Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 pensao alimentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3 ... 8 ... 16  Seguinte
AutorMensagem
Karina
.
.
Karina

Feminino
Número de Mensagens : 739
Data de inscrição : 08/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Ás voltas com o tribunal... pensao alimentos EmptyTer Nov 11, 2008 4:19 am

Bom dia

Mais uma vez vou solicitar o vosso testemunho para me elucidar.
Então acontece o seguinte, em Agosto deste ano, o pai da minha filha deixou de pagar a pensão de alimentos, com a desculpa que a menina ia entrar no ensino pré-escolar, e como já não tinha a despesa da creche, ele não tinha mais nenhuma obrigação monetária com a filha. Como nós estamos de relações cortadas, esta situação foi via telemovel com a minha irmã, que na altura lhe disse que a obrigação dela era enquanto pai, pagar a pensão de alimentos à filha até ao dia que ela entrasse no mercado de trabalho e por ela retirasse o seu proprio sustento, alertando-o para o facto de que caso ele insistisse em tao ridicula opinião eu recorreria ao tribunal de familia. A isto ele respondeu com uma sarcartica gargalhada.

Na altura, foi muito complicado para mim, pensar em ir a tribunal fazer queixa dele. Sentia-me estupidamente culpada por lhe ir causar "problemas" e, tentei por varias vezes, que ele me pagasse a dita pensão, sem sucesso. Como na altura estava de férias e ele continuava a insistir que não tinha de pagar mais nada, chegando mesmo a desafiar-me a ir para tribunal, não me restou outra alternativa senão o fazer.

No meu ultimo dia de ferias, lá fui eu para o tribunal de familia e menores de portimão. Como estavam em ferias judiciais, fui atendida por uma senhora que não me conseguiu esclarer de como o processo se iria desenrolar. Na altura disse-me que iriamos os dois ser chamados lá para chegarmos a um entendimento mas isso não aconteceu.

Há mais ou menos umas duas semanas ele foi lá chamado a prestar esclarecimentos. Muito convenientemente, no dia anterior ele tinha pago todas as pensões em atrasado, e como tal, e segundo ele, eu teria um prazo de 5 dias para informar o tribunal que a divida estava paga.

Eu entrei em contacto com o tribunal e a senhora aconselhou-me a enviar uma carta para lá a informar que as pensões estavam pagas mas, no entanto a divida das despesas escolares e os retroactivos do aumento que ele devia ter dado desde janeiro ate aquela data continuavam por pagar.

Até hoje não sei de mais nada. Alguem me sabe dizer como se processam estes incumprimentos e o que posso esperar que aconteça?
Já tentei ligar para lá mas acabo sempre por levar "musica" e opto por desistir, eu não queria estar a faltar ao trabalho para la ir consultar o processo. Caso alguem ja tenha vivido uma situação semelhante agradecia muito que partilhasse comigo.

Muito obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Mar
.
.
Mar

Feminino
Número de Mensagens : 1687
Data de inscrição : 27/06/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyTer Nov 11, 2008 4:38 am

Karina

O meu ex não dá nada e eu de dois em dois anos ou menos escrevo um carta e entrego-a no tribunal. Lá eles tomam as deligências necessárias e chamam-no para prestar declarações para obrigá-lo a pagar. Não é de imediato e se ele não o fizer está sujeito a ser preso. Tens que saber a quem vais dirigir a carta e indicar na mesma o número do processo. A carta terá que ser dirigida ao juís do tribunal cível onde está o teu processo e o melhor é ser entregue pessoalmente no tribunal.
Há quem procure um advogado, mas se eu o fizesse não faria outra coisa, ele nunca paga. No

No tribunal há sempre um advogado do ministério público para atendimento. É um dia por semana. Informa-te e vai lá falar com ele. Não pagas nada.

Espero ter ajudado Very Happy

Mar
Ir para o topo Ir para baixo
Karina
.
.
Karina

Feminino
Número de Mensagens : 739
Data de inscrição : 08/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyTer Nov 11, 2008 4:44 am

muito obrigado mar..

a dita carta eu ja enviei. identifikei o processo e esclareci muito bem, penso eu, tudo o que estava pago e o que estava em divida.

pois eu sei k isto é tudo muito lento...
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyTer Nov 11, 2008 5:25 am

Karina

eu também estou com esse problema, o pai da minha filha não paga a pensão desde Janeiro e nunca mais a veio visitar.
Se tens a regulação do poder paternal resolvida e se está no acordo que ele tem de pagar, então ele tem mesmo de pagar. O tribunal demora a resolver isso, por isso eu resolvi pedir à segurança social um advogado e um agente de execução, e, felizmente, foi aceite e já tive consulta com ele na semana passada cheers
Com um advogado é tudo mais rápido e eficaz, pois ele sabe o que tem a fazer e, muitas das vezes, nós somos mal informados sobre todos os procedimentos legais. O meu processo está a arrastar-se precisamente por isso, por não estar informada. Felizmente também já sei que o pai da minha filha está a trabalhar e a fazer descontos e, inclusive, sei o nome e morada da empresa. Como dei essas informações ao advogado ele vai imediatamente pedir a execução do ordenado dele. O tribunal a fazer isso demora uns meses. Se eu soubesse o que sei hoje já teria pedido o advogado logo de início, de certeza que já teria tudo resolvido há vários meses. Só não o pedi antes pois no tribunal, e mesmo no ministério público, diziam que para um processo deste tipo eu não precisava de advogado. Não preciso, mas que ajuda, ai isso ajuda!

Boa sorte! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
DH
.
.
DH

Feminino
Número de Mensagens : 1016
Data de inscrição : 15/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyTer Nov 11, 2008 7:23 am

Shocked Realmente eu não me posso queixar. Admiro-vos mães e super-mulheres.
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyTer Nov 11, 2008 2:32 pm

Apresenta queixa no Ministério Público.

É fácil, é barato … e resulta!
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQua Nov 12, 2008 3:13 am

Tribunais de Familia...hum!!! tou cheia até á ponta......

Ontem tive mais uma conferencia de país e voltei a constatar, as juizas e procuradoras do Min Publico, vão para este tipo de situações sem lerem os processos como é incrivel!!!!.... iamos lá pelos incumprimentos das ferias grandes... e manda-me entrar e pergunta-me coisas que nada tinham a ver com a nossa ida lá...
Tentou depois esclarecer a RPP que o colega em maio de 2007 nos «obrigou » a assinar, mas que peca por impresições e acaba por dizer que é impossivel fazer isso ali... vai ouvir as testemunhas e marcou julgamento para fev 2009....

É por isso que este pais não anda....

Há muito que deixei de acreditar na justiça dos homens.... e o mais curioso é ouvi-los dizer: - se há incumoprimentos só têm de os registar no processo e passado 5 minutos, «reilhar», é mesmo o termo pelo facto de os termos registado.....afinal no que ficamos comunicamos ao tribunal ou não!!! assim é dificil.


Acham que o facto de uma das partes constantemente incumprir e agora até comunica ao tribunal por mail que o vai fazer? - será preciso ouvir testemunhas num processo que as provas documentais são claras e suficientes.....

Os nosso magistrados.... têm poder, mas fico com muitas duvidas se o usam como deveriam.... mas tb errar é humano e eles (as) tb são humanos há que lhes dar um desconto.

Haja esperança... e fé... mas ás vezes é dificil
Ir para o topo Ir para baixo
monalisa
.
.
monalisa

Feminino
Número de Mensagens : 268
Data de inscrição : 19/08/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQua Nov 12, 2008 4:59 am

Tribunais...
Eu estou num processo litigioso de divorcio, fui a tribunal e as deligências não são nenhumas.
Querem que haja acordo, eu continuo a educar, alimentar, vestir e calçar a minha filha sozinha.
Sei que o pai da minha filha trabalha, mas ainda ontem me disse que não recebe ordenado, que não pode dar nada a filha.
Que faziam no meu lugar?
Ir para o topo Ir para baixo
browneyed girl
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1660
Data de inscrição : 28/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQua Nov 12, 2008 5:23 am

Rifava-o.
Ora aí está o tipo de XXXX que não faz falta nenhuma.

E eu lá queria alguma coisa de um tipo desses?! Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
monalisa
.
.
monalisa

Feminino
Número de Mensagens : 268
Data de inscrição : 19/08/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQua Nov 12, 2008 5:37 am

lol!
pois , mas ele quer na mesma fazer-*me a vida num inferno e a menina aos fds, mesmo que queira não me posso ver livre dele.
Mas obrigada pela força
Ir para o topo Ir para baixo
Karina
.
.
Karina

Feminino
Número de Mensagens : 739
Data de inscrição : 08/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQua Nov 12, 2008 5:47 am

Fazer queixa no ministerio publico???????

nao percebo, entao quando ha incumprimento nao é no tribunal de familia?

Monalisa:

como eu te compreendo, eles nao recebem ordenado, mas de certeza que nao passam fome nem frio. eles nao teem dinheiro para ajudar nas despesas dos filhos, no entanto as crianças tem de continuar a comer e a ter o que vestir...nao tenho adjectivo que descreva o que esses pais sao...

sinto-me revoltada...
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQua Nov 12, 2008 5:55 am

Em relação á pensão já tive problemas.... retirou dinheiro, diziam-me que deveria relatar ao tribunal e relatei...
Qdo foi da alteração da RPP intreposta por ele, o juiz, perguntou-me se eu queria que ele me devolvesse as diferenças, eu disse que o importante era o nosso filho e não essas diferenças... se fosse hoje não dizia isto, pois o juiz acabou por entender que eu presindia das diferenças e ele gabou-se de que ninguém o obrigou a pagar... e mais por cada registo de incumprimentos, fomos multados... eu como tinha apoio não paguei nada , mas a multa foi uma unidade de conta, por isso nem me falem de tribunais e justiça.

Acreditem que muitas vezes já tenho dito..... perferia não ter pensão, mas tb não ter esta chaga todos os dias com processos e mais processos..... que não mais acabam... se ele me deixasse em paz, nem me importava com a pensão.

Ontem apesar de tudo tive uma boa noticia.... o processo crime que ele me moveu do qual tinha sido absolvida, mas ele tinha recorrido, outra vez com as história das cassetes dos depoimentos não estarem bem... a juiza deu por terminado... fui mesmo absolvida.... deixei de ser arguida, com termo de identidade e residencia, imaginem o que se faz neste pais.... parece que até estava na moda, pois agora estar com termo de identidade e residencia passou a ser «usual», mas acreditem que foi duro qdo fiquei nessa situação, muito duro, agora brinco com a situação, mas na altura.... isto foi em janeiro de 2007 e só agora ficou tudo resolvido
não estavamos ali

Por isso justiça... tb a justiça é feita pelos humanos... e como podemos ver os humanos são os piores inimigos de sim mesmos.

Mas força, não há que desistir, pode ser que um dia tudo se resolva

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Karina
.
.
Karina

Feminino
Número de Mensagens : 739
Data de inscrição : 08/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQua Nov 12, 2008 6:01 am

mas porque será que eu nunca fui chamada ao tribunal??
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQua Nov 12, 2008 6:38 am

convem passares pelo tribunal e ver o processo, pedes para consultar o processo nº X, deves ter um nº. e vês como está, pois por vezes se não chatearmos as coisas vão andando... depende tudo do tribunal ter ou não muitos processos...


força
Ir para o topo Ir para baixo
Karina
.
.
Karina

Feminino
Número de Mensagens : 739
Data de inscrição : 08/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQui Nov 13, 2008 2:55 am

bom dia

obrigado pcristina, terei mesmo de la ir.

olha diz-me uma coisa, como se desenrola a situação. isto é ele foi la chamado, eu enviei uma carta a prestar esclarecimentos, o proximo passado sera algum tipo de conferencia?
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQui Nov 13, 2008 3:35 am

o normal seria isso.... notificam os dois e os dois perante a juiza e uma procuradora, dizem viva voz o que pertendem... se ela vos deixar falar...

força
Ir para o topo Ir para baixo
Karina
.
.
Karina

Feminino
Número de Mensagens : 739
Data de inscrição : 08/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQui Nov 13, 2008 3:44 am

se ela nos deixar falar...

pois é mesmo esse o meu medo...ter uma juiza um pouco inflexivel e eu acabar por sair dali com a sensação de ter cometido um crime...

é que eu oiço tanta coisa...bem pode ser que tenha sorte e seja uma juiza bem "formada" que esteja a avaliar o meu processo.
Ir para o topo Ir para baixo
pcristina
.
.
pcristina

Feminino
Número de Mensagens : 286
Data de inscrição : 01/09/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQui Nov 13, 2008 9:50 am

não te queria desiludir, mas elas ás vezes nem leem ps processos... e nós pensamos que vamos lá por isto e afinal ele nem viu isto, mas sim outras situações sem grande significado....

tou a falar pela parte que me toca

de qualquer forma não desistas e vai á «luta»
Ir para o topo Ir para baixo
Div X
.
.
Div X

Feminino
Número de Mensagens : 108
Data de inscrição : 27/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQui Nov 13, 2008 2:42 pm

Olá Karina.
Estive agora a ler todas as mensagens, na diagonal. Sou mais uma com o mesmo problema que vocês. Há uma coisa que sei e acho importante partilhar: o pai tem sempre obrigação de dar a pensão de alimentos, está previsto por lei, quer ele veja ou não os filhos. O meu ex-marido teve a amabilidade de escrever ao tribunal dizendo que prescinde de ver a filha, logo não tem de a alimentar.
Pois é, mas isso não funciona assim! As crianças têm de comer, quer os pais as visitem, quer não! E isto é básico.
Por outro lado, no caso de não poder, por algum motivo como perda de emprego, pagar a pensão de alimentos, o tribunal recorre ao fundo de garantia, da segurança social. A pensão é garantida à criança e ele fica com a dívida à segurança social.
É certo que estes processos demoram muito, mas podem arrastar-se até aos 18 anos dos filhotes. Até aos 19 anos, eles próprios podem e devem reclamar os montantes em dívida.
Na minha opinião, o melhor é nós mostrarmos que estamos informadas, para que não nos façam de parvas!
Se precisarem de legislação, digam, que eu arranjo.
Beijos e muita força.
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQui Nov 13, 2008 5:54 pm

Há pais que prescindem de ver os filhos? Que tristeza...

Concordo, não é porque ele se demite do papel de pai que a menina deixa de precisar de comer, de vestir, de estudar, e a responsabilidade é tanto da mãe como do pai.
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQui Nov 13, 2008 6:13 pm

A pensão de alimentos e o regime de visitas são duas coisas completamente distintas. Até porque o pai da minha filha não paga a pensão, mas se a quiser ver tem todo o direito. No entanto ele nem paga nem a vê. Penso que no caso dele uma coisa levou à outra e vice-versa, como não pagava deixou de a ver, e como deixou de a ver não paga. Mas vai pagar, oh se vai monkey
Ir para o topo Ir para baixo
Karina
.
.
Karina

Feminino
Número de Mensagens : 739
Data de inscrição : 08/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptySex Nov 14, 2008 2:44 am

"O meu ex-marido teve a amabilidade de escrever ao tribunal dizendo que prescinde de ver a filha, logo não tem de a alimentar."


Isto é no minimo barbaro... Sad
Ir para o topo Ir para baixo
DH
.
.
DH

Feminino
Número de Mensagens : 1016
Data de inscrição : 15/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptySex Nov 14, 2008 3:17 am

As coisas que vocês aqui contam Sad sinceramente, vista desde este tópico a minha vida é mesmo muito boa, mesmo que às vezes ouça uns comentários sobre o que estamos a gastar com as actividades dos miúdos etc. (as despesas de educação e saúde são a meias).

Não abdiquem dos que vos é devido, a vocês e aos anjinhos que ficaram convosco!
Ir para o topo Ir para baixo
Div X
.
.
Div X

Feminino
Número de Mensagens : 108
Data de inscrição : 27/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptySex Nov 14, 2008 12:38 pm

Karina escreveu:
"O meu ex-marido teve a amabilidade de escrever ao tribunal dizendo que prescinde de ver a filha, logo não tem de a alimentar."


Isto é no minimo barbaro... Sad

Sim, mas verdadeiro! Já nem digo infelizmente porque, com um pai destes, antes distância...
Ir para o topo Ir para baixo
Strangedays
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 59
Data de inscrição : 13/10/2008

pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos EmptyQui Nov 20, 2008 4:26 am

Olá Karina

Sabes, parece-me que o pai da tua filha sabe perfeitamente que tem de pagar a pensão de alimentos.A única coisa que ele está a fazer é ver se te consegue chatear.Infelizmente, o teu caso parece ser daqueles que demoram séculos a ser resolvidos...E o que o teu ex está a fazer não é mais que um joguito idiota.E os juizes sabem disso e tão-se a borrifar .Vai ser do tipo: tu fazes queixa, ele paga.Depois deixa de pagar.Fazes queixa novamente.Ele paga.E assim adiante.
Eu estou no meio de uma alteração de regulação de poder paternal e, daquilo que constatei na conferência de pais, os juizes nem sequer se importam com aquilo que é verdadeiramente importante quanto mais com "guerrinhas" entre os pais da criança.
E o mais engraçado é que também usam a existência dessas guerrinhas para se borrifarem no bem estar das crianças, confundindo as coisas. (já tou a divagar...)
Olha, qualquer pai , tendo a regulação feita, tem de pagar a pensão de alimentos.Quanto a isso não há dúvidas. A grande questão aqui penso que está em ti.Terás estómago para suportar o comportamento infantil dele?Penso que sim.Pelo teu filho, tens de ter.
Força!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




pensao alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: pensao alimentos pensao alimentos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
pensao alimentos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 16Ir à página : 1, 2, 3 ... 8 ... 16  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda do ponto de vista juridico!
» Pensão de alimentos e acordo
» Pensao de Alimentos
» Cálculo de pensão de alimentos
» Não paga a pensão de alimentos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: