Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 Pensao de Alimentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
MarioG
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/05/2015

Pensao de Alimentos Vide
MensagemAssunto: Pensao de Alimentos Pensao de Alimentos EmptyTer Dez 01, 2015 4:23 am

Boas!

Alguém me sabe dizer onde posso encontrar informação sobre situações relacionadas com a custódia de filhos após separação?

Não é que seja isto que me vai fazer mudar de ideias mas gosto de saber com o que vou contar. Se a mãe ficar com a criança (ficando a meu cargo apenas aos fins de semana), como funciona? Pago-lhe um valor fixo? Ou é consoante o rendimento do pai tipo % do rendimento total?

Se pudessem responder ou dar-me um link para um sitio na net onde possa encontrar informação, agradecia muito.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 880
Data de inscrição : 13/06/2008

Pensao de Alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: Pensao de Alimentos Pensao de Alimentos EmptyTer Dez 01, 2015 10:32 am

Olá MárioG,

Aqui vai:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Ir para o topo Ir para baixo
Florzinha
.
.
Florzinha

Feminino
Número de Mensagens : 523
Data de inscrição : 19/04/2013

Pensao de Alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: Pensao de Alimentos Pensao de Alimentos EmptyQua Dez 02, 2015 8:36 am

No meu caso foi assim:
Como os dois eram menores, ficaram com guarda partilhada e a habitarem com a mãe.
O pai paga uma pensão de alimentos e o resta das despesas é à parte.
Quando as coisas correm bem, vai-se fazendo a gestão equilibrada, um paga o futebol, o outro a dança; um paga as propinas o outro vai dando roupa ....
Quando a coisa corre mal, no fim do ano cada um apresenta as facturas e divide-se ao meio.
Digo eu.....
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 880
Data de inscrição : 13/06/2008

Pensao de Alimentos Vide
MensagemAssunto: Incumprimento das Pensões de Alimentos Pensao de Alimentos EmptySeg maio 29, 2017 8:11 am

"Nas situações de divórcio onde existem filhos menores e quando não há entendimento relativo aos termos da regulação do exercício das responsabilidades parentais, é fixado pelo tribunal um montante mensal a atribuir pelo progenitor, que normalmente não tem a guarda da criança, para ajuda e suporte das despesas mensais do menor.

E aqui temos o primeiro problema. A justiça portuguesa que assenta e se senta confortavelmente num paradigma de proteção da parte mais fraca, ainda que muitas vezes meramente aparente, subverte aqui este modelo e não protege eficazmente a parte mais vulnerável. A criança. Os montantes mensais fixados assemelham-se mais a uma ajuda de custo do que propriamente a uma pensão de alimentos, isto porque a principal preocupação dos tribunais é a de que estas pensões não sejam transformadas num negócio, o que é de louvar e apoiar, mas relegam para um terceiro plano as crianças, que deveriam ser as primeiras a verem as suas necessidades salvaguardadas.

Problema maior são as situações de incumprimento destas pensões de alimentos. A cobrança coerciva dos valores destas pensões, com recurso obrigatório aos tribunais, é um processo que – com a eventual passagem pelo Fundo de Garantia de Alimentos Devidos a Menores - pode demorar vários anos. Ora, este processo de cobrança está completamente desajustado das necessidades a que procura servir. Este período de sacrifício na vida de uma criança e de um agregado familiar financeiramente sobrecarregado, é um preço demasiado alto a pagar pela inércia de um sistema que teima em insistir no erro. Solução? Criar um sistema de execução sumária, rápido e eficaz, das pensões de alimentos. Aprovam-se, revogam-se e repristinam-se leis todos os dias. Só falta vontade."

Infelizmente é assim que funciona!



Artigo dn
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Pensao de Alimentos Vide
MensagemAssunto: Re: Pensao de Alimentos Pensao de Alimentos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pensao de Alimentos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» pensao alimentos
» Ajuda do ponto de vista juridico!
» Pensão de alimentos e acordo
» Cálculo de pensão de alimentos
» Não paga a pensão de alimentos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: