Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Aspectos práticos: Questões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19 ... 24 ... 30  Seguinte
AutorMensagem
xela
.
.
xela

Feminino
Número de Mensagens : 1238
Data de inscrição : 02/11/2008

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex maio 14, 2010 6:45 am

A minha audiência de tentativa de conciliação durou 10 minutos e saí de lá divorciada.

Apenas me perguntaram se eu mantinha a mesma ideia de avançar com o divórcio. Eu disse que sim e pronto, fizemos a regulação e o divórcio saiu.
Ir para o topo Ir para baixo
teresa carneiro
.
.
teresa carneiro

Feminino
Número de Mensagens : 1268
Data de inscrição : 19/10/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex maio 14, 2010 8:26 am

A minha audiencia de conciliação durou 15 minutos e sai de lá sem estar divorciada. Daqui a 8 meses talvez quem sabe
Ir para o topo Ir para baixo
Ana26
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 44
Data de inscrição : 30/03/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex maio 14, 2010 1:44 pm

Ola a todos!

No meu caso será um Divorcio por Mutuo Consentimento, e nao existe nada a tratar, nao temos casa em comum, filhos, nada!
Mesmo assim disseram me que entre dar entrada dos papeis e marcar a 2ª audiencia para decretar o divorcio, andava à volta de um mes e meio, mais coisa menos coisa dependendo da Conservatoria, alguem aqui que tenha passado por este tipo de divorcio pode me dizer quanto tempo demorou ou é normal demorar o divorcio a sair?

Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
tounessa
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 2288
Data de inscrição : 12/10/2008

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex maio 14, 2010 2:58 pm

Citação :
E pronto!!! Está marcada a audiencia de tentativa de conciliação...


CÓDIGO CIVIL

Artigo 1775.º
Requerimento e instrução do processo na conservatória do registo civil

1 - O divórcio por mútuo consentimento pode ser instaurado a todo o tempo na conservatória do registo civil, mediante requerimento assinado pelos cônjuges ou seus procuradores, acompanhado pelos documentos seguintes:

a) Relação especificada dos bens comuns, com indicação dos respectivos valores, ou, caso os cônjuges optem por proceder à partilha daqueles bens nos termos dos artigos 272.º-A a 272.º-C do Decreto-Lei n.º 324/2007, de 28 de Setembro [Código do Registo Civil], acordo sobre a partilha ou pedido de elaboração do mesmo;

b) Certidão da sentença judicial que tiver regulado o exercício das responsabilidades parentais ou acordo sobre o exercício das responsabilidades parentais quando existam filhos menores e não tenha previamente havido regulação judicial;

c) Acordo sobre a prestação de alimentos ao cônjuge que deles careça;

d) Acordo sobre o destino da casa de morada de família;

e) Certidão da escritura da convenção antenupcial, caso tenha sido celebrada.

2 - Caso outra coisa não resulte dos documentos apresentados, entende-se que os acordos se destinam tanto ao período da pendência do processo como ao período posterior.

Artigo 1778.º-A
Requerimento, instrução e decisão do processo no tribunal

1 - O requerimento de divórcio é apresentado no tribunal, se os cônjuges não o acompanharem de algum dos acordos previstos no n.º 1 do artigo 1775.º.

2 - Recebido o requerimento, o juiz aprecia os acordos que os cônjuges tiverem apresentado, convidando-os a alterá-los se esses acordos não acautelarem os interesses de algum deles ou dos filhos.

3 - O juiz fixa as consequências do divórcio nas questões referidas no n.º 1 do artigo 1775.º sobre que os cônjuges não tenham apresentado acordo, como se se tratasse de um divórcio sem consentimento de um dos cônjuges.

4 - Tanto para a apreciação referida no n.º 2 como para fixar as consequências do divórcio, o juiz pode determinar a prática de actos e a produção da prova eventualmente necessária.

5 - O divórcio é decretado em seguida, procedendo-se ao correspondente registo.

6 - Na determinação das consequências do divórcio, o juiz deve sempre não só promover mas também tomar em conta o acordo dos cônjuges.

Artigo 1779.º
Tentativa de conciliação; conversão do divórcio sem consentimento de um dos cônjuges em divórcio por mútuo consentimento

1 - No processo de divórcio sem consentimento de um dos cônjuges haverá sempre uma tentativa de conciliação dos cônjuges.

2 - Se a tentativa de conciliação não resultar, o juiz procurará obter o acordo dos cônjuges para o divórcio por mútuo consentimento; obtido o acordo ou tendo os cônjuges, em qualquer altura do processo, optado por essa modalidade do divórcio, seguir-se-ão os termos do processo de divórcio por mútuo consentimento, com as necessárias adaptações
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex maio 14, 2010 3:01 pm

Teresa,
Parece-me que tb não vou sair divorciada... a questão da partilha .... mas é doloroso assim isto é se existe + ou - doloroso
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex maio 14, 2010 3:01 pm

Ana26 escreveu:
Ola a todos!

No meu caso será um Divorcio por Mutuo Consentimento, e nao existe nada a tratar, nao temos casa em comum, filhos, nada!
Mesmo assim disseram me que entre dar entrada dos papeis e marcar a 2ª audiencia para decretar o divorcio, andava à volta de um mes e meio, mais coisa menos coisa dependendo da Conservatoria, alguem aqui que tenha passado por este tipo de divorcio pode me dizer quanto tempo demorou ou é normal demorar o divorcio a sair?

Obrigada

No teu caso até podes fazer o "Divorcio na hora" pela internet... Ha por ai um post sobre...
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex maio 14, 2010 3:04 pm

Tounessa.

Obrigada pela ajuda.

Mas tremo so de pensar que vou entrar tribunal, será que é como nos filmes??
Ir para o topo Ir para baixo
teresa carneiro
.
.
teresa carneiro

Feminino
Número de Mensagens : 1268
Data de inscrição : 19/10/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex maio 14, 2010 3:13 pm

Pbcl
É como nos filmes ou quase.
Doloroso sim ja vou a caminho de 3anos e sem papel assinado.
Mais doloroso é pensar e sentir que andei a dormir com o inimigo durante 23 anos. Mas enfim
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex maio 14, 2010 3:18 pm

mas sentias q dormias c o inimigo? é que eu até ao dia que ele saiu de casa sempre pensei que dormia com o meu principe
Ir para o topo Ir para baixo
AntonioLopes
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 262
Data de inscrição : 28/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex maio 14, 2010 5:26 pm

Coragem e ânimo a todas e todos.

Um dia de cada vez.

Cabeça levantada e andar na rua com passos firmes...e

dar tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
lima
.
.
lima

Feminino
Número de Mensagens : 383
Data de inscrição : 28/12/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex maio 14, 2010 8:17 pm

Pois eu dormi sp com o inimigo. Ou melhor, ficava de vigília a maior parte da noite, até ele adormecer, daí ter-me ficado o hábito de dormir tão poucas horas. Até um dia, até há três anos atrás, em que decidi que, para me proteger, eu deveria dormir fechada à chave, noutro quarto. Daí até ao final tudo foi mt relativamente rápido. Foi o tp do tribunal ir resolvendo a situação... e no dia da tentativa de "conciliação" ele foi obrigado, literalmente, a aceitar o divórcio por mútuo consentimento e hj vários meses passados, até eu, que sou agnóstica, digo: "Graças a Deus"!
A minha vida talvez continue em risco, ainda olho sistematicamente por cima do ombro quando me desloco na rua, mas qd entro na minha casa deixei de o fazer com medo...
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySáb maio 15, 2010 6:14 pm

Lima,

Lamento a tua situação e creio que não deve ter sido fácil mas pelo menos Tens uma razão eu até hoje não encontro nenhuma pelo menos que justifique mas ele achou.... agora é esperar pelo dia...
Ir para o topo Ir para baixo
microchip
.
.
microchip

Masculino
Número de Mensagens : 2751
Data de inscrição : 26/11/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySáb maio 15, 2010 6:18 pm

Desculpem o Off Topic

Tb sempre dormi com o Inimigo "benfica" sou Sporting Very Happy

Agora Não LoL bounce

Cya
JC
Ir para o topo Ir para baixo
pcbl
.
.
pcbl

Feminino
Número de Mensagens : 1064
Data de inscrição : 01/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySáb maio 15, 2010 6:30 pm

lolol sendo assim tb eu!!! e nas mesmas cores (eu sou verdinha!9
Ir para o topo Ir para baixo
roque66
.
.
roque66

Masculino
Número de Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptyDom maio 16, 2010 12:09 am

ainda ha pessoas com gosto.....SPORTING..... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
xisca
.
.
xisca

Feminino
Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/05/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptyDom maio 16, 2010 6:01 am

Obviamente qye há pessoas com muito bom gosto!!

Sporting Club de BRAGA!!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
teresa carneiro
.
.
teresa carneiro

Feminino
Número de Mensagens : 1268
Data de inscrição : 19/10/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptyDom maio 16, 2010 12:35 pm

eu dormia com o inimigo vendo por esse prisma
eu sou do glorioso e ele é lagarto [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
AntonioLopes
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 262
Data de inscrição : 28/09/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptyDom maio 16, 2010 3:20 pm

VIVA O SPORTING..... ELE ENSINA-NOS A VIVER... HÁ QUE NUNCA PERDER A ESPERANÇA..... VIVA O SPORTING

Smile lol!
Ir para o topo Ir para baixo
lima
.
.
lima

Feminino
Número de Mensagens : 383
Data de inscrição : 28/12/2009

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySeg maio 17, 2010 9:59 am

Nesse aspecto eu dormia com o arqui-inimigo pk ele era do FCP [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem].
Ir para o topo Ir para baixo
Matias



Masculino
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/07/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Duvidas Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex Jul 16, 2010 2:25 pm

Boa Tarde!
Tenho nas ultimas semanas andado a navegar no forum à procura de respostas sobre situações identicas à qual estou a passar. Mas como cada um caso é um caso, e passa muito pelas pessoas e suas disposições, necessitava da vossa ajuda para esclarecimento de algumas duvidas:

Estou a iniciar o processo de um divorcio que espero ser amigavel, pelo menos tudo iremos fazer para que assim aconteça (pelo menos eu daminha parte estou a tentar), até porque existe uma filha com 3 anos pelo meio que não quero que sofra com isto tudo, mas que continue a manter a relação com ambos os pais, apesar de seguirem caminhos opostos.

A casa conjunta sobre a qual temos um emprestimo bancário, ficará para ela, até poreue nao pretendo neste momento alterações na vivência que a minha filha tenha actualmente. Tudo dependerá obrigatoriamente se a minha esposa (por enquanto) terá capacidade de suportar as despesas inerentes. Estmaos a aguardar informações por parte do banco, mas presumo que não seja um problema.

Ainda não definimos o valor da pensão de alimentos, e pelo que tenho lido, não existe uma regulação ou tabela legal com que nos possamos regular. Em relação ao poder paternal, tudo indica que será conjunta ou maioritariamente dela sem que haja muitos entraves para poder ir busca-la sempre que assim o entender, poque no fim de tudo o que interessa é o bem estar da nossa filha. A minha questão sobre este caso é a seguinte: Tendo ela um rendimento superior ao meu eu sou obrigado a pagar o valor da pensão? ou em caso de estar 15 dias com cada um (incluindo ferias) a mesma situação? Não estou a falar de despesas extraordinarias fora deste ambito (consultas ou outro tipo de necessidades).
Não quero com isto fugir às minhas responsabilidades, até porque pela minha filha estou disposto a abdicar de muita coisa e começar do zero se for caso disso, desde que salvaguarde o bem estar desta. A minha filha neste momento é o que me faz lutar para continuar a andar de cabeça levantada.

Desde já agradeço o tempo que disponibilizaram na leitura deste e-mail. Todos os comentários são bem vindos. DEsde já apresento os meus maiores respeitos por verificar que tantas pessoas conseguiram suportar este processo que nada tem de facil e estão a seguir as suas vidas. Espero conseguir fazer o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Lança
.
.
Lança

Feminino
Número de Mensagens : 1351
Data de inscrição : 18/05/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex Jul 16, 2010 2:45 pm

Matias,

bem-vindo ao forum. Ainda sou caloira, mas neste espaço encontrarás muita ajuda para ultrapassar algumas fases menos boas inerentes ao processo do divórcio e afins.

Relativamente à questão colocada, penso que o valor da pensão de alimentos deve ser estipulado de acordo com os teus rendimentos, com o que tu podes pagar. Deverá também ser tido em conta o facto da/o filha /o passar 15 dias alternados com cada um dos progenitores (pois neste caso a "despesa" do menor é dividida pelos dois).

A legislação foi alterada posteriormente ao meu divórcio, que foi há 6 anos, mas acho que deve ser assim. Contudo, se não estiver a fornecer uma informação correcta alguém aqui saberá ajudar mais.

Muita força para este novo caminho da tua vida e deixa-me felicitar-te pelo (bom) senso que manténs relativamente ao processo, ao menor e à tua (ainda) esposa. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Matias



Masculino
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/07/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex Jul 16, 2010 3:06 pm

Obrigado Lança pelas palavras.

Independentemente de tudo o que possa vir a acontecer, seja bom ou mau, quem tem de sofre o menos possivel é a nossa filha que infelizmente está no meio do processo em causa. Dai o esforço que iremos tentar fazer (eu pelo menos irei esforçar-me para isso) e espero ser correspondido do outro lado.

Sei que por vezes deixamo-nos levar pelas emoções, e dizemos coisas que não queremos quando sofremos um choque destes. Foi o que fiz inicialmente quando basicamente quis abdicar do meu esforço (mais o dela, é claro) para ajudar a conseguir o que temos actualmente (Carro, casa, etc) ficando ela com tudo, pensando que seria o melhor para a minha filha. Mas a razão voltou ao de cima e tenho de "lutar pelos meus direitos" tendo sempre em vista a felicidade da minha filha independente das voltas que a vida possa dar no futuro.
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySex Jul 16, 2010 5:28 pm

Matias, tambem não tenho "certezas absolutas" e com certeza alguem aparecerá com elas. Mas penso que se for Guarda Partilhada e tempos iguais não haverá lugar a pensão. Apenas a divisão de tudo o que é despesas escolares, médicas, vestuário e outros extras....
Mas é o que penso.

E um conselho, as coisas podem vir a piorar. Mantém sempre esse bom senso. E poe sempre a criança á frente de outras coisas que não nos fazem mais feliz....
Força.
Ir para o topo Ir para baixo
Matias



Masculino
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/07/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySáb Jul 17, 2010 4:33 am

Cada vez mais tenho-me mentalizado mais que as coisas possam vir a piorar. Quanto mais tempo passa até à resolução das coisas, a tendência será sempre para piorar entre ambos. O ambiente entre ambos cada vez é mais distante e pesado.

Também quero que passe rapidamente, mas não quero mais tarde arrepender-me por ter feito as coisas a correr... e da pior maneira.
Ir para o topo Ir para baixo
fsonecas
.
.
fsonecas

Masculino
Número de Mensagens : 6303
Data de inscrição : 22/02/2010

Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 EmptySáb Jul 17, 2010 5:25 am

Eu percebo-te.
Mas uma coisa te digo, tudo com calma, escrito porque palavras leva-as o vento, e acima de tudo muita coerencia dos dois, se possivel....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Aspectos práticos: Questões - Página 18 Vide
MensagemAssunto: Re: Aspectos práticos: Questões Aspectos práticos: Questões - Página 18 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aspectos práticos: Questões
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 18 de 30Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19 ... 24 ... 30  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Aspectos práticos/questões
» Aspetos Práticos/Questões

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: O Processo de Divórcio-
Ir para: