o que queres dizer, há algo a que não podemos fugir. Mas continuo a acreditar que podemos contrariar certas tendências.

Até porque a maneira de ser, não a parte física à qual não se consegue fugir assim tanto, depende principalmente do meio onde crescemos, das nossas influências.
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:18 am

Arisca,

Mas isso é o mesmo argumento que se pode utilizar para os filhos que são criados da mesma forma e que reagem de forma diferente às coisas... Não te digo que os os genes são a parte fundamental, o que te digo é que geneticamente somos a soma do pai e da mãe!
Ir para o topo Ir para baixo
Andreia238
.
.
Andreia238

Feminino
Número de Mensagens : 1818
Data de inscrição : 16/03/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:20 am

Se fores a dizer que depende da educação de cada um... é provavel. Há pessoas que unica e simplesmente não conseguem perdoar, e afastam-se mesmo, e nem querem saber.

Se eu sou assim com ela pela educação que recebi da minha avó? É provavel... mas continuo a achar que tem de haver mais..

Não sei!
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:20 am

Calma, eu sei que temos 46 Shocked

Não concordamos mas não é preciso ficares nerbioso....
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:21 am

Arisca escreveu:
Calma, eu sei que temos 46 Shocked

Não concordamos mas não é preciso ficares nerbioso....

E porque é que ficava nerbioso?

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 804647
Ir para o topo Ir para baixo
Andreia238
.
.
Andreia238

Feminino
Número de Mensagens : 1818
Data de inscrição : 16/03/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:23 am

Pois JB nem pela educação se pode ir... há filhos que tem a mesma educação, mas que seguem caminhos diferentes.

Ainda no outro dia foi discussao ao almoço com um colega meu.

A minha colega nao entendia como as 2 filhas eram tão diferentes e um colega nosso contou-nos de 1amigo dele.

Irmãos, mesma educação, o que um tinha o outro tinha, não havia diferenças em nada.

1 é engenheiro e tem uma vida decente. O outro é drogado, já roubou os pais etc...

Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:24 am

Porque uma exclamação é um grito? (ou será apenas uma exclamação? Cool )

(Agora para terminar, e para que percebas a minha opinião, se eu tivesse crescido sem pai e ele de repente aparecesse eu ia tanto ligar aos cromossomas como à cor do cabelo, entendes? E podes dizer que eu não sei como ia reagir pq só quem passa por isso é que sabe. E até podes ter razão. Mas cada um de nós conhece-se e sabe como provavelmente reagiria a certa situação.)
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:26 am

Andreia238 escreveu:
1 é engenheiro e tem uma vida decente. O outro é drogado, já roubou os pais etc...


Até podíamos dizer que seriam os genes mas no caso de gémeos, nem isso pode ser explicação.
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:29 am

Olha eu tenho um primo cujos pais se separaram muito cedo (acho que ele tinha 1 ano) e o pai optou por se afastar totalmente, embora até tenham ficado a morar perto.

Toda a vida do miudo (que agora já tem 27 anos) se pautou por uma relação de amor/ódio com o pai. Mas posso dizer-te que se notou sempre uma necessidade de aceitação nele. Nem te sei explicar porque.

O racional é o que tu dizes. Mas o ser humano é muito mais que o racional. E ainda bem. Se não eramos apenas máquinas...
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:33 am

jbsn escreveu:
Olha eu tenho um primo cujos pais se separaram muito cedo (acho que ele tinha 1 ano) e o pai optou por se afastar totalmente, embora até tenham ficado a morar perto.

Toda a vida do miudo (que agora já tem 27 anos) se pautou por uma relação de amor/ódio com o pai. Mas posso dizer-te que se notou sempre uma necessidade de aceitação nele. Nem te sei explicar porque.

O racional é o que tu dizes. Mas o ser humano é muito mais que o racional. E ainda bem. Se não eramos apenas máquinas...

Mas essa necessidade de aceitação é normal, infelizmente. Todos nós sentimos isso, acho... mas o que pode explicar essa necessidade, o sentimento de rejeição e o que provoca, isso é que eu não acho que seja por causa da parte genética, percebes? É só isso.
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:36 am

Mas Arisca, não é só isso.

Também te posso dizer que o miudo não teve falta de carinho nem daquelas pessoas que ele até acabaram por preencher o papel de pai. Mas existiu sempre a fixação no Pai biológico. E hoje até se dão bem.

Ir para o topo Ir para baixo
Andreia238
.
.
Andreia238

Feminino
Número de Mensagens : 1818
Data de inscrição : 16/03/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:39 am

Não é genes, nem educação, não é nada!!!
É aquela questão de pai é pai.
Como um filho adoptado querer procurar o pai, é algo que está no ser humano e pronto....
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:42 am


Mas essa curiosidade qualquer pessoa tem. Se descobrirmos que o pai que nos criou não era o pai biológico, não seria natural querermos descobrir? Para comparar o aspecto, sei lá... Mas isso é curiosidade, o ser humano é mesmo assim, meio estranho What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 3:45 am

Arisca,

Procurar o pai/mãe não é curiosidade! Aí discordo na totalidade.

Por muito que a pessoa esteja bem de vida e que esteja equilibrada, as origens não se descobrem por curiosidade. É uma necessidade inata do ser humano!

E sim, somos mesmo complexos. Mas talvez seja por isso que estamos no topo da pirâmide animal.
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 4:00 am

jbsn escreveu:
Arisca,

Por muito que a pessoa esteja bem de vida e que esteja equilibrada, as origens não se descobrem por curiosidade. É uma necessidade inata do ser humano!


Há filhos que não tentam descobrir. E mais uma vez não concordo. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 4:04 am

Mas acho que mesmo esses só o fazem porque se impõe o desprezo aos pais, para que sofram o mesmo que eles sofreram.

Existe diferença entre não sentir nada e o sentimento de raiva e mágoa.

Mas podes continuar a não concordar...

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
mariasemsaida
.
.
mariasemsaida

Feminino
Número de Mensagens : 2670
Data de inscrição : 11/11/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 5:11 am

Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
jbsn
.
.
jbsn

Masculino
Número de Mensagens : 4219
Data de inscrição : 18/10/2010

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 5:13 am

O que se passa Maria?
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 6:47 am

jbsn escreveu:
Mas acho que mesmo esses só o fazem porque se impõe o desprezo aos pais, para que sofram o mesmo que eles sofreram.

Existe diferença entre não sentir nada e o sentimento de raiva e mágoa.


Achas que pode ser por desprezo mas eu acho que pode ser por se sentirem bem com os pais que têm e não fazerem questão de saber.

Entre o não sentir nada e a raiva e mágoa há muitas emoções Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Arisca
.
.
Arisca

Feminino
Número de Mensagens : 2233
Data de inscrição : 09/07/2009

O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 EmptyTer Dez 14, 2010 6:48 am

mariasemsaida escreveu:
Crying or Very sad

aaa1
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo que o pai fica sem ver os filhos O tempo que o pai fica sem ver os filhos - Página 13 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O tempo que o pai fica sem ver os filhos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 13 de 14Ir à página : Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» AJUDA - regulação das responsabilidades parentais
» Filhos! A coisa mais importante do mundo...
» VIAGENS COM OS FILHOS
» Aspectos práticos: Questões
» filhos e a sexualidade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: