Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 AJUDA - regulação das responsabilidades parentais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 16  Seguinte
AutorMensagem
Lolablue
.
.
Lolablue

Feminino
Número de Mensagens : 1136
Data de inscrição : 22/08/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 3:04 am

Ora bem, vou tentar sistematizar o que penso sobre este assunto. Só espero não ferir susceptibilidades... Mas vou correr o risco, ok?

Então, é assim:

Como vocês todos já sabem, a minha situação pouco ou nada tem em comum com as histórias que por aqui abundam. O meu relacionamento com o ainda meu marido - com quem, aliás, ainda vivo - é cordial. Temos uma relação de amizade e respeito mútuo.

A questão mais sensivel entre nós é, naturalmente, os rebentos... Temos pensado, em conjunto, em mil e uma hipóteses de resolvermos a nossa separação sem que os nossos tesouros sejam prejudicados em termos de mãe e pai.

Uma das hipóteses que colocamos foi fazer ao contrário do que é habitual; ou seja:
eles permanecem sempre na casa e nós saímos à vez, tipo 8 dias fora, ou 15 dias fora...

Como ainda vivemos todos juntos e não tem corrido mal, também já pensamos mantermo-nos assim. Porque não? A situação só poderá complicar-se se algum de nós quiser constituir nova familia com outra pessoa... Mas aí, gerimos a situação quando ela acontecer...

Também já pensamos ir deixando as coisas acontecerem; serem os miudos a marcar o ritmo de permanência com cada um de nós; tipo, olha hoje vocês dormem em casa da mamã; no dia seguinte, então e hoje, como é que querem fazer, etc, etc...

Ou seja, temos traçado montes de cenários hipotéticos, sempre com a questão de fundo - filhos - no horizonte.

E isto porquê? Porque, como já afirmei noutras situações, estamos a separar-nos como casal mas não como pais. Isso é algo que vai durar a vida inteira. Nem eu vou deixar de ser mãe nem ele vai deixar de ser pai. Assim como nenhum de nós quer abdicar desse papel. Somos mãe e pai conscientes, fomo-lo de livre e pensada vontade e não pretendemos prescindir desse fantástico privilégio, pois, para além da faceta biológica em questão, somos pai e mãe de coração, de amor.

E aqui entro, finalmente, no que pretendo debater (ufa!):

Percebo perfeitamente o que o Miguel diz. E concordo plenamente; mãe e pai têm exactamente os mesmos direitos e os mesmos deveres no que se refere aos filhos.

No que diz respeito ao que mencionas, minha querida postalita, embora entenda o que dizes - ainda mais, sendo tu mãe e pai ao mesmo tempo - mas, aquilo que se me dá a observar é que são as próprias mulheres que fomentam e incentivam esse tipo de atitude; ou porque acham que só elas é que sabem dar banho às crias, ou porque só elas é que sabem dar de comer, enfim, na minha opinião, em muitos casos, é a própria mãe que "barra" o caminho ao pai na participação das tarefas correntes de cuidar dos filhos. E observo isto recorrentemente à minha volta e percebo que as mulheres o fazem duma forma inconsciente - nem se apercebem que o fazem...

É claro que na fase inicial da vida deles, a dependência dos filhos da mãe é bem maior do que do pai - basta que os amamentemos para que essa ligação seja impossivel de substituir.

Obvio também que somos nós que os temos na barriga a crescer e que, quando finalmente eles saltam cá para fora, nós mulheres, já os reconhecemos, não é surpresa nenhuma. Antes pelo contrário; no meu caso, quer no nascimento dum quer no do outro, tive foi uma sensação desconfortável de perda, tipo: ai que "isto" é só meu; foi só meu durante 9 meses - foi mais do que meu; fui eu própria...- e agora, tenho que partilhar!

Normalmente o pai só se sente "pai" quando vê a cria pela 1ª vez, independente do corpo da mãe.

Mas, a partir desse momento - não obstante a questão da amamentação que referi - o filho é um ser independente - é de si próprio - mas, paradoxalmente (ou talvez não) 100% dependente. E é-o de mãe e de pai. Santa paciência, mas é verdade!

E compete-nos a nós, mulheres, percebermos isso e não acharmos que é a nossa missão de vida fazermos tudo e mais alguma coisa - limpar os cócós, o vomitado e o diabo a 4!

Senti algumas vezes alguma "censura" por parte dos meus familiares (directos e indirectos) quanto a esta minha postura na vida. E, curiosamente, esse ar de censura senti-o sempre mais por parte das mulheres do que dos homens. Mas a verdade, é assim que eu penso. E se quero ir ao ginásio ou às compras ou passear ou a um concerto ou seja o que raio for, os meus filhos têm é que ficar com o pai. E este é perfeitamente capaz de lhes dar banho, de os alimentar, de os adormecer, de fazer tudo e mais alguma coisa tão bem ou melhor do que eu.

Por ultimo, outra questão que levanto aqui - e que tem que ver com o Miguel. É que tenho reflectido muito sobre esta situação, que é:

e as madrastas e padrastos que desempenham as funções (tão bem ou melhor) de mães e pais; que amam as crianças do companheiro como se fossem delas; aliás, são efectivamente delas no que se refere ao amor? Como é que ficam em caso de separação?

Já pensaram bem nisso?

Vejam o exemplo do Miguel: que conviveu com a filha da companheira, que foi "pai" da garota e, agora, porque o casamento acabou, que "direito" tem com a filha de coração?

Complicado, não é? Pensem nisso.

Como disse no inicio, espero que ninguém se sinta antigido ou ferido com estas opiniões que estou a expressar. Mais uma vez, à semelhança do que já tenho dito noutros post's, esta é a minha opinião, baseada na minha experiência pessoal, vale o que vale. O meu objectivo aqui é apenas partilhar convosco o que penso e, se possivel, permitir reflexões que ajudem a quem lê.

Fiquem bem!
Ir para o topo Ir para baixo
sandra
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 1005
Data de inscrição : 23/07/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 3:10 am

Que testamento Lola...

Mas tens razão em muito o q referiste...
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 3:30 am

Olá a todos!
Estou de acordo com tudo o foi dito pela Lola.
Maior partes das vezes, quando os pais não partilham as tarefas é por nossa culpa!

No meu caso, desde q o filhote nasceu, ensinei o meu "falecido" a fazer tudo, mudas, banho, alimentação, etc, tudo o que eu fazia e sabia fazer...o problema é que nem sempre lhe apetecia ou dava jeito!!!! Evil or Very Mad e sabemos que no que toca a filhos não há cá apetências nem jeitos, tem de ser e ponto final.

Quanto ao poder paternal, estou de acordo que seja partilhado, e não me importo de o fazer, acho qe deve ser assim.
Quanto à guarda, já é mais complicado...não consigo imaginar o meu filho de tralha às costas todas as semanas, ora para lá ora para cá, em cidades diferentes, em casas diferentes todas as semanas ou todos os 15 dias.
Acho que provoca uma grande instabilidade, ainda mais quando já frequentam a escolinha.

Quanto à situação do Miguel, é injusto sim senhor, mas a realidade é dura, não conheço bem a lei mas acho que padrastos e madrastas não têm direitos nenhuns, salvo em casos extremos é claro, tipo negligência dos progenitores...

Inté! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Fénix
.
.
Fénix

Feminino
Número de Mensagens : 161
Data de inscrição : 22/08/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 3:37 am

Lola,

Concordo contigo em muita coisa.

Quando eu não estou presente, fico absolutamente descansada se o meu filho estiver com o pai, que sempre foi presente, deu banho, mudou fralda, alimentou e acarinhou.
Felizmente sempre assim foi, e acredito continuará a ser.

É como dizes, por vezes as mães tendem a concentrar todas as tarefas inerentes aos bebés sobre si próprias, e logo nos primeiros dias de vida. Na grande maioria da vezes é um processo inconsciente, que mais tarde poderá trazer alguns problemas aos papás, não só porque em caso de necessidade poderão estar pouco à vontade com algumas tarefas, como também a nível sentimental, porque os laços com a mãe estão presentes durante toda a gestação, com o pai eles têm de ser criados e, na minha opinião, quanto mais cedo, melhor. É nos primeiros dias de vida das crianças que os pais têm finalmente oportunidade de as sentir, de fazer algo por elas sem a mãe como intermediária.

Não sei se me expliquei bem...

Outra coisa, Lola, saírem de casa à vez por 8 ou 15 dias???? Shocked

Espero que decidam da melhor maneira.

Beijos

flower flower
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
.
.
Jorge

Masculino
Número de Mensagens : 686
Data de inscrição : 24/06/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 4:01 am

Um testemunho...

No meu caso pelos vistos fui mãe e não sabia. Desde que o meu filho nasceu e até á separação fui eu que lhe dava banho e vestia-o, foram muitas as semanas que ia leva-lo á escola ia buscá-lo brincava com ele dava-lhe banho vestia-o dava-lhe o jantar e ás vezes a mãe chegava estava ele a jantar, muitas outras o miudo já estava na cama.

Agora questiono, estando eu mais envolvido na vida do meu filho do que a mãe, porque raio havéra um tribunal de dar a guarda á mãe só porque é mãe.....

Felizmente eu e a mãe do petiz, apesar de tudo convergimos numa coisa, no querer o melhor para o nosso filho. E conseguimos entendermo-nos como pais.

Nola, relativamente a andar com a casa às costas, se o outro progenitor estiver presente irá andar sempre, nem que seja um fim de semana de 15 em 15 dias. Mas em minha opinião, e caso o miudo se adapte, é preferivel andar com a casa ás costas e ter ambos os pais presentes do que ter um pai/mãe ausente.

J
Ir para o topo Ir para baixo
Estrela
.
.
Estrela

Feminino
Número de Mensagens : 241
Data de inscrição : 26/06/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 4:12 am

Lola

Também eu tive um caso, algo diferente com o Ex.
Também nós colocámos todas essas hipóteses, tal como tu estás a fazer.
Mas, como ele decidiu ir viver para outra cidade, não podemos fazer uma guarda partilhada, pois as crianças não poderiam ficar 1 semana na casa de um e outra semana na casa do outro.
Assim, as crianças acabaram por ficar comigo, mas com o poder paternal partilhado.
Sempre que o Pai quer estar com elas, pode fazê-lo.
Sempre que elas querem estar com o Pai, também o podem fazer.
Nunca me dei mal com o Ex, sobre os assuntos das meninas.
Já tive alguns contratempos, mas nada de substancial.
No geral, acho que apesar da sua não presença, no dia a dia das meninas, ele é um BOM PAI, e está sempre a par de TUDO.

Mas, cada caso é um caso, e percebo o que a Postal quer dizer.

A grande maioria dos homens, e perdoem-me os homens deste forúm, toma as atitudes que a Postal descreve. Felizmente, há excepções.

Quanto a ti Miguel, acho que os Padrastos e Madrastas, não tem direitos nenhuns, mas se as pessoas se derem bem, e tiverem BOM SENSO, podem arranjar uma solução... AS CRIANÇAS NÃO DEVERIAM SOFRER COM O "AFASTAMENTO" DOS ADULTOS.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 4:34 am

Bom, quando escrevi este pequeno texto, não esperava uma participaçao tao grande, mas fico contente de que assim o seja.

Em relação ao tema efectivamente penso como a Lola, vejamos: o homem independentemente de não ter sido ele a ter a criança durante 9 meses dentro de si, não deixa de ser menos pai por isso.

Também compreendo que existem muitos homens que de pai nada têm, tal como existem muitas mulheres que de mães nada têm.

Onde eu quero chegar é ao seguinte: Porquê esta mentalidade da sociedade e dos tribunais de que só as mulheres têm o direito a ficar com a "tutela" das crianças? A meu ver não faz qualquer sentido este género de preconceito.

Em relação a questão dos direitos dos padrastos/madrastas, era um tema, que por motivos óbvios não é fácil para mim falar, mas em regra geral não temos qualquer tipo de direitos.

E se eu for ver pelo meu caso, ainda mais complicado é, visto que a minha Ex-Mulher se voltou a juntar com o ex-marido e pai da menina.

No entanto, e não o faço para agradar a alguém, faço sim para agradar tão somente a minha consciência, tudo o que eu puder fazer pela menina farei, como fiz em relação ao material escolar e livros.

Ontem vi um filme, em que a determinada altura uma das personagens dizia: "Eu tenho vergonha de ser Americana", a respeito da guerra no Iraque.

Pois eu muitas vezes tenho vergonha também do meu pais, um pais que está no estado em que está, e em que temos uma mão cheia de senhores, que se chamam juízes de direito, mas que não fazem a mais pequena ideia do que é justiça.
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 5:43 am

Lamento a sua situação, Miguel!
(e eu a pensar q minha vida era difícil...)

Jorge,

Há casos e casos, e pelos visto e como já deve ter percebido, o seu é dos raros...
Ainda bem para si, pelo menos aproveitou bem o tempo com o filhote numa fase em que eles são realmente "nossos", em que os vemos "crescer" todos os dias...

e há pais e pais, e mães e mães, no dia em q o meu filho expressar a vontade de ficar com o pai (seja lá em q idade for) eu vou respeitar...até lá fica comigo! até porque ao pai n dá grande "jeito" (felizmente para mim!).
é assim, jorge, há casos e casos, e acredite o seu é bem raro...

Ah! é Nocas, não Nola.

Bjs&Abr
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 5:45 am

ó miguel, pelo menos consegue ver a menina? e estar algum tempo com ela?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 5:54 am

Não nocas, raramente a vejo a não ser quando vou tipo criminoso, as escondidas a escola dela
Ir para o topo Ir para baixo
Nocas
.
.
Nocas

Feminino
Número de Mensagens : 1260
Data de inscrição : 24/09/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 6:04 am

Não consegue uma acordo amigável com a sua ex companheira?

Mais que não seja para não passar por "crimonoso" e poder vê-la depois das aulas ou quem saber levá-la mesmo a casa?
Mesmo só esse bocadinho já era bom, não era?

ó miguel desculpe-me a insistência...mas a intransigência e a estupidez, fazem-me confusão à carola!

Lembre-se que no coração dela haverá sempre lugar para si, os miúdos não esquecem assim tão depressa!

Bjs&Abr
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 6:07 am

Nocas tudo o que podia ser razoável infelizmente neste caso não o e.
Talvez um dia.
veremos
Ir para o topo Ir para baixo
Mar
.
.
Mar

Feminino
Número de Mensagens : 1687
Data de inscrição : 27/06/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 6:17 am

Miguel

Posso te dizer que só depois de conhecer este fórum é que fiquei a conhecer melhor a realidade dos pais que amam os seus filhos e que tudo fazem por eles. É evidente que também têm todo o direito de ter os filhos ao seu lado. Como o meu caso é diferente e o pai dos meus filhotes é um completo irresponsável, seria muito injusto e completamente impensável eles estarem com ele tantos dias. Cada caso é um caso e acho que os tribunais deveriam encontrar formas de resolver essa situação. As leis deveriam ser flexíveis e tudo ser muito bem analizado. Até porque também há mães que são péssimas mães. Confesso-te que este fórum fez-me acreditar um tiquinho mais no ser humano... Smile


Mar
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 6:29 am

Claro que tens razão Sandra... mas tenho de tentar tudo o que estiver ao meu alcance para que a minha filha tenha o pai dela... e digamos que há pessoas que até se arrependem e mudam e coisa e tal... talvez se ele visse a Lara, é que sem a ver é dificil ter afecto, ele sempre adorou crianças e sei que adora senão não estaria com a filha da companheira... ele é um fraco que se deixou dominar por aquela tipa (desculpem-me a expressão mas por mim até lhe chamava pior, não resolve nada mas alivia) mas tenho a certeza que se convivesse com a filha seria um bom pai, por isso é que não desisto...

mas começo a pensar mesmo na queixa-crime... estas dúvidas deixam-me de rastos e a minha cabeça tem de estar fresca para a Lara e os meus 80 alunos Shocked e para vocês também Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
ovinho99
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 161
Data de inscrição : 20/08/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 6:53 am

Olá:

Deixem-me dar mais um testemunho. Eu adoro a minha filha, desejei muito o seu nascimento, mas agora na altura do divórcio não ponho a hipótese de disputar o poder paternal, vou ficar-me pela solução 26-4.

Isto não signifique que eu não desse banho, ou não tirasse a fralda, ou que seja irresponsável ou algo do género. Considero-me (e dizem-me que era) um bom pai, mas não posso negar tb que a mãe é uma excelente mãe e quer se queira, quer não, existe uma relação especial entre filhos e mães (quando estas são boas mães).

Por isso e no meu caso pessoal vai custar-me muito ficar sem a minha perolazinha, mas o melhor para ela é estar perto da mãe, que a trata como todas deveriam tratar e eu faria igual mas não melhor.

O sacrifício vai ter que ser meu porque se quiser falar com a minha filha vou ter que ir ao infantário à hora de almoço, porque a mãe não me deixa falar com ela ao telefone.

Boa mãe não significa boa esposa e vice-versa.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado



AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 6:58 am

Ovinho, não podia estar mais de acordo contigo, visto que a decisão foi TUA. agora imagina que tu querias a guarda da menina e o tribunal recusava... como te ias sentir
Ir para o topo Ir para baixo
Lolablue
.
.
Lolablue

Feminino
Número de Mensagens : 1136
Data de inscrição : 22/08/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 7:13 am

Postalita:

Só posso concordar com o que a Sandra diz; o amor sente-se, não se obriga!

E não é preciso ver para sentir...

E se o gajo é um fraco, que se lixe, não vai ser referência nenhuma de jeito para a tua filhota.

Luta pelas questões práticas, pela parte das obrigações do marmelo como pai e esquece esse sonho de o transformar no pai do ano...

Um ganda beijo...

PS:

Não te zangues comigo...
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 7:43 am

albino zangar eu... hummmm... por me dares a tua opinião??!!
Mas é para isso que escrevo!!

Eu pensava como vocês mas algo me fez mudar a perspectiva e não há nada como tentar e se não der resultado, paciência, mas não me vou acomodar como ele.

Se querem que vos diga estou confusa... hehehe... se não estivesse nem pensava na queixa-crime. Eu costumo dizer que a Lara não precisa do pai para nada e acredito nisso. Mas e se eu estiver enganada?... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
LECUNGA
.
.
LECUNGA

Feminino
Número de Mensagens : 641
Data de inscrição : 10/07/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 9:46 am

flower
Ir para o topo Ir para baixo
micha
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/09/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 1:13 pm

Olá Postal,
Realmento é ums situação complicada, e ainda bem que encontras aquela pessoa para te ajudar e esclarecer.
Sei que o ideal seria o pai da tua filhota, ser um pai presente, mas como não é, acho que deves ir em frente com a luta, a Lara tem o direito de conhecer o pai o pai tem o dever de te ajudar a criar a Lara.
Em relação ao amor, qualquer pai por mais ausente que seja ama o seu filho, e certamente que ele ama a Lara, pode não ter afinidade com ela, mas certamente que pensa na filha.
Eu digo isto porque eu estive separada do meu pai durante muitos anos, el deixou de pagar a pensão estipulada pelo tribunal e a minha mãe cansou-se de estar sempre a recorrer para ele ser cumpridor e então ele começou a aparecer cada vez menos até que passasaram-se semanas, meses e anos e só depois de 16 anos é que ele se aproximou de mim, hoje e dia temos uma relação boa e sei que ele gosta de mim.
Confesso que não foi nada bom passar parte da minha infancia e toda a minha adolescencia sem a referencia de um pai e acho até que ele faz sempre muita falta.
Esta é a minha humilde opinião e espero que te ajude, por isso, força e que tudo corra bem

Bjs
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 1:20 pm

Obrigada Micha flower

Eu sei que mais cedo ou mais tarde ele há-de aparecer, por isso prefiro que seja mais cedo... estou muito confusa, quero fazer a melhor escolha mas... QUAL É A MELHOR ESCOLHA??? Suspect scratch
Ir para o topo Ir para baixo
micha
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/09/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySex Set 26, 2008 2:01 pm

Postal,
Não á a melhor escolha, apenas existe a escolha e a seu tempo vais ver se realmente foi a melhor.
Mentaliza-te que vai ser um processo doloroso e complicado e tu tens que ser forte para aguentar com tudo, mas na realidade o que nós não fazemos pelos nossos filhos?

No final se as coisas não acontecerem como tu queres, ficas com a consciencia tranquila porque pelo menos tentas-te e nessa altura podes contar á Lara (quando for mais crescida) o esforço que fizes-te para ela ter um pai mais presente.

Fica bem
Ir para o topo Ir para baixo
Madrasta
.
.
Madrasta

Feminino
Número de Mensagens : 330
Data de inscrição : 26/07/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySáb Set 27, 2008 1:55 pm

Olá a todos.

Pelos casos que conheço, a entrega do poder paternal à mãe ou ao pai depende não só da lei como do juiz. É nítido que a lei dá vantagem à mãe, também porque muitas vezes já é a mãe que acompanha mais os filhos durante a vida de casados. E também porque muitos pais nem pedem esse poder paternal, seja por entenderem que não vale a pena ou porque não querem.

Quando há casos em que o pai luta pelo poder paternal, ou simplesmente denuncia incumprimentos por parte da mãe (a mãe esconde os filhos, proíbe-os de ver o pai, faz jogo psicológico, tenta denegrir a imagem do pai), vai depender do juiz que avaliar a situação. Há juizes que nem equacionam a hipótese de retirar o poder paternal à mãe, mesmo havendo fortes argumentos para isso. Muitas vezes as denúncias do pai nem são respondidas, não são sequer tomadas em consideração.

Quanto às madrastas e padrastos, não têm quaisquer direitos em relação aos enteados, nem durante a relação dos progenitores, e muito menos depois. Deveres já terão alguns, nem que seja o dever moral de amar e cuidar daquela criança como se fosse seu filho. No caso das madrastas, que conheço bem Smile, chega a ser frustrante querer ajudar, querer o melhor para o enteado, e a nossa opinião não ter qualquer valor real. Tem valor para o pai, logicamente, mas sendo a mãe quem tem o poder paternal, é difícil dar uma opinião que sabemos vai ser recusada só por ser nossa.

Beijos
Ir para o topo Ir para baixo
micha
.
.


Feminino
Número de Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/09/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptyDom Set 28, 2008 4:51 am

Olá Miguel,
Tenho estado a ler todas as opiniões sobre este assunto e realmente a vida é dura.....
Começo a ver que existem muitos homens activos da vida dos seus filhos e por isso fico feliz.....é uma realidade que conheço pouco.
A tua historia é triste e é pena que a tua ex não entenda que apesar de não seres pai biologico da menina, gostas muito dela e tens muitas saudades ela, podia combinar contigo uma forma de veres e estares com a pequena....mas pronto, não é possivel....pelo menos ficas com a tua consciencia tranquila, pois foste um bom pai e certamente a menina vai ter um lugar para ti no coração dela.
Em dia destes vais refazer a tua vida e provavelmente vais ter filhs teus e vais poder dar-lhes todo o teu amor e carinho.

Ficabem, pois dias melhores viram
Ir para o topo Ir para baixo
LECUNGA
.
.
LECUNGA

Feminino
Número de Mensagens : 641
Data de inscrição : 10/07/2008

AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 EmptySeg Set 29, 2008 12:52 pm

Madrasta escreveu:

Quanto às madrastas e padrastos, não têm quaisquer direitos em relação aos enteados, nem durante a relação dos progenitores, e muito menos depois. Deveres já terão alguns, nem que seja o dever moral de amar e cuidar daquela criança como se fosse seu filho. No caso das madrastas, que conheço bem Smile, chega a ser frustrante querer ajudar, querer o melhor para o enteado, e a nossa opinião não ter qualquer valor real. Tem valor para o pai, logicamente, mas sendo a mãe quem tem o poder paternal, é difícil dar uma opinião que sabemos vai ser recusada só por ser nossa.

Beijos







Bravo ! cheers cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Vide
MensagemAssunto: Re: AJUDA - regulação das responsabilidades parentais AJUDA - regulação das responsabilidades parentais - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AJUDA - regulação das responsabilidades parentais
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 16Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 16  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Alteração da Regulação das Responsabilidades Parentais
» Alteração do acordo de regulação das responsabilidades parentais
» Quando o progenitor provoca o outro
» Ajuda do ponto de vista juridico!
» Aspectos práticos: Questões

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Os Filhos e o Divórcio-
Ir para: