Fórum Divórcio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


divórcio, separação, filhos, apoio emocional
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar    

Compartilhe
 

 O tempo cura tudo..!?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 13 ... 22  Seguinte
AutorMensagem
Su
.
.
Su

Feminino
Número de Mensagens : 103
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyDom Fev 22, 2009 4:08 pm

Ondamari,

Só agora reparei no que escrevi. É claro que queria dizer "espero" que a tua criança esteja melhor.

Desculpa o erro.
Ir para o topo Ir para baixo
Ondamari
.
.
Ondamari

Feminino
Número de Mensagens : 1605
Data de inscrição : 11/12/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 3:06 am

Um dia questionei-me «porquê eu?».... E sabem que resposta obtive «Porque não tu?»...

O que faz de mim uma pessoa assim tão especial a quem nunca iria acontecer nada de mal? Porque não eu?...

já tive a minha «quota» parte de infortúnios... Assim por alto: pai alcoólico, pais separados, tenho uma doença crónica, 2 divórcios, pouco dinheiro...

Mas, também tenho tanta coisa boa. Uma filha linda a quem amo do fundo do coração... Uma mãe amiga, que apesar de estarmos, quase, constantemente, em desacordo está lá sempre que preciso. Tenho emprego. Tenho a minha casinha onde nunca passámos fome. Tenho um namorado a quem amo e que acho que também gosta de mim. Tenho algumas (poucas mas boas) amigas...

Porque não eu? flower

Su, a Carol está melhor. Foi esta segunda feira para a creche. Espero que não piore. Tive 16 dias de baixa este mês que vão abalar em muito o meu parco orçamento. Não me posso dar ao luxo de voltar a faltar, e por isso mesmo estou a trabalhar com uma costela partida... Sad
Ir para o topo Ir para baixo
iluminada
.
.
iluminada

Feminino
Número de Mensagens : 368
Data de inscrição : 11/12/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 3:33 am

Olá flower
Minha busca espiritual,compreensão <encontrei nas palavras escritas de Xico Xavier

Nasceste no lar que precisavas,
Vestiste o corpo físico que merecias,
Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiamento,
Possuis os recursos financeiros coerentes com tuas necessidades,
Nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas,
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização,
Teus parentes, amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitude...
São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos.
Reprograme tua meta, busque o bem e viverás melhor.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,
qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"

O amor é a chave I love you
Ir para o topo Ir para baixo
Lolablue
.
.
Lolablue

Feminino
Número de Mensagens : 1136
Data de inscrição : 22/08/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 4:40 am

Acrescento, Iluminada:

Só nos acontece o que temos capacidade para aguentar...
Ir para o topo Ir para baixo
Su
.
.
Su

Feminino
Número de Mensagens : 103
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 11:58 am

Vocês são muito fortes. Admiro-vos! sunny
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 12:24 pm

Su,
Somos como tu.
Passámos pelo mesmo que tu, imaginando que era o fim das nossas vidas.

Um dia acordámos e lutámos por fazer cada dia melhor que o anterior: Temos as mesmas dores, as mesmas inseguranças e também a mesma determinação de uma vida de acordo com a estabilidade e tranquilidade que achámos possível.

A felicidade é um subproduto dessa construção.

Temos a mesma força que tu. Apenas aguçamos o engenho!
Ir para o topo Ir para baixo
Su
.
.
Su

Feminino
Número de Mensagens : 103
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 12:25 pm

Fred,

Espero aprender muito convosco ainda.

Como diz a minha mãe "encontrar a minha fórmula do bem viver".
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 12:28 pm

Estamos todos a aprender com todos.

Peço-te desculpa de nunca ter sublinhado o que aprendi contigo e a ajuda que me deste ao relatar o teu caso.

É isto que nos une: Todos chegámos a um beco sem saída e estamos de mãos dadas a indicar ao próximo o caminho da saída como fazem as formigas.


;-)
Ir para o topo Ir para baixo
Ondamari
.
.
Ondamari

Feminino
Número de Mensagens : 1605
Data de inscrição : 11/12/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 2:10 pm

Su, ninguém é mais forte que ninguém... só que as pessoas «evoluem» de maneira diferente, incluindo na dor... O que importa é que no fim... No fim todos ultrapassamos as questões... alien
Ir para o topo Ir para baixo
Lili
.
.
Lili

Feminino
Número de Mensagens : 425
Data de inscrição : 19/07/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 2:22 pm

Fred escreveu:

...
Aprendi neste fórum o que me faltava saber para progredir: Não se reconstroi a auto confiança com o pensamento naquilo que o ex estará a fazer agora, a pensar, a planear, etc.
Assumi que isso não é da minha conta e estou muito mais calmo desde que assumi essa atitude.

Inscrevi-me neste fórum no término do prazo que dei a mim próprio para "dar a volta". Se continuasse a não resultar voltaria ao divã.
RESULTOU!

Aqui percebi que os meus dramas são comuns a todos os divorciados deste fórum e compreendi que o meu melhor amigo - que nunca viveu um divórcio nem nada que se parecesse - não conseguiria ajudar-me a ultrapassar esta revolta que me consumia.

Muito obrigado!

Fred,

confesso que não li as respostas ao teu topico, apenas li o que escreveste...

Devo confessar que eu propria fiquei mesmo muito admirada de ler este teu topico,.., Pareces uma pessoa muito bem resolvida e que já reconstruiu a sua vida,...

Sim, é verdade que dá um alivio enorme já não pensarmos no que o ex estará a fazer, com quem, ..., eu também senti essa paz,.., embora eu nao tenha pensado durante muito tempo nisso,.., sentia que isso magoava muito e não era o caminho,..., mas nem sempre me conseguia abstrair,.., até que um dia simplesmente já nem pensava nisso, nem queria saber,...

É bem verdade que quem não passou pelo div, por muito amigo que seja, não consegue ajudar-nos mesmo,..., só mesmo experenciando para poder partilhar, aconselhar,...

Agora, se me permites uma pergunta, como consegues estar numa nova relação e ainda preso ao passado? Não interfere na tua nova relação?
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 3:29 pm

Não interfere pouco.

Quando digo que tenho uma companheira excepcional não estou a fazer poesia.

Ela teve a capacidade de me ver a chorar e de compreender que era uma revolta em que me encontrava, isto é, nunca quis voltar para trás mas não sabia ser divorciado: Como construir uma familia com passados distintos? Como deixar de assumir e de me preocupar com responsabilidades que já não me pertenciam?

A minha companheira confiou em mim e no respeito que tenho por ela.
A ex faz as suas reaproximações mas eu não me esqueço que eu tenho hoje uma companheira com o perfil que ansiei e não a vou perder para retomar um mau casamento.

É um percurso muito duro como todos sabemos.
Ir para o topo Ir para baixo
Lili
.
.
Lili

Feminino
Número de Mensagens : 425
Data de inscrição : 19/07/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 3:51 pm

Fred escreveu:
Não interfere pouco.

Quando digo que tenho uma companheira excepcional não estou a fazer poesia.

Ela teve a capacidade de me ver a chorar e de compreender que era uma revolta em que me encontrava, isto é, nunca quis voltar para trás mas não sabia ser divorciado: Como construir uma familia com passados distintos? Como deixar de assumir e de me preocupar com responsabilidades que já não me pertenciam?

A minha companheira confiou em mim e no respeito que tenho por ela.
A ex faz as suas reaproximações mas eu não me esqueço que eu tenho hoje uma companheira com o perfil que ansiei e não a vou perder para retomar um mau casamento.

É um percurso muito duro como todos sabemos.

acho que sim Fred, que a base de qualquer relação é a confiança e a compreensão..., é muito melhor que tenhas aberto o teu coração do que teres guardado para ti,..., as pessoas que surgirem na nossa vida terão de entender que somos divorciados, tivemos toda uma vida antes e agora iremos recomeçar uma outra,...


"nunca quis voltar para trás mas não sabia ser divorciado"

Essa tua expressão vai ficar para sempre na minha lembrança, porque é mesmo isso,..., eu também nunca quis voltar atrás,.., mas também nao sabia ser divorciada,..., compreendo muito bem essa expressão,...

Mas Fred, tu nunca vais esquecer o teu passado e provavelmente vais gostar sempre da tua ex-mulher,..., mas a vida é mesmo assim,.., vivemos coisas boas e coisas menos boas,.., mas essas pessoas com quem convivemos e vivemos ficam na nossa vida, naquela parte da nossa vida,..., embora no presente já não façam parte da nossa vida, ...
Hoje somos o resultado de tudo isso que vivenciamos,...
Ir para o topo Ir para baixo
Ondamari
.
.
Ondamari

Feminino
Número de Mensagens : 1605
Data de inscrição : 11/12/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyTer Fev 24, 2009 3:55 pm

Ouvi uma frase num filme que adoptei para mim:

«Agora somos felizes para sempre»

E a vida resume-se a isso.

O meu namorado assiste (ou melhor eu conto.lhe) as diversas tentativas de reaproximação do meu ex. As tentativas de me abraçar. De fazer chantagem emocional. Mas, confesso que mesmo que eu não tivesse ninguém nunca voltaria para ele. Nunca. Não temos nada, nem um único objectivo em comum. Só mesmo a Carol é o nosso elo.
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyQua Fev 25, 2009 3:52 am

É curioso como nos divórcios todos se repetem: O ex da minha companheira também a tentava abraçar e eu também fiz isso depois da minha ex sair de casa.

Se estivessemos a falar de viagens, cada um teria um estilo diferente de viajar.
Mas quando falamos de algo tão íntimo para nós como o casamento, temos todos as mesmas reações.
Ir para o topo Ir para baixo
Ondamari
.
.
Ondamari

Feminino
Número de Mensagens : 1605
Data de inscrição : 11/12/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyQua Fev 25, 2009 6:33 am

Acho que em cada caso de divórcio no fundo há sempre muitos sentimentos, muitas desilusões, muitos sonhos desfeitos que acabam por ser comuns a muitos de nós... Por isso as pessoas acabam por ter quase sempre o mesmo tipo de atitudes.

Mas, eu confesso que normalmente vou dizendo aquilo que para mim, numa relação, não funciona... Vou dizendo e quando o meu companheiro não liga, não evolui, ou então acha que não tenho razão, chega a um ponto em que estou demasiado esgotada e digo: chega...

E quando chego a esse ponto nada mais há a fazer...
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyQua Fev 25, 2009 6:39 am

Ondamari,
Até agora foste tu a dizer "chega!".
Quando for o inverso ganharás uma nova dimensão do fenómeno "divórcio"!


:-)
Ir para o topo Ir para baixo
Ondamari
.
.
Ondamari

Feminino
Número de Mensagens : 1605
Data de inscrição : 11/12/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyQua Fev 25, 2009 7:22 am

Já me disseram «chega» Smile No meu primeiro divórcio (moça que vive mt intensamente eu), meti o pé na argola em grande... Errei. Sentia-me muito sozinha, incompreendida, rejeitada, abandonada, insegura. Segui pelo caminho mais fácil e mais destrutivo... Pelo caminho da infidelidade. Apesar de só ter trocado um beijo com um colega meu de trabalho o meu então marido descobriu (ele era perito em informático e tinha colocado spy programs no meu computador e leu as minhas conversas pelo msn com o meu colega, que por sinal tb era casado Razz).

Tentei de tudo depois. Pedi desculpas, humilhei-me, até propus despedir-me. Nada resultou e ele decidiu não me perdoar e confesso que hoje, à distância de 5 anos, vejo que ele tinha razão. Nunca mais iria confiar em mim, iria sempre pôr tudo em causa e isso nunca iria deixar a nossa relação evoluir e entrar em serenidade. Sofri muito, porque gostei muito dele. Acho mesmo que era «a pessoa ideal» mas na altura eu era muito imatura e não lhe dei o espaço que ele queria. Por exemplo, ele queria ir para a universidade e eu opus-me porque tinha medo de o perder. Fui muito estúpida. Agora sei disso...

Em resposta a ti, espero que não passe pelo mesmo de novo. Estou cansada de relações falhadas :p
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyQua Fev 25, 2009 8:20 pm

Fui, pela segunda vez, convidado a estar na mesma festa que a ex.
A primeira foi um casamento. Creio até que soube pela ex do evento.
A segunda foi hoje. Tratava-se do aniversário de uma amiga comum.
Perdi o sono.
Não por achar que devesse estar lá mas por me ocorrer a ideia de poder estar num ambiente social com a minha ex mulher.
A insónia que me provocou revela que ainda não estou capaz de viver tal situação.
Foi uma pessoa que me magoou muito. Magoá-mo-nos mutuamente. Ambos
tivemos a expectativa que era para toda a vida e ambos ficámos
desapontados com a orientação que o outro seguiu.

Mais um dia, mais um degrau!
Ir para o topo Ir para baixo
DH
.
.
DH

Feminino
Número de Mensagens : 1016
Data de inscrição : 15/10/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyQui Fev 26, 2009 2:27 am

Obrigada por partilhares a tua dor e o teu crescimento Fred.
Se me permites... Aprendi que não devemos alimentar os circuitos da mágoa e da dor. Que o nosso cérebro tem capacidade de fortalecer essas ligações, se as alimentarmos com sentimentos e pensamentos semelhantes, mas também tem capacidade de as destruir se deixarmos de alimentar essas "conexões" e passarmos a alimentar outras... as do perdão e as do amor incondicional.

Li-te e pensei para mim... o problema do Fred é exactamente o meu. Não necessita de perdoar o outro, mas precisa urgentemente de se perdoar a si próprio. Força. Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyQui Fev 26, 2009 10:35 am

"(...) precisa urgentemente de se perdoar a si próprio."

É mesmo isso. Acho que ainda não me perdoei.

MUITO OBRIGADO!
Ir para o topo Ir para baixo
Postal
.
.
Postal

Feminino
Número de Mensagens : 2237
Data de inscrição : 28/07/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyQui Fev 26, 2009 11:56 am

Fred
acho que a melhor forma de mostrares que te perdoaste é enfrentar a realidade e ires a essa festa, em paz e com serenidade e, pelo que já conheço de ti, és bem capaz! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptyQui Fev 26, 2009 12:39 pm

Acredito que sim, Postal!

Mas ainda não estou nessa fase de amadurecimento.

É muito fácil ser simpático quando nos cruzamos 5 minutos por semana (sempre à mesma hora e nas mesmas condições) e uns segundos telefónicos reduzidos ao tema logística e euros.

PS: Agradeço-te o comentário no blogue! Ainda não arranjei energia para escrever por lá!
Ir para o topo Ir para baixo
Su
.
.
Su

Feminino
Número de Mensagens : 103
Data de inscrição : 16/06/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptySex Fev 27, 2009 4:42 pm

Eu ainda não me perdoei, ainda não o perdoei, ainda não nos perdoei.
E tenho muitas saudades dele...

Fred,
Oxalá um dia consiga ser tão maturo como tu!
Ir para o topo Ir para baixo
Fred
.
.


Masculino
Número de Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/01/2009

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptySex Fev 27, 2009 5:55 pm

Su,
Aprendi neste fórum que todos temos saudades dos exs. O que não significa que tenhamos construído bons casamentos.

Hoje sei que a minha relação nunca poderia ter funcionado porque a atitude que a minha actual companheira provoca em mim - tranquilidade - NUNCA TINHA SENTIDO nem sentiria com a ex, que me responsabilizava por tudo e mais alguma coisa.
E no entanto sofro das mesmas crises que os outros: Há momentos que custam a "arrumar" (já que esquecer é ainda mais complicado).
Ir para o topo Ir para baixo
Ondamari
.
.
Ondamari

Feminino
Número de Mensagens : 1605
Data de inscrição : 11/12/2008

O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 EmptySáb Fev 28, 2009 2:56 am

Olá Fred,

Lamento discordar num ponto: eu não tenho efectivamente saudade dos meus ex's. Nem sequer saudades dos tempos que passamos juntos, nem dos bons momentos. Porque cheguei à conclusão que, por cada momento bom existiram muitos maus... E assim as saudades não existem, porque, honestamente não posso sentir saudades de tempos em que não era feliz, em que me faltava tanta coisa... Logo a seguir a irmos por caminhos separados custa-me a utilizar o pronome «eu» em vez de «nós». Demora a habituar a ser alguém sozinha, a decidir tudo, a não ter de depender de nada nem de ninguém. Demora a habituar a não ter ninguém na cama (ainda hoje durmo mt quietinha do meu lado da cama, sem «desarrumar» o outro lado)...

Mas, saudades. Saudades não sinto..
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Vide
MensagemAssunto: Re: O tempo cura tudo..!? O tempo cura tudo..!?  - Página 5 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O tempo cura tudo..!?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 5 de 22Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 13 ... 22  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Como lidar com a nova companheira do ex marido?
» Famílias Reconstituídas
» O tempo que o pai fica sem ver os filhos
» Aspectos práticos: Questões
» Quanto tempo durou o seu casamento?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Divórcio :: LIDAR COM O DIVÓRCIO :: Períodos pós-divórcio-
Ir para: